Portugal: Apenas 8% das famílias utiliza exclusivamente a TDT

15 Comentários

Tal como tínhamos referido anteriormente, em Portugal as famílias pagam para ver TV. A esmagadora maioria das famílias dispunha de serviço de TV (97,8%) no 3.º trimestre de 2023 e a pergunta que se coloca é se ainda faz sentido existir a TDT! A ANACOM fez saber recentemente que apenas 8% das famílias utiliza exclusivamente a TDT.


Faz ainda sentido existir TDT em Portugal?

A televisão ou TV faz parte do dia a dia das famílias portuguesas. Uma família pode dispor de vários meios de acesso para receber o sinal de televisão. A ANACOM divulgou o relatório “Meios de acesso ao sinal de TV em 2023”, que resulta de um conjunto de questões sobre os meios de acesso ao sinal de TV proposto pela ANACOM e integrado e recolhido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas famílias”, realizado entre maio e julho de 2023.

Segundo o relatório, em 2023, apenas cerca de 8,3% das famílias utilizava exclusivamente a televisão digital terrestre (TDT), que permite assistir à emissão dos canais generalistas nacionais em direto e gratuitamente, e 24,5% das famílias acediam simultaneamente à TVS (serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição) e à TDT nas suas residências principais, com uma diminuição face ao ano anterior (-0,7 p.p. e -4,7 p.p., respetivamente).

Revela o relatório que as famílias com TDT tendem a dispor de mais do que um televisor com esse tipo de acesso, tanto nas residências principais como nas residências secundárias.

As regiões Alentejo (12,2%), Centro (10,8%) e Norte (10,7%) foram as que registaram uma maior percentagem de famílias com acesso exclusivo à TDT.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É um novo governo que não seja corrupto meter a infra-estrutura TDT nas mãos de uma empresa pública e meter o TDT com dezenas de canais, e vamos lá ver se os 8% de famílias não sobem rapidamente.

    Até podia ser uma empresa privada, mas tinha de ser uma sem qualquer ligação com as empresas actuais o que torna tal quase impossível.

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Claro que sim. Será qualquer a rondar meio milhão de casas, 800 mil pessoas de franjas mania frágeis e vulneráveis da população. Queremos isolá-los ainda mais?

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Enquanto for apresentada a taxa de audiovisual na fatura da luz é imperativo que exista TDT, feitas as contas ainda sao 36,25€ por ano.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      A taxa audiovisual é para financiar a RTP e não a TDT .

  4. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Também só se aproveita o canal 2, de resto é tudo notícias de encher chouriços… Tenho pena é de quem paga a taxa audiovisual e ainda paga um fornecedor de serviço para poder ter TV em casa…

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Tudo fizeram para porem os Portugueses a pagarem serviços de televisão por subscrição, a negociata e a classe partidária, sempre de mão dada, quem sai prejudicado é o cidadão que cada-vez mais perde direitos e liberdades .

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Pois é. mas em Março lá vai a Função Publica e os subsidio-dependentes eleger de novo a esquerdalha …

      1. Avatar de Ideias
        Ideias

        Vota Iniciativa Liberal para acabar com os pobres…á fome, entretanto privatiza-se a RTP e continua a estupidificação dos telespectadores á la Cristina Ferreira!

        1. Avatar de V
          V

          É por este tipo de ignorância política que Portugal está como está.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Com o Il é privatizar RTP, mas também SNS, ensino, segurança social, PSP, GNR, exército, e tudo o que puderem para enriquecerem os mais ricos e espremer os mais desfavorecidos.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Filipe, acha que se consegue espremer mais os desfavorecidos?
            É claro que isto pode sempre piorar, mas fazer pior é difícil…
            Privatizar o exército? Boa.
            Privatizar a PSP? Boa

            Volte lá para a madrassa de onde veio.

      2. Avatar de Alc
        Alc

        C H E G A e mais nada….

  6. Avatar de danny
    danny

    É com este tipo de noticias e estudos que fazem com que a mentalidade portuguesa fique moldada e limitada.
    Grande parte do pessoal que tem tv por subscrição é pela mesma ser forçada, pois se queremos internet em casa, temos de levar com a tv e telefone fixo para ter um preço mais baixo. Até oferecem canais exclusivos, só para manter o cliente emocionado com a oferta!

    A TDT é transmitida via terrestre e satelite e como tal, se forem ver outros países da Europa, poderiam ver que a TDT é massiva com uma grande oferta de canais. Muito são aqueles que usufruem deste serviço.
    Na espanha temos imensos canais, mas deixo-vos o exemplo da Alemanha que tem imensos canais gratuitos. Até a Eurosports é gratuita!! Aqui em Portugal a TDT não evoluiu pois tem sido difamada constantemente, ora pela falta de sinal, pela falta de qualidade, mas poucos são aqueles que falam da oferta de canais. Quando falam, adivinhem. Falam mal! E depois temos estes estudos. A quantas familias questionaram? E como recolheram os dados?

    Para finalizar, deixo algo para pensar. Aqueles que subscreveram aos canais, apenas estão a ver os canais gratuitos. Mais nada! Muito raramente ultrapassam do canal 10.

  7. Avatar de jpedro
    jpedro

    ainda existe uma constituição que diz o direito à informação não deve ser pago. mas claro em Portugal parece tudo ser rico.

  8. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    um dia destes mando à fava o serviço de TV e passo a ter só net.. é que nem net nem telefone fixo compensa ter!!