Apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta

17 Comentários

A carta por pontos entrou em vigor no dia 1 junho de 2016. Desde essa data até junho de 2017, foram mais de 407 mil condutores que cometeram infrações graves, muito graves ou crimes.

No entanto, apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta. A culpa é do “sistema”!



A informação foi publicada pelo JN que revela que dos 407 mil condutores multados apenas 14 mil (3,4%) perderam pontos na carta de condução. De acordo com presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, o sistema “não está a funcionar” e que apenas os condutores que cometeram crimes e foram a tribunal é que viram ser-lhes retirado pontos.

Como funciona a carta por pontos?

Cada condutor terá inicialmente 12 pontos que vão diminuindo de acordo com as contraordenações cometidas. No caso de se tratar de uma contraordenação grave, o condutor perde 2 pontos. Já no caso de uma contraordenação muito grave ou um crime rodoviário o condutor perde quatro e seis pontos, respetivamente.

Sabe-se ainda que uma infração grave, com uma taxa de álcool de 0,5 g/litro, é penalizada com três pontos e uma contraordenação muito grave (0,8 g/litro a 1,2 g/litro) é penalizada com cinco pontos. O mesmo se passará com a condução sob influência de drogas. Saber mais aqui.

Para José Miguel Trigoso, o tempo de resolução destes casos é também um ponto a favor dos condutores que cometem infrações uma vez que a lei acaba por não ter o efeito.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    o LOL absoluto, já não sei se ria em descrença pelo sistema ou se chore com vergonha.
    Essa gente que culpa o sistema para esconder a falta de pessoal qualificado e em vários casos a incompetência bruta … parece o SIRESP, deve ser a PT a fornecer o serviço também já agora.

  2. Avatar de int3
    int3

    407mil infratores?! isso representa quanto em % de todo o universo de condutores em Portugal??

    1. Avatar de Dirod
      Dirod

      deve ser uns 15/20%.

  3. Avatar de Str
    Str

    Logo neste país onde por exemplo quem anda dentro dos limites de velocidade é que está mal e tem logo alguém a fazer sinais de luzes para andar mais depressa, fora as manobras perigosas. Isto é uma anedota

  4. Avatar de joão pereira
    joão pereira

    Não será porque os condutores se portam melhor na estrada?

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Hum.. isto quer dizer que nao me descontaram pontos pelo uso de telemovel? ha algum sitio on line onde possa confirmar que pontos tenho?

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Eu inscrevi-me ai já há mais de 4 meses e até agora não tenho login.
        Não consigo re-inscrever e não consigo recuperar senha porque o meu login nunca ficou “activo”. Conclusão: desisti e nunca mais tentei. O site não funciona, não percam tempo.

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Não sei se se passa o mesmo convosco, mas, actualmente tenho o desprazer de conduzir e de viver diáriamente com o medo de ser “emboscado”… Não se devia viver assim…

    1. Avatar de O estranho
      O estranho

      Meu caro,
      Só tem medo de ser “emboscado” quem não cumpre o Código da Estrada, que é o mesmo que dizer quem não cumpre a Lei…

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Meu caro, felicito-o por viver numa realidade tão bem definida, sábia e pura…

        1. Avatar de joão pereira
          joão pereira

          Só não cumpres a Lei porque não queres!!!

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Uma coisa é cumprir a lei outra coisa é sobreviver no sector privado com prazos e objectivos apertados que nos fazem correr de um lado para o outro… Ainda bem que no seu mundo/sector todos cumprem a lei…

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Emboscado porquê? É daqueles que passa a vida a fazer asneiras? Se é, ainda bem que tem medo, pode ser que faça menos infracções.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Claro que não, por isso é que tenho medo. Caso contrário conduzia sem carta e sem seguro como muitos…, mas, ainda bem que o seu mundo é preto, branco e imaculado, um verdadeiro exemplo a seguir. É muito fácil criticar quando se está na posição em que as regras só se aplicam aos outros…

  7. Avatar de AicálaF
    AicálaF

    Ora, “apenas” significa uns meros 12210 condutores….coisa poucachinha.

    É um bom negócio para todos menos para os condutores infratores.

    1. Avatar de joão pereira
      joão pereira

      Não tenho nenhuma dos condutores infractores. NENHUMA!