Portugal: Apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira

37 Comentários

No passado sábado os reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira publicaram, em direto, no Facebook, uma festa de aniversário de um recluso. Tal situação levou de imediato à realização de um inquérito interno aos guardas prisionais da ala A da prisão para parecer o aconteceu naquele dia. 

Após uma rusga realizada ao Estabelecimento Prisional, foram descobertos 79 telemóveis e muito mais material e substâncias.


Em comunicado enviado à imprensa, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais adianta que a operação, que começou “imediatamente após o encerramento geral” da Ala A do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, durou até às 5h30 desta madrugada.

A busca foi “coordenada pela Direção de Serviços de Segurança desta Direção Geral e inserida no trabalho de prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional, bem como da informação recolhida e tratada a propósito da ocorrência verificada recentemente neste Estabelecimento Prisional”.

Desta busca, as autoridades apreenderam:
  • 79 telemóveis
  • 20 ampolas de anabolizantes
  • 8 seringas
  • 1 balança de precisão
  • 1 passaporte
  • 2 pares de luvas de luta MMA
  • 6 plastrons
  • 1 alambique artesanal
  • 2 baldes de fruta fermentada
  • centenas de comprimidos
  • 45 maços de tabaco
  • 6 caixas de tabaco avulso
  • 98g de uma substância que se presume ser haxixe
  • 20 gramas de uma substância que se presume ser heroína
  • 1 grama de uma substância que se presume ser cocaína

A operação envolveu cerca de uma centena de elementos do corpo da guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dos dois esquadrões do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) e dois grupos cinotécnicos.

São cada vez mais os telemóveis que são “apanhados” aos reclusos nas prisões. Mesmo presos e sem acesso direto ao mercado, o número de telemóveis apreendidos nas prisões duplicou em seis anos. Em 2017, tal como noticiamos aqui, eram maios de 5  os telemóveis apreendidos nas prisões por dia em Portugal. Entre 2014 e 2016 foram apreendidos 3850 telemóveis nas prisões. Até há presos que usam o telemóvel para chantagear mulheres.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pois
    pois

    Eles estão tão bem lá que só têm medo de sair, a única desvantagem é estar privado da liberdade.

    Agora a sério, uma prisão deveria ser um local onde as pessoas tivessem medo de ir…assim não, assim é uma festa e o crime compensa.

    Outra coisa que está mal é os ministros terem prisão dedicada para eles, um autêntico hotel…deviam era ir para as prisões comuns onde podiam apanhar porrada, só assim é que iam ter medo de roubar dinheiro aos contribuintes.

    A cada dia que passa tenho mais vergonha de portugal.

    1. Avatar de João M.
      João M.

      Concordo com algumas partes mas o paragrafo onde diz que os ministros têm uma prisão dedicada é falso. O estabelecimento prisional que se refere é o de Évora e o que tem de especial é que é uma prisão para policias, por exemplo. Ou seja, pessoas que estariam em algum tipo de perigo caso fossem para uma prisão normal.
      A prisão sim deve ser um sitio “mau” no sentido em que não deve ser um campo de férias mas temos de ter cuidado entre colocar um assassino, violador, pedófilo no mesmo saco de um ladrão por exemplo. São crimes diferentes com consequenciais diferentes. Claro que se fosse pela “sabedoria popular” ainda teríamos umas queimadas ao sábado para indivíduos como o Vara ou Sócrates mas ainda bem que a justiça popular nunca será justiça ou o facebook seria juiz e executor baseado em sabedoria de quem nada sabe e fake news.

      Acredite que tenho seriamente mais problemas em ver violadores/pedófilos e agressores violência domestica com pena suspensa do que um ministro numa prisão “especial”.

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        Fiquei a pensar nas queimadas ao Sábado.

      2. Avatar de Lopes
        Lopes

        Caro João M., comentário feito com clarividência! Obrigado

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sem dúvida, umas queimadas aos sábados não eram má ideia. Por mim Pedófilos e violadores era castração química e dar a escolher a um familiar se não queria fazer castração manual sem anestesia. A um assassino (Provado 100%) era pena de morte por tortura (aplica-se também a um pedófilo). A políticos ou ladrões a solução era a perda de todos os bens comprados com dinheiro sujo e esse mesmo dinheiro doado a crianças com necessidades, não era para instituições! porque estes também roubam, em vez de cadeia era trabalho comunitário a limpar ruas, lixo, cortar mato para prevenir incêndios. Os restantes presos era igualmente trabalho nas matas e por ai fora..

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Não existe certezas de nada a 100%. Conceitos como certezas absolutas, ou perfeição são abstractos e não existem na prática.

          No entanto o nosso cumulo jurídico de 25 anos é ridículo e no mínimo dos mínimos, não devia de haver cumulo jurídico.
          Se matar uma pessoa dá 20 anos, matar 10 deveria dar 200 anos!
          Senão um assassino depois de matar uma pessoa, sabe que é igual matar mais 3 ou 4, ou 20!!!
          É algo ridículo na nossa justiça, para não falar completamente injusto para as vitimas!!

  2. Avatar de Mf3rRo
    Mf3rRo

    Isto só aconteceu porque o vídeo do facebook apareceu na televisão, senão não havia rusga nenhuma. Agora fazem-no mensalmente rusgas e o mesmo para as outras prisões, que esteve estar a acontecer o mesmo… uma vergonha…

    1. Avatar de pois
      pois

      Ainda dizem mal do Facebook, bendito seja o Facebook se não nada disto se sabia!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Comentário irrisório. Não tem nada a ver com o Facebook.. Se não existisse Facebook publicava no YouTube ou outra rede. É lá vinham dizer que ainda bem que existe esse rede.. Parece que o facebook é a única rede que permite live streaming. Quem julga isso é muito fechado e muito ingénuo.

      2. Avatar de Joel
        Joel

        Só falta dizeres que não tem mal, se lhes levarem uns portáteis para eles poderem dar uns tiros no counter-strike. Os tais que produzem zero, vivem à custa dos pais, são problemas dos mesmos. Já quem rouba, mata, viola, estupra são problema para muita gente. Não digas mas é asneiras.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sinto vergonha pelo que acabas de dizer…e nem te conheço. Imagina…

      4. Avatar de Lopes
        Lopes

        Duas coisas: 1) Você tem claramente familiares na prisão; 2) Faltou às aulas de português

      5. Avatar de Mf3rRo
        Mf3rRo

        *Jota. Deixa-me adivinhar, estás numa prisão por algum crime, e esta resposta foi feita pelo teu telemóvel. Já agora, diz qual é a prisão, para o pplware ter publicidade gratuita no CMTV. LoL

    2. Avatar de Artemus
      Artemus

      Isso é agora. Assim que a notícia deixar de estar em destaque, lá se vão as rusgas.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Esquece isso. Fizeram esta porque tinham de mostrar alguma coisa à comunicação social.

    4. Avatar de A
      A

      Comentário sem conhecimento de causa.

  3. Avatar de Karven
    Karven

    Faz sentido 2 pares de luvas, não tinha piada andar a lutar sozinho.

  4. Avatar de R
    R

    O que se passa com a noticia que acaba a meio de uma frase e está cheia de pequenos erros?
    Senhor Professor, faça a sua magia pff.

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Parece que o meu Comentário foi apagado e resolveram completar a frase…. afinal sempre era a pressa para o almoço, que nem todos os comentários são válidos…. é por causa dessas atitudes quando pedem para os leitores votarem em algo não o faço.

  5. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Mas aquilo é uma prisão ou uma loja de telemóveis? XD

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Caro Pedro, é uma loja de conveniência! Telemóveis, droga e álcool! Mas suponho que esteja em vista a criação de uma empresa de eventos, tais como aniversários.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    E chamam aquele buraco uma prisão de alta segurança. Imaginem se não fosse.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Agora imagina as outras xD sei que até ps4 têm em algumas cadeias. (“Dito por um gajo que esteve dentro 2 meses”)

  7. Avatar de Cortano
    Cortano

    Esta situação é tão ridícula.
    Isto deve acontecer em praticamente todas as prisões. Isto dos tlm e festas naquela prisão já deve acontecer há anos e anos… mas como apareceu no FB, foram lá “fazer uma rusga” e apreenderam umas quantas coisas.

    Quase que aposto que o que apanharam foi apenas parte do inventário geral que os presos têm acesso.

    Estas acções são mandar areia para olhos do povo.

  8. Avatar de Lopes
    Lopes

    Droga e comprimidos até entendo que possa ser fácil introduzir na prisão, mas um alambique artesanal
    e baldes!?!? Como é possível os guardas não verem tal coisa??? A não ser que a aguardente os tenha cegado… 🙂 🙂
    Além de que fazer aguardente através de um alambique liberta um cheiro enorme e que permanece durante muito tempo. Portanto, quem quiser que tire conclusões!!!!!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Simples, tambem bebiam o produto da destilaria! 🙂

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Como é possível isto ser recorrente e só haver rusgas, quando a merda salta para fora?!?

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Porque achas?
        Por certo é feito com a conivencia de quem deveria impedir isso e fiscalizar mais vezes.

  9. Avatar de jorjão
    jorjão

    Empastelador de sinal e problema resolvido.
    Já assim como assim os guardas prisionais estão proibidos de usar telemóvel durante o serviço!!!!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Resolve nada… Pois aposto que esse jammer estará “avariado” a maior parte do tempo!

  10. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Possivelmente até teriam acesso a rede wifi da prisão!A password talvez fosse, 1234!Agora deve ter sido alterada..

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      sim, para “password” 🙂

  11. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    “Desta busca, as autoridades apreenderam:

    – 79 telemóveis
    – 20 ampolas de anabolizantes
    – 8 seringas
    – 1 balança de precisão
    – 1 passaporte
    – 2 pares de luvas de luta MMA
    – 6 plastrons
    – 1 alambique artesanal
    – 2 baldes de fruta fermentada
    – centenas de comprimidos
    – 45 maços de tabaco
    – 6 caixas de tabaco avulso
    – 98g de uma substância que se presume ser haxixe
    – 20 gramas de uma substância que se presume ser heroína
    – 1 grama de uma substância que se presume ser cocaína.”
    Quem diria ?? Fazem o que querem lá dentro !! E com agentes prisionais em cima deles dia e noite !! Tudo entra nas prisões,infelizmente !! É vergonhoso !!

  12. Avatar de Rich & hard
    Rich & hard

    Lindo, as autoridades apreenderam!

    Não é necessário ser nenhum iluminado para chegar à conclusão de quem meteu tudo isto lá dentro n é verdade!?

    Mas mais uma vez ninguém vai à raiz do problema.

    “O maior cego é aquele que não quer ver ”

    Portugal no seu melhor mais uma vez

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    As nossas prisões estão a abarrotar.
    Não há guardas prisionais suficientes. A média de idade destes anda pelos 50 anos.
    Em cima disto tudo, os guardas estão desautorizados, já que os presos (criminosos condenados) parecem ter mais direitos que eu sei lá! Tanto quanto sei por um guarda prisional, já nem os tasers nem bastões podem usar! Foram-lhes retirados.
    Quando a condenação e cumprimento de penas de prisão perdem o seu efeito de dissuasão/castigo, está tudo dito. Nunca irá haver um arrependimento da parte destes criminosos, já que têm lá dentro uma vida melhor que cá fora, entre os que têm de trabalhar e pagar impostos muitos haverá que têm pior qualidade de vida que estes que estão lá “dentro”.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      +1 Subscrevo totalmente.
      Um dos grandes problemas da nossa sociedade é esse!
      Para um criminoso as prisões cada vez têm mesmo efeito dissuasor! E para as vitimas a injustiça é enorme!