Portugal: Agentes da PSP, juristas e advogados “apagavam multas”

19 Comentários

No âmbito de uma investigação sobre corrupção activa e passiva, a PSP realizou hoje buscar no Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Automóvel Clube de Portugal,Polícia Municipal de Lisboa e na própria PSP.

De acordo com os últimos dados, foram detidas três pessoas e constituídos cinco arguidos.

transito_01

Depois de em 2015 a Polícia Judiciária ter detido doze homens e duas mulheres, dos quais oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, pela prática de crimes de corrupção e falsificação de documentos, agora o escândalo está associado à anulação coimas de trânsito e efeitos das mesmas.

De acordo com o DN, a investigação iniciou-se há um ano e meio e o objectivo da operação de hoje, levada a cabo pela PSP, era encontrar provas da prática de eventuais crimes de corrupção, falsificação de documento, falsidade informática, violação de segredo por funcionário e associação criminosa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta fraude envolve agentes da divisão de trânsito da PSP, juristas, advogados, funcionários do IMT, da Polícia Municipal e do Automóvel Clube de Portugal que apagavam multas em troca de dinheiro.

Sabe-se ainda que a PSP, em colaboração com a Unidade de Telecomunicações e Informática da Polícia Judiciária, procedeu à investigação de segundas vias de guias de substituição que permitem aos condutores continuar a conduzir mesmo com a carta apreendida.

DN

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Modem
    Modem

    Advogados envolvidos em esquemas e ilegalidades? Deve ser deve, seria uma primeira…

    1. Avatar de NoWay
      NoWay

      De facto nem todos são maus da fita…mas concordo com a sua opinião…geralmente é uma actividade que por si só, já é de desconfiar por natureza. E basta ver os nossos governantes/deputados…a maioria são advogados…está tudo dito…muita conversa e pouca acção.

    2. Avatar de Router
      Router

      E os advogados representam quem? Agem em nome de quem? Clientes. Clientes, estás a ver, pessoas comuns, assim como tu e eu, mas que têm interesses nesses esquemas e ilegalidades. Pessoas que vão ter com o advogado e pedem assim: “Ó doutor, livre-me lá disto, ajude-me a descalçar esta bota”.
      É sempre o mesmo lero-lero a respeito dos advogados, como se vivêssemos numa sociedade onde as pessoas são todas santas, só os advogados é que não, mas esquecem-se que os advogados raramente actuam por sua única e exclusiva iniciativa, eles trabalham para alguém.

      1. Avatar de Iz Edaman
        Iz Edaman

        É verdade que trabalham para alguém mas e a ética? Se lhe pedirem para matar também matam? Vá…como são advogados contratam alguém que conhece alguém, que conhece alguém…… Uma ilegalidade é uma ilegalidade!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cá para mim por cada 999 de 1000 Portugueses, são Corruptos. Já é um estado social a pratica de ilegalidades…

    1. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      É por causa de pessoas que pensam assim que este país não vai a lado nenhum

  3. Avatar de José lopes
    José lopes

    Agentes da PSP não, são civis que trabalham na PSP, denominados técnicos administrativos….
    Os policias também são presos de vez em quando, mas não foi o caso…

  4. Avatar de censo
    censo

    Reflexos do chicoespertismo nacional. Pior que esta gente toda so mesmo os que recorrem e pagam, fomentando estes expedientes sem moral.

  5. Avatar de int3
    int3

    Mais culpado é quem pagou para apagar a multa. Enfim. Sem procura não há oferta.

    1. Avatar de ja la foste
      ja la foste

      É acabar com as multas

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Isto cada vez mais será complicado, nós população, confiar-mos nas forças da autoridade e na justiça.

    Só corrupção, só esquemas, só falsidade, só pseudo-amizades de interesses…

    Estamos lixados nós população porque os grandes safam-se sempre…

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Com a facilidade que é possível tirar multas de forma legal, não vejo o motivo para irem por esta via.

    1. Avatar de Tiago Ameao
      Tiago Ameao

      como assim?

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    é surpresa?
    onde há poder há currupçao !!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não tem nada a ver com isso, tem tudo a ver com recrutamento, audit trail e remuneração. Se os três fossem ajustados a cada posição a corrupção descia em 99%.

  9. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    só um à parte Pedro “a PSP realizou hoje buscar no Instituto” ou Buscas no instituto?

  10. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    já agora podem acrescentar que o IMT anda a exigir um documento com efeitos retroactivos (cerca de €32,00) para quem tirou licença de TCC (Transporte Colectivo de Crianças), ficando com os cartões, que essa licença dá, reféns desse mesmo pagamento.
    A empresa que me forneceu o curso (penso que serão mais) argumentou a inconstitucionalidade desse pagamento, mas nem assim o IMT recuou.
    A desenvolver…

  11. Avatar de Woot!
    Woot!

    A partir do momento em que vi pessoas a pagar a passagem do código em pleno exame de condução acredito em tudo.

  12. Avatar de Iz Edaman
    Iz Edaman

    E isto é que o “escapa”, muito mais se passa que nem temos noção!! Até porque nem interessa! Venha rápido mais um jogo de futebol!!!