Portugal aderiu à iniciativa para o escudo antimíssil europeu (Sky Shield)

42 Comentários

A segurança dos países sempre foi uma prioridade. No entanto, com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, os países têm vindo a reforçar os seus mecanismos de defesa. Recentemente Portugal aderiu à iniciativa para o escudo antimíssil europeu (Sky Shield). Saiba o que é.


Sky Shield: objetivo é promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea

A Iniciativa Europeia Sky Shield (ESSI) é um projeto que foi lançado em 2022, liderado pela Alemanha, com o objetivo de desenvolver um sistema integrado de defesa aérea e antimíssil na Europa.

Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade europeia de defesa contra ameaças aéreas, incluindo mísseis balísticos e de cruzeiro, através da aquisição conjunta de equipamentos de defesa aérea de curto, médio e longo alcance.

O Ministério da Defesa Nacional confirmou ao ECO a adesão de Portugal ao Sky Shield. Segundo fonte oficial “Portugal aderiu recentemente ao Sky Shield, com o objetivo de fortalecer o pilar europeu da NATO”. Segundo o o Ministério da Defesa Nacional…

Trata-se de uma iniciativa da Alemanha lançada em 2022, com o objetivo de promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea de curto, médio e longo alcance, levando as nações participantes a adquirir em conjunto os equipamentos

Portugal e a Albânia são os mais recentes países a fazer parte desta iniciativa.  Espanha, França ou Itália não mostraram interesse, até ao momento, de fazer parte desta iniciativa. Ao todo já existem 24 países.

 

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Inculto
    Inculto

    Comprou fita adesiva…

  2. Avatar de Inculto
    Inculto

    Quem conhecer o CV do Sr primeir@ ministr@ save que é ex funcionário da NATO … Eu não estou a falar mal de nada, mas de interesses só em provocar o medo na população porque eles viram que a ignorância deu dinheiro a muita gente na p@ndemia… A Europa está assim por causa do fantoche que não cumpriu o pacto de Varsóvia e que matou mais de 10 mil pessoas no local que agora foi ocupado… Está provado no local próprio. Os Europeus andam a nanar ao sabor do C@rtel de bruxel@s…

    1. Avatar de EA5Y
      EA5Y

      De facto o nickname bate certo com os comentários…

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        Sempre… Pessoas como eu dormem bem todos os dias porque não teem cérebro…

      2. Avatar de J.C.Lopes
        J.C.Lopes

        Bem observado.

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Mas a pandemia não deu dinmheiro a muito cartel? Eu acho que deu.

  3. Avatar de Se for aproveitada
    Se for aproveitada

    A Defesa anti-aérea portuguesa, neste momento limita-se a alguns F-16 com 30 anos de serviço, e a lança-misseis disparados do ombro de um soldado e de muito curto alcance. Para a proteção de cidades, teríamos de movimentar uma fragata para o largo e atuar com misseis anti-aéreos Sea Sparrow, tecnicamente ultrapassados. A entrada nessa iniciativa é bem vista, assim seja aproveitada.

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      não esquecer o sistema anti-aereo “Chaparral” que nem consegue atingir um antigo “B52″… Daria que Portugal num confrinto aéreo direto apenas com Espanha duraria pouco mais de 6 minutos…

      1. Avatar de PAULO PEDROSO
        PAULO PEDROSO

        6 minutos e alto lá, acho que é muito, a unica vantagem de Portugal atualmente é ser um membro de NATO, mas pelo andar da carruagem vai durar pouco

        1. Avatar de Inculto
          Inculto

          Se continuarem ao lado do Globalista Franciú e a visitar o Lulas… Vai ser rapido

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    França quer ser ela a mandar na Europa, até o Costa sente que não tem poderes e vai a correr para frança todas as vezes que o Macron acorda despenteado e convoca reuniões de emergência…

    Itália não quer ter nada a ver com a esquerda europeia, Espanha quer ver se ganha alguns contratos de construção de armas por isso nem ata nem desata.

    Portugal não é tido nem achado neste assunto.
    O resto ninguém quer saber deste projecto porque sabem que não vale nada contra mísseis hipersônicos/balísticos de ultima geração como Kinzhal ou DF-17.

    Resumindo enquanto a população da UE não poder escolher com democracia “votos em urna” cargos como “presidência do conselho europeu” e “presidência da comissão europeia” nunca ninguém se vai entender e cada país rema para o lado que mais lhe interessa, pois neste momento não vejo que exista uma democracia real nos cargos superiores da UE.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      A França e Alemanha estão de costas voltadas porque se desentenderam a sério em dois projectos cruciais que tinham decidido fazer em conjunto.
      O avião de combate (conflito de liderança e design authority entre Dassault vs Airbus) o tanque para suceder aos Leclerc/Leopard ( Alemães escolheram um canhão de 130mm os Franceses um de 140mm além de muitas outras quezílias sobre o projecto) . Os 2 projectos estão literalmente parados.
      Há mais como os upgrades dos helicópteros Tiger.
      Os Franceses são geralmente os mais conflituosos. Quando o Presidente Franc^s bloqueou a venda de um estaleiro aos Italianos, teve de os compensar comprando a licença para 4 navios de abastecimento para a marinha francesa com construção parcial em Itália ou teríamos mais um conflito diplomático sério.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Nem falar sabem… Andam sempre a suprar e a puxar escarretas…

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Isto agora vai tudo aderir ao que o Trump quer.
    Chega de andarem feito moralistas e depois em qualquer aperto andarem a pedinchar ajuda aos eua.

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Eu prefiro morrer pela minha minha família e nunca por uma pátria… A família que conserva valores nunca te vai vender por interesses financeiros.
      Só quem não quer ver o que se passa continua a assobiar para o lado tal como aquela música Nacional…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Todos preferem morrer pela família. O problema é que para morrer pela nossa familia temos de matar a familia dos outros.

        1. Avatar de Inculto
          Inculto

          As vezes não… As vezes estás mesmo a abater animais sem família … Autênticos vírus…

  6. Avatar de naodou
    naodou

    com que dinheiro??? se nao cortarem na despesa (que nao estao a cortar antes pelo contrario) vai ver com mais impostos que vao pagar este aumento de despesa.

    1. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Quando chegares junto a São Pedro ele vai te perguntar se tens a carteira cheia. Se tiveres vais para o céu dos pardais que é a barriga dos gatos.

  7. Avatar de Max
    Max

    A arquitetura de segurança europeia assentava na NATO.
    Com Trump a mostrar-se o “amigo americano” de Putin muitos dizem que a NATO se desfez, deixando os países europeus, à pressa e bastante divididos, à procura de soluções para se opor à invasão russa à Ucrânia e que pode não ficar por aí.
    Uma das iniciativas, liderado pela Alemanha, lançado em 2022, inicialmente com a adesão de 15 países, é o ESSI – European Sky Shield Initiative: sistema de proteção antimíssil, que surgiu como resposta à invasão russa da Ucrânia, foi concebido com o objetivo de criar um sistema europeu de defesa aérea e antimísseis através da aquisição comum de equipamentos de defesa aérea e mísseis pelas nações europeias”.
    No final de 2024 tinham aderido 24 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia, Suécia, Suíça e Turquia. Recentemente juntou-se Portugal e Albânia.
    Se a Europa necessita (e quer) investir em defesa é bom que o faça na indústria militar europeia.

    1. Avatar de GM
      GM

      Sem dúvida! E já em 2022 era tarde.

    2. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Se todos os países da Europa tem de investir em armamento que seja produzida na Europa. As principais empresas de armamento do setor aeroespacial e defesa, a sueca Saab AB , a alemã Rheinmetall, a italiana Leonardo, a britânica BAE Systems, a francesa Thales, a alemã ThyssenKrupp, a alemã MTU Aero Engines, a francesa e Safran, as britânicas Rolls-Royce e Melrose Industries, e a pan-europeia Airbus.
      Em termos atómicos a Atomic Weapons Establishment do Reino Unido e a Orone de França (estatal)
      Ao contrário do que tenho ouvido e lido na imprensa, a europa não pode dizer que não tem indústria, tem é de investir

  8. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    Portugal aderiu….é mais assinou uns papeis para aparecer no papel. Portugal é tao irrelevante neste momento que ate a Etiopia se quisesse invadia isso

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Já estamos a ser invadidos… Basta sair á rua

  9. Avatar de AlexS
    AlexS

    A ESSI não incluí a França e a Itália porque tem os mísseis Patriot Americanos em vez dos Aster desse países.
    Ficaram chateados.
    Os canhões/ mísseis anti aéreos escolhidos para a ESSI são:

    Curto alcance: Skyranger 30 (canhão 30mm+ mísseis class portátil) – Alemão
    Médio alcance: IRIS-T – Alemão
    Longo alcance: MIM-104 Patriot – EUA
    Muito longo alcance (intersecções fora da atmosfera): Arrow 3 – Israelita

    O parlamento Alemão já aprovou 4 B de euros para comprar o Arrow-3. E tanto quanto sei os Alemães foram os únicos que colocaram os Euros junto com a palavra. È no entanto verdade que vários países tem comprado sistemas AA fora da ESSI.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para além das …fobias e dos belicismos da Europa chegou o tempo das indústrias de armamento imporem aos cidadãos o medo das invasões bárbaras vindas do oriente! Cascais está em risco…
    Mas para resolver os verdadeiros problemas de todos nós, tais como saúde educação, etc não há dinheiro…

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não admira que os politicos fiquem contentes com este modo de pensar. A solução para todos os problemas é despejar dinheiro desde há décadas. Há muito dinheiro na saúde e ensino.
      O orçamento para o Min. da saúde de 17 mil milhões de euros são 3090 euros ano por cada um dos 5.5 milhões de pessoas que trabalham+empresas. Mais o que gastamos nos privados.

      A solução do Musk para os voos espaciais foi baixar o custo várias vezes. Que tal pensar dessa maneira?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Vives no mundo da ilusão, quando pensas que qto mais concorrência mais os preços baixam… é um bom mote dos neoliberais, só que os cartéis proliferam…

    2. Avatar de darth
      darth

      concordo. era nao gastar nada em defesa, e no dia em que ameaças externas queiram impor a sua vontade, é mandar uma carta com umas palavras bem fortes que isso vai la assim

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sines já está em risco…

    3. Avatar de GM
      GM

      E depois, queixamo-nos do Trump. Sem dúvida que esses temas são importantes, mas como os países europeus foram ao som da música, pensaram que sempre teriam o paizinho a velar pela Europa, sem pensar que os anos passam e a idade adulta chega. E nessa altura, temos que voar por nós próprios, mesmo sabendo que podemos colaborar e contar com a ajuda do parceiro. Mas se este falhar….
      Fomos ao banho, no mar, sem calções. A maré desceu e as misérias ficaram á vista.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        A indústria do armamento não dorme! A excepção do conflito que ocorre e que tem raízes profundas, quantos países europeus foram ameaçados?

  11. Avatar de Factos
    Factos

    PT + UE = Inutilidade

  12. Avatar de MLopes
    MLopes

    para as armas estamos sempre lá. deve ser do hino!
    mas para reconhecer as atrocidades, o genocídio e o estado da palestina fazemo-nos de esquecidos…

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      São os Palestinianos os genocidas como bem demonstraram recentemente, nem animais de estimação escaparam.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        No C@vid não escapou ninguém… Na China morreu tudo em casa.. cão, papagaio peixes e tudo… E desapareceram uns tantos humanos que foram filmados em direto e isso não dá para apagar… Mas isso foi só a ponta do iceberg… O problema é que esses que criaram isso meteram um “Drag Queen” a presidente assassinaram em 2014 mais de 10 ml il pessoas e agora depois de vários trilioes eno pessoal todo distraído, ainda se deixa no poleiro … Não esquecer que essa pessoa manda jovens apanhados na rua para a frente de combate e ele próprio fugiu 4x á tropa… A Europa é uma comédia e se não se fizer nada em menos de 4 anos rebenta

    2. Avatar de GM
      GM

      Já cá faltava a Palestina. Também tens uma toalha de mesa a servir de lenço na cabeça, ou enrolada ao pescoço?

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Ainda ontem entregaram os corpos de um bébé e uma criança em caixões aos israelitas rodeados daquela malta com as fitas verdes na cabeça com AKs ao peito…gente de bem!
      Hoje diz na rádio que entregaram um corpo desconhecido fazendo-o passar por outro!
      Começo a pensar que a proposta do Trump não é assim tão má como pintam!

  13. Avatar de LJ_ICE
    LJ_ICE

    Portugal desenvolveu os autocolantes de publicidade às marcas.