Portugal – 7º melhor país no governo electrónico

25 Comentários

Portugal subiu 41 lugares na lista dos melhores países em práticas de governo electrónico, tornando-se no 7º melhor país, segundo a listagem hoje divulgada pela Universidade de Brown.

A listagem do Global e-Government 2007 mede o grau de desenvolvimento do governo electrónico em 198 países do mundo, tendo sido analisados 1687 sites governamentais, num estudo desenvolvido em Junho e Julho deste ano.

O estudo mostra que os principais progressos no desempenho de Portugal se registaram em factores como o número de serviços disponibilizados “on-line”, na política de privacidade e na política de segurança.

Em comunicado, o Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico refere que “Portugal conseguiu uma subida espectacular no índice da Universidade de Brown”.

Segundo melhor da UE

O Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrino, emitiu um comunicado onde diz que “Portugal conseguiu uma subida espectacular no índice da Universidade de Brown”. Portugal subiu do 48º para o 7º lugar na listagem geral.

Em termos relativos, tornou-se o segundo melhor país da União Europeia (UE), aparecendo apenas atrás do Reino Unido, ou seja, passou da 16ª posição entre os países europeus para a 2ª.

Zorrinho considera que este é “mais um sinal consistente do impacto positivo que o Plano Tecnológico e alguns dos seus pilares fundamentais, como o Simplex e o Ligar Portugal, estão a ter na eficácia da Administração Pública em Portugal, com reflexos na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas”.

Fonte: Público

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RwR
    RwR

    Temos que ser bons em alguma coisa…

  2. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Também não podemos ser os maus da fita em tudo não?

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  3. Avatar de vandread
    vandread

    o primeiro deve ser honk kong ouvi falar que a internet lá é de 1 terabyte!

  4. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Porquê termos a mania de inferioridade, acho que já basta.

    1 abraço amigo Vítor.

    Jorge Salvador.

  5. Avatar de Covenant
    Covenant

    Wow, topo de uma lista que não é sobre coisas más O_o estranho, muito estranho….

  6. Avatar de Katsuraki
    Katsuraki

    @ vandread

    1 terabyte? Soa mesmo a exagero, ainda mais na parte do “byte”.

  7. Avatar de Calaça
    Calaça

    Pra quem está habituado no facto de “sermos” maus ou piores em tudo é uma boa noticia…

    @ Jorge Salvador
    Eu gostava de ter a mania da superioridade mas de bolsos vazios e estando no país que tem os ordenados dos mais baixos, e os impostos mais altos da UE não vejo motivos para isso, muito pelo contrário.

  8. Avatar de aver
    aver

    Tenham em atenção que em 2006 os investigadores não tinham ninguém que falasse português. Em 2007 já tinham, entenderam-se melhor com os sites, o que justificará grande parte da subida de 48.º para 7.º.

    Isso não invalida o 7.º lugar de 2007 e que corresponde ao 2.º lugar na Europa, a seguir ao Reino Unido. Haja alguma coisa em que sejamos bons, como é o caso das TIC, como apontam vários indicadores e estudos, quer se limitem ao e-government ou sejam mais alargados.

  9. Avatar de aver
    aver

    …TI (não TIC)

  10. Avatar de Paulo Ribeiro
    Paulo Ribeiro

    AH BRUTO…

  11. Avatar de vandread
    vandread

    @Katsuraki

    eu li numa revista, se não me engano era 1 terabytes/ mil megas. um amigo meu que mora no japão disse que a net lá é rapidona, ele baixa filmes em poucos minutos….. que inveja T_T

  12. Avatar de vandread
    vandread

    @katsuraki foi mal, eu pesquisei na net e encontrei a reportagem da revista na edição on-line desta. aí vai:

    Qual é a internet mais rápida que dá para ter em casa?

    O limite está em 8 Mbps (8,1 Kbps) por aqui. Mas se você morasse em Hong Kong poderia acessar a rede a 1 gigabit por segundo (1,04 milhão de Kbps ), o suficiente para baixar toda a obra dos Beatles em 14 segundos; ou um dvd em 30 segundos. Essa velocidade é possível porque a companhia chinesa HKBN interligou seus usuários via cabos Ethernet. Feitos para redes locais, eles são bem mais rápidos que os fios das redes de telefonia e de TV a cabo. É como se toda a Hong Kong fosse uma gigantesca LAN house. Mas o que deve aposentar a banda larga que a gente conhece é outra tecnologia: a fibra ótica. Ela espreme bits e bytes em microtubos de vidro, na forma de ondas de luz. E estão nas redes de telecomunicações desde os anos 80. Mas até agora o lugar dela era nas centrais, que concentram o tráfego de milhares de computadores, já que pôr uma linha particular de fibra em cada residência sai caro. Até agora. É que várias empresas estão apostando nas conexões óticas. O sistema já tem 3 milhões de usuários em 7 países (EUA, França, Itália, Holanda, Suécia, Japão e Coréia). A velocidade, por enquanto, fica em 100 Mbps (12 vezes mais que a melhor conexão no Brasil). E o futuro promete. Num teste com fibra ótica em março deste ano, um instituto de tecnologia alemão conseguiu transmitir dados a 2,5 terabits por segundo. São 2,6 bilhões de Kbps. Ou 5 mil dvds por minuto.

    tirado da superinteressante

  13. Avatar de amordemadrugada
    amordemadrugada

    Bem…
    Sem comentários!

    Mas deixando lá os Hong Kongs
    Nós estamos em evolução, mesmo!!!
    Ou será em ebulição!? Eh eh
    Passei pra deixar um BOM DIA pra tds
    abrço

  14. Avatar de Katsuraki
    Katsuraki

    @ vandread

    terabit e diferente de terabyte.

    Hong Kong a parte, força portugal 😛

  15. Avatar de pedro
    pedro

    vandread

    eu tb “baixo” filmes em poucos minutos, e “só” tenho uma net de 30 mbps. Qual é o espanto?

  16. Avatar de Roberto Carlos
    Roberto Carlos

    pessoal fiquei curioso, segue abaixo ranking ate 25º a curiosidade e o vaticano em 24º o papa e pop ou melhor o papa e web

    RANK COUNTRY RATING

    1. (1) South Korea 74.9 (60.3)
    2. (3) Singapore 54.0 (47.5)
    3. (2) Taiwan 51.1 (49.8)
    4. (4) United States 49.4 (47.4)
    5. (6) Great Britain 44.3 (42.6)
    6. (5) Canada 44.1 (43.5)
    7. (48) Portugal 43.8 (31.3)
    8. (12) Australia 43.5 (39.9)
    8. (27) Turkey 43.5 (33.7)
    10. (8) Germany 42.9 (41.5)
    11. (7) Ireland 42.4 (41.9)
    12. (16) Switzerland 42.3 (36.9)
    13. (38) Brazil 41.1 (32.1)
    14. (11) Dominica 41.0 (40.0)
    15. (65) Bahrain 40.3 (29.6)
    16. (40) Equator. Guinea 40.0 (32.0)
    16. (32) Liechtenstein 40.0 (33.0)
    18. (133) Andorra 39.0 (24.0)
    19. (14) New Zealand 38.4 (37.6)
    20. (35) Italy 38.0 (32.9)
    21. (10) Spain 37.7 (40.6)
    22. (20) Hong Kong 37.5 (35.4)
    23. (19) Finland 37.3 (35.6)
    24. (30) Vatican 37.0 (33.5)
    25. (36) Malaysia 36.9 (32.7)

  17. Avatar de Miguel Jeri

    Tb = Terabit
    TB = Terabyte = 8 Terabits (Tb)

    Normalmente as velocidades disponibilizadas nos ISP’s vêm em bits, suponho que para parecer mais 😀 Mas as utilizadas rotineiramente pelos programas (emule, utorrent, browsers) vêm em bytes, o que acaba por ter mais lógica pois o byte é a unidade básica de armazenamento (o bit corresponde apenas a um estado ligado-desligado)

    Cumps =)

  18. Avatar de Bruno Bernardino

    @pedro

    é completamente diferente sacar um filme em “poucos minutos” (pelo menos 2 = 120segundos) e em 30 segundos (um dvd, não é um xvid nem nada comprimido), pelo menos 4x mais rápido

    A comparação foi desnecessária…

  19. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    Somos tão bons ou melhor que os outros temos é a mania de dizer que somos sempre os coitadinhos, agora é andar em frente que atras vem gente….xd

  20. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    O Sócrates já marcou uma conferência de imprensa para se elogiar a si próprio 😀

  21. Avatar de João Miguel
    João Miguel

    @ Anibal Ferreira

    ahahahahahahaha

    Realmente haja alguma coisa boa, no meio de tanta porcaria (para nao dizer outra coisa)

    Abraço

  22. Avatar de Regis
    Regis

    Realmente a notícia não é ma, porém o mesmo estudo diz que em termos de segurança os ditos serviços estão a baixo da média, qualquer coisa como 41%.
    Quer dizer que é como as nossas estradas, temos muitas Autos Estradas, IPs, etc. etc., mas continuamos a morrer nos acidentes de viação muito para lá das médias europeias….
    Será que estamos no caminho certo??????

  23. Avatar de Antonio
    Antonio

    Em relação ao governo electrónico estamos esclarecidos1…Seria, agora, interessante fazerem um estudo sobre a qualidade do governo real!… Penso que o ranking ia por aí abaixo!

  24. Avatar de Bruno Bernardino

    @Antonio

    Achas que têm Ranking Negativo? 😐

    @Regis

    Compreendo o teu ponto de vista, mas acho que a tua comparação não foi feliz, porque o facto de termos uma taxa de mortalidade nas estradas média superior às médias europeias, isso deve-se à mentalidade dos condutores e não à qualidade das mesmas estradas (que por vezes não é a melhor)

  25. Avatar de Max Bauer
    Max Bauer

    hhhhhuuuurruuuuuuuuuu
    Brasil eh 13º porrraaaaaaaa!!!!!!!!!!!