Portátil no colo pode comprometer fertilidade masculina!

86 Comentários

É muito natural ao usarmos o nosso portátil, o colocarmos ao colo, mas devemos ter em atenção ao aquecimento do aparelho, em especial os homens, pois a sua fertilidade pode estar em risco devido ao calor vindo do equipamento.

Esta questão já não é novidade, são cada vez mais os alertas, e desta vez foi comprovado cientificamente que o portátil no colo, talvez não seja muito aconselhável à reprodução.

laptop

O estudo foi publicado na revista “Fertility and Sterility”, e contou com uma amostra de 29 jovens do sexo masculino. Esses jovens tinham os portáteis apoiados nos joelhos, e a investigação contou com termómetros para medir a temperatura dos escrotos dos jovens.

Verificou-se que, após 10-15 minutos, a temperatura do escroto estava acima do considerado seguro. E mesmo que os jovens estivessem com um suporte sob o portátil, havia um rápido sobreaquecimento, e os jovens não se apercebiam.

Segundo o urologista da State University os New York e coordenador do estudo, Yelim Sheynkin, os portáteis devem sempre ser usados em cima de uma mesa.

Sheynkin refere ainda que “Milhões e milhões de homens usam portáteis hoje em dia, especialmente na faixa etária mais propensa à reprodução”.

Quando se apoia o portátil no colo, a posição do utilizador é imóvel, isto é, fica com as pernas imóveis e fechadas. Desta forma, quando se está uma hora nesta posição, a temperatura dos testículos sobe 2,5 graus centígrados, segundo os investigadores do estudo.

Sendo assim, vamos começar a pôr a saúde em primeiro lugar!

FONTES Fonte: Fertility and Sterility

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de vector
    vector

    O sobreaquecimento escrotal é tão grave como o sobreaquecimento do planeta dado que a consequência é a mesma, o fim da humanidade.

    1. Avatar de Tiago Sá
      Tiago Sá

      Lol, how conceited.

      A infertilidade feminina é MUITO mais grave que a infertilidade masculina. Also, a humanidade existiu em fases do planeta bem mais quentes que a que vamos encontrar aqui a uns milhares de anos…

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        A Humanidade até poderá continuar mesmo com o aquecimento do planeta, mas certamente verás muita gente a morrer à fome, sede ou em guerras.
        Se isso não te faz confusão…

      2. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        A questão do aquecimento do planeta não tem a ver com a sobrevivência humana mas sim com o manter de qualidade de vida.

    2. Avatar de André
      André

      LOL Amén!

      Mas 2.5 graus? Isso não é muito pouco?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Não! 2.5º é muito! Basta pensares que a nossa temperatura «normal», apesar de variar de pessoa para pessoa é cerca de 36.5º. Quanto estamos com 39º de febre (mais 2.5º) ficamos MUITO mal.

        Para além disto, a temperatura dos testículos é mesmo para ser inferior à do resto do corpo (é por isso que estão «fora» do mesmo, suspensos num «saco»).

        Cumprimentos

    3. Avatar de karl
      karl

      Que comparação a tua, devias estar com o cérebro sobreaquecido?! O sobreaquecimento do planeta afectaria muitas outras espécies muito antes de nós e o fim da humanidade é que resolveria o problema.

    4. Avatar de JFMoreira
      JFMoreira

      LOL Boa!!!!! 🙂

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Vocês sabem o preço dos preservativos hoje em dia?
    Isto é uma boa solução 🙂

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      ahahha Boa idéia!!!

    2. Avatar de Marisa Pinto

      o que é que isso tem a ver?

      1. Avatar de João Henriques
        João Henriques

        Espero que seja ironia da tua parte.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Com o portátil não sei o que tem a ver. As pessoas riem muito, gozam e fazem trocadilhos no que toca à saúde. Por norma pensam que nunca lhes acontece, é só aos outros. A minha opinião é que mais vale prevenir…

          Cumprimentos

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            o que é que isso tem a ver?

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Tem a ver com a notícia. Onde queres chegar?

          3. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            O que o “Eu” queria dizer era que os presevativos estão caros. É mais barato investir em fritar os testículos para cessar a produção de descendentes.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Ahhhhh
            Ok.
            Mas para além de evitar a reprodução, os preservativos também evitam as DST, há que pensar nisso 🙂

            Cumprimentos

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      @Eu, não está aqui só em conta a fertilidade, como a autora parece dizer. Muitos problemas de saúde podem advir disto. Um mau funcionamento dos teus testículos pode afectar a tua produção de hormonas, por exemplo (i.e. por-te a falar fininho ;). Eu não estou muito dentro do assunto, mas tenho a certeza que o artigo não lista todas as consequências.
      Infertilidade acho que é o menos. Podes pedir a alguém um frasquinho num instante xD

  3. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Que conclusão brilhante… -_-‘

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Qualquer coisa melhor que esse comentário 😛

  4. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    “…que o portátil no colo, talvez não seja muito aconselhável à reprodução.”
    Também acho… atrapalha um pouco quando ela quer ficar por cima… LOL

    1. Avatar de HMJPimentel
      HMJPimentel

      WIN!!! xD

    2. Avatar de Gualter Monteiro
      Gualter Monteiro

      Hahahah win mesmo. You got the point

  5. Avatar de Cabritone
    Cabritone

    Aposto que muitos homens depois de ler isto abriram as pernas para “arejar”…. ahahah

    Penso que em vez de “sobe para 2,5 graus” seria “sobe 2,5 graus”..

  6. Avatar de pfbatista
    pfbatista

    Que coisa tão estranha…

    O sobreaquecimento do escroto e testículos provoca infertilidade, mas o sobreaquecimento da pachacha provoca fertilidade…
    …que coisa 😀

    1. Avatar de Rbandeira
      Rbandeira

      Após este estudo as empresas do sector informático estão aplicar novas ofertas na compra de portáteis.

      Passo a citar:

      Na compra de um portátil oferecemos uma mala, um mouse, um conjunto de cubos de gelo plástico em forma de periféricos para o arrefecimento do escroto e dos testículos.

      Contra-indicação:
      Favor não aplicar directamente na pele, isto porque pode causar o desaparecimento do pénis, e se assim for coloque imediatamente o portátil no colo mais 10-15 min.

      😀

  7. Avatar de Zhiel
    Zhiel

    É bom lembrar dessas coisas…a gente faz muita coisa que é aparentemente inocente mas tem as suas repercussões…

    No âmbito da saúde informática, atendendo e considerando o universo de leitores que o pplware dispõe, se calhar podias escrever um artigo (embora existam muitos por aí mas vale a pena lembrar aqui em casa) sobre cuidado a ter a sentar diante do computador, digitar textos, sentar correctamente para evitar cãimbras, etc?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Já temos este
      pplware.sapo.pt/informacao/evite-as-dores-musculares-provocadas-pelo-uso-do-computador/
      mas ficou prometido outro do género. 😉

      Cumprimentos

    2. Avatar de lmx
      lmx

      concordo plenamente…
      e acrescento que por exemplo o wireless faz muito mal a saúde, inclusive nas boas praticas de utilização do portátil, vinha la que o deveria afastar cerca de 1-1,5 metros de mim quando tivesse o wireless ligado(no entanto é fácil perceber que…se o afasto tanto não chego la com as unhas nesse caso…não preciso de wireless).

      cmps

      1. Avatar de AntonioPT
        AntonioPT

        Achas sinceramente que o wireless faz mal à saúde? Sendo assim devias morrer quando te aproximavas dum microondas (funciona aos mesmo 2.4 GHz do que o wireless/wifi), porque a energia de um microondas (~700W) é milhares de vezes maior do que a energia de uma placa wifi a aceder a uma rede wireless.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Estamos a falar de coisas diferentes. Por um lado, um micro-ondas é um ambiente controlado. Não é comparável à rede wi-fi que «está em todo o lado».

          De outro ponto de vista, nunca vi em lado nenhum a dizer que a wireless faz MUITO mal à saúde.

          A única coisa que já li, foi que nalgumas condições o wireless pode prejudicar algumas funções do cérebro. Mas são ainda estudos muito iniciais. Daí ter perguntado por fontes.

          Cumps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…
            vocês,vocês…então achavam que a freq wireless não faz mal???por acaso vinha esta info no manual do meu portátil…no entanto trata-se de uma afirmação de senso comum e que dispensa qualquer tipo de prova visto que o motivo pela qual acontece é básico…
            Em relação ao microondas nunca ouvi tamanha barbaridade, olha se quiseres experimentar…retira a grelha que esta na porta a frente do vidro e coloca dentro do microondas algo, fecha a porta e poem a “fritar” encosta-se ao vidro e olha para dentro…vais ver(ou deixar de ver) que fica provado, desde ja afirmo que não assumo responsabilidades sobre o mal que te vier a acontecer, cada um é reposnsavel pelos seus actos, eu lavo dai as minhas mãos por ficares logo a partida cego,etc,etc.
            …tamanha é a ignorancia, dai-lhes luz meus deus para que não andem sempre a tropeçar pelo caminho…

            cmps

        2. Avatar de moonnn
          moonnn

          tenho uma ideia completamente contraria

          (cria un servidor ou uma ligaçao wifi que fique 24/24 horas ligada junto ao teu local de trabalho ou de repouso ou seja convivencia grande parte do dia, e depois de 2 ou 3 dias diz-me como estas… dores de cabeça tonturas falta de equilibrio e so nomear)
          wifi e uma boa tecnologia mas demasiado maligna para a saude

          investiga e depois responde 🙂

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Gostava de perguntar a vocês (que pelos vistos percebem de fisiologia) em que estudos se baseiam para dizer tal coisa.

            É que até pode fazer mal, mas os estudos que existem, bem, eu não os encontro.

            Mas pegando no meu caso, durmo há anos ao pé do router, telemoveis e afins, e não sinto nada disto..

            tenho de consultar um neurologista. Espera.. 😉

  8. Avatar de moonnn
    moonnn

    HAHAHA

    Gostei dessa do aquecimento …

    Pensei que era um exame sobre os danos causados pelas frequencias wireless, isso sim seria um bom exame.

    😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      E este não é? este compromete a vida humana, só isso. ..

      Cumprimentos

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Vida humana neste contexto significa o quê?

        Se significa que algumas pessoas que gostassem de ter filhos podem deixar de poder fazê-lo. Sim é verdade! (embora existam fertilizações in vitro recorrendo a dadores de esperma, mas deixemo-las de parte neste contexto).

        Se significa a vida humana em geral é mentira. Se a partir de agora TODA a gente passasse a usar o portátil no colo a natalidade não iria sofrer uma alteração significativa (pelo menos de acordo com o conhecimento actual). Uma coisa não leva necessariamente à outra.

        Dou-te um exemplo:

        Não há grande dúvida que o tabaco pode induzir cancro do pulmão. No entanto, nem todos os fumadores têm cancro do pulmão ou já não existiriam fumadores.

        Tás a ver a ideia?

        No entanto, tu devias já saber isto, uma vez que demonstraste num outro comentário perceber a importância de repetir estudos deste tipo várias vezes.

        Muito embora eles não devam ser repetidos simplesmente, mas certamente que o sabes.

        Cumps

  9. Avatar de Helguera
    Helguera

    Há que passar a colocar nos portateis uma fan virada para a zona para compensar o aquecimento….

    Para ser mais prático, quando for buscar o computador passe pelo congelador e tire um saco de gelo xD

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Por acaso ia escrever isso mesmo mas agora de Inverno ficar com os tintins gelados é dose… :mrgreen:

  10. Avatar de Etelav
    Etelav

    É uma pena porque eu sempre gostei de aquecer as pernas e os testículos com o portátil em cima. Especialmente agora no Inverno 🙁 Mas a saúde está em primeiro lugar. Obrigado pelo alerta.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      olha ve la mas é se…a brincar a brincar,não andas já a dar tirinhos de “polvora seca”… 🙂 ??!!

      cmps

  11. Avatar de kekes
    kekes

    IHHHHH esta já é tão velha. xD nunca é demais recordar xD

    Como o portatil no colo, roupas interiores apertadas, incluso os proprios sabões e champos reduzem a fertilidade masculina. É grave dado que o aparelho masculino é considerado o mais sensivel.

    Nada melhor que deixar de tomar banho andar com a caça ao dependuro para evitar estes problemas 😀

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Resta dizer que o problema e que os testiculos tem uma temperatura optima de trabalho com uma temperatura baixa reduzindo defeitos nos espermatezoides assim como a sua sobreviviencia. Devido a isso e que os testiculos evoluiram para a parte exterior do corpo de modo a manter uma temperatura a baixo do resto do corpo mesmo me situações de doença. Por-los em gelo não resolve tambem xD

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, relembrar e prevenir nunca é demais.

  12. Avatar de alan
    alan

    ótimas notícias, vasectomia wi-fi! (brincadeira, deveras assustador)

    1. Avatar de moonnn
      moonnn

      Falta de conhecimento 5*

  13. Avatar de pfbatista
    pfbatista

    Acho que se alguém passa tanto tempo com o portátil no colo, fertilidade é o menor dos problemas dele.

    O verdadeiro problema é conseguir arranjar alguém para fertilizar…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A sério? Pois mas parece que as pessoas é que andam atrasadas porque estes estudos não se fazem um e acabou! Fazem-se vários para estarem sempre válidos…

      E além disso, os estudos têm de estar actualizados para que as pessoas se previnam, e se sensibilizem em relação aos riscos.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Mário César
        Mário César

        Estou a ver que voltamos a contar com um aviso do género para a semana que vem…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Talvez para muita gente fosse mesmo necessário!

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    A notícia não é novidade mas agradeço ao Pplware o facto de simplesmente a divulgar. É somente o reforço de uma informação muito importante.

    Pese embora é raro usar o portátil no colo, há equipamentos que aquecem exageradamente.

    E mais uma vez relembro que são as nossas rotinas que causam problemas mais tarde; quer estejamos a falar disto em particular ou de ouras asneira que repetidamente fazemos em geral!

    Bom fim-de-semana.

    P.S.: Ah! E quem passa muitas horas em frente ao pc com a mulher ao lado, por vezes, esquece-se que também tem outros deveres 😀

  15. Avatar de Desiludido
    Desiludido

    Isto são notícias demasiado avançadas, tenho também de ter cuidado com o meu coração….

  16. Avatar de UKN
    UKN

    E eu a pensar que era algum virus que ia atacar …

  17. Avatar de Filipe Lourenço

    Ver novelas e casas dos segredos é bem mais perigoso do que meter o portátil a aquecer os vegetais! 🙂

  18. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    “Nos mamíferos terrestres os testículos estão localizados fora do corpo, suspensos pelo cordão espermático, dentro do escroto. Isso permite uma espermatogênese mais eficiente nos mamíferos, devido ao facto de que a actividade enzimática da espermatogênese tem uma temperatura óptima, cerca de 1 °C menor do que a temperatura corporal, que é de 37 °C em humanos.”

    1. Avatar de aver
      aver

      Ya. Também tive que ir à Wikipédia ver o que era o escroto. Sempre lhe chamei a pele dos tomates.

  19. Avatar de Ivo Lavor
    Ivo Lavor

    Ao invés de um PORTÁTIL coloca uma MULHER. Tá resolvido o problema.

    1. Avatar de Desiludido
      Desiludido

      Certo, para lhes dar alguma utilidade 🙂

  20. Avatar de Desiludido
    Desiludido

    A começar por quem escreve artigos inúteis!

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Quem diz artigos diz comentários!!!!
      Se já és desiludido não desiludas os outros também com esse tipo de comentários.

  21. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Depois de muitas boladas nos tomates, bater com os tomates no celim da bicicleta, pontapés e murros (coisas de miúdos)….
    Pessoal dos anos 80 sabe o que isto é….

    Se não for já infértil, tb não há de ser o portátil que me vai tornar infértil.

  22. Avatar de Aleks
    Aleks

    Ayooo carago! Epa 2.5Cº??? Are you nut´s?! OS meus até deitam lume em funcionamento! Deve passar bem dos 2.5 não?! Que artigo , sinceramente? Ainda se fosse por causa dos materias que os portáteis são fabricados, bateria etc… Agora subida de temperatura? O pessoal deve ser virgem e fertil não?Pois nunca passou acima dos 2.5 hahahahahahahahahaha

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Bom. Sem querer comentar o quão opurno foi este artigo não deixa de ser ridículo alguém menosprezar os 2.5ºC.

      2.5ºC é MUITO. E quando digo muito é porque é mesmo muito. Como disse no post acima. 2.5ºC acima da temperatura normal do teu corpo e tás com MUITA febre.

      Cumps

  23. Avatar de António
    António

    Tem lógica. O aquecimento provoca esterilidade pois para haver formação de espermatozóides, os testículos têm de ficar a uma temperatura de sensivelmente 1/2ºC abaixo da temperatura corporal normal. Passando muito tempo em aquecimento, algumas células devem sobreaquecer, o que leva à perda de função.
    Isto responde à indignação ali do Aleks.
    Bom artigo.

  24. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Provoca infertilidade, não impotência sexual!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, e onde leste impotência sexual?

      1. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        O meu comentário é para certos “comentários”.

  25. Avatar de rui
    rui

    Vou já abrir as pernas….

  26. Avatar de mike

    Embora não menosprezando a seriedade do artigo, people … não apanhem muito sol no pacote ok?!:) Tal como o resto do corpo, tem que estar dentro de uma temperatura ideal para um funcionamento correcto! Pensem isto como os iogurtes, tem que tar em uma determinada temperatura senão fica estragado e depois não há iogurte pra ninguém.

    É IRRESISTÍVEL não mandar uma piada sobre este assunto, mas por algum motivo “eles” caiem quando o corpo esta quente 😀 e “sobem” quando esta frio!

  27. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Bem já tinha conhecimento sobre isto há uns anos, mas não deixa de ser interessante.
    É pena haver tantos comentários idiotas num assunto destes.

    Cumprimentos

  28. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Talvez seja esta a causa da natalidade estar a descer LOL.

    Agora a serio… Acredito que o aumento da temperatura no escroto cause alguns problemas a longo prazo.

    Por acaso não tenho muito a mania de o meter no colo, mas as vezes que o metia, vou tentar evitar.

  29. Avatar de Paulo
    Paulo

    Até porque deve ser extremamente dificil fazer sexo com o portátil no meio, mas enfim, mais um artigo de tanga !!!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      És mesmo crominho… enfim.

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    Felizmente, esta infertilidade que se fala neste artigo é transitória! o que se passa é que com o aumento da temperatura a espermatogénese (processo de formação dos espermatozóides) deixa de ocorrer. No entanto, quando a temperatura baixa esta volta ao normal.

    Isto acontece muito com profissões que envolvem posições fixas durante muito tempo: condutores (taxistas, camionistas, etc), pessoas q passam a vida sentadas, etc!

    Como tudo na vida, há que ter bom senso. E se gostam de estar sentadinhos com o portátil nos joelhos, comprem uma base jeitosa, abram um bocado a perna, deixem o tomate arejar!ah e façam uns intervalos de tempos a tempos no estudo/trabalho/diversão/etc…porque para além de vos fazer render mais o tempo, dão ar na máquina de fazer putos!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Eu não sei… Acho que o estudo demonstrado no nosso artigo é bastante mais convinvente, até porque mostra resultados comparativamente ao do JN. 🙂 Mas nao sei. Contudo, o cuidado é sempre meio caminho andado!

  31. Avatar de xoxota
    xoxota

    É por essas e por outras que eu uso meu pendurado, tipo gancho.

  32. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    Até os Mithbusters se riram com este artigo.

  33. Avatar de RV
    RV

    antes disso compromete a carteira 😛 não vai ganhar para trocar de portátil tantas vezes seguidas, se ganhar para tal, é bom que comprometa mesmo a fertilidade, pois não merece ter um. um portátil não é um telemóvel, foram projectados para ser facilmente transportados mas não em funcionamento isto já para não falar nas partículas de pó e tecido da roupa que é sugada para o sistema de refrigeração e o aquecimento provocado pela obstrução das tomadas de ar do equipamento (nota: tomada de ar = entrada, as grelhas que se vêm de lado ou a traz são a saída) assim como nenhum disco magnético resiste a alterações bruscas de ângulo e/ou movimento (lembrar que geralmente giram no mínimo a 5400 rpm com uma agulha de leitura magnética a ler e escrever na superfície). Com isto concluo que quem estiver minimamente habilitado e formado para o uso do mesmo não deverá correr qualquer risco pois sabe que o lugar de um portátil é em cima da mesa e não no colo, na cama nem em mais lado nenhum que não garanta um refrigeração eficiente e de preferência livre de detritos que possam afectar o mesmo.

  34. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Por essa lógica trabalhar 8 horas por dia sentado numa cadeira sempre na mesma posição também deve dar igualmente problemas e no entanto não vejo ninguém preocupado com isso…