Portal do Governo – Saiba para onde vão os seus impostos

39 Comentários

Plataforma de comunicação do Governo

O Governo disponibilizou esta Segunda-Feira um portal que visa concentrar um conjunto de informações num único local. Através de um clique, os utilizadores poderão obter informações dos 11 Ministérios e até quem sabe conseguir chegar ao primeiro-ministro português.

impostos_00

O Portal do Governo concentra um conjunto de informações e tem como objectivo aproximar e dinamizar a relação entre os cidadãos e o Governo. O portal inclui fotos, vídeos, emissões online, informações sobre os 11 Ministérios e a possibilidade de criar o seu próprio movimento.

O que é o “Meu movimentos”?

“O Meu Movimento” é uma forma de dar uma oportunidade a todos de participar no debate sobre o futuro do nosso país.

De uma forma lúdica e simples, qualquer cidadão português pode defender as causas em que acredita, fazendo-se ouvir por todos – e especialmente pelo seu Governo.

Muitos portugueses, especialmente os mais novos, abstêm-se de utilizar os modos constitucionalmente consagrados de se expressar democraticamente.

“O Meu Movimento” inspira-se nos melhores exemplos de comunicação digital existentes no mundo e constitui uma plataforma formativa, transparente e fácil de usar, por cujo intermédio qualquer português, de qualquer idade e em qualquer lugar, pode participar com uma ideia ou uma opinião para melhorar o nosso país.

movimentos_00

Para onde vão os seus impostos?

Uma das funcionalidades interessantes da plataforma é a possibilidade dos cidadãos saberem para onde vão os seus impostos. Para tal basta indicar o Estado Civil, Rendimento anual bruto e número de pessoas que constituem o agregado familiar.

impostos_02

Da simulação resultam valores aproximados, apenas para fins pedagógicos. É validado um rendimento anual bruto de 500.000€ para o estado civil casado e até 250.000€ nos restantes casos. Além disso são ainda apresentadas algumas pequenas informações do tipo:

Sabia que…

…em 2012, cerca de 11% da despesa total das Administrações Públicas vai destinar-se ao pagamento de juros? (Fonte: Orçamento do Estado para 2012, Contas das Administrações Públicas – Contabilidade Nacional, 2012)

Segundo informações, o projecto custou ao Estado cerca de 75 mil euros, foi elaborado pela agência The Grand Union e pretende ser «a plataforma de comunicação do Governo por excelência»,, sob a coordenação de Marta Sousa, assessora do primeiro-ministro e responsável pelo Grupo de Projecto para as Tecnologias de Informação (TIC).

Homepage: portugal.gov.pt

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis
    luis

    MUITOOOOOO LENNNNNNNNTO!

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Deve lá ter uns 500.000 jornalistas pendurados à cata de notícias

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        “Notícias” que consistem em estatísticas regurgitadas para a TV juntamente com gráficos e algumas imagens. Não é jornalismo.

  2. Avatar de POC

    Acho boa ideia, tudo o que seja a bem da transparência é de louvar. Mas também todos sabemos que os valores e pormenores ali colocados, não são propriamente os dados duma auditoria isenta.

    De qualquer forma, “thumbs up” para esta iniciativa.
    Ontem experimentei aceder ao site e tive bastantes problemas, as páginas não carregavam correctamente. Espero que esteja ultrapassado.

    Cumprimentos,

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Atirem-me areia para os olhos que eu gosto…
      Será que continuamos a deixar-nos levar pela “boa vontade” destes (des)governos?!

  3. Avatar de Viriato
    Viriato

    Tenho a impressão que este site não está com problemas, não abre!

  4. Avatar de Tony_tha_Mastha

    O site parece estar offline :/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A mim demorou-me também muito a abrir….é mesmo carga no servidor 🙁

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Esta solução de 75 milhões é lenta e digo só a carregar.
    Com tanto portal que era suposto este uniformizar onde estava a experiência, onde estava a boa escolha de técnologias, onde estava alguém que se lembre um portal costuma ter muitos clientes tem de aguentar a bronca ….
    E já agora quais os custos de manutenção disto ?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      “o projecto custou ao Estado cerca de 75 mil euros,”

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Quanta precipitação.
        Ele referiu manutenção…

  6. Avatar de Emilio Bandeira Lima
    Emilio Bandeira Lima

    Isto é divulgação de site ou promoção pessoal? O primeiro rosto que aparece no portal do governo é a do primeiro-ministro. Isso para mim é crime

    1. Avatar de JC
      JC

      O gajo até pode ser feio, mas CRIME???

      1. Avatar de Emilio
        Emilio

        No Brasil promoção pessoal com dinheiro público é crime. Em Portugal não é?

  7. Avatar de Filipe Craveiro
    Filipe Craveiro

    75 mil euros?

  8. Avatar de diogo gomes
    diogo gomes

    vou criar o movimento arranjem um servidor decente!

  9. Avatar de Redin
    Redin

    O que vão eles fazer com utilizadores (como eu) que não desejam usar redes sociais? E ainda por cima o facebook.
    Ficam excluídos de uma participação activa e cooperativa?
    Só espero que não se lembrem de obrigarem os portugueses a usarem redes sociais para outros serviços.
    Se resto, apoio este tipo de iniciativas. Mal não farão, mas para fazer o bem fica a esperança.

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Conversa fiada para entreter o pagode…

    O site dá uma suposta distribuição média sobre o destino dos impostos pagos em IRS. Digamos que se eu só tivesse pago no ano passado, em impostos, o que lá diz era um gajo feliz.

    Falta o IVA, a Segurança Social, o ISPP, o IMI e taxas conexas, as restantes e múltiplas taxas, taxinhas e tachonas sortidas que aparecem, mais ou menos disfarçadas, em tudo o que mexe (e ás vezes nem isso), etc.

  11. Avatar de aver
    aver

    Era uma vez uma Carochinha que casou com o João Ratão.

    In, “A História da Carochinha”

  12. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Onde está o dinheiro que nós damos à Microsoft?

  13. Avatar de André M.
    André M.

    Um dos próximos a levar com um deface em cima 😀

  14. Avatar de pfbc
    pfbc

    podia-se criar um movimento em defesa do software open-source na administração pública…

    1. Avatar de João F
      João F

      Bravo !
      Eu apoiaria esse movimento.
      Admira-me como ainda não estudaram essa opção,
      evidente que seria uma poupança de centenas de milhões de € anuais, que evitaríamos pagar em impostos…

  15. Avatar de fernando G
    fernando G

    Será que dá para enviar um petardo aos Politicos todos??

  16. Avatar de B80
    B80

    A funcionalidade “Para onde vão os seus impostos?”, não me parece estar completa. Eu quero saber qualq percentagem dos meus impostos que vão para politicos, serviços e funcionários corruptos; negócios danosos para o estado; cunhas e tachos, etc.

    Pagar 75 mil euros e ter um serviço incompleto não me parece bem. 😛

  17. Avatar de Viperz0r
    Viperz0r

    “A sua pesquisa: tentativas de cross site scripting”

    lol =)

  18. Avatar de Filipe Neves
    Filipe Neves

    Muito estranho isto… no Firefox carregou num instante mas no Chrome pura e simplesmente não abre… 🙁

  19. Avatar de Marco
    Marco

    O que a função pública gasta em software proprietário é escandaloso. Devia adotar, e rapidamente, software open-source.
    Este é mais um sítio de lançamento de fumaça deste (des)Governo.

  20. Avatar de António
    António

    Site em xhtml!
    E html5 nada?

    Por 75 mil euros é a maior roubalheira k já vi!

    Isto é uma vergonha…

  21. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    n sei pq estes sites do governo em apx nunca abrem a tempo e horas e muitas vezes as funções de pesquisa estão muito mal implementadas (como é o caso do da segurança social)

  22. Avatar de Red Devil
    Red Devil

    Mais uma forma de nos atirarem areia para os olhos…
    Mais dinheiro gasto em recursos que nao interessam (mera publicidade).
    Ja nao vamos falar no valor que estara a ser pago a alguem que nem escrever a maquina sabe para actualizar este site!

    enfim…

  23. Avatar de Igor

    como é que se vota/apoia um movimento? gostei dos dois abaixo, no entanto ainda não percebi como é que dou o meu apoio 😐

    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=180
    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=168

    1. Avatar de João
      João

      Aparentemente é pelo nº de + no Google+ e likes no facebook,
      http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/questoes-frequentes/como-se-processa-a-votacao.aspx
      incentivar a participação da população usando as redes sociais.
      Acho mal se apenas o movimento mais votado ter direito a reunir com o PM.

      1. Avatar de Igor

        @joão, já percebi! só depois da validação do teu registo é que aparece o botão ‘apoiar’!

  24. Avatar de vb
    vb

    75 mil euros !!!
    Também não falemos só mal.
    O design está muito bom.
    Mas só consegui visitar o site uma única vez depois nunca mais abriu.
    É isto um site do governo… como já estamos habituados a esperar em filas das suas repartições agora ficamos a espera que este site esteja acessível… não se esqueçam isto é um site do governo. lol

  25. Avatar de Alex
    Alex

    Espetáculo… portal novo de 4 em 4 anos!

  26. Avatar de dasilva
    dasilva

    se este site pretende ser uma das faces do governo estamos tramados, é super lento…