Portal de contraordenações: Tem alguma multa de trânsito?

144 Comentários

É condutor e não sabe se está para chegar por aí alguma multa de trânsito? Agora já não precisa de esperar pois foi recentemente disponibilizado o Portal de Contraordenações Rodoviárias que permite aos condutores consultarem o cadastro individual mas também os processo associados às contraordenações.

portal_01

Foi no passado dia 7 de Maio que o secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida deu a conhecer o Portal de contraordenações Rodoviárias da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária(ANSR).

Este portal permite a consulta online de vários elementos do condutor (como por exemplo as multas, processos abertos e penas acessórias) e, em breve, até permitirá que os condutores apresentem a sua defesas, através de requerimentos, saber o estado em que se encontram os pedidos e também solicitar o pagamento de contraordenações em prestações.

Para aceder ao portal de contraordenações da ANSR basta que use o seu cartão de cidadão ou através de um registo usando o seu NIF/Cédula Profissional.

contraordenações_01

João Pinho de Almeida revelou que este é um importante passo para a carta de condução por pontos cujo projecto de lei vai a Conselho de Ministros na próxima semana.

Via ANSR

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nokia 3310
    Nokia 3310

    prefiro que cheguei a notificação por correio assim pode ser que prescreva

    1. Avatar de lol
      lol

      e o que é que uma coisa tem haver com outra ?
      o portal só serve para consultar o estado. O facto de o estares a fazer não quer dizer que vá acelerar o processo.

      1. Avatar de Mauro Henriques
        Mauro Henriques

        Não vai acelerar mas assim ficam com os teus dados.

        NIF, Carta de Condução, Morada. Quanto mais devagar tiver a carta para chegar melhor.

        1. Avatar de Tiago Sousa
          Tiago Sousa

          Não sei se já o avisaram que estamos em 2016 e não em 1984?

          1. Avatar de Joao Mechanico
            Joao Mechanico

            Deve ser por isso q devia ter entregue a carta à 1 ano e ainda conduzo. Bom sistema, obrigado.

      2. Avatar de marco
        marco

        desculpem a minha ignorância para que querem o nib? no ato do resisto? obrigadas.

        1. Avatar de AAA
          AAA

          Segundo eles, o NIB, serve para devolverem coimas e custas pagas, que depois venham a ser reclamadas pelo infractor e cuja reclamação tenha sido aceite.
          Isto segundo eles dizem, note-se

        2. Avatar de Miguel Antunes
          Miguel Antunes

          Marco, mas qual NIB? Eles pedem é o NIF!
          O primeiro, é a identificação bancária que eles, obviamente, não querem para nada!
          O 2º, é a identificação fiscal que serve para… isso mesmo!

          1. Avatar de António
            António

            É tão bom comentar! Alguém dizia-me, há tempos, que uma das caractetistícas dos portugueses é acharem que tem opinião sobre tudo e mais alguma coisa e SEMPRE com razão!
            Pedem o NIB na última linha do formulário: “NIB (para devoluções)” se bem que a informação não é obrigatória.

    2. Avatar de Malcom X
      Malcom X

      O Big Brother Esta Pedindo apenas que facilite seu trabalho de control de estado policial e dictatorial quanto mais depressa o poder ajudar facilitando todos os seus dados pois seus gostos pessoais seus segredos mais intimos, suas taras e tabus nos ja os sabemos. agora por favor colabore para que seus crimes rodoviarios possam ser rapidamente condenados. O Big Brother Ama voce Irmao e Irma, logo logo teremos uma Nova Ordem Mundial Luciferiana Para vos oferecer. Vices vao adorar, terao muito mais espasc na terra para cada um dos que sobreviver a todo o exterminio em massa que estamos preparando pensando so e apenas so em vosso bem. Colabora vai.

  2. Avatar de gebrael
    gebrael

    Porque e preciso tanto informacao para se registar ? Devia bastar o registo do portal das financas e daria ligacao a tudo , nao trabalham todos para o mesmo ? Se ate as multas das autoestradas e pontes sao feitas pelas financas e nao tem nada a ver com o estado , resumindo MAIS UMA QUINTA PARA ALGUNS CHULECOS.

    1. Avatar de Falconet
      Falconet

      De facto é uma estupidez. Não percebo porque não pode haver uma única conta por contribuinte/etc para todos os seviços do Estado seja finanças, seg social directa, saúde, multas, etc.

      Enfim….

      1. Avatar de Anibal
        Anibal

        Mas o login é o mesmo que o portal das finanças não leram o início

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não pode haver um único registo por cidadão pois a Constituição Portuguesa não o permite, tem haver com as liberdades individuais.

      Se bem que tecnicamente é perfeitamente exequível fazer um “query” a todas as bases de dados, legalmente não é permitido.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Peço desculpa se vou parecer rude, mas como é possível usar exequível numa resposta e depois – neste caso antes, na frase anterior – não saber diferenciar haver e a ver? Ou mesmo que ver?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          As duas formas são corretas, mas têm sentidos diferentes.
          Ter a ver com, ou ter que ver com, tem o sentido de «estar relacionado com; dizer respeito a»:
          O texto tem a ver com política.
          Ter a haver quer dizer «ter a receber»:
          O cliente tem a haver 2 euros de troco.

          1. Avatar de Prof
            Prof

            Tem haver com liberdades individusis? Ou tem a ver com com as liberdades individuais? Deu um explicação correta mas continua mal escrito.

          2. Avatar de cogudelice
            cogudelice

            Ambas estão corretas, apenas teem sentidos diferentes, ou têm* ok ? (O.K.* de Oll Krigth? ) prof?

        2. Avatar de lol
          lol

          Peço desculpa vou parecer rude, mas porquê uma pergunta tão desnecessária?

  3. Avatar de Flavio Oliveira
    Flavio Oliveira

    Não façam registo………. Mais uma forma de ser controlado mais rapidamente…. nao devem ir atras disto cheira mal 😉

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Hummm…. Cheira-me que tens facebook….

      1. Avatar de Mauro Henriques
        Mauro Henriques

        Hum… cheira-me que tens conta Google.

        É exatamente isso Flávio. É mais uma forma de controlo não é nada para facilitar o utilizador/condutor.

    2. Avatar de cogudelice
      cogudelice

      ya, pedem muitos dados.. mas tambem de quem é , estranho andarem atrás desses dados e sua relação, pois duvido que não tenham acesso a estes dados e mais alguns. Pode ser segurança, e coerencia, ou destaque da sua independencia, enquanto entidade do estado. Mais uma maminha, para a ovelhinha :/ dooh.. seja como for cheira mal sim…

  4. Avatar de bartlol
    bartlol

    Ainda por cima o site está sempre a crashar… mandem as multas para casa…quando chegarem logo se vê se se pagam…e se há cash flow…

  5. Avatar de xico esperto
    xico esperto

    Para informação as coimas prescrevem passado 2 anos, ANSR só pode cobrar coersivamente em tribunal por enquanto os tribunais demoram mais tempo que os dois anos por isso não paguem esperem os dois anos passado esse tempo prescrevem e deixam de existir, antigamente era só 1 ano mas como viram que passava rápido passou a 2 anos.
    Já tive varias e nunca paguei tanto de estacionamento como de velocidade todas prescreveram….
    Só as pessoas mal informadas é que pagam com medo do ESTADO …..

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Aqui está um bom comentário. Já sabia disso mas gostei. Tou a ver que não sou o único.

      1. Avatar de DD
        DD

        Não é bem assim caros senhores. A partir do momento que são notificados do levantamento da contraordenação, o prazo interrompe-se e volta a contar de novo 2 anos. Após isso e se não pagarem serão notificados de uma decisão administrativa condenatória de valor superior ao da multa inicial e por vezes já com período de inibição de conduzir, se ainda assim nada disserem mas tiverem sido efetivamente notificados desta decisão o processo é sim, remetido ao tribunal competente e aí os prazos já não vos valem de nada, a multa será triplicada assim como a sanção acessória de inibição de conduzir ou apreensão de veículo. Se forem notificados (pelos CTT ou presencialmente no ato da multa) estão de facto, tramados.

        1. Avatar de Adv
          Adv

          “O procedimento por contraordenação rodoviária extingue-se por efeito da prescrição logo que, sobre a prática da contraordenação, tenham decorrido dois anos.”
          Não fazer confusão entre a notificação da decisão administrativa, e a primeira notificação do auto de contraordenação.

        2. Avatar de MJSantosLx
          MJSantosLx

          Não é bem assim, pois eu fui autuado e só soube passados 3 anos e mesmo assim a multa não perscreveu

        3. Avatar de Maria Ivone
          Maria Ivone

          então, se não levantar a carta nos CTT, que acontece????

    2. Avatar de eu sei
      eu sei

      Caríssimo está mal informado são 5 anos e não 2 e já era

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Caríssimo…onde viu que o prazo de prescrição são 5anos??
        Obrigado

      2. Avatar de Ze Sousa
        Ze Sousa

        Vah ao site da ANSR… são 2

    3. Avatar de Fabio Silva
      Fabio Silva

      E quando eles dizem que se o pagamento não foi feito no momento ficam-te com a carta e que depois terás de ir pagar a multa a uma esquadra para reaver a carta, como fazes? o que dizes?

      1. Avatar de david
        david

        Dizes que queres fazer uma doação à Cruz Vermelha do valor da multa.

        1. Avatar de Fabio Silva
          Fabio Silva

          Explica lá isso melhor sff. Posso dizer que quero fazer uma doação à Cruz Vermelha do valor da multa e assim não tenho que pagar no momento?

          1. Avatar de jota jota
            jota jota

            Não dizes, tens que fazer uma doação e pedir o recibo da doação com o teu NIF.

      2. Avatar de jaime
        jaime

        Que fiquem com a carta mas que me dêem a guia para andar na mesma ..

    4. Avatar de David
      David

      tb posso alegar que :
      só as pessoas irresponsáveis é que estacionam em cima do passeio, nas passadeiras e andam muito acima da velocidade limite em localidades e depois se gabam de nao pagarem multas.
      É o chamado “chico-esperto” no seu melhor!
      Bravo!!

      1. Avatar de A. Ferreira
        A. Ferreira

        David, imagina que estás a trabalhar e que o teu trabalho involve estar sempre na estrada e fazer muitos quilometros por dia. Vais numa nacional daquelas que nao ha passeios nem peoes, apenas umas casas no monte. Nesse meio do nada o limite de 70km/h passa para 50km/h e tu vais a 73km/h.
        Os “nada-chico-espertos” dos GNR estao a um cantinho refastelados no carro estacionado à tua espera e é quando percebes que, na calma da tua conducao nessa estrada de alcatrao liso e a vista livre de pessoas por uma ampla distancia, vais apanhar uma multa grave porque vais a mais de 20km/h acima do limite.
        Percebes tambem que andas a trabalhar para te extorquirem 120 euros e ainda te tirarem a carta de conducao, que tanto precisas para trabalhar, durante 1 mês.
        Mas para compreender isto tudo primeiro precisas de perceber que estas a trabalhar… ;p

      2. Avatar de Salsed
        Salsed

        Fraco, muito fraco David. Mais sabes tu, que temos políticos fracos que se aproveitam de tudo para meter a mão. Eles recebem sempre de todo o lado e metem, mais que sabido. Fazem leis à medida e sempre a prejudicar o cidadão. Eu não concordo com limites de velocidade ridículos, ausência total de estacionamento e polícias escondidos. Pago bem para um estado de direito, sabes o que significa? É para todos, não para os políticos, somente.
        Depois é preciso de distinguir, se trabalhas num edifício um dia inteiro, não estás constantemente sujeito a multas, o profissional, um dia inteiro na estrada, está sempre sujeito a polícias escondidos e radares, falta de estacionamento etc.
        Resumindo, és um yes man, manso, o típico tuga que nas eleições dá beijocas nos políticos e vem de sorriso orelha a orelha com uma esferográfica. Tristeza…

    5. Avatar de cogudelice
      cogudelice

      Correu-lhe bem, pois sabe que, p.ex. sendo “mandado parar” pelas autoridades, terá que pagar as suas multas no ato, e acredite que terão acesso a elas, ou se perdesse a carta de condução, e precisasse dela para um registo ou um seguro, e tivesse que tirar uma segunda via, penso que teria coo condição a regularização das multas pendentes ( estou quase certo desta, mesmo que hajam excepções, que as há!)
      Mas há muitas que expiram sim, já me expiraram algumas, graças ao Sistema 🙂
      Mas o giro era uma consulta a este site, fizesse um “reset” ao tempo de prescrição. 😛

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nesta fase inicial (?) preocupa-me se os dados submetidos para registo estarão suficientemente seguros, não tanto quanto aos protocolos de acesso ao Portal, mas mais quanto à base de dados dos utilizadores.

    Também me preocupa que a mentalidade do Estado continue a ser a de “primeiro paga, depois logo faz o requerimento”.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde. Como é que as multas prescrevem se quando são multas por excesso de velocidade registadas por radar por ex. e se depois são entregues pelos CTT e com necessidade da nossa assinatura aquando da entrega?

    1. Avatar de DD
      DD

      Precisamente, a assinatura faz prova da receção da notificação ao “arguido” em Tribunal ou na Entidade Administrativa e faz prova também que foi notificado dentro do prazo legal para pagar voluntariamente. Volta a contar novo prazo de 2 anos. Caso não pague nem diga nada (através de recurso administrativo que interromperá o prazo de novo) o processo remete a Tribunal e aí são aplicadas penas bem mais pesadas com coercividade mais evidente.

      1. Avatar de mslima
        mslima

        Boa tarde! E qual seria este prazo legal de notificação?

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Muito simples, quando receberes o aviso de recepçao, enviar para tras ao remetente, como desconhecido, mudou-se ou algo assim do genero. Onde está a duvida? Se mesmo assim, nao fores levantar o aviso, em vem como correio normal, mas por magia pode desaparecer.

      Ninguem pode ser condenado ou autuado por algo que nao tem conhecimento, e nisto estás a dar conhecimento as entidades que nao tens conhecimento

    3. Avatar de Andre
      Andre

      Além que durante o processo podes mudar de residencia ou mesmo mudar para o estrangeiro. Logo aí nao tens conhecimento que seja

  8. Avatar de DD
    DD

    As pessoas que estão a dizer que têm multas prescritas – considerando que foram notificados da multa ou decisão administrativa no prazo de 2 anos a seguir à prática da contraordenação – provavelmente já têm o processo a correr em Tribunal no seu nome e ainda não fazem a mínima ideia porque estes processos contraordenacionais muitas vezes “jazem” em Tribunal mas tendo todos os prazos sido cumpridos voltarão a ser notificados. Aconselho sempre a apresentar recurso administrativo.

    1. Avatar de José
      José

      Meu caro, eu só fui notificado um 18 meses depois da suposta infracção. Paguei a multa a minha 1ª em 30 anos de condução porq

    2. Avatar de José
      José

      (Cont.) peço desculpa sem querer carreguei no “enter”. Como dizia foi a minha 1ª multa em 30 anos, e única até agora. Faço tudo mas mesmo tudo que me for possível para cumprir as regras, mas dessa vez eu nem faço ideia sequer como aconteceu. Apenas vinha referido na tal notificação que tinha passado a 70 Km/h num local de 50 na Avª da India, mas tudo está muito mal assinalado, para não variar. Disseram também que foi um radar que obteve essa informação. Ora eu simplesmente não faço a mínima ideia desse dia, nem sequer situação porque é muito raro eu passar nessa avenida, mesmo muito raro. Mas só mais de um ano e meio, é que soube que tinha cometido uma infracção que apesar de estar no prazo, não me deu nenhuma oportunidade de me explicar ou sequer defender, simplesmente não faço ideia. Suspeitei da seriedade do nosso Estado, pois como expliquei sou muito cuidadoso com as regras se bem que por vezes é, quase impossível respeitar seja o que for, mas fiquei convencido que houve caça à multa para fazer dinheiro de qualquer maneira, porque se quisessem apanhar infractores, não falta por aí quem cometa verdadeiras barbaridades sem qualquer sanção.

      1. Avatar de Carlos Gomes
        Carlos Gomes

        Se foi dentro de uma localidade, não é necessário estar nada assinalado. Dentro das localidades é no máximo 50, salvo esteja assinalado que seja inferior.

  9. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Comecei a registar-me e desisti… É preciso tanta coisa? É preciso o upload de tanto documento? Vão levar no…

  10. Avatar de bismarques
    bismarques

    Não consigo fazer o registo, na altura de começar a carregar a documentação vai baixo! Já é a segunda vez que o site é “lançado” e está sempre com o mesmo problema!

  11. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Ainda por cima EXIGEM cartão cidadao + carta de condução digitalizada!!!

    Enfim!!

    Não me vou registar.. pelo menos para já!

  12. Avatar de F.Nobre
    F.Nobre

    Vendo a notícia publicada acima parecia de facto que finalmente alguma modernozação administrativa tinha sido implementada. Parece que com o cartão do cidadão e respctivo PIN se acederia aos dados pessoais relativos a contra-ordenações rodoviárias de uma forma simples e sem burocracia.
    Pois não.
    O cartão de cidadão apenas permite fazer a parte inicial do registo no portal, sendo necessário indicar dados já constantes na carta de condução, tem ainda de se enviar cópia digitalizada da referida carta de condução (dados já existentes na ANSR) e aguardar que seja enviada PELO CORREIO uma senha de acesso.
    Pergunto eu:
    -para quê e porquê se insiste na complicação burocrática dos processos mesmo quando se invoca a sua simplificação?
    – porque não foi este processo explicado na notícia publicada neste site? Não é dever dos jornalistas testarem a veracidade das informações publicadas?

  13. Avatar de Andre
    Andre

    O que questiono aqui é o facto do portal das finanças ser https e este apenas ser http. Não duvido que o portal seja fidedigno, mas com digitalização de documentos… no thanks!

    P.S.- No entanto gostava de saber mesmo quantas multas tenho para pagar.

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    O processo é provavelmente é exigente para provar que o condutor é mesmo o condutor. Depois quando levarem uma multa, recebem imediatamente no e-mail, provavelmente ainda vão ao volante 🙂

    O estado não é pessoa de bem, convençam-se disso. (Paulo Morais ou Medina Carreira)

  15. Avatar de João Martins
    João Martins

    já me registei a uns tempos e ficaram de me mandar a pass para casa atraves de carta..mas o site ainda esta com alguns problemas e ja la vao mais de 15 dias e nao me chega carta nenhuma..

    1. Avatar de jota jota
      jota jota

      é porque não tens multa a pagar, se não já te tinham chegado a casa

  16. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Alguém me pode dizer porquê tanta coisa para se registar? Das duas uma ou o estado não tem o registo de todos os condutores ou esta fazer dos português burros! Eu quando tirei a carta tive que apresentar o BI (na altura BI) e a carta foi passada pela DGV, então pergunto eu
    -Para que scanner dos documentos?
    Alguma coisa não está bem!

  17. Avatar de bosnia
    bosnia

    Não se registem , não vale a pena , este processo é só para confirmar e cruzar informação com moradas da carta de condução e com o cartão do cidadão ou bi, caso não estejam iguais , então ai vem a multa , e nem só , também verificam as cartas falsas etc. ( este ultimo até tem logica ).

    Veja-se o meu caso , notem só , para que serve o registo no portal , se o estado já tem o registo, isto é só para confirmar que se autoriza a multar e notificar , mais depressa.

    No meu caso , tenho duas viaturas em meu nome, uma quem a conduz é a minha filha e anda com ela a tempo inteiro , no passado mês recebi uma carta registadas via ctt , vida da GNR, bem pensei deve ser uma multa , bom a minha cabecinha não parou de pensar até ao momento que fui levantar a carta aos ctt e verifiquei que, na verdade era uma multa de estacionamento do mês de julho de 2014 , quase um ano passado ,. bem , não deixaram papel no carro , não foi possível identificar o condutor , então através da matricula do registo do carro , notificaram -me., e o que me leva a ficar preocupado é o seguinte, afinal um qualquer GNR tem acesso a base de dados da minha identificação , porque na multa , vinha , numero de contribuinte , numero da carta de condução e numero de c.c , toda informação .
    Então agora pregunto eu , como é que os dados pessoais do cidadão estão protegidos.?.

    Sem me dizer ?,. não vão em tretas. os bofias , com um único telefonema , e sem mandato conseguem toda a informação , e ainda se gabam .

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Vejo pessoas sem capacidade para ter carta quanto mais para fazer comentários infelizes como o seu. Só mostra a cultura de cada um. Mandato para aceder aos dados de um proprietário de uma matricula???? Se a tal Bófia como lhes chama não a tem, quem a deveria ter? O papa??
      ´Você é um infeliz e sem cultura

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sempre me questionei porque é que algumas pessoas não conseguem ver a trave à frente dos próprios olhos?

  18. Avatar de Florista
    Florista

    Em Junho de 2011 tive de ir ao Porto com a minha esposa, mais propriamente à Av. da República. Estavam vários carros estacionados em 2ª fila que ocupavam uma das faixa de rodagem. Não deixei ali o meu porque estava à multa, fui estacionar bastante longe num local onde não existia qualquer impedimento. No regresso a casa. já na autoestrada, vi um papel a vibrar no limpa para-brisas. Parei de imediato numa estação de serviço e para meu espanto, era uma multa de estacionamento cuja hora indicava que fui multado nesse preciso local. Fiquei revoltado e a minha esposa disse; “-Paga e não vamos arranjar problemas.” O problema foi pagar!… não consultei o artigo referido na infracção e poucos dias depois de ter pago recebi uma carta do MAI com 6 meses de pena suspensa porque estacionei em cima de uma passadeira. Ao pagar, assumi que assim foi. Jurei. nunca mais na minha vida voltarei a pagar uma multa voluntariamente. Devemos contestar sempre e é uma realidade que o estado, incluindo as autoridades, não é uma pessoa de bem.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Então pois eu digo te melhor, eu que não acredito em bruxas acabei por ir a um centro de espíritas que me disseram ser médium e que terei sempre esse problema(azares com outras pessoas) enquanto não dominar a não deixar entrar a inveja e maldade dos outros (que para meu azar são representantes do nosso estado)..Fui multado em excesso de velocidade num radar e não paguei pois não tinha como no acto (ficaram com a carta e passaram me guia), com essa permitir-se conduzir até à pagar, qual o meu azar quando tenho um acidente e depois deste infeliz episódio apanho um guarda que com os meus documentos e 3nquanto aguardava dentro do veículo imobilizado a chegada do reboque,deito o cigarro pela janela porque não tinha cinzeiro e o guarda se me dirige e diz já h ganhou mais 60 euros “,não percebi o que queria dizer até me dizer paga já a multa do cigarro que deitou para estrada ou ficam os documentos?”, recusei me a pagar tal situação e ficou me com os documentos e passou me outra guia, aqui já tinha guia de carta e de documentos..
      Passado um mês nem tanto, sou parado por uma patrulha da GNR que me pede os documentos ao que disse não os ter comigo (sabia que os tinha mas como já imaginava que ao me.deslocar com guias seria tratado de forma diferente de um outro qualquer cidadão optei por tal, enquanto.me dirijo ao carro deles para dar os meus dados e eles se certificarem , qual o meu espanto quando.um deles dizia final tem-nos aqui”, tinha acabado de entrar no meu carro e mexer-me em tudo na porta luvas e começado a ler desde extratos bancários a cartas pessoais etc, não satisfeitos dizer-me que iriam revistar o carro e para abrir porta bagagens numa revista, melhor foi eu ter descoberto que a inspeção tinha acabado 4 dias antes e que estaria a transgredir em tal (250euros), para tufo m3lhorar qual o meu espanto quando.me diz para assinar a multa de falta de carta e de documentos ao m3smo tempo que o vejo a esconder papeis meus no bolso,o que peço para mos devolver pois está me a roubar as às guias que me permitiam conduzir e não ser.multado(ao o que se recusa dizendo nada ter meu com ele), quando.mw viu tão enervado e preparado para chamar outra brigada lá retirou uma das guias e ma rasga diante da cara dizendo vê é lixo, não. Lhe serve de nada”, quando.mw preparo para telefonar para a polícia a pedir alguém perguntar-me se não assino a multa e aviso de entrega dos documentos em 8 dias, recusei apenas assinando a multa da inspeção e põe-me no lugar da assinatura-recusou-se a assinar” ,me tem-se no carro e fogem literalmente…dirijo- me ao centro de inspeções e não. Me faziam.sem os documentos ou guia,revoltado fui à GNR e falo.no que se tinha passado ao que me atende e esse diz-me”nao fui eu pois não é tem provas ou testemunhas que os colegas fizeram isso?”,calei-me e vi que cada palavra só piora vá a minha situação, pensei em ir ao posto desses senhores que afinal eram.de outra esquadra que não a que me tinha dirigido mas pensei que ainda seria pior nessa..
      Se isto parece um filme então imagine em o que é em cada sítio darem uma informação diferente para pedir uma segunda via que me permitisse fazer a inspeção caducada, numa que era no comando central a 80 km do sítio onde estava, nessa depois de fazer essa km que era no norte a 600km de onde me encontrava que onde me tinham actuado e passado a guia que poderiam resolver a minha situação, deslocar-se a minha família lá e dizem que seria nesta zona que teriam de resolver pois era onde tinha sido actuado por último, volto a Faro e dizer-me que lá em cima não sabem.o que fazem e que lá é que terão de me dar a 2 via, lá consegui que me passassem a fotocópia dos meus documentos apreendidos no sul mas que já tinham sido enviados para o norte e que me.permitiu efectuar a maldita inspeção pois tinha na fotocópia o carimbo da GNR…mas desde esse dia que ando sem guia de carta de condução e agora apareceu me uma notificação por desobediência à autoridade (julgo que por ter tido medo de me dirigir à esquadra a fazer queixa dos guardas,encontram eu agora como arguido de desobediência e aqui me mantenho sem.nada para poder fazer prova pois ninguém sabe quem afinal tem que me tratar de passar nova guia..
      Agora tenho mais o episódio de ir para tribunal e pedir a Deus e aos anjos que a minha mãe não tenha um ataque cardíaco quando lhe disser que tem que ser minha testemunha, visto que foi a ela que lhe disseram em 2 dias diferentes que não podiam passar nova guia, como se faz então para apresentar?!?!

      1. Avatar de pedro
        pedro

        .nunca me lembro de reler o que escrevo e só depois de enviar é que vejo a imensidão de erros que o telemóvel escreveu e alterou por mim..paciência para quem leia e no caso de ser aprovado por quem nesta democracia modera se são válidos ou não para serem apresentados..Acho que cada um da forma que seja tem o direito de se exprimir..

  19. Avatar de PP
    PP

    Boa tarde, alguém já recebeu a carta com a senha ?

    1. Avatar de jorge pina
      jorge pina

      eu ja recebi

      1. Avatar de Paulo Carvalho
        Paulo Carvalho

        Boa tarde, a carta com a pass era registada?

  20. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Malta cuidado!!! isto é só para iludir os estúpidos… Inscrevem-se utilizando os vossos dados pessoais e depois consideram-se notificados!!! Não há nada como a tradicional maneira do correio, que (in)felizmente, graças à falta de vontade de trabalhar dos juristas da ANSR permite jogar quase sempre com a prescrição do processo contra-ordenacional!

    Abram os olhos!!!!

  21. Avatar de Paulinho do céu
    Paulinho do céu

    Não se deixem apanhar, isto é apenas para lhes facilitar a vida, há muita multa a voltar para trás, não conseguem notificar o infractor, por várias razões, e uma é a residência desactualizada na carta.
    Desta forma o tempo e rápido chega à prescrição.
    Não lhes facilitem a vida, não actualizem as moradas, se querem dinheiro das multas que as passem na hora.

  22. Avatar de Paulinho do céu
    Paulinho do céu

    Não se deixem apanhar, isto é apenas para lhes facilitar a vida, há muita multa a voltar para trás, não conseguem notificar o infractor, por várias razões, e uma é a residência desactualizada na carta.
    Desta forma o tempo e rápido chega à prescrição.
    Não lhes facilitem a vida, não actualizem as moradas, se querem dinheiro das multas que as passem na hora.

  23. Avatar de Sofia Pinho
    Sofia Pinho

    Boa noite!

    Por acaso acabei de me registar, e só agora vi os comentários … alguém que se tenha inscrito teve alguma espécie de problema? Agora até fiquei com algum receio e creio que não dê para cancelar a inscrição …
    É que hoje entrei em paranóia, pois passei por um radar no percurso Ovar – Aveiro, quer a ir, quer a vir, e apenas na vinda me apercebi!!!
    Se alguém puder acrescentar algo, agradeço!!!

  24. Avatar de Hélder Soares
    Hélder Soares

    Numa tarde destas passei num cruzamento onde se encontrava uma operação stop, ao atravessar o cruzamento, pois fui em frente, reparei que na via à direita de onde segui estava um agente com a lanterna no ar, mas como não virei para lá assumi que não seria para mim.
    Mais tarde, um amigo meu que se encontrava lá parado no momento disse que o comentário do agente foi que EU FUGI… Quando na realidade parei no stop, Arranquei calmamente e segui na minha via a não mais do que 40kms/h.
    Na realidade não fugi, somente assumi que não seria para mim. Poderia ter parado perfeitamente, pois tenho tudo legal e ok.
    O que poderá estar aqui em causa? Como a eventual ordem de paragem foi dada numa via por onde não segui, e o referido agente encontrava-se afastado e não foi evidente que a ordem foi para mim. E o facto de eu seguir calmamente viagem comprova, quanto a mim que não fugi.
    O que me poderá acontecer?
    Desde já grato pela vossa ajuda e esclarecimentos.
    Respeitosamente,
    Hélder Soares

    1. Avatar de Atento a tudo
      Atento a tudo

      Vais preso

      Agora já toda a gente sabes que viste o polícia com a lanterna levantada 🙂

  25. Avatar de susy
    susy

    Boa noite, Estou com muita vontade de n pagar as multas que recebi da GNR. E pq? Pq passaram-me varias multas por estacionamento indevido, sempre no mesmo local, mas só soube passado 2meses, ou seja, posso ter desde de outubro até hoje mais umas quantas pq como n sabia que estava a fazer uma contra ordenação, estacionei no mesmo local até hoje. As notificações estao a chegar, até ver já vão em três no espaço de um mes. Isto é legal? Que são os direitos do cidadão neste caso? NENHUM, pelos vistos!!

  26. Avatar de Antonio A APires
    Antonio A APires

    tendo me deslocado a uma consulta médica no regresso derivado a minha esposa ter uma indisposição fui obrigado a para numa rotunda sem quaisqueres vias sinalizadas para que minha esposa recorre se a uma casa de banho tempo de estacionamento não mais de 5 minutos quando dou por ela tenho duas meninas da g n r de cigarrinho na boca á espera do propriétário quando cheguei á minha viatura pediram me a decumentação da viatura e eu espliquei que tinha parado derivado ao acima referido e que não foi mais do que 5 minutos pedi desculpa pelo facto a resposta das mesmas agentes foi que não adivinhavam que eu que tinha parado de emergência não tiveram o minimo de consciência alegaram que estavam a cumprir o seu dever tomaram apontamentos relativos á minha pessoa e que depois eu receberia a notificação em casa será esta a nossa policia duas garotas mal formadas de cigarinho na bôca. pergunto na altura do auto não teriam de me passar recibo? pergunto posso contestar derivado ao que se passou agradêç um esclarecimento

    1. Avatar de Sandra tavres
      Sandra tavres

      também tenho essa duvida, pois fui mandada para pela polícia porque não me apercebi de que tinha andado numa via de sentido unico em contramão, a policia estava lá e mandou-me encostar. pediu-me toda a documentação e tirou anotaçoes dos meus dados referindo-me que a notificação haveria de chegar a casa. supliquei ao polícia que perdoasse ao que ele respondeu que ia pensar… será que o facto de não meter dado recibo na hora ainda poderá chegar a multa a casa?

  27. Avatar de Rui Júlio
    Rui Júlio

    Não tenho estado na minha morada habitual e, quando cheguei, verifiquei que tinha um aviso de carta registada com aviso de recepção, já mais do que caducada e uma outra carta com aviso de multa enviada em correio normal, com data de 5 de Fevereiro. Só vi a carta quando cheguei, dia 23, mas como o prazo para pagar a multa, ou para a contestar, é de 15 úteis ainda iria a tempo.
    O problema é que dizem que o prazo para fazer o depósito é apenas de 48 horas. Considera-se depósito, pelo que eu percebi, o dinheiro que seja entregue ao agente de autoridade, caso a autuação seja presencial, ou no prazo das tais 48h se for recebido por correio. Se não houver contestação ou se a contestação for julgada improcedente a multa considera-se paga, caso a reclamação seja atendida o dinheiro é devolvido.
    Ora bem, eu quero contestar a multa, porque sei que naquela data não poderia estar no local da infracção. Apresentei a reclamação, dentro do prazo, mas o que devo fazer em relação à multa? Ainda está dentro do prazo para pagar como multa, mas fora do prazo para ser considerado depósito. Se eu pagar, mesmo que a minha reclamação seja atendida, provavelmente não tenho direito à restituição do dinheiro. Mas se eu não pagar o que que acontece caso a reclamação seja atendida? Não tenho nada a pagar? E caso não seja atendida, quanto terei de pagar a mais por não ter pago nos prazos devidos?
    Será que alguém me pode elucidar?
    Obrigado

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Esta também é a minha dúvida. Recebi uma notificação indevida. Como posso fazer a defesa, devo pagar a multa, para depois ser ressarcida? Como resido em outro país, o envio do valor tem um custo alto de taxas, quatro vezes maior que a multa. Devo pagar ou não? Qual o procedimento? Obrigada.

  28. […] A carta por pontos entrará automaticamente em vigor, não sendo necessária qualquer acção por parte dos condutores, os quais podem consultar o seu registo no novo portal das contra-ordenações. […]

  29. Avatar de jota
    jota

    Muito complicado.Muitos documentos a enviar. Ora bolas….será que a consulta das multas é mais importante que a consulta do sitio da Finanças? Não se entende. Eu desisti….que a venha a muita pelos CTT quando tiver que vir.

  30. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Nem perco tempo a registar, site muito mal feito, até dá dó nos tempos de hoje fazerem sites sem SSO. So falta pedirem para tirar uma selfie tambem

  31. Avatar de Fuqfatshit
    Fuqfatshit

    Recebi ontem um aviso de entrega de carta registada dos ctt de um apartado qualquer coisa. Após uma pesquisa do apartado acho que são multas. Não acho que isto seja maneira de notificar de um assunto tão sério, disfarçarem-se com apartados. Não vou aos ctt levantar isto.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Foi mesmo uma multa? 8081 o apartado?

      1. Avatar de Fuqfatshit
        Fuqfatshit

        Apartado 8082

      2. Avatar de FuJis
        FuJis

        Recebeste alguma coisa do apartado 8081? o que era?

        1. Avatar de pintor
          pintor

          Do apartado 8081 é algo mesmo muito complicado.
          No teu lugar fugia para o Brasil e falava com a PresidenTA Dilma

        2. Avatar de Pedrovsky
          Pedrovsky

          Boa tarde. Eu recebi uma carta registada com o apartado 8081 – está também relacionada com multas de automóvel (como o apartado 8082?) ou será sobre outra natureza? Agradeço que, caso tenham recebido algo do apartado 8081, me pudessem esclarecer. Obrigado!

  32. Avatar de jose
    jose

    já agora alguém me sabe dizer a falta de apresentação do cartão cidadão dá multa ,mesmo tendo apenas a carta condução para apresentar ,fui multado por ter deixado o cartão noutra carteira a 200 metros de mim , nem sequer me deixaram ir buscar ?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      É obrigatório por lei que todos os cidadãos andem com o seu documento de identificação.
      O não cumprimento da lei implica penalizações, nesse caso multa.

  33. Avatar de RM
    RM

    Hoje parei o carro junto a uma escola (onde não deveria) para apanhar uma pessoa. Não foi antes nem em cima de uma passadeira e em lugar nenhum que causasse perigo iminente para alguém. O que é certo é que apercebi-me da GNR e iniciei a minha marcha para estacionar num local permitido, apanhei a pessoa e fui embora. A GNR continuou ali a controlar as entradas na escola. Ao nível de multas e da perda de pontos na carta que consequências é que daqui poderão advir?
    Desde já agradeço qualquer esclarecimento.

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Quanto ao seu caso não sei… Mas vai finalmente fazer com que deixem de meter nojo todas as manhãs e finais de tarde… Eu ia a pé ou de transporte público para a escola… Agora se lhes deixassem entrar na sala de aula os paizinhos entravam…

      1. Avatar de RM
        RM

        Pois eu também… e concordo com o que diz! De qualquer forma obrigado

  34. Avatar de Pedrovsky
    Pedrovsky

    Eu recebi uma carta registada do apartado 8081 (em vez do tradicional apartado 8082 destinado às multas de automóveis!). Qual é a diferença? Ou são apartados de natureza policial distinta (isto é, se podem ser processos judiciais relacionados com outros assuntos)? Agradeço, desde já, os vossos esclarecimentos.

    1. Avatar de Hugo Reis
      Hugo Reis

      Boas, já sabes o local do apartado?

  35. Avatar de Sergio
    Sergio

    Alguém sabe quem é este remetente: apartado 8081 loja ctt???

    1. Avatar de Hugo Reis
      Hugo Reis

      Já sabes de quem é o apartado sergio?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Já, multa excesso velocidade

        1. Avatar de Hugo Reis
          Hugo Reis

          Boas Sérgio, veio da parte da PSP ou GNR? O número de seguimento começava pelas letras RA?

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Boas,sim era GNR e começava por RA.

  36. Avatar de Vera Silva
    Vera Silva

    Pois eu recebi as cartas em casa e no portal não esta nada a não ser as outras multas que ja paguei….

  37. Avatar de Hugo Reis
    Hugo Reis

    Obrigado Sérgio.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O que é esse ra??

  38. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Já agora, o apartado 8434 é multa da Polícia Municipal de Lisboa.
    Recebi hoje o galhardete.

  39. Avatar de Mafalda Sofia Gonçalves de jesus
    Mafalda Sofia Gonçalves de jesus

    Alguem me diz apartado 8082

    1. Avatar de Helena Barbosa
      Helena Barbosa

      Se já recebeu uma carta do apartado 8082, será que me pode dizer de onde era/de que identidade era? Obrigada.

  40. Avatar de Mara
    Mara

    Alguem sabe quantos dias demora uma multa a chegar a casa??

  41. Avatar de Ricardo Achada
    Ricardo Achada

    Alguém me sabe dizer se a visita do PAPA perdoa as multas de estacionamento?

  42. Avatar de Mac
    Mac

    Em 2004, num dia em que estava com o meu único carro no Algarve, a minha matricula foi multada em Gaia, a +-600kms. por falta de cinto e fuga. Quando passados 3 meses recebi a multa, enviei comprovativos de despesas que fiz na hora da multa a 600kms de distancia e apresentei recurso, sendo aconselhado a pagar os 500€, que depois seria ressarcido. O caso prescreveu, como é óbvio, uma vez que eu não poderia estar nos 2 locais(segundo opiniões recolhidas na altura poderia tratar-se de um lapso na inserção da matricula ou mesmo de um carro com chapa igual? ). Em 2009 enviei um pedido à ANSR com os meus dados bancários para a devolução. Até hoje… Será que algum dia me vão devolver o valor pago?

  43. Avatar de rui
    rui

    já agora apartado 2956 será multa?

  44. Avatar de Maria
    Maria

    Quando somos multados, pq o carro está em nosso nome mas não somos o condutor. E pagamos a multa.

  45. Avatar de André
    André

    Ninguém devia de avisar estes ‘amigos’ do governo que já estamos em 2018 e que está na altura de desenvolver sites responsive? Ou estamos mais avançados que os outros e eu não estou a ver?

  46. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém sabe algo sobre o apartado 2956

  47. Avatar de José
    José

    Apanhei multa de velocidade no dia 12 de dezembro 2015 fui notificado no dia 09 de agosto de 2016 e paguei a multa, após mais de 2 anos ainda não apareceu a decisão judicial será que prescreveu a sanção acessória

  48. Avatar de José
    José

    Apanhei multa de velocidade no dia 03 de outubro de 2015 fui notificado no dia 25 de agosto de 2016 e desta vez não paguei pq não era eu que conduzia a viatura e diz o requerimento de identificação do condutor passa do estes dois anos sabem me dizer em que ponto esta esta situação se prescreveu

  49. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Boas,
    Alguém sabe de quem pertence o apartado 15117?
    Obg

    1. Avatar de Catia Pinto
      Catia Pinto

      Chegou a saber a quem pertencia o apartado?

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Da Crédito Agrícola e pode ser reclamação de créditos

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Da Crédito Agrícola e pode ser reclamação de créditos

        1. Avatar de Cátia Pinto
          Cátia Pinto

          Muito obrigado 🙂

  50. Avatar de Hnc
    Hnc

    Porque no site de multas e coimas, no caso de muito grave, nos mandam contestar sempre?
    A pessoa paga e vai reclamar que não passou em excesso de velocidade? Hummmm

    Na notificação só vem o valor de pagamento.
    E explicando como funciona tudo. Mas, não vem pena e pontos.
    Após pagar é que vem a pena acessória e os pontos retirados?

    Desde quando radar móvel, em cima de um tripé, sem sinalização é legal? Sabem me dizer?
    Porque o radar MULTANOVA, é um aparelho no chão.
    E não uma viatura com radar na estrada.

    Já agora quem anda na A1, sentido sul/norte, a beira de Santo Ovídio, que passou acima de 100km/h, no dia 11/02/2019… se preparem.
    A minha já chegou!
    Vejo comentários de multas que chegaram após anos até, a minha nem deu tempo de esfriar a tinta da impressora.

    Deus me livre!
    Eu estava atrasada para buscar meu filho a escola. Tristeza!
    Passo ali todos os dias há mais de 2 anos.

    Espero que essa seja primeira e última.

    Só espero que seja a única.
    Aff

  51. Avatar de Sofia
    Sofia

    Apartado 43023 alguém sabe?

    1. Avatar de Candido Ferreira
      Candido Ferreira

      Recebi uma do mesmo apartado.
      Já sabe o que é?

      1. Avatar de Alcides
        Alcides

        Já descobriu de quem era o apartado?

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Já sabe o que é?

          1. Avatar de João p
            João p

            É uma multa

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Multa de que é que recebi e estou preocupado .

          3. Avatar de João p
            João p

            Da gnr

          4. Avatar de Filipe
            Filipe

            Você recebeu também? Alguma vez ?

          5. Avatar de Filipe
            Filipe

            Poderá ser de passar nos radares?

          6. Avatar de João p
            João p

            Não sei, no meu caso foi por mau estacionamento

    2. Avatar de Andreia Ramos
      Andreia Ramos

      Sofia sabe a quem pertence este apartado pf? É alguma multa?

  52. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém sabe quanto tempo demora a aparecer no site a multa de velocidade?

  53. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Mas, alguém consegue fazer o registo? Há mais de 1 ano que vou tentando, e obtenho sempre o mesmo erro!! “AUTENTICAÇÃO COM CARTÃO DE CIDADÃO – REGISTO PENDENTE DE VALIDAÇÃO
    O seu registo encontra-se pendente de validação.
    Em breve os seus dados irão ser validados e será possível efetuar a autenticação com o Cartão de Cidadão.”

    Se tentar com a inserção manual dos dados, diz que não é possível… que falácia. Tanta gente a queixar-se no Portal da Queixa… mas afinal isto funciona ou não!?

  54. Avatar de Inês
    Inês

    Boa tarde, fui multada por estar a mexer no telemóvel, a policia tinha toda a razão, contudo não se identificou, nem consegui ver o nome pq tinha um colete por cima, quando sai do carro fui chamada de estupida, revistaram-me o carro todo no meio de Lisboa, os meu dados foram apontados num papel rasgado que a policia tinha no bolso, não me permitiu pagar a multa no momento e no fim ainda me ameaçou dizendo “deixe lá ver se nao me apetece tirar-lhe a carta” quando é a minha primeira multa em 6 anos.
    O que posso fazer?
    Muito Obrigada!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não eram da polícia!

  55. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Boa tarde, a carta com a pass era registada?
    Cumprimentos

  56. Avatar de Fátima
    Fátima

    Apanhei uma multa por excesso de velocidade paguei 120€, já passaram dos 2 anos ate hoje não fui informado da pena assessoria e retirada de pontos, já prescreveu? qual o prazo nestes casos? Esta é a minha duvida.

  57. Avatar de Paulo
    Paulo

    Viva pessoal,

    Excelente artigo!

    Desta vez calhou-me a mim. Recebi há duas semanas uma multa por excesso de velocidade. Entreguei tudo a estes advogados, recomendo vivamente:

    Trataram de tudo, agora é aguardar. Não se limitem a pagar porque se nada dissermos podem ser aplicadas outras sanções acessórias.

    Boa sorte e abraços 🙂

  58. Avatar de Dave
    Dave

    Boas malta,
    Curiosidade, fui multado 3 vezes por excesso de velocidade num espaço de 6 meses (ah poix). O carro estava no nome no meu pai e ele assumiu o primeiro excesso no nome dele mas paguei eu claro. A segunda (leve ainda) e a terceira (grave…por ser terceira) nao foram pagas, decidi apresentar-me antes à esquadra para entregar um justificativo de identificaçao de condutor para as ditas multas serem reencaminhadas para mim (e nao para ficarem registadas no nome do meu Pai). Desde entao, nada…mas mesmo nada (tal vira volta de condutor deve descarrilar o processo por completo). E isto tudo ficou registado no portal do meu pai, pois a mim nada chegou apesar de eu ter-me identificado como o ‘infractor’. A terceira, como dizem, foi certeira…possivel sançao Acessoria blablabla registado la bem no inicio. Ora bem mais, desde entao, a segunda (12/2018) ja prescreveu e desapareceu por completo do portal. A terceira (05/2019) passados 3 anos e 7 meses continua la em processo “Instruçao”, mas agora sem dados na Sançao Acessoria. Questao: Ja passaram mais de 3 anos, porque raio continua a dita infraçao no portal? e em processo de instruçao? Alguem…?

  59. Avatar de Mac
    Mac

    Olá Dave. Não te preocupes com isso. Vai desaparecer tudo. Deixa correr…
    Vida que segue… agora, anda mais atento aos R e também mais desacelerado.
    Boas festas