Portal das Finanças foi renovado! Saiba o que vai mudar

41 Comentários

Dispondo de mais de 700 serviços e inúmeros conteúdos, uns de caráter legislativo e outros explicativos (folhetos, questões frequentes, etc.), o Portal das Finanças foi agora renovado. As alterações incidiram especialmente ao nível da organização da informação e serviços, garantindo agora uma melhor experiência de utilização.


Na nova versão do Portal das Finanças, que entrará em funcionamento no início de janeiro, a organização dos serviços e dos conteúdos será efetuada tendo em consideração o tipo de contribuinte – cidadãos, negócios e outras entidades –, sendo-lhes disponibilizados os serviços e os conteúdos que se afiguram mais direcionados à satisfação das suas necessidades.

Passará a dispor também de um motor de busca melhorado que disponibilizará, em páginas separadas, os serviços, a legislação e as informações pesquisadas.

Ao autenticar-se, em “iniciar sessão”, terá acesso aos serviços e conteúdos mais relevantes atendendo ao seu “perfil” e histórico enquanto contribuinte.

12 pontos de “acesso”

O Portal das Finanças (PF) disporá de 12 pontos de “acesso” em função do serviço ou da informação que pretenda aceder:

  • 1 – Obter senha de acesso ao PF caso ainda não disponha;
  • 2 – Aceder, após autenticação, aos serviços e informações conexas com o seu “perfil” de contribuinte, bem como aos avisos e alertas emitidos pela AT;
  • 3 – Aceder aos serviços e informações relacionados com Cidadãos (pessoas singulares);
  • 4 – Aceder aos serviços e informações relacionados com empresas e operadores económicos (área aduaneira);
  • 5 – Aceder aos serviços e informações relacionados com outras entidades, nomeadamente Entidades Públicas, Contabilistas Certificados e Outros Profissionais, no exercício das suas funções;
  • 6 – Aceder à informação institucional da AT, à informação de apoio e à legislação fiscal e aduaneira;
  • 7 – Aceder às principais obrigações a decorrerem no momento do acesso;
  • 8 e 9 – Aceder à globalidade dos serviços e informações tributárias ou aduaneiras;
  • 10 – Aceder ao serviço MOSS;
  • 11 – Obter as diferentes formas de contacto com a AT, nomeadamente telefónico, e-balcão, atendimento por marcação e os endereços dos serviços da AT;
  • 12 – Motor de busca melhorado que lhe permitirá aceder aos serviços e informações existentes no PF

O Menu lateral também irá mudar, permitindo navegar entre as diferentes áreas do Portal.

Por agora é apenas esta a informação que está disponível. Quem pretender vir mais alguns ecrãs do novo Portal basta que , aceda à informação em destaque no Portal das Finanças.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de João
      João

      Estava a interrogar-me do mesmo!!!

      Será que caíram na burrice de ainda precisarem da treta do Java (+IE11)?!?!?! É que já nenhum browser actual suporta plugins NPAPI (excepto o fossil Internet Explorer 11, claro).

      …Era um grande tiro no pé estarem a renovar isto tudo e manterem o requisito do JAVA!!!

      Mas eu já não digo nada…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Firefox ESR suporta ainda

      2. Avatar de Correia
        Correia

        Essa questao nao tera’ a haver com contratos antigos com Microsoft? E’ que nao largam o java, teimosos!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          E o que tem a Microsoft a ver com o Java?

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Não há qualquer referencia à tecnologia. Deve manter-se havendo apenas mudanças ao nível da interface.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Posso avançar que o java vai cair, se não for agora, será a tempo das declarações de IRS.

  1. Avatar de António Lérias
    António Lérias

    O site da AT é uma ferramenta, tem de ser prático. Esqueçam as modas. Vamos andar todos, mais uma vez, à procura das funcionalidades na nova arrumação.

  2. Avatar de Ricardo Fonseca
    Ricardo Fonseca

    Renovaram a imagem e reorganizaram o portal, mas deixo uma pergunta.
    Acabaram com o Java?
    Isso sim, é que deviam ter feito.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Achas? Era preciso a malta toda lá dos serviços de TI irem tirar formações de HTML5, dá muito trabalho. Vão manter o Java até mais não.

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        É difícil passar para HTML5 como caraças 😀

        1. Avatar de bola
          bola

          Não é assim tão simples, existem muitas interoperabilidade que o Java Permite que só recentemente passou a existir em HTML5 e mesmo assim tens que usar plugins de terceiros muitas vezes…

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Saiba o que vai mudar? Esqueceram se de mencionar o mais importante saber se já funciona corretamente com outros browsers ou se ainda continua com Java…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não há informações a esse nível, mas o Pplware vai tentar saber.

      1. Avatar de Luis Ribeiro
        Luis Ribeiro

        Eu fico-me por saber o mais interessante …. mas cheira-me que nao vai ser nada de mais

  4. Avatar de jedi
    jedi

    la estão voçês com o java. o java só corre no servidor, não precisa do cliente. Se fosse preciso aparecia o alerta no browser, a mim a mesmo na versão anterior nunca pedia para instalar algum plugin e utilizo tanto opera como Firefox. 😉

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Depende. Applets correm do lado cliente… o IRS usa uma applet. Deves estar a pensar em Servlets… essas sim correm do lado do servidor.
      Quando a Java… é algo que corre neste momento em biliões de dispositivos… desde micro dispositivos até main servers. É assim vai continuar.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Java só é chamado em operações específicas, como envio de SAF-T ou submissão de IRS. E aí é necessário Java plugin. Era isso que deveriam ter alterado. Mas não é apenas o Portal das Finanças, temos o arcaico Citius no Ministério da Justiça, que também requer Java para envio de peças processuais por exemplo.

      1. Avatar de Fernando Gaifen
        Fernando Gaifen

        E os inventários no portal dos notários…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      E o Portal de Prescrição Eletrónica.
      Tenho que usar um Firefox numa versão mais antiga para poder passar receitas no Mac…

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já não era complicado o suficiente, ainda o foram complicar mais. Até para ser bom cidadão é preciso perder os neurónios.

  6. Avatar de José Magalhães
    José Magalhães

    Espero que consiga entrar no IRS com o meu navegador Chrome, sem ter de entrar pelo navegador Internet Explorer

  7. Avatar de int3
    int3

    o cancro do java continua! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda não sabes…não está disponível (mas deve manter-se)

  8. Avatar de Francisco Pereira
    Francisco Pereira

    A história do JAVA é importante, mas também é importante que, quando arranjam uma coima para um contribuinte, indiquem, claramente, a que respeita. Mesmo quando vamos a um SF o próprio funcionário tem de perder tempo para entender a que respeitam as situações. E, já agora … arranjem cursos para os funcionários que, de quando em vez, lá vai mais uma …

  9. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu a pensar que o último site no mundo que ia acabar com o java, mas… parece que ainda não.

  10. Avatar de Rick¥
    Rick¥

    Em vez do IE11 usem o Palemoon x86, que ainda suporta Java plugin mas tem actualizações muito mais frequentes de segurança e é baseado no Firefox. https://www.palemoon.org/palemoon-win32.shtml

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Pelo menos da ultima vez que fiz a entrega do IVA já me deu uma alternativa não dependente do Java.

    1. Avatar de Luis Ribeiro
      Luis Ribeiro

      Eu desconheço essa versatilidade

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não sei porquê tanto drama… para ir ao site das finanças vou pelo chrome, nc tive problemas… todos os anos meto o IRS pelo IE e nunca tive um unico problema… o problema, muitas vezes, está em nós e depois culpam o java…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Antes de dizeres qualquer coisa, 1º informa-te. Todos os meses só para enviar o SAFT (mas há outras necessidades idênticas), tenho que andar a pesquisar a onde é que esta o Internet Explorer, isto por vezes multiplicado pelo numero de clientes. Em muitas situações é a única vez que o bendito é usado.

      1. Avatar de alopes
        alopes

        Paulo, não percebi o seu azedume ao falcaobranco. Pela parte que me toca, mensalmente submeto várias dezenas de SAF-T através do firefox e nunca se engasgou.
        Bom ano a todos.

        1. Avatar de João
          João

          A titulo de curiosidade: qual a versão do seu Firefox?
          Não está actualizado de certeza!

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    A única novidade com real interesse para aquelas bandas era mesmo se BAIXASSEM o raio dos impostos que estão abusivamente altos (perdão, estão mais do que abusivamente altos, estão a roçar a escravatura moderna).

  14. Avatar de jimmy
    jimmy

    O java com certeza que se irá manter.
    Não foi noticia a uns tempos:Que uns marmanjos do governo foram
    a uma conferencia da oracle,com tudo pago pela mesma.

  15. Avatar de Luiz
    Luiz

    O site foi renovado para quê? Ah já me esquecia, claro que foi re”complicado” para sacar mais uns euros e fazer confusão para dar erro e mesmo que as pessoas fiquem com a ideia de que está tudo bem mas no final lá vem mais uma multa para pagamento

  16. Avatar de Aralmeida
    Aralmeida

    Sabem o que não vai mudar? É os serviços funcionarem em pleno durante o período anunciado, como por exemplo o e-fatura que há várias horas que está inutilizável.