Portagens: Aumento de cerca de 2 euros! ACP diz que é uma “brutalidade”

10 Comentários

A proposta de atualização de preços das portagens nas autoestradas é uma brutalidade para o orçamento das famílias e das empresas, refere o Automóvel Club de Portugal (ACP).

De relembrar que caso se confirmem as projeções, o aumento das portagens rondará os 10% a partir de 1 de janeiro (cerca de 2 euros).

Portagens: Aumento de cerca de 2 euros! ACP diz que é uma "brutalidade"


Aumento de portagens pode aumentar sinistralidade rodoviária

A proposta dos concessionários está em linha, como vem sendo prática, com o valor da inflação. Portugal regista valores recorde da inflação dos últimos 30 anos e, caso se confirmem as projeções, o aumento das portagens rondará os 10% a partir de 1 de janeiro (cerca de 2 euros).

A isto há que juntar todos os aumentos que tem vindo a fustigar paulatinamente os automobilistas e os contribuintes em geral: combustíveis, eletricidade, gás, alimentos, prestação da casa e tantos outros bens essenciais, refere o ACP.

Existe ainda uma outra consequência se o preço das portagens disparar: a sinistralidade rodoviária. Ao empurrar massivamente as viaturas ligeiras e de pesados para as estradas nacionais, muitas delas sem condições para receberem tráfego intenso, é expectável a insegurança rodoviária e o aumento do número de acidentes e vítimas.

Portagens: Aumento de cerca de 2 euros! ACP diz que é uma "brutalidade"

O ACP deixa as seguintes questões: De que está à espera o Governo para atuar em favor das famílias e das empresas? Porque permanece em silêncio face à instabilidade que este novo aumento representa para a economia nacional?

O Automóvel Club de Portugal é uma instituição de utilidade pública, sendo hoje reconhecido como o maior clube português.
A sua história tem acompanhado de muito perto a evolução económica e social do país, sempre na defesa de todos os condutores, sempre na busca de serviços de qualidade para os sócios.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    Em Portugal muito se gosta de dramatizar.
    Trata-se apenas de uma proposta (da Ascendi, bem entendido) e ainda hoje no telejornal foi dito pelo primeiro-ministro que os aumentos não serão nem perto de 10%.
    Este pessoal muito gosta de sofrer de véspera.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O 1⁰ ministro disse q não encontrava (discurso populista) ustificação para os 10% porque as concessionárias não sofreram o impacto dessa inflação global.
      O certo é que está no contrato de concessão um aumento em linha com a inflação até Outubro excepto habitaçao.
      As concessionárias estão disponíveis para negociar com o governo a subida dos 10% este ano. Significa que para as portagens não aumentarem nessa ordem de valores, alguém vai ter que cobrir a diferença, ou seja o estado. Portanto todos nós.
      Claro que as concessionárias não vao perder a oportunidade de meterem ao bolso mais uns milhões. A sinistralidade que se lixe. Quem vier atrás que feche a porta.
      Negócios oferecidos de bandeja aos amigos é no que dá.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Luis Montenegro já anunciou 150000km de novas auto-estradas, avaliadas em 662000 milhões de euros, sem referir como as irá pagar. Ao mesmo tempo anuncia 80% de redução no IA e 90% no IUC.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    A mesma regra, duas interpretações. Todos os anos as portagens são atualizadas com base na inflação. Este ano não é porquê? Eu não ficaria chicado se aumentasse 10%. As regras não são só quando se é para ser fofinho.

    1. Avatar de jj
      jj

      Caro Pedro, está a concordar com o aumento dos 10%?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Errado. A inflação é contada para o valor a actualizar.
      99% das vezes ou foi acima (por inflação ser baixa) ou não houve aumento.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    O modelo de gestão de pagamento de auto estradas e scuts está todo errado só penaliza o país e os seu fatores produtivos. os preços deveriam ser diferenciados por hora e dia da semana e atribuidos por leilão e com periocidade anual e a infra estrutura rodoviária pertença do estado. Se o modelo funciona para as companhias aéreas, ferrovia e autocarros ( bilhetes low-cost) porque não há de funcionar para a rodovia ?!! Haja iluminação e vontade política, Sr. Ministro das infraestruturas !

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Suíça… sêlo anual, custa cerca de 45 euros, dá direito a usar todas as auto estradas do país.
    Não há cá portagens para ninguém.
    Tem carro tem que comprar o dístico, quer use quer não use.
    Duvido que haja alguém que não use a auto estrada nem que seja uma vez por ano… aliás, 45 euros para um Suíço é como dar uma esmola, é mesmo nada.
    Aqui basta ir ao Porto e voltar e lá vão os 45 euros e mais uns trocos.
    Mas pronto, estou a comparar coisas incomparáveis…

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Já tivemos aproximadamente esse serviço. As portagens eram “Gratuitas” para dinamizar o interior.

    2. Avatar de mamba
      mamba

      cá já se paga um ‘sêlo’. Chama-se IUC. Mas se podem ganhar mais algum, por fora, é o que fazem.