Porsche escolhe Apple CarPlay porque a Google pergunta demais

81 Comentários

Um dos grandes modelos de negócio da tecnologia dos próximos anos é o mercado automóvel. Dois players que normalmente ditam tendências de mercado, estão já a apostar todas as fichas nas grandes marcas. Os produtos CarPlay da Apple e Android Auto da Google tentam captar o interesse dos fabricantes pois é uma forma de “condicionar” a escolha do equipamento por parte do condutor e outros “passageiros”.

A gigante alemã Porsche, pesou cada um dos produtos para fazer a sua escolha, havendo um grande motivo para a marca de origem austríaca não optar pela Google: segundo a Porsche, a Google quer saber dados demais!

pplware_2016-Porsche-Carrera-S


É um facto que a Google vive à conta da informação respeitante a cada uma das pessoas deste mundo. Essa “moeda de troca” é cada vez mais valiosa, tendo em conta que cada pessoa está mais dependente do mundo online. Mas isso cada vez mais está a incomodar certos players.

A construtora alemã informou que escolheu a Apple em detrimento da Google não pela maior qualidade do seu produto, pois ambos estão muito bem desenvolvidos. O Android Auto foi preterido e não vai equipar os novos 911 Carrera e 911 Carrera S porque os termos de condições do Android Auto exigem informação em demasia a enviar à gigante americana das pesquisa.

pplware_2016-Porsche-Carrera-S_in

As informações referiam que o Android Auto monitorizava e gravava várias variáveis do veículo, incluindo a velocidade a que circula, a posição do acelerador, a temperatura dos fluídos e as rotações do motor. Estas informações eram recolhidas e a seguir enviadas à Google.

Já o CarPlay da Apple, por outro lado, apenas verifica o módulo de potência do carro para se certificar que este está em movimento. A Porsche não se mostrou disposta a negociar uma redução de informação com a Google. Muita da informação recolhida é que torna os seus bólides especiais e estando a Google a fabricar o seu próprio carro, não lhes interessa a partilha de tanta informação.

pplware_2016-Porsche-Carrera-S_in2

Nas informações reveladas não foram, contudo, explícitas se estas regras que a Google estava a impôr eram desenhadas em especial para a Porsche ou se é padrão do Android Auto.

Esta decisão da Porsche é certamente restritiva para os proprietários de dispositivos Android, mas aqui a verdade seja dita, quem está disposto a comprar o novo Porsche 911 Carrera S, também não se vai importar em trocar do Android para um iPhone, mesmo que mantenha um outro smartphone com Android, verdade?

 

Via: The Verge

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Também não estou a pensar em comprar um Porsche nos proximos tempos, principalmente porque a Porsche tambem pede demasiado dinheiro e eu não estou com paciencia para negociar isso…

    1. Avatar de Cruz182
      Cruz182

      Pobre, eu estou a preparar a carteira pra compra o tal aguardado 911 Hybrid que será anunciado oficialmente por volta de 2018, de qualquer modo tinha preferencia pelos produtos da Apple, certamente terá Carplay

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Óh Cruz, antes pobre de bolso que se espírito 😉 …

        Cumps.. 😛

    2. Avatar de Nuno Coelho
      Nuno Coelho

      Isso é relativo: não se pode esperar que um fabricante de carros de luxo/desportivos como a Porsche tenha modelos por < 20 000€…

    3. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      +1 WIN!!

    4. Avatar de SP
      SP

      Google, querias saber demais e de borla…
      Quanto, aos demais, deem toda a informação da vossa vida à Google.
      Já agora, nome, BI, NC e códigos das contas que fica tudo mais simplificado.
      Inteligentes!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Assim a Google já não os pode caçar a falsificarem as emissões xb

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Quando os trafulhas renegam a Google por trafulhices…

      É porque algo vai muito mal no Android…

      Para que querem isso? Para te mostrar anúncios quando te acaba o líquido do limpa para-brisas?

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Alguns só lêm e entendem apenas o que querem…

        “Muita da informação recolhida é que torna os seus bólides especiais e estando a Google a fabricar o seu próprio carro, não lhes interessa a partilha de tanta informação.”

        Entendeste?!
        Como a Google está a fabricar o seu (ou em vias de), com tanta informação que esta pede, a porsche não quis escolher a google.
        ( Concorrência meu carro, concorrência)

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          *caro..
          *lêem
          😛

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sim, porque a Google não pode comprar um Porsche, leva-lo para uma garagem e desmonta-lo todo para ver como é feito…

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Na mouche…

            @Burno M. a Google quer fazer carros eléctricos… querem saber dos carros a gasolina e gasóleo da Porsche… para quê?

            Além de que, como o Pedro diz, se quiserem analisar um Porsche, é só irem ao stand mais próximo… será que não têm dinheiro para um?

    2. Avatar de A. Maj
      A. Maj

      haha, bem apanhada!

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      tá certo.. por um lado quanto mais simples, melhor, e por outro lado, muitas empresas não querem mostrar o seu “lado obscuro”, mas pronto, eles lá sabem.

  3. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Android sehr nich gut.

    É engraçado que as construtoras sabem isso, mas a Google não diz nada disso ao utilizador na página do Android Auto: https://www.android.com/auto/

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A informação que a Google recolhe do veículo, nomeadamente as acima indicadas não me parecem muito relevantes para o consumidor final, pelo menos é a minha opinião. Para além disso o site que indicaste é de promoção, estou certo que se realmente comprares um veículo virá os famosos “Termos e Condições” que ninguém ler a indicar em concreto os dados que são recolhidos.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Saber que eles sabem, é sempre importante!

        E saber esses termos, é importante ANTES de despeja o dinheiro de uma casa num carro!

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A Google não tem mesmo vergonha na cara…

    Mas vêm já os fanboys dizerem que é para “o bem de todos”…

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      “Muita da informação recolhida é que torna os seus bólides especiais e estando a Google a fabricar o seu próprio carro, não lhes interessa a partilha de tanta informação.”

      Leste esta parte?!?

      É que os haters gonna hate!!

      Sejam imparciais em vez de criticar tudo e todos…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Advogados da Google? Sempre presentes!

  5. Avatar de André
    André

    É uma pena.. até tava a pensar em trocar o clio!

  6. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Ou seja, a Google ia dar uma experiencia melhor, com aqueles dados todos, pudera.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Melhor? Em quê? Para te dar anúncios?

      1. Avatar de LG
        LG

        Pelo menos não te direcionava para uma falésia como o fail da Apple maps 😛

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          E o Apple Maps faz isso?

          Tem juízo, é em muitos casos, melhor que o Google Maps…

          Sabes lá do que falas! Os dados de navegação são os mesmos da tomtom.

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          à uns dias um da concorrência(do apple maps) mandou um casal para uma favela controlada por um bando de traficantes de droga que os cravou de balas.. ao menos com o Apple maps a Srª teria alguma hipótese de sobreviver já que tem dois olhos veria que estava a ir em direção a uma falésia… lol lol

  7. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    “…não se vai importar trocar do Android para um iPhone, mesmo que mantenha um outro smartphone com Android, verdade?” Vitor, quiseste mesmo dizer isto ou “saiu-te”
    O mais sensato é ter as opções em aberto (Android, Apple, Microsoft).

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem compra um Carrera S pode comprar um iPhone, um android, um Windows Phone… pensa e depois aponta porque dá para tudo 😉

      1. Avatar de miguel
        miguel

        e se ele nao gostar do iphone?? vai ter de usar uma coisa que não gosta só porque o carro que comprou tras software da apple??

        1. Avatar de Vítor M.

          Compra um Bentley… 😉

  8. Avatar de badsector
    badsector

    Também não sou fã de porsche. Desde que uma marca desportiva começa a fazer suvs perde a credibilidade toda na minha opinião.

    1. Avatar de Vítor M.

      Haaaaa também não sou, mas já tenho lugar para um na minha garagem 😛

    2. Avatar de Marco
      Marco

      então tb n gostas da lambo?

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Lambo é do mesmo saco, sem identidade.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          então qual é para ti o pináculo da identidade.

          1. Avatar de badsector
            badsector

            Carros desportivos? Ferrari, pagani, koenigsegg.. Penso eu de que.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @basector: Ferrari: “vende” os motores à Maserati para esta fazer SUV e companhia, sabes que pertencem ao mesmo grupo certo? (FIAT)
            @Pagani e koenigsegg, não tem de desenvolver motores, a pagina usa motores AMG e a koenigsegg v8 da Ford, apesar do CCX o motor levou uns retoques tb dados pela Ford.

            Por isso não sei onde anda a identidade, a identidade está qd te sentas num 911 e sabes que é um 911 com todo o pedigree, se à parte disso faz SUV para ter dinheiro para poder investir nos 911 são detalhes.

          3. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            @Marco…

            Partilhar motores, é tudo menos perder identidade…

            Os Motores da Ferrari, são, de longe, muito mais performantes que os da Maserati… “secret sauce”, só o bloco é igual… o que não interessa para nada nos dias de hoje…

            Os Koenigsegg usam motores in-house.

            E os Pagani têm uma presença e uma classe inigualável!

        2. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Então a Lamborghini não tem identidade desde 1986
          (https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_LM002)

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Isso é tudo menos um SUV!

            É um veículo militar!

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @baptista bastos, veiculo militar? O LM002? vá tem pena de nós, ate te acho alguma piada qd brincas com o pessoal nos artigos sobre a apple, agora dizer que aquilo é militar….

    3. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      a marca desportiva tem que pagar às pessoas no fim do mês. ou faziam veículos para outros mercados ou acabava-se a porsche. se fosses o responsável da empresa, o que preferias?

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        +500

        Treinadores de bancada, esquecem-se que estão a falar do emprego de milhares de pessoas, e do futuro de uma empresa…

        1. Avatar de badsector
          badsector

          Aqui o treinador de bancada nunca ouviu dizer que a empresa estava numa situação de falência antes do cayenne mas posso estar errado…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            se soubesses qual foi o esquema financeiro usado para a porsche comprar a vw e para a vw comprar a porsche…

          2. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            Deves ler um pouco de história 🙂
            Toma uma dica: http://porschecarshistory.com/1993-porsche-financial-problems/

          3. Avatar de badsector
            badsector

            Então o cayenne resolveu esses problemas financeiros?

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @badsector: Não resolveu, mas ajudou, mas procura sobre o esquema financeiro que os alemães usaram para fazer um mega grupo automóvel.

    4. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Pois, o Chayenne é só o modelo mais vendido da Porsche. Passado mais de uma década desde o seu lançamento a Jaguar e a Bentley lançam SUVS e a Maserati perpara o seu. Parece é que a Porsche deixou-se de frescuras e a concorrência andou a dormir este tempo todo!

    5. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      Já alguma vez andaste num Cayenne?

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Nem nunca andei num Cinquecento. Your point?

    6. Avatar de Jorge Barbosa
      Jorge Barbosa

      Amigo não sabes o que dizes. Um SUV também não pode ser desportivo? Se não admiras suv’s isso é outra questão! Só dá é credibilidade! Em conseguir prestações de um desportivo num “camião”! Isso é que é puxar pela engenharia!

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        +1

        Pode não ser o carro que se gosta, mas não apreciar a dificuldade de meter um obeso a fazer quase tudo como uma bailarina?

  9. Avatar de Safrane
    Safrane

    Decisão fácil… para a Porsche… quem é que raio vai comprar um Porsche novo, nem que seja o mais barato, e usa Android?

    É como a Ferrari também… CarPlay all the way, e basta… Lol

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      eles querem é comprar uma coisa que não tenha problemas já desde o lançamento 😉

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Pois, por isso, vão para Apple…

        Estou mesmo a ver o dono de um Porsche a procurar ROMs na net, porque a que tem, crasha no “CarPlay”, não é? E aí vens tu resolver o problema tentar mais umas 20 ROMs a ver se a câmera frontal funciona…

  10. Avatar de LG
    LG

    Não seria ideal deixar o comprador poder escolher o extra se quer e se sim, qual? Apple Car ou Android Auto? Ficariam todos a ganhar

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Essa ideia seria a ideal se não complicasse o processo de fabrico dos veículos (custos, tempos e fiabilidade)

  11. Avatar de Fazedor de Donuts
    Fazedor de Donuts

    Ao que isto chega se temos que escolher um carro em função do sistema operativo que podemos usar. Povo gosta mesmo de ser ovelha e ao ponto de permitir estas divagações luxuosas de mentes preversas das marcas! O próximo passo será escolher a mulher da nossa vida pelas mesmas razões!! Já que escolher a namorada pelo numero de telefone ser da mesma rede foi útil para muitos. Incrivel, e “nós” acharemos tudo isto normal, depois de tantas lavagem ao cérebro que levamos, como por exemplo este tipo de noticias que saiem cá para fora, sempre com segundas intenções para quem as produz.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não há cá problema, porque que compra carros alemães de alta cilindrada, especialmente BMW’s e Porsches, quase sempre usa Apple…

  12. Avatar de jmmso
    jmmso

    Uma decisão acertada da Porche, pois difícilmente algum dos seus clientes usa android.

    1. Avatar de ac
      ac

      então até te digo que agora qualquer um tem um porsche, à quantidade deles que andam por aí….. ou então são clientes caloteiros quem sabe…
      e a tua afirmação vai de encontro ao que muitos pensam… tenho um iphone não porque é bom ou não, mas porque é da cena e é caro… enfim…

    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Não ponhas as coisas nesse ponto que podes estar redondamente errado. E sou um AndroidHater!

  13. Avatar de David.pt
    David.pt

    E pronto mais comentários ignorantes por aqui….. Ambos som bons como diz a notícia. Ora se muitos dos utilizadores que têm porsche tem produtos da Apple é normal que tenham feito essa escolha porque lhes convém. Na verdade a Apple está mais enquadrado nestas marcas. Mas eu preferia a Google 🙂

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Podiam muito bem escolher ter as duas, como fizeram na KIA e outras marcas…

  14. Avatar de Prim
    Prim

    É natural que marcas de prestigio se queiram aliar a outras marcas de prestigio, sem que isso tenha nada a ver com a história das informações. Só falta virem os iFans sugerir que a Google está interessada em vender informações da “velocidade a que circula, o posição do acelerador, a temperatura dos fluídos e as rotações do motor” (só se fosse à polícia)… quantos mais dados recolher melhor será a experiência do sistema, é natural.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o problema não é vender a informação, é o que eles podem fazer com ela em termos de produção de carros.

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Tretas… Com essas informações não conseguem nada, se quiserem conhecer o motor é só desmontar um, não há segredos.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          “Muita da informação recolhida é que torna os seus bólides especiais e estando a Google a fabricar o seu próprio carro, não lhes interessa a partilha de tanta informação.”

          Entendeste?!
          Como a Google está a fabricar o seu (ou em vias de), com tanta informação que esta pede, a porsche não quis escolher a google.
          ( Concorrência meu carro, concorrência)

        2. Avatar de Marco
          Marco

          sim neste momento os carros são só motor, não existe uma coisa chamada centralina que te permite fazer coisas interessantes, como até x rpm tens um perfil de centralina onde o baixo consumo é o alvo acima de x rpm centralina programada para prestações.

          A Google está a entrar num mercado que se sabe proteger, e que sabe bem melhor do que tu e eu o que se pode fazer com este dados. Se a porsche não quis dar os dados por algum motivo foi e olha que tb se fala que a Apple anda a prepara um carro, mas a Porsche preferiu a Apple em vez da Google.

        3. Avatar de Prim
          Prim

          Alguém me explica a dificuldade de comprar um Porsche e monitorizar tudo o descrito e ainda mais algumas coisas? A única informação que podem recolher são estatísticas de utilização, são informações da condução em si, do carro não há nada que os impeça de investigar com ou sem o Android la instalado em todos.

          1. Avatar de Alba
            Alba

            Finalmente um comentário com clareza de espírito e lógica irrefutável.

  15. Avatar de RA
    RA

    Informacao é um negocio!
    Toda a gente sabe disso.

    Ao mesmo tempo, se querem mais graficos, previsoes, sugestoes…. claro que se tem de recolher mais variáveis

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Não falta quem pague para saber as rotações do teu carro…

  16. Avatar de 2 Cavalos
    2 Cavalos

    Quem compra um Porsche desliga essa coisa de apple ou android ou lá o que lhe queiram chamar, nem a música faz falta!

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    “Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, as a 100% subsidiary of VW AG, is responsible for the actual production and manufacture of the Porsche automobile line. ”

    Até podiam ser de ouro, são da VW nem pensar nisso Lol

    1. Avatar de Marco
      Marco

      só te faltou uma parte:
      Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, usually shortened to Porsche AG (German pronunciation: [ˈpɔʁʃə] ( listen)[3]), is a German automobile manufacturer specializing in high-performance sports cars, SUVs and sedans. Porsche AG is headquartered in Stuttgart, and is owned by Volkswagen AG, which is itself majority-owned by Porsche Automobil Holding SE.

      basicamente pertence tudo à Holding da Porsche

  18. Avatar de JAPN
    JAPN

    O gúgala e outras amerdicanices gostam muito de meter o nariz onde não foram chamados, estes amerdicanos ainda têm a mania que mandam alguma coisa mas enganam-se.