Porque custaria um iPhone 32 milhões de dólares em 1985?

36 Comentários

Lembram-se certamente de um artigo onde dávamos conta de tudo o que um smartphone substituiu nas últimas décadas. Sem dúvida que já não usamos um dispositivo para navegar por GPS, não usamos uma câmara fotográfica ou mesmo um leitor de música, hoje um smartphone é tudo em um…. provavelmente, o que fazemos menos é até telefonar!

O site Webpage Fx fez um infográfico interessante. Consta na informação um cálculo de quanto poderia custar em 1985 um iPhone que substituiria todos os equipamentos que na altura, possibilitavam executar as tarefas descritas. Mas 32 milhões dólares… não será caro?

Porque razão o iPhone em 1985 custaria 32 mil dólares?


Se em 1985 tivéssemos de comprar um telefone, com alguma tecnologia que nos permitisse mobilidade (ou uma espécie de mobilidade) então o exemplo de produto a adquirir seria um Motorola DynaTac, o velho pai dos smartphones. Para adquirir esse equipamento ao preço do mercado da altura, teria de desembolsar 9 mil dólares.

Então, se somarmos tudo o que um smartphone hoje oferece e convertêssemos em equipamentos dessa época, o valor seria de 32.136.910 dólares… sim, poderia ser o preço de um iPhone. Mas a informação vai mais além!

Como podemos ver na infografia, a escolha recaiu sobre uma variedade de produtos que,por volta de 1985, eram populares e os mais fiáveis. Temos ali o exemplo do famoso relógio Casio DBC 600, do Discman Sony D-50, da popularíssima NES (Nintendo Entertainment System) ou ainda do super computador Cray-2 com os seus poderosos 1.9 GFLOPS. Incrivelmente o poder de processamento deste super computador com 30 anos é suplantado pelo poder dos processadores actuais do iPhone 6S, iPhone 6S Plus e iPhone SE, que apresentam valores de 230 GFLOPs (unidade de medida de potência gráfica).

Mas a comparação traz exemplos bem interessantes, embora com alguma subjectividade normal à mistura. Contudo, deixa principalmente aos mais novos uma ideia clara do que no passado era “necessário” para utilizar funcionalidades que hoje são…. irrisórias!

WebpageFX Smartphone Cost

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xico
    Xico

    Um iPhone? Pq não qq smartphone?

    1. Avatar de TOM
      TOM

      Porque se fosse outro smartphone valeria ainda mais, terias de acrescentar por exemplo um comando para a televisão…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aqui está uma função que não prescindo. comando para tv. já me salvou diversas vezes de salas de espera com o Goucha lol

        1. Avatar de TOM
          TOM

          Mesmo em nossa casa, não é preciso revirar atudo para encontrar os diversos comandos, coisa que sobretudo quem tem crianças vai entender.

          1. Avatar de Luis Coelho
            Luis Coelho

            Em casa utilizo no meu iPhone o MEO Remote e não reviro tudo à mesma.
            Mas claro que com um Android é tudo mais fácil porque não se tem de pensar que existem aplicações para o mesmo efeito.
            Ou então não deve ter box em casa e está a mudar o transmissor TDT.

          2. Avatar de TOM
            TOM

            Interessante, amigo Coelho… Presumo que tenha a televisão ligada 24h/dia, ou essa aplicação faz magia e controla a TV também? E também controla o ar condicionado, o projector, o home cinema, etc? Ou será que em casa só tem a fantástica box Meo? Ou será que afinal que não pensa é o Coelho?

          3. Avatar de Leo
            Leo

            O caro Tom anda um pouco enganado. Ora fala então de controlar a TV, o ar condicionado, o projector, o receiver de home cinema e a box da Meo e diz que precisa de um Android com IR para isso tudo?

            O meu caro está mesmo parado no tempo então. Com o iPhone 5S controlo todos esses aparelhos e muito mais. Quer juntar todos os media centers da casa, o frigorífico, a máquina da roupa, da louça, o forno e a placa de cozinha?

            É que se quer falar, fale com conhecimento de causa. Eu pelo menos só mando sound bytes quando tenho a certeza do que estou a dizer.

            P.S.: Aí nessa minha lista também pode juntar um dos meus carros, que me tinha esquecido…

          4. Avatar de Paulo F.
            Paulo F.

            Luis Coelho, está consciente que com um S4 antigo como eu tenho, até o ar condicionado nos hotéis comando? Qualquer dispositivo com IR pode ser comandado à distância.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      O artigo original é imparcial: “Those features are all consistently used across iPhones, Androids, Windows, and Blackberries, so we determined they were the best features to highlight in this infographic.” o pplware não seguiu o exemplo…

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        Para variar, mais do mesmo de sempre…

      2. Avatar de Vítor M.

        Repara se não falo em smartphones 😉 tens de ler sem obstáculos. 😀

        Como na infografia fala da App Store, obviamente está mais relacionada com o iPhone. Basta leres sem obstáculos visuais.

        1. Avatar de Edgar
          Edgar

          Eu reparei, mas têm que ser mais imparciais, como na noticia original.

          1. Avatar de Vítor M.

            Pontos de vista. Porque se a notícia se baseia no iPhone, como pode ser visto na infografia, o restante, tal como referi, também se ajusta a qualquer smartphone, não só com Android, como com Windows Phone, Windows 10 mobile, bada, Tizen ou BB… entre outros.

          2. Avatar de RogerDC
            RogerDC

            serio Vítor M. estes artigos com estes títulos ta a me da nojo, aprende a ser humilde, poderias ter mudado o titulo para smartphone e ficava resolvido, emvez de inventar desculpas sem logica, app stor LOOL

        2. Avatar de Pedro Pinto

          E até falam do iPhone 6!!!

          1. Avatar de Vítor M.

            Há olhos que dificilmente conseguirão ler isso 😉

        3. Avatar de Marco
          Marco

          O meu comentário deveu-se a no artigo original notarmos mais o smartphone genérico do que apontar logo para os produtos da Apple, a frase que mencionei é o exemplo disso, na infografia tem o exemplo GoogleMaps/Apple Maps, Skype/Facetime…
          Sou a favor da imparcialidade, como o pplware é muitas vezes palco de fanatismos na secção dos comentários…deixei o reparo, nada de especial. 😉

          1. Avatar de Vítor M.

            Fanatismos á parte, referi tudo de forma como foi mostrado é baseado na infografia. Portanto, não há razões para fanatismo.

        4. Avatar de jalves
          jalves

          Voces ja tem tantos anos disto e parece que nunca aprendem, quando fazem noticias destas NUNCA metam marcas de smartphones nos titulos isso vai sempre gerar polemica, bastaria que o titulo fosse “Porque custaria um smartphone 32 milhoes de dolares (aqui podiam converter para Euros ja que estamos na europa) em 1985”.
          Depois no corpo da noticia poderiam dizer que foi usado um Iphone para a comparação mas nesta noticia nem era preciso pois não compara especificações do Iphone sem ser a capacidade de processamento grafica

    3. Avatar de Vítor M.

      Pergunta a quem fez a infografia.

  2. Avatar de Blue Sky
    Blue Sky

    Em 1988 comprei 1Mb de memória ram – 4 chips de 256Kb, para o meu Amiga 500, por 7.500$00 (37,50 €).
    A preços dessa época, os 8 Gb do meu portátil custariam 61.440.000$00 (307.200,00 €).
    Nada de novo, seja iphone, seja qualquer outro smartphone.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Para já não falar no Schneider Euro PC II, um 8086 ( salvo erro ) Monitor CGA ( CMYK ) com disquetes de baixa densidade ( 700 e tal kbytes ) 512 Kb de memória e só corria no máximo o DOS 5.0. E vinha com o Microsoft Works 1.0 😀

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Tive esse PC e vários amigos tiveram mais tarde $$$ para um 286 e QVGA que era um show nos jogos da época a par dos commodore amiga 500 e 1200.

        Mas falta aí uma tabela:
        – comparar quanto custaria em 2014-2015 um iPhone com ecrã 5.7″ QHD AMOLED, 32 GB como versão base, comando de televisão, slot microSD e 3 GB RAM, 16 MP com OIS e vídeo 4K.. É que nesse ano pelo valor da verão base do iPhone já se tinham telemóveis com essa tech. Como nem hoje em Agosto 2016 isso há nossa iPhone, presumo que na altura devia ficar pelo menos uns 5000€ …

        1. Avatar de Blue Sky
          Blue Sky

          Podes traduzir?!…

    2. Avatar de Jp2
      Jp2

      Tinha de aparecer “iphone” na notícia para o pessoal ver.. agora imagina que compras, hoje em dia, 32gb por 10€ ….. imagina na epoca

  3. Avatar de Serato
    Serato

    De notar que se fosse um Galaxy S7, seria tudo melhor e a capacidade de processamento muito superior…. #imparcialidade
    Depois isto é mais um post típico do Vítor onde aparece o nome da maçã para os clicks, porque não vem acrescentar nada de novo… Como se o iPhone 6 fosse o melhor dispositivo no mercado….

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Lá vêm os fanboys com “o processador muito superior”, mas em quê? Leva na pá do OP3 e do mais velho 6s… e quando chegar o iPhone 7, Ainda vai levar mais!

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Não tentes esconder, a gente percebe que vocês têm inveja por querem ter um e não poder.

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Bom, se tu conseguiste um não estou a ver porque é que qualquer um outro não o possa. Se qualquer gato arranja um financiamento para carro, então para um iPhone quase nem perdia dar o dinheiro de Volta …

          Relativamente à “potência” do chip dos iPhone, realmente é uma peça de engenharia, mas bater os outros em benchmark e na prática não faz nada com a potência, é o mesmo que se gabar de ter um motor V8 e depois não passar dos 50 km/h. Pelo menos os Android usam a potência disponível. Ao menos pode se disfrutar de multitarefa, ecrãs enormes e QHD, 4k e OIS desde há anos, simular desktop, etc etc.

  4. Avatar de AlexX
    AlexX

    Em 1985 um Motorola DynaTAC não custava 9 mas 4mil dólares e o autor refere isso “all prices adjusted for inflation to 2015”. Em 1985 tudo aquilo custava mais ou menos metade do preço e mesmo assim questiono se o Cray-2 terá custado 16 milhões… Mas é fascinante a evolução e nenhum outro equipamento deve aglomerar tantas funções, é o canivete-suiço da tecnologia.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Sem a menor dúvida: a tecnologia evoluiu imenso, a humanidade é que não.

  5. Avatar de Pirata
    Pirata

    E o iPhone seria o equipamento mais barato. Olha se fizessem a comparação com outro Smartphone da gama do iPhone, esse valor triplicava. Lol

  6. Avatar de Tony
    Tony

    Falta adicionar mais 5€ por uma lanterna

  7. Avatar de piskenz
    piskenz

    O poder de processamento é que torna a coisa obscena, até ai estava +- aceitável 🙂

  8. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Mesmo, só uma pessoa ia ter isso e não ia servir para nada pois então teria que existir o facebook que ia custar 1000000000000000000000€