Por que razão as garrafas de plástico têm as tampas presas?

113 Comentários

Se costuma comprar bebidas engarrafadas, já terá notado que a tampa, outrora amovível, fica presa na garrafa de plástico. Entenda o motivo desta mudança!

Tampa presa à garrafa de plástico

Atualmente, as tampas de garrafas de plástico estão entre os dez principais resíduos encontrados nos rios e no oceano.

No Reino Unido, inquéritos realizados nas praias, em 2023, indicaram as tampas de garrafas como o terceiro tipo de lixo mais comum. Por sua vez, na costa holandesa do Mar do Norte, os inquéritos registaram até 128 tampas de garrafas por cada quilómetro de praia, em 2016.

A par disto, são um dos objetos mais comuns consumidos pelos animais marinhos.

 

Pequena mudança nas garrafas de plástico tem objetivo ambiental

Por serem um problema, a União Europeia (UE) decidiu tomar medidas: em julho, aprovou uma diretiva que exige que todas as garrafas de utilização única tenham tampas que permaneçam presas.

O objetivo passa por limitar a quantidade de lixo plástico, especialmente as tampas das garrafas de plástico de utilização única, que têm mais probabilidade de ir parar ao ambiente, e representam um enorme risco para a vida selvagem.

Tampa presa à garrafa de plástico da Coca Cola

As garrafas de plástico de todo o mercado europeu, incluindo o Reino Unido, contam com um sistema de fixação, que impede que o utilizador se livre da tampa por aí.

Uma vez que a tampa está presa à garrafa, deixa de ser fácil de remover e, por conseguinte, passa a ser difícil de deitar fora.

Este sistema cria, agora, um resíduo e não dois, sendo mais fácil de apanhar e menos provável de ser ingerido.

Aprovada em julho, é necessário mais tempo para avaliar o impacto da mudança.

Comentários

113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    A pior coisa que podiam inventar..

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Porquê? Não custa nada e pode ser que acabem as fotos de animais mortos com o estomago cheio de tampinhas de plástico

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Que culpa é que a gente tem que os animais se ponham a comer tampas

        1. Avatar de Mr. X
          Mr. X

          A culpa é apenas dos “animais” que as deitam para o chão!

        2. Avatar de Marco Sousa
          Marco Sousa

          Tens culpa quando tens influência nisso. Se podes evitar porque não? Não custa nada!

        3. Avatar de Luis Pereira
          Luis Pereira

          Temos culpa porque estamos a introduzir no meio ambiente coisas que não existiam anteriormente na Natureza. Os animais ainda não tiveram tempo para se adaptarem a esta nova realidade. É o caso das tartarugas que confundem sacos de plástico com um dos seus alimentos, as alforrecas.

        4. Avatar de francisco
          francisco

          incrível certo tipo de comentários

        5. Avatar de Nuninho
          Nuninho

          “Que culpa é que “a gente” tem que os animais consumam algo que somos nós exclusivamente a criar e a descartar para o ambiente?” Realmente, há com cada génio…

        6. Avatar de Francisco
          Francisco

          Que culpa é que nos temos de haver comentários destes

      2. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Porque aquilo não dá jeito nenhum. Eu arranco sempre a tampa. E não deito as tampas fora sem ser junto da garrafa.

      3. Avatar de Francisco
        Francisco

        Boa medida para acabar com a intoxicação dos animais marinhos, não acaba com a poluição dos oceanos mas vai salvar muitas vidas marinhas

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Tentar proteger o ambiente é realmente mau…

    3. Avatar de Alguem
      Alguem

      Concordo, quem inventou isto não deve beber diretamente pela garrafa:
      E não é por estar presa que vai evitar poluição

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Continuo a beber pela garrafa e a reciclar garrafa e tampa.
        Parece-me que quem “inventou isto” não fez um mau trabalho

    4. Avatar de João
      João

      A primeira coisa que faço é arrancar a tampa.
      Não querem a solução mais simples – passar tudo a vidro, novamente.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Também tem o seu impacto ambiental, a água e produtos químicos que são gastos a lavar a garrafa, o seu transporte e tudo o que isso implica ou caso seja vidro e esse seja reciclado gasta-se bastante energia para reciclar. Estamos constantemente a poluir com o nosso lixo, mesmo quando se recicla estamos a gastar bastantes recursos do planeta e a natureza eventualmente vai equilibrar o nosso desiquilíbrio, o problema é se os humanos, ou a sua maior parte, será compatível com esse processo

  2. Avatar de Littrt
    Littrt

    Agora já não consigo beber leite diretamente do pacote.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sabes que isso é pouco higiénico? A não ser que bebas o conteúdo do pacote todo de uma vez. O leite sofre um processo de esterilização, e ao colocar lá a boca e beber está a transferir bactérias da boca para o leite, que por sua vez rapdidamente começam a multiplicar-se e a usar os açúcares naturalmente presentes no leite para se alimentar.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Tenho aqui uma palhinha

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Espero que seja de papel (ou metal daquelas que dá para usar múltiplas vezes), caso contrário devias pensar nas tartarugas

  3. Avatar de mesmo
    mesmo

    “Por que razão as garrafas de plástico têm as suas tampas presas?”
    -Boa questão, sinceramente depois do que assistimos na fuga do vale dos judeus, é só uma questão de tempo e duas escadas de 10 metros do Leroy Merlin escolhidas pelos reclusos que instalam câmaras de vigilância que resolve-se já o assunto.
    Ok era só isto, penso que não está má esta

  4. Avatar de camponês
    camponês

    Representa muito bem a UE. A regulação como expoente máximo da inovação.

    Nem busco a tesoura. Ao fim de 4 voltinhas e vai a tampinha fora

    1. Avatar de Paulada na xarecas
      Paulada na xarecas

      muitos parabéns calhorda

  5. Avatar de 30linasrt
    30linasrt

    Nao nao fica, a primeira coisa que faço é remover a tampa.

    1. Avatar de BC
      BC

      És o maior da tua aldeia

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Os teus filhos devem ficar orgulhosos

  6. Avatar de Eládio Clímaco
    Eládio Clímaco

    Hoje em dia a malta revolta-se com cada coisa…a estupidez humana é realmente desesperante na maior parte das vezes.

    1. Avatar de Paulada na xarecas
      Paulada na xarecas

      isto…

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      São felizes e nem sabem.
      Já viste o dilema que estas pessoas têm na vida?
      Acho que usam as cuecas dois números abaixo e depois dá nisto 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Pressionas, ouves um estalido e rodas. Questão de hábito – e não é preciso “andar à procura da rolha” 🙂

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Era para comentário abaixo.

      2. Avatar de Eládio Clímaco
        Eládio Clímaco

        Caramba acredita. Uma pessoa que se irrita com a porra duma tampa sempre que quer beber água, nem quero imaginar como reagirá nas restantes situações que a vida “oferece”. Acho que é mesmo isso, são felizes e não sabem :p

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu não me queixava antes da rolha estar presa. Tiro a rolha, bebo, volto a por no sitio. Agora, abro a rolha, arranco-a, bebo, tapo. No final vai a garrafa e a rolha para a reciclagem.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Não são felizes, são uns tristes.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Portanto a pessoa agora não pode reclamar de nada tens de andar em rebanho sem reclamar muito

      1. Avatar de Eládio Clímaco
        Eládio Clímaco

        Obviamente que não é esse o caso mas acabaste de provar o meu ponto. Não te vou explicar, vou-te deixar pensar para ver se chegas lá

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Uma das maiores estupidezes … uma pessoa depois de abrir a garrafa se quiser fecha-la novamente é uma merda.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      desculpa lá por seres um nabo em coordenação motora

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        É fisica, uma rosca é para ser apertada direita se tentar apertar a rosca torta é muito mais difícil estando a tampa presa tens de apertar com a rosca a começar torta que na maioria das vezes só funciona porque o plástico é fraco

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Faz pressão até ouvires um estalido. Fica direita.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Belissima resposta

  8. Avatar de PGomes
    PGomes

    É uma solução idiota, para burocratas e politicos fingirem que estão a fazer alguma coisa para proteger o ambiente.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      não é. as tampas são um problema ecológico e tu estás revoltado por uma solução que funciona.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O problema não é só a tampa. Acabem com o plástico nos pacotes de leite, nas garrafas, e em todo este género de consumíveis.

      2. Avatar de Joana Franco
        Joana Franco

        Aí é que te enganas. O problema é de patentes.
        – Patent application no. PCT/EP2022/065401 by ALPLA WERKE ALWIN LEHNER GMBH & CO. KG of June 2022
        – Patent application no. EP 3 670 377, dated 17 December 2019, granted to the Spanish company Betapack S.A.U
        – Patent application no. description PL/EP 3277598 granted in 2020 to US creator Michael Maguire

      3. Avatar de PGomes
        PGomes

        Mas não funciona. Continuamos com quantidades descumunais de plástico. E o plástico é apenas reciclado num rácio muito baixo. De que adianta termos a tampa presa á garrafa de pástico, se continuamos a encher o ambiente com este lixo. E depois isto dissolve-se em micro particulas, infiltrando-se no solo e na água.
        A solução é voltarmos a usar vidro. Este pode ser lavado até 50 vezes, sem perda de qualidade. E quando for necessário reciclar, a percentage de material que pode ser reutilizado é muito superior ao plástico.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O objetivo aqui não é reduzir o plástico, mas sim evitar que a tampa isoladamente vá parar aos meios aquáticos.

          1. Avatar de PGomes
            PGomes

            Por isso é que esta lei é um disparate.
            Devíamos estar a reduzir drasticamente a utilização de plástico.
            Em vez disso, estamos a perder tempo com leis para fingir que estamos a fazer alguma coisa.

          2. Avatar de Giordano
            Giordano

            Não me surpreendia que muita gente, ao saber disso, fosse para as praias com centenas de garrafas, intencionalmente soltasse as tampas e as mandassem todas ao mar…

            A pequenez humana tem cada desfaçatez…

    2. Avatar de Arquitetos
      Arquitetos

      Se pretendessem reciclar verdadeiramente, voltava-se ao antigamente. Frascos de vidro, onde pagávamos depósito. Devolvia-se o vasilhame, recebíamos o dinheiro e protegíamos o ambiente.
      Lavava-se ou reciclava-se, o que melhor fosse.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Mesmo assim polui

        1. Avatar de Giordano
          Giordano

          Tanques comunais, em materiais extremamente estáveis, e ia-se lá beber/buscar quando fosse preciso, com uma pessoa a desinfetar o bocal após cada utilização.

          Menos poluição e mais emprego!

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Claro que com esta medida também se ajuda os fabricantes e recicladores das tampinhas, assim o pessoal tem menos tendência a guardar as tampinhas para ajudar na compra de uma cadeira de rodas ou uma cama articulada. Ps sempre vi mais garrafas sem tampa espalhadas vergonhosamente pela natureza que tampinhas.

    É que os coitados terem de comprar uma coisa que lhes cai melhor de borla é chato.

  10. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    O Zé Manel ainda não teve a sua cadeira de rodas devido as tampas hoje em dia virem presas..disso ninguém fala…kkk

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Sim, porque agora não se conseguem soltar … kkk

  11. Avatar de Maria
    Maria

    A primeira coisa é arrancar a tampa!
    No caso dos iogurtes só serve para pingar e sujar…
    A maior estupidez que inventaram.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os iogurtes líquidos costumam ter uma película plástica entre a tampa e o bocal, logo a tampa não fica suja.

      1. Avatar de Como é que é
        Como é que é

        @David Guerreiro pensa um bocadinho, abres o iogurte tiras o plástico dás três ou quarto goles e fechas.
        Ok, até aqui não sujou.
        Metes no bolso ou em cima do banco do carro (tombou) voltas abrir e voilà, pingos na roupa.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Com três ou quatro goles bebes o iogurte.
          O povo anda mesmo doente pois preocupa-se com cada coisa…

          1. Avatar de Camões
            Camões

            “Com três ou quatro goles bebes o iogurte.”

            Ai sim, gostava de te ver a fazer essa proeza com um iogurte de 1kg (que eu consumo).
            Isto há com cada otário.

  12. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Gostava de ver os números relativos a pontas de cigarros também. Das coisas mais nojentas que se pode encontrar, em todo lado, não apenas nas praias, mas aí é um nojo. Já fui fumador e evitava por tudo atirar beatas para o chão. Mas é chocante e inadmissível que em 2024 se veja tanta gente a enterrá-las na areia ou simplesmente a mandá-las para o mar… Uns verdadeiros primatas!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É que nem precisam mandar para o mar, basta que as mesmas sejam arrastadas para cursos de água, que vão parar no mar.

    2. Avatar de Giordano
      Giordano

      Nunca fumei, mas também mando beatas para o chão na praia…

      O que eu faço à saída da capela do Senhor da Pedra, ou mesmo de outras igrejas à beira mar plantadas, não diz respeito a ninguém!…

  13. Avatar de Arquitetos
    Arquitetos

    Simplesmente detesto esta solução. Deveriam inventar qualquer instrumento para separar a tampa das garrafas rapidamente.
    Eu separo sempre a tampa. Detesto beber com aquela coisa pendurada.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Força. Inventa um

  14. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    Esta medida foi implementada para combater o problema das tampas que são descartadas de forma inadequada , deixadas no chão das ruas e nas praias. Por serem pequenas, muitas acabam por entrar nas sarjetas, passando pelos filtros das ETARs e chegando aos rios ou ao mar, onde podem ser ingeridas por aves e outros animais, que morrem por não conseguirem digerir o plástico. Para além disso também são fonte de microplástico, que está a contaminar toda a cadeira alimentar, chagando ao organismo humano e até ao leite materno. Mas sim, existem soluções melhores, o ideal seria criar uma tara recuperável com pontos de entrega, para as pessoas poderem receber algum dinheiro ao entregar no local certo as garrafas de plástico. Basicamente o mesmo que acontecia antigamente com as garrafas de vidro.

  15. Avatar de Camões
    Camões

    Compreendo o intuito da ideia, contudo está mal elaborada, pior invenção (ideia) do século.
    Como nunca gostei da opção, e pensado que o problema era meu, passei a observar o comportamento dos outros em locais públicos. Toda as pessoas que observei tiraram (arrancaram) a tampa, logo por muito boas intenções que seja o propósito, foi e é, o maior fiasco implementado. Não está a ter o resultado esperado.
    No mínimo, a tampa até podia vir agarrada ao invólucro, mas ter espaço de manobra para quem bebe pelo gargalo.
    Têm que melhorar o procedimento se querem resultados.

    1. Avatar de Giordano
      Giordano

      Bebo garrafas de água regularmente. Nunca tirei as tampas. Não tenho problemas em fechar a tampa. é uma questão de sensibilidade e coordenação mão-olho.

      NEM TODAS SÃO IGUAIS… umas estão melhor que outras, devo confessar.

      Mas já me habituei.

  16. Avatar de André
    André

    Isto apenas representa o pináculo, o expoente da UE.
    A melhor maneira de acabar com a imigração descontrolada, é destruir a europa com leis, comecam com leis destas e acabam a punir as verdades inconvenientes as quais eles denominam de fakenews.
    Assim nenhum imigrante vai querer vir para cá.

  17. Avatar de joao
    joao

    Devia ser tudo de vidro e retornável. Como era antigamente. Pelo menos era assim cá em Brasil.

  18. Avatar de Elonao
    Elonao

    De propósito corto e meto ao lado

  19. Avatar de André R.
    André R.

    Enquanto houver empresas a dar cadeiras de rodas em trocas de tampas de garrafas( em vez de darem diretamente como ação social), o pessoal vai arrancar isso e meter num garrafão de 5L.
    Depois o que acontece realmente com as tampas ninguém sabe…

  20. Avatar de nhecos
    nhecos

    O pessoal que se queixa disto deve ser o tipo de pessoas que são contratadas para fazer anúncios da TV Shop. Pessoal que falha o prego e faz um buraco na parede.

  21. Avatar de Manuel
    Manuel

    Como entrar no estádio com a garrafa?
    E o negócio das cadeiras de rodas?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      No estádio é só puxar e está resolvido…
      As cadeiras de rodas agora é a pagar forte e feio… Quem não tem dinheiro para uma é que se lixa…

  22. Avatar de rui
    rui

    A MAIOR MENTIRA vendida pela comunicação social em relação com “ambiente” é que somos nos (pessoas normais) responsáveis pala degradação do ambiente e todo lixo e plástico nos oceanos. São grandes empresas unicamente responsáveis por todo o lixo produzido, por todo o plástico. Nos somos obrigados a pagar impostos, limpar o lixo deles e até estar envergonhados com nos próprios.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      nenhuma gota se acha responsável por uma inundação

    2. Avatar de Tafc
      Tafc

      Isto.

      Nem vale a pena reciclar quando as empresas poluem milhares de vezes mais que uma cidade inteira.

  23. Avatar de subtrassao
    subtrassao

    Demorei dois segundos a adaptar-me a estas novas tampas. Algumas pessoas vão precisar de duas décadas, outras vão morrer ainda agarradas ao passado.

  24. Avatar de Fusion
    Fusion

    Malta sou o único que a primeira coisa que faz ao abrir uma garrafa assim é arrancar a tampa?

    No início achei horrível, hoje já estou tão habituado que até gosto desta rotina de arrancar a tampa, é tipo como rebentar aquelas bolhas que vem a proteger por exemplo eletrodomésticos nas caixas sabem?

  25. Avatar de BC
    BC

    Se uma simples tampa de plástico presa à garrafa vos incomoda tanto a vida, lamento dizer que a vossa vida não é grande coisa. Arranjem coisas mais importantes com que se preocuparem. Agora estarem revoltados porque a tampinha vem agarrada à garrafa, lamento, mas é demasiado preciosismo.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Preciosismo é estarmos a andar para trás e haver quem aplauda!
      Vamos multar os porcos e tornar a sociedade mais civilizada? Não…
      Vamos prender as tampas às garrafas…

      Quais os próximos passos?
      Vamos colar os cigarros aos maços para não atirarem as beatas para o chão?
      Vamos vender embalagens com cola para se ficarem agarradas às mãos?
      Que mais é que vamos fazer em vez de fazer cumprir as regras da sociedade por se viver atualmente a mania do “Politicamente correto” e ninguém ter a coragem de fazer merda nenhuma para não ofender as florezinhas de estufa que a sociedade de hoje está a criar?

      Só as cadeiras de rodas que estas tampas davam a quem precisa já eram mais significantes do que haver 1 tampa a cada 10 metros de praia. Vai lá contar as beatas num metro e depois eu explico-te porque é que esta atitude das tampas não passa de hipocrisia…

      1. Avatar de Zé Anone
        Zé Anone

        Tem calma, pareces me um bocado exaltado… Vê lá, não queiras fazer figura de “florzinha de estufa”…

  26. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Costuma-se dizer “Quem não sabe F##### até os berlindes estorvam”. Isto é a malta que se irrita com as nova tampas das garrafas.

  27. Avatar de Mário
    Mário

    Maquineta nos hipers com devolução de saldo por cada garrafa completa e resolve-se o assunto. Em outros paises funciona e promove a reciclagem e todos ganham.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas aqui ninguém quer impedir as pessoas de serem porcas porque parece mal e então vamos por este caminho…

  28. Avatar de Tafc
    Tafc

    A primeira coisa que faço é arrancar a tampa.

    Querem menos poluição? Proíbam a circulação de 80% dos cargueiros que navegam no oceano. Só trazem lixo da china e afins que os viciados em consumismo compram 24/7.
    E 80% das viagens de avião eram evitadas. O sector do Turismo polui muito.

    E ainda por cimas estes dois meios de transporte utilizam os combustíveis mais poluentes que existem lá no fundo da refinaria.

    1. Avatar de Giordano
      Giordano

      Isso… ou velas…

  29. Avatar de Tafc
    Tafc

    É a tampa tapa-olhos.
    Os poluidores a sério do mundo não são multados.

  30. Avatar de iFernando
    iFernando

    A melhor coisa que podiam ter inventado. Nunca mais perdi tempo à procura da tampa! Parabéns

  31. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    A tampa de plástico fica presa na garrafa….realmente é um enorme problema !! Nem consigo dormir. Há muita gente a precisar de se tratar…

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    Passei a partir essa tampa e a deitar fora as duas em separado.
    Até hoje sempre tinha usado a tampa para manter as garrafas pequenas depois de as esmagar.
    Se o objectivo é dificultar a vida a todos por causa dos porcos, então eu também quero contribuir!

  33. Avatar de nhecos
    nhecos

    Olhando para os comentários, aprendi que nunca se deve subestimar o nível de ineptidão de algumas pessoas.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Falas dos badalhocos que atiram lixo para o chão ou dos que têm medo deles e criam leis estúpidas para não ter que os enfrentar?

  34. Avatar de Manuela
    Manuela

    Como vão fazer os seguranças que retiram as tampas das garrafas à entrada dos estádios de futebol?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Vão fazer igual. É só puxar…

  35. Avatar de Nuno
    Nuno

    Continuo a arrancar as tampas da gafa, não dá jeito para beber, ideia estúpida,no que é que isso muda a poluição dos mares e rios estão na mesma.

  36. Avatar de SMOKESCREEN
    SMOKESCREEN

    Nem todas as marcas adotaram a medida algumas ainda não vêm presas na garrafas

  37. Avatar de Lourdes da Conceição
    Lourdes da Conceição

    Eu entendo que não custa nada deixar a tampa agarrada à garrafa. Eu faço isso com os garrafões da água. Se é para reciclar,temos de aceitar.

  38. Avatar de Lourdes da Conceição
    Lourdes da Conceição

    Eu entendo que não custa nada deixar a tampa agarrada à garrafa. Eu faço isso com os garrafões da água. Se é para reciclar,temos de aceitar.

  39. Avatar de Vereda
    Vereda

    A notícia omite um detalhe importante: o tipo de plástico usado nas tampas vale mais do que o resto da garrafa. Daí que as garrafas sem tampa não são suficientemente rentáveis para os “sucateiros” do plástico. Tem tudo a ver com a composição molecular dos polímeros e a sua reciclabilidade. As tampas reciclam-se sem necessidade de adicionar plástico virgem… e a compra deste encarece todo o processo.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A sério que estas medidas estão mais relacionadas com dinheiro do que com o ambiente?
      Que novidade…

      1. Avatar de Vereda
        Vereda

        Não foi isso que eu disse.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ai não? Olha os excertos de cada uma das tuas frases:
          1. O plástico das tampas vale mais que o resto da garrafa…
          2. Garrafas sem tampa não são suficientemente rentáveis…
          3. Tem tudo a ver com [] a reciclabilidade.
          4. As tampas reciclam-se sem necessidade de adicionar plástico e este encarece todo o processo.
          Qual é mesmo a tua dúvida?

          1. Avatar de Vereda
            Vereda

            A que se deve tanta agressividade?

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não sei onde viste agressividade. Constatei alguns factos que parece que queres evitar ao desviar o assunto para a “agressividade” quando tudo originou no teu comentário.
            E aproveito para dizer que se viste alguma agressividade no que escrevi deves ter algum problema. Tenho de te perguntar os pronomes também para não te ofender?

          3. Avatar de Vereda
            Vereda

            Você é que deve ter alguns problemas.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não fui eu a sentir agressividade em comentários inofensivos…
            Nem fui eu a desviar a conversa com zero argumentos…

  40. Avatar de Zé Anone
    Zé Anone

    “No Reino Unido, inquéritos realizados nas praias, em 2023, indicaram as tampas de garrafas como o terceiro tipo de lixo mais comum.”

    Pois é, sabem quais são o primeiro e o segundo tipo de lixo mais comum? Material de pesca descartado e beatas de cigarros. Mas as indústrias da pesca e do tabaco são lóbis com muito dinheirinho para influenciar políticos portanto nesses não se toca!

  41. Avatar de Old School
    Old School

    Esta, é a explicação para boi dormir…
    Mais uma da cultura Woke, que entende não haver mundo antes do seu surgimento, e de ter solução para tudo, seja ao apagar a história, a derrubar monumentos, a destruir arte ou a alterar o nosso modo de vida…
    Já haviam medidas para quem polui os oceanos ou o ambiente, chamam-se coimas! Apliquem-nas!
    Além do mais, a cota de responsabilidade dos países da união europeia, sobre a poluição causada por tampinhas de plástico, nem deve ser digna de registo, para sustentar levarmos com este desiquilíbrio ergonómico, que me suja o fato, com a pinga do iogurte líquido…tenham dó e apliquem parte do dinheiro destas campanhas, em educação decente, daquela que não é facciosa nas orientações políticas.

  42. Avatar de Chefe tive uma ideia
    Chefe tive uma ideia

    Isto é mais uma daquelas ideias de quem não tem mais nada para fazer, aquelas do “chefe, tive uma ideia!”
    Portanto assim como os pacotes de açúcar mais longos para partir ao meio, foi uma ideia sem sucesso, as pessoas acabam sempre por usar da forma antiga porque é mais prático. Eu apenas tenho mais trabalho para abrir a garrafa, agora tenho um plástico para rebentar.