Por que motivo Donald Trump quer a Gronelândia?

45 Comentários

A poucos dias de regressar à Casa Branca, Donald Trump deu a conhecer intenções expansionistas. Além da anexação do Canadá, o republicano chamou o Canal do Panamá de “Canal dos Estados Unidos”, sugeriu rebatizar o Golfo do México de “Golfo da América” e cobiçou a Gronelândia. Que interesse vê o futuro Presidente dos Estados Unidos nesta ilha?

Gronelândia

Com o título de maior ilha do mundo, a Gronelândia tem sido tema de manchete pelo interesse que Donald Trump demonstrou em conquistá-la, referindo-se ao objetivo como “essencialmente um acordo imobiliário”.

Afinal, a Gronelândia foi uma colónia dinamarquesa até 1953, mas, durante a 2.ª Guerra Mundial, foi ocupada pelos Estados Unidos, num período em que a Dinamarca esteve sob a ocupação da Alemanha.

Embora os Estados Unidos tenham devolvido a ilha à Dinamarca, em 1945, mantiveram uma base militar no noroeste do país, que tem, portanto, uma grande relevância estratégica.

Além de ser a maior ilha do mundo, a Gronelândia alberga, também, um dos mais ricos depósitos de terras raras.

“As terras raras constituem um grupo muito especial de 17 elementos químicos e são apelidadas “vitaminas da indústria” porque, à semelhança das nossas vitaminas, têm um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico”, lê-se no Público.

A Gronelândia alberga o depósito de Kvanefjeld, que se crê ser um dos mais ricos depósitos de terras raras do mundo. Além disso, está recheado de urânio, crucial para o desenvolvimento nuclear.

Kvanefjeld, na Gronelândia

Portanto, o interesse de Donald Trump reside, essencialmente, nesses minerais, tendencialmente mais relevantes para as indústrias automóvel, tecnológica, energética, e de armamento.

Trata-se de minerais essenciais. Trata-se de recursos naturais. Podem chamar-lhe Doutrina Monroe 2.0, mas faz tudo parte da agenda America First.

Explicou Michael Waltz, futuro conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, ao apresentador da Fox News, Jesse Watters, sem dar detalhes.

Conforme recordado, os especialistas em política de segurança têm defendido que as nações ocidentais deveriam unir-se para garantir que a China, que controla a grande maioria dos minerais de terras raras do mundo, não consegue uma posição na Gronelândia.

 

Gráfico mostra o esmagador domínio da China na produção de metais de terras raras

 

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de trolha3333
    trolha3333

    pois… como a Europa está a ser governada por um grupo de bananas woke, e a desgraçarem o seu desenvolvimento permitindo disrupção cultural com graves consequências para o futuro das famílias europeias, se não se entenderem vão mesmo ser os chinocas e russos a meter a pata lá!
    O Trump obviamente está a pensar nos EUA primeiro mas se calhar não é má opção para esta Europa que está velha e cansada, dado que não tem apostado em renovar o sangue europeu e consequente reflexo no desenvolvimento transversaç a vários setores!

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Mas vão meter como? A Gronelândia, sendo da Dinamarca já não faz parte da NATO? Os EUA, desde o final da 2a guerra mundial não tem livre acesso em termos militares à Gronelândia?

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      O que é “woke”? Sabes explicar?
      Ou és mais um a repetir chavões que não compreende?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pedro Fonseca, posso ser eu a definir woke?
        Aqui vai então.. ” inútil, parasita e ganzado, que só pensa em tirar a quem trabalha para dar aos iguais a ele”.
        Basicamente é isto…
        E olhe que até usei termos bem diplomáticos…

        1. Avatar de CromossomaXY
          CromossomaXY

          Não está nada mau essa definição! E é totalmente o oposto de “acordado” (awaken)! 0_o

        2. Avatar de AJ
          AJ

          acredito bem que sabe o que é Woke.

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Supostamente o termo “wokeness” refere-se a uma conscientização social sobre questões relacionadas a desigualdades e injustiças, como o racismo, mas mais concretamente o sexismo, LGBTQIA+ fobia e outras formas de discriminação.

        Este movimento “woke” é intolerante com as opiniões divergentes, levando a uma cultura contra indivíduos que não apoiam estas ideias, basicamente são “cancelados” ou excluídos por opiniões que não alinham com a visão dominante levando a que
        muitas empresas ou indivíduos adotem posturas “woke” apenas para ganhar aprovação pública, sem ações reais, ou real fundamento.

        É um movimento que alimenta o extremismo e a polarização social ao enfatizar constantemente as diferenças entre grupos de pessoas.
        Apesar de perceber que no fundo as ideias têm boas intenções criou-se um ambiente onde as pessoas têm medo de falar livremente, porque apenas o que é “woke” é o que é correcto!
        As soluções deste movimento são simplistas para muitos problemas estruturais complexos, sem abordar as raízes profundas das desigualdades.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ai e tal a Rússia :), só quem anda a dormir é que acha que as super potências não fazem o que lhes apetece, América sempre o fez ao logo de décadas e décadas e tem bases por todo o lado mesmo contra a vontade dos países.

    Se um dia a América lhe apetecer ficar com as Lajes fica e acabou, infelizmente é assim a lei do mais forte, a UE vive com o rabinho entre as pernas e nunca apostou em ser uma super potência anda mais preocupada com casas de banho mistas e portas USB…

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      O Trump quer comprar, não quer ocupar. Vai uma grande diferença.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim existe “faço o que quero, por isso aceitem a bem $$$$, senão é a força.”

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          A terra é plana e o 5g foi inventado para nos controlar.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Essa de chamar terraplanistas aos outros não cola comigo tenho um globo terrestre com luz a 35 anos, e já uso 5G pelo menos há 2 anos.

            Tens que te esforçar melhor. 😉

      2. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Quer obter.
        Ele recusou-se a dar garantias que jamais usaria a força se não aceitassem vender. Está lá na ultima conferencia de imprensa nas suas próprias palavras. Só não vê quem não quer.
        Portanto, na cabeça dele, vale tudo!

      3. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        A diferença por enquanto é esta: compro e fico com a ilha sem invasão militar ou fico com a ilha sem a comprar mas com invasão militar!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Grande verdade, as grandes potencias fazem o que querem e para elas nao existe o direito internacional, apenas existe uma diferença, se for os EUA e Israel a fazer, podem fazer, se for a Russia ou China ja nao pode, é a unica diferença nada mais.

  3. Avatar de Max
    Max

    A inviolabilidade das fronteiras é um princípio fundamental do direito internacional. Putin deve estar a esfregar as mãos de contente, ainda mais ao ver os EUA a ameaçar países aliados.
    Se a Europa se desunir, por os partidos de extrema-direita e nacionalistas ganharem força, vai ser um sarilho. É aqui que Musk, através do X tem feito o seu papel, em especial de ingerência na política interna da Alemanha e da Inglaterra, de ataque aos seus governos democraticamente eleitos, e de suporte às respetivas organizações de extrema direita. Mas não fica sem resposta, como seja, mais de 60 universidades alemãs abandonam a rede social X.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Max, é isso mesmo, a extrema direita é que vai colocar a Europa num sarilho.
      Como se a escória woke não tivesse já rebentado com a Europa inteira…
      A Europa está muito bem a seguir este caminho, não é?
      Vai dar um lindo resultado, ah se vai.
      É festa todos os dias em França e na Alemanha…
      Aqui tarda, mas não vai faltar divertimento tb… Normalmente as coisas chegam cá com uns anitos de diferença, mas chegam.
      Depois a culpa é da extrema direita, que nunca governou.
      Quem governou não é o culpado, o culpado é quem não governou.
      Lá está, a culpa é do Passos.

      1. Avatar de X
        X

        A direita tem dado cabo da europa, a solução é mais direita! tem lógica…da batata.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          X, qual é a direita que tem dado cabo da Europa?
          Aguardo resposta…

          A não ser que direita seja tudo o que não é Bloco de Est9o</(%&..

          1. Avatar de X
            X

            deves pensar que existe socialismo da europa… é tudo direita e estão-se a radicalizar de modo a proteger os ricos mais nada, extrema direita vai tirar ao povo qualquer hipotesse de revolução em prol do bem estar apenas para proteger os ricos.
            Comam os ricos de modo a sermos livres.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          “A direita tem dado cabo da europa”, A esquerda é que teve maior parte a governar estes últimos anos lool. E sim a “direita” hoje em dia é mais liberal do que conservadora.

      2. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Tenho perguntado o que é isso de “woke” mas nenhum tem respondido.
        Consegues tu explicar? Ou é só mais um chavão da direita quando não tem argumentos para atirar?
        Já repararam que a principal estratégia da direita nunca é discutir ideias mas sim apostar no insulto!?
        Realmente a direita é cá uma solução!!!

      3. Avatar de Max
        Max

        Desde a 2ª Guerra Mundial, durante décadas, o crescimento económico europeu foi notável, com os filhos sempre a viver melhor que os pais. Foi interrompido com a crise de 2008, que nem sequer foi provocada na Europa.
        A vossa lenga-lenga, da extrema direita, é que quer ocultar isso e a dizer que a União Europeia tem sido catastrófica.
        Quem não vos conhecer que vos compre 😉

  4. Avatar de Daqui a nada
    Daqui a nada

    Ocupada, já a Gronelândia está: não tem exército próprio – a proteção depende da Dinamarca, País NATO, logo, aliado dos EUA – tem uma base americana já colocada no território, e apesar de pretender a independência, ainda não a tem. Trump quer tornar permanente, uma situação que em grande parte já existe. Mas não deve ser permitido, nem aos EUA nem a ninguém, fazer anexações pela força contra a vontade dos naturais. Há 3 anos que se sustenta uma guerra contra a Rússia por isso mesmo, agora não se pode permitir isso aos EUA. Daqui a nada, os países sem forças armadas à altura, estariam a ser retalhados e ocupados pelos vizinhos, não?

    1. Avatar de MLopes
    2. Avatar de Max
      Max

      As principais organizações políticas dos inuítes, os naturais da Gronelândia (que são cerca 9/10 da população, que há vários anos está nos 57.000), pronunciaram-se pela independência – mas não insistem. A Dinamarca aceita a independência mas também não faz nada por isso. Falar em ocupação é claramente excessivo.
      O que mudou foi o discurso de Trump – em 2019, no seu primeiro mandato falava em comprar a Gronelândia, agora fala em ocupação militar.

    3. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      …e lá ia facilmente Portugal e antes ia a base das Lages!

  5. Avatar de Zé

    Money!!! Alguém sussurrou aos ouvidos do trampa que podia fazer umas lecas com a Gronelândia e lá vai ele… quer ser desprezível.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Zé, sim, deve ser o único que quer dinheiro.
      Nós por acaso até nem precisamos de fazer nada por isso, somos especialista em andar de mão estendida a apanhar esmolas…
      Já posso ir ao banco?

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Há 40 anos que a Gronelândia quer ser independente. Já realizaram 6 referendos, em todos ganhou o saírem da Dinamarca (tecnicamente são região autónoma e, o último referendo, valeu-lhes mais 2 lugares, no parlamento dinamarquês). Em 2008, é o referendo, que o Trump referiu: em que 19000 (dos 57000) habitantes, votaram em juntar-se, aos EUA, como 51 estado. Só que, só votaram 23000 eleitores, precisavam de 30000.
    O Trump quer acesso ao Árctico, assim como acesso ás reservas mineiras, que há muita coisa, por lá. Uma das coisas, que 99% dos portugueses não entende é que Greenland está cheia de gelo, em biliões de metros cúbicos mas, em 1502, era um continente verdejante, daí o nome de Greenland, por comparação, com o Canadá e EUA, que apanhavam gelo, na costa, todos os invernos.
    Alguma vez, o gelo irá derreter e a Greenland, voltará.

    1. Avatar de Baldur
      Baldur

      Não escreva disparates.
      O nome Greenland foi dado por Erik o Vermelho para convencer as pessoas a irem para lá depois de ser banido das Islândia, dando a entender que era uma terra fértil e…verde. Nada mais.

  7. Avatar de MLopes
    MLopes

    este tipinho é um lunático egocêntrico e ignorante que só vai arranjar problemas e quem os vai pagar vão ser os outros, como sempre.
    já não basta o terrorismo dos estados unidos um pouco por todo o mundo cujo número acumulado de mortos já vai nos vários milhões ultrapassando em larga escala os número do holocausto (só no sudoeste asiático foram bem mais de 4 milhões), ter treinado osama bin laden e os seus companheiros nos anos 80 e tendo-lhes dado milhares de milhões de financiamento e armamento russo fornecido por israel, com as consequências que todos sabemos, ter financiado saddam hussein para décadas mais tarde o matarem e na onda colocarem a região num caos em que morreram mais uns milhões (entre os quais mais de meio milhão de crianças), intervir em cerca de 81 atos eleitorais em países soberanos, apoiar a arábia saudita, e por consequência o wahabismo, e israel, agora fala em anexar países vizinhos, mudar os nomes a locais do planeta para lá colocar referências aos eua (a quem o mundo dos ignorantes chama de “américa”…) e colonizar partes de de outros países soberanos…!
    haja alguém que ponha travão a este(s) louco(s) (o plural refere-se aos eua)!

  8. Avatar de Jackson L
    Jackson L

    E merecem! A europa não sabe o que fazer com os seus recursos e prefere depender da russia e catar

  9. Avatar de Ddt
    Ddt

    O gajo , Trump , é mesmo burrinho …bastava dizer que dava 2 ou 3 milhões a cada habitante e era de graça …aparece a dizer que os quer comprar , como ele está habituado a fazer com mulheres , e estraga tudo…

  10. Avatar de X
    X

    Quem diria que o sonho americano se ia tornar o pesadelo do mundo! america sempre foi de direita sempre foi traidora.

    1. Avatar de Max
      Max

      Não é verdade. Passou-te ao lado a 2ª Guerra Mundial e ajuda dos EUA à reconstrução europeia (e, em parte, também em benefício póprio).
      Esquerda e direita têm que ser ponderados pela suas ações. Durante décadas, republicanos e democratas tinham as mesmas diferenças que o PSD e o PS em Portugal. Trump é de extrema-direita.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Tu achas que a América se meteu na 2 guerra mundial para ajudar os outros?

        Lol a América sabia que tinha que parar o Alemão senão eram eles os próximos a serem conquistados, e aproveitou logo para ocupar nnn de territórios (bases) pela Europa toda e ninguém os pode tirar..

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          O evento decisivo que levou à entrada dos Estados Unidos no conflito (II GM) foi o ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. O Japão, que havia expandido agressivamente seu território na Ásia e no Pacífico, percebia que os Estados Unidos seriam um obstáculo para seus objetivos expansionistas.

      2. Avatar de X
        X

        O partido republicano mal percebeu que nunca mais ia voltar ao poder, deu as chaves ao trump, radicalizou-se, toda a direita terá a tendencia para fazer isso, estão a ver que o capitalismo está a dar o berro e o planeta no chaos agora só falta tirarem a liberdade e amarrar o povo.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Adeus mundo cada vez pior.

  12. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    A (falsa) noção que temos (europeus) do Trump é realmente impressionante, mas a culpa é nossa de só lermos os títulos e ouvirmos os meios de comunicação social distorcidos… O próprio povo da Gronelândia está a pedir para os EUA pegarem naquilo. Só falta culparem o DJT dos incêndios na Califórnia (quando ele até foi ao podcast do Joe Rogan explicar o porquê de não haver água lá) e ter publicamente responsabilizado o governador pelas políticas ridículas que impedem que se limpem as matas/florestas e pelo facto de desviarem milhões de litros de água para o Pacífico para proteger uma espécie de peixe (smelt)… Ele foi o melhor que poderia ter acontecido aos EUA (e provavelmente ao resto do mundo). O tempo o dirá!

  13. Avatar de Jota
    Jota

    …porque é ganancioso, muito pior que o Putin!

  14. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    As diferenças entre o Pudim e o Trampa são geográficas e o Trampa não ter carta branca para fazer o que quer. Se ele levar a sua a diante poderá resultar numa guerra no continente americano com duas frentes, a Sul com o México e a Norte com o Canada. Claro que com isto perde o lugar na Nato e os EUA ficam sem aliados.

  15. Avatar de jaquim
    jaquim

    O idiota quer assustar o pessoal! Não podemos dar importância a idiotas, é o que eles querem….

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    Maldito Litio…