Por que a Google avisou sobre um pequeno redesign na página de login com antecedência?

9 Comentários

A Google reformulou, ligeiramente, a sua página de login, repensando alguns elementos. Apesar das alterações ligeiras, a empresa avisava os utilizadores sobre elas há algum tempo. Por quê?

Google

Nas últimas semanas, a Google foi avisando os utilizadores relativamente a um novo visual da sua página de login. Desde o início deste mês que a empresa mostrava um banner que dava conta de uma melhoria que estava para vir. Não tardou até que a especulação chegasse, pensando-se que desses avisos resultaria uma mudança significativa de aparência.

Porém, a renovação chegou e trouxe questões. O novo aspeto é imediatamente percebido pelos utilizadores mais assíduos: os mesmos elementos e as mesmas cores, mas tudo disposto horizontalmente.

Google

Conforme vimos aqui, esta aparência mais moderna permite que a página se adapte a novas realidades e a todo o tipo de ecrãs, como tablets, smartphones dobráveis e ecrãs mais largos.

 

Também considerou a mudança “demasiado simples”?

Se lhe pareceu uma mudança simples e quase impercetível, ainda mais considerando a antecedência do aviso da Google, a 9To5Google tem uma teoria. Embora seja um redesign muito subtil, a verdade é que a Google precisa de comunicar, de forma clara, qualquer mudança que faça numa parte sensível do seu produto.

Para os milhões de utilizadores, as contas Google reúnem o e-mail, armazenamento na nuvem, anos de backups de fotos/ vídeos, canal no YouTube, e muito mais.

Embora a Google pudesse ter anunciado a nova imagem numa publicação oficial, essa não chegaria a todos os utilizadores. Efetivamente, para os mais sensíveis à sua segurança online, uma página de login redesenhada, repentinamente, poderia ser sinal de alerta.

A nova página de login da Google já está disponível e, em breve, será alargada a todos os utilizadores, numa mudança a que todos estarão sujeitos, uma vez que não é opcional.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Por acaso eu não recebi aviso nenhum da google.

    1. Avatar de Mad
      Mad

      Não deves ter reparado, mas surge sempre um banner no topo da pagina, a avisar.

  2. Avatar de LA
    LA

    Muito sinceramente não vejo qual é logica para a alteração do ecrã de login. A justificação “esta aparência mais moderna permite que a página se adapte a novas realidades e a todo o tipo de ecrãs, como tablets, smartphones dobráveis e ecrãs mais largos”, parece-me infundada.

    1. Avatar de Ze Alberto
      Ze Alberto

      Ainda bem que tu dominas do assunto. Devia mandar feedback para as várias equipas especialista em User Experience da google porque certamente ninguem pensou nisto.

      Lógica não vejo eu em comentários sem utilidade como estes.

      1. Avatar de LA
        LA

        Agora vivemos num mundo de especialistas, que no fim, não são especialistas, em nada. Como possivelmente, de ser o seu caso.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          «Não vê a lógica, e o problema de smartphones dobráveis e ecrã mais largos, parece-lhe infundada», mas não para quem usa outros dispositivos.
          A equipa gastou se calhar, milhares de horas de trabalho na parte nova, fora a parte do código que não se vê, é porque era necessário! ou acha que a Google está a ter este trabalho todo por nada?
          Não é preciso ser um especialista, basta perceber um pouco da matéria…

  3. Avatar de Mad
    Mad

    Não deves ter reparado, mas surge sempre um banner no topo da pagina, a avisar.

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Mesmo que não se veja a lógica da mudança, a Google não o faria à toa, e com certeza absoluta tem uma razão para o fazer.
    Qua to aí aviso, sim, aparece um banner na parte superior do ecrã a avisar.

  5. Avatar de LR
    LR

    O aviso deve ter sido para não apanhar as pessoas desprevenidas a pensarem que s tratava d phishing