Polícia de Dallas usa robô-bomba para matar atirador

44 Comentários

Depois da morte de cinco polícias de Dallas, no Texas e de mais sete feridos, vítimas de um único atirador, seguiu-se uma perseguição ao suspeito. Sem outra opção a polícia foi obrigada, pela primeira vez, a utilizar um robô-bomba para matar o atirador.

polícia_dallas


São frequentes as notícias que dão conta de homens negros que são mortos pela polícia norte-americana, aparentemente, sem qualquer razão que o justifique e esta semana ocorreram mais dois casos.

A revolta instala-se sempre que estes casos acontecem e, desta vez, um homem decidiu ele próprio atirar sobre a polícia depois de um protesto.

O atirador acabou por matar cinco polícias e ferir outros sete. O homem foi perseguido e, durante as negociações com a polícia, referiu que a sua intenção era matar “polícias brancos”. Segundo a polícia de Dallas, o homem estaria decepcionado com a polícia que recentemente havia morto mais dois negros, que estava decepcionado com os brancos que queria matar estas pessoas, em especial, os polícias.


 

Porquê um robô-bomba?

Depois da perseguição ao homem na sequência do tiroteio, ele acabou por se conseguir refugiar num parque de estacionamento. A polícia não foi capaz de chegar a um acordo com o atirador e tentar uma aproximação iria colocar em risco a vida dos oficiais, tal como explicou David Brown, chefe de polícia de Dallas.

A opção de detonar o robô-bomba foi assim a solução mais segura para todos encontrada.

Este tipo de robôs não é uma novidade, mas este foi o primeiro caso em que um robô foi utilizado de forma intencional para matar um ser humano, fora de um campo de guerra.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Grande ideia que podem ter dado os giaditas! Tudo o que precisavamos era ser divulgado a possibilidade de fazer expludir robots, isso agora vai tambem lembrar que é possivel subrevoar uma zona com muita gente e fazer expludir um drone….. Existe estrategias que deveriao ser usadas e nao divolgadas. Ja agora, 5-3 perde a policia.

    1. Avatar de NT
      NT

      Hummm não sei se conseguirão convencer o robot com a brincadeira das virgens à espera no céu…
      Mas já agora ele já era um ‘ex-militar’, isto é com treino militar e uma espingarda semi automática. Quem o treinou a matar? Quem fabricou a arma? Pois, basicamente o ‘tico e o teco’ na cabeça desse individuo fizeram faísca e ele reagiu como estava treinado/condicionado a reagir.

      Usar um robot… Bem acho que isso vai contra aos princípios das leis proposta e informalmente aceites no que toca a isso “1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.”
      (cito https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_da_Rob%C3%B3tica)

  2. Avatar de KingDi
    KingDi

    Não estou a querer dar desculpas às mortes ocorridas pelos policias, mas… querem justiça e não sei mais o que, e fazem isto??? Depois não é de admirar que a policia esteja sempre com um pé atrás, com receio, quando envolve um afro-americano, pelos simples facto de pensarem que tudo de mau pode acontecer vindo deles. E muitos dos policias acabam por serem vitimas desse receio… Mas o mesmo acontece com os latinos.
    Enfim, ficam a matarem-se uns aos outros e ainda falam de justiça…
    Um policia mata um cidadão afro-americano, são logo todos de apelidados de assassinos por eles. Mas quando é um ou mais assassinos (afro-americanos) que mata um ou mais policias, esses mesmos que pedem justiça para o povo negro, já fazem desses assassinos, heróis.
    E os rappers que incentivam à violência urbana, à morte aos policias, nas suas musicas e depois quando acontece algo com um da sua raça já vêm para TV/redes sociais falar que querem justiça. Esses mais valiam era estarem calados…

    1. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      “Depois não é de admirar que a policia esteja sempre com um pé atrás” a polícia lá ja estava com o pé atrás antes e não depois desses assassinatos. Negros já estavam sendo mortos antes. Não houve retaliação antes.

      Sim, eles querem justiça, o problema é q eles já estão pedindo justiça faz um tempo e nada mudou. Pessoas continuam sendo mortas só por causa da cor da pele. Se coloca na situação deles, o q aconteceria se matassem pessoas do seu povo sem motivo aparente? e mesmo vc e o seu povo exigindo mudanças nada mudasse?
      vc iria se revoltar algum dia. Acredito q vc não ficaria quieto se visse pessoas “iguais” a vc sendo morta só por causa da cor da pele.

      Da uma pesquisada no histórico, veja alguns videos. Tenho certeza q vc vai mudar de opinião. Assassinar policiais não deveria ser a resposta, mas talvez a partir desse crime as coisas comecem a mudar. Talvez a partir de hoje os juízes serão mais rigorosos ao não condenar um policial por atirar em alguém q não oferece perigo direto.

      Em situações como essa, aonde vc exige q as mortes parem vc tem duas opções, ou continua vendo o seu povo ser assassinado ou revida. O q vc faria? qual opção escolheria?

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        A única resposta que levas é esta: Vai ser ignorante para outro lado!

        1. Avatar de Ralk2
          Ralk2

          Pode ser que sim. Mas, sendo sincero, acho q não. A partir de hoje as coisas começam a mudar. De qualquer forma, não da para aguentar calado sempre. Não da para exigir mudança e continuar vendo o seu povo morrer.
          Pode ser q tudo fique pior, mas um recado foi dado: Haverá perda dos dois lados, não só de um.

        2. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          Sinceramente ignorante é a maneira como tu não sabes argumentar.
          O comentario do Ralk2 tem muitas verdades e ele frisa bem que não deveria ser o caminho, mas entende a revolta. Apenas e só isso!

        3. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Desculpa mas tu demonstras te ser bem mais ignorante.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Em África matam brancos assim tipo à pazada.
        Vamos lá exterminá-los?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Retiro o “pazada” vá.

        2. Avatar de Ralk2
          Ralk2

          eu nunca vi ninguém ser morto por ser branco

          1. Avatar de Tomótio
            Tomótio

            Caro Ralk2 aparentemente você é que anda desinformado.
            Dê uma olhada aqui e depois venha falar da cor de pele… é verdade factos são lixados… ou serão os factos racistas?
            http://www.amren.com/news/2015/07/new-doj-statistics-on-race-and-violent-crime/

          2. Avatar de Santos
            Santos

            Vai a África do Sul.

          3. Avatar de Ralk2
            Ralk2

            Estava desinformado sim, não tinha conhecimento desse genocídio branco na África do Sul. A imprensa não da tanta atenção para países da África. E isso não é válido só para a África do Sul, mas também para Nigéria, Somália e outros. Mas a minha posição não muda. Eu seria hipócrita se mudasse.
            Não apoio a morte de pessoas por causa da cor da pele. Continua sendo errado pra todo mundo aqui, certo?
            Mas achariam injustificável o revide dos brancos na África do Sul?

            Lembrando que na África do Sul as pessoas estão sendo mortas por bandidos. Bandidos devem ser julgados e condenados. Nos EUA elas estão sendo mortas pela policia.

        3. Avatar de RM
          RM

          Por acaso, só por acaso, já tropeçou no termo Apartheid (regime de segregação social vigente entre 1948 e 1994 na África do Sul)?

      3. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Viste bem? Tens miopia? Um dos videos começa no fim, logo não se sabe o que aconteceu totalmente, mas parece que o policia o mandou estar com as mãos no ar e quietinhas e não, fez o contrário, e o outro já tem duas versões de video, numa das quais já se vê bem, um individuo que se recusa a ser algemado, enorme e muito forte, a fazer força e a tentar alcançar uma arma ilegal na cintura. Alem do mais, este nobre cidadão, tem um cadastro que não cabe numa folha A4. Mas pronto o pessoal é racista. O ataque hoje aos policias tambem foi um ataque racista. Fico passado com o excessivo politicamente correcto que vai neste mundo fora; já nem se analisam os factos, mesmo na frente da fronha !

      4. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        A ignoracia corre-te nas veias.
        Factos sao factos, e a experiencia de vivencia com outras racas tem me mostrado as diferencas culturais por fezes sao tao significativas que torna quase impossivel a adaptacao de alguns povos a uma realidade muito diferente daquela que conhecem (a civilizacao, paises desenvolvidos), obviamente que ao forcar a natureza dos nossos habitos e crencas tera apenas dois resultados: ou nos adaptamos e nos tornamos membros da comunidade onde nos inserimos, ou vivemos numa realidade parelela num local onde nao deveriamos estar, isso claramente provoca instatisfacao e instabilidade.
        Olhem para nos proprios, quando emigramos e nao nos adaptamos, voltamos para casa, aprendemos a viver segundo as regras do local para onde vamos, ou simplesmente procuramos uma outra alternativa. Somos civilizados.
        Alem disso, antes de tomarmos a decisao de nos mudarmos para algum lado, seja dentro ou fora do nosso pais, geralmente pesamos os pros e os contras, nao se pode olhar apenas ao montante que se ira ganhar mensalmente, assim como ao arrendar uma casa nao vamos simplesmente para a mais barata, temos de pensar na localizacao, seguranca, etc. E o que acontece com povos vindos de paises menos desenvolvidos e/ou menos civilizados, so teem a capacidade de ver o sonho tornar-se realidade sem conseguirem olhar para o lado. Temos o exemplo aqui na Irlanda com a maioria dos Brasileiros que por aqui se encontram, vivem em condicoes deploraveis aos 10 e 15 num apartamento que mal para um casal, nao aprendem Ingles pois acham que nao precisam, muitas sao ilegais e/ou com documentos falsos, as mulheres casam com Europeus para conseguirem documentos oficiais e depois acabam por casar com outros vindos fora da Europa a troco de uma boa quantia, e no final, veem noticias nos jornais Irlandeses a informar que mulheres Portuguesas usam esquemas destes para enganar o Estado Irlandes, quando na realidade sao Brasileiras com documentacao falsa a fazerem o que de melhor sabem, a cometer crimes e a sujarem o nome do povo que mais os ajudou,
        Depois disto tudo, acho perfeitamente normal o que esta a acontecer no mundo, poirque simplesmente, se queremos ir para algum lado, temos de pesar esse passo, saber como nos temos de comportar e e saber se o conseguimos fazer, pois ha muita gente no mundo, de varias racas e culturas que nao deveriam sequer tentar sair do sitio onde nasceram.
        Era muito bonito se todos podessemos viver como uma grande comunidade, mas a ainda grande maioria nao é desemvolvida o suficiente.

      5. Avatar de Alc
        Alc

        Tens razão! A policia tem de deixar de matar negros e hispanicos à toa… pq é isso mesmo que os policias fazem! A estatística fala mesmo por si!

      6. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Rapaz, constantemente vejo pessoas com a cor da minha pele a serem assaltadas por pessoas da cor da tua pele, honestamente a maioria dessas pessoas são assassinos, traficantes, ladrões, claro que há excepções mas a maioria não presta para nada, já chega da desculpa do racismo pois eu nunca vi um negro a assaltar outro negro, querem justiça??? Essa está boa, justiça quero eu, pago impostos para irem para essa gente de “minoria” e depois ainda sou abordado na rua, no comboio por “uns trocos” ou ” dá-me o teu telemóvel”.

    2. Avatar de Paulos
      Paulos

      Assino por baixo

      1. Avatar de Paulos
        Paulos

        Assino por baixo ao primeiro comentário

  3. Avatar de limbus
    limbus

    Não compreendo este racismo. A polícia não mata negros nem brancos nem amarelos, mata supostos criminosos. Se não o devia ter feito terão as consequências.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Concordo.

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Mata supostos criminosos negros.

  4. Avatar de josé lopes
    josé lopes

    Os dois amigos de cima falaram tudo….parabéns….concordo em tudo….

  5. Avatar de Diniska
    Diniska

    Mulher filma em direto companheiro atingido pela polícia nos Estados Unidos
    https://www.youtube.com/watch?v=-l0DXroQ9qo
    Cada um pensa e acha o que quiser.

  6. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    A polícia aqui tem de dar o exemplo, não é de certeza enviando um robot-bomba com a intenção de MATAR um ser humano que dá o exemplo. Se há polícias que morrem (infelizmente), e são pessoas como todos, não devem usufruir do estatuto de “polícia” (para mim é como digo, são iguais aos outros – escolheram ser polícias, ninguém os obrigou, têm de cumprir) para assassinarem pessoas. Devem sim dar o exemplo de como deve ser a sociedade sem quebrar regras básicas (como exterminar a vida humana, ou animal), o que estes fizeram. dá-me a parecer que será uma questão de “vingança”, mais do que uma ação policial. Deviam ser presos. Tanto quem mata polícias como polícias que matam.

    1. Avatar de Diniska
      Diniska

      “Deviam ser presos. Tanto quem mata polícias como polícias que matam.”
      Isto é que devia ser posto em pratica, logo o policia teria que ponderar a sua atitude
      ou usar armas nao letais nos casos que apresentem duvidas.
      Deixo uma pergunta, e se um policia mata-se um familiar vosso sabendo que ele é
      um fala barato mas inofensivo?

      1. Avatar de TiagoDM
        TiagoDM

        Já referi a minha opinião sobre este assunto. Deve ser preso.

        1. Avatar de Diniska
          Diniska

          Sim concordo contigo só quiz reforçar a tua tese para aqueles que não compreendem.

          1. Avatar de TiagoDM
            TiagoDM

            +1

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E sabes se aqueles 2 sujeitos que a polícia matou eram inofensivos, e se não houve justificação para o disparo? Existem investigações para apurar isso. Não é com um vídeo de alguém que mostra o homem com uma blusa ensaguentada, sem se saber o que se passou antes, e outro onde se vê a polícia a tentar deter um e dizem haver 1 arma.
        Esse tipo de situações não se julgam na praça pública. Essas situações foram todas filmadas porque os polícias usam câmaras, e se realmente houver crime por parte de algum agente, o mesmo deverá ser punido.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A polícia tem a obrigação de neutralizar a ameaça, de forma a impedir que o perigo continue. Existindo o perigo da continuação da atividade criminosa, e para eventuais agentes policiais que tentassem capturar o criminoso, e visto que o mesmo não se entregou de livre vontade, porque não? Usar um robô-bomba, ou um tiro ou algo parecido iria dar ao mesmo. De qualquer forma, esse tipo não se livrava da morte. Ou a polícia matava-o logo, como de facto sucedeu, ou era capturado e condenado à morte no estado do Texas.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        É isso mesmo. É mais eficiente eliminá-lo no local do crime. Contém-se a ameaça e os custos subsequentes.

    3. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      LOL e depois vivemos numa anarquia tipo aquilo que mais ou menos acontece em Portugal, em que fazes queixa de alguém, e a policia não age. Denuncias um assalto e a policia não aparece…
      Realmente comentar do sofá se saber um cu da realidade fora da nossa bolha é um grave problema social.

  7. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    “De qualquer forma, esse tipo não se livrava da morte. Ou a polícia matava-o logo, como de facto sucedeu, ou era capturado e condenado à morte no estado do Texas.” … violência gera mais violência… (e o texas que o diga) é assim que quer ver o mundo onde vive? Voltamos à estaca 0?

  8. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Não esquecer que isto não começou agora, começou já à muito tempo e quem alvejam, pessoas inocentes, inicialmente foi a policia.
    Mas tudo será assim enquanto permitir a cada pessoa ter uma arma para defesa própria. Seja ela uma pistola ou uma metralhadora. Quando decidirem acabar com essa lei retardada, principalmente em estados como o texas, assim como acabaram com a pena de morte, aquele pais vai deixar de ver estas noticias.
    Não tenho pena deles, assim como não tenho pena de pais que gastam o orçamento em exércitos e armas.

  9. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    O problema não são as armas. O problema é não terem um sistema de saúde gratuito. Cá uma pessoa tem problemas mentais é internada e acompanhada. Lá a pessoa vai a um supermercado e compra uma arma. Na Suíça toda a gente tem armas de guerra em casa e na República Checa também se vendem em supermercados e não vejo estas situações. E outra coisa. Por exemplo o tipo que andava a vender CDS quando o deitaram no chão ele tinha uma arma no bolso. Eu tudo boa gente. Mas no vídeo não se vê se o tipo estava a tentar tirar a arma do bolso. Parto do princípio que o polícia é inocente. Se houver provas em contrário que seja condenado.

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Não apareceu arma nenhuma do tipo que estava a vender cd’s (dito pela própria policia).
      Ainda assim, se o gajo não tinha nada a esconder não devia ter resistido, mas ele também podia resistir porque lá está poderia ser uma detenção fruto do racismo e não uma detenção legitima.

  10. Avatar de NT
    NT

    Uma coisa engraçada que tenho visto em comentários desta noticia. Todos se ‘revoltam’ contra o racismos, uns porque são brancos, outros pretos e até mesmo amarelos… Experimentem pensar na raça humana, isso sim deveríamos procurar manter e lutar contra todos os povos a favor do povo do planeta terra…
    Se eu sou racista… NÃO, para mim não existe raça preta, ou branca, chinesa, etc. para eu ser racista.

  11. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Até com videos defendem a polícia imagino se não houvesse nada registado, como em tantos casos.

  12. Avatar de a
    a

    a policia podia ter simplesmente ter usado uma granada de gas para dormir ou algo do mesmo tipo e ter entrado a correr e prender lo