Pode transportar os seus animais de estimação no carro?

10 Comentários

Levar os animais de estimação connosco nas deslocações de carro é cada vez mais comum. No entanto, é importante ter em atenção que o transporte deve ser feito em segurança. Atenção às coimas.

Atenção: pode transportar os seus animais de estimação no carro?


Transporte de animais: O que diz a lei em Portugal?

O Código da Estrada, no artigo 56.º, determina que os animais não podem ser transportados de forma a comprometer a segurança do condutor ou a estabilidade do veículo. Assim, o animal nunca pode andar solto dentro do carro, sob pena de distrair o condutor ou causar acidentes. O incumprimento pode levar a coimas entre 60 e 600 euros.

Atenção: pode transportar os seus animais de estimação no carro?

Formas seguras de transportar animais no automóvel

Existem várias soluções práticas e legais para transportar cães, gatos e outros animais de estimação:

  • Cinto de segurança próprio para animais
    • ligado ao arnês, mantém o animal seguro e evita movimentos bruscos.
  • Transportadora ou jaula
    • ideal para gatos e animais de pequeno porte, devendo ser bem fixada ao banco ou à bagageira.
  • Grade ou rede divisória
    • no caso de cães de médio e grande porte, permite transportar o animal na bagageira, separado do habitáculo.
  • Cadeiras e assentos especiais
    • existem modelos próprios para cães pequenos, semelhantes às cadeiras de criança.

Transportar animais de estimação no carro é permitido e pode ser feito com toda a segurança, desde que sejam utilizadas as soluções adequadas. Garantir o conforto do animal e a segurança de todos os ocupantes do veículo é essencial para que as viagens sejam tranquilas e sem problemas legais.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Nunca vi ninguém em Portugal a ser multado por causa de levar os animais dentro do carro de qualquer maneira. E são várias as vezes que vejo isso

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Eu já fui.
      Na altura tinha acabado de sair com um cão de colo para levar ao veterinário…E mal tinha metido a marcha atrás, pimba, pareciam q estavam à espera OK
      Passado uns dias fui lá ao posto falar com o chefe a queixar-me dos gajos q passavam na minha rua a mais de 100. E ele depois de me dar uma grd seca a ver se eu desistia, lá veio e limitou-se a dizer com ar enfadado que não podia fazer nada pq não tinha meios, nomeadamente RADARES loolool
      Acabei por sair dali da zona e ir morar para outro sítio mais seguro.
      Hoje verifico que os potencias radares que poderiam estar ali à SALVAR VIDAS, afinal estão na Santos e Castro e no km9 da 2ª circular a FACTURAR à grande à custa de quem passa respectivamente a 51 e a 31 kmh em vias de 3 e 4 faixas para cada lado, separadores centrais , sem casas perto e q não oferecem perigo nenhum.
      OK
      PT na cauda da UE, não admira nada!!

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Também nunca vi alguém a ser multado por não cumprir a imobilização do veículo no sinal STOP, e não é por isso que deixa de ser considerado uma contra ordenação muito grave.
      É que todos os dias sem excepção vejo pessoas a não cumprir o STOP… se param é porque vem lá alguém, ou porque estão a fazer alguma coisa do género mexer no smartphone e dá lhes jeito parar.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Já vi muitos, já sítios que até fazem esperas para quem não parar no stop, 500€ de multa e sempre fácil

  2. Avatar de nenufarendiaabrado
    nenufarendiaabrado

    São leis para inglês ver

  3. Avatar de Max
    Max

    Também cheguei a prender o arnês, com um cinto curto, ao encaixe do cinto de segurança. Mas o cão arranjava maneira de ficar enrolado nele, desisti. Se não for solto, acho que não há uma maneira prática de levar um cão médio/grande porte a não ser na mala do carro, com uma grade. Mas ai, ou vai o cão ou vão as bagagens (que também não devem ir soltas).

  4. Avatar de Inculto
    Inculto

    Talvez as pessoas que os levam nos colos onde existe airbags se lembre que com a velocidade que o airbag abre o cão ou gato faz fusão automática na cabeça e pulmões… Com sorte sai pelos vidros de trás mais rapido que um míssil ..

  5. Avatar de Castanheira
    Castanheira

    E quanto ao transporte de animais de companhia nos TVDE ,alguém sabe como funciona?

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Se é multado, ou não, não interessa para nada, o que interessa é transportar o seu animal com a máxima segurança possível.

  7. Avatar de Rui Basilio
    Rui Basilio

    Pois é tudo muito bonito,mas na caça fiscalizam, tem que ir na mala com divisória,ou caixa transportadora ou em reboque PRÓPRIO!Se for um”lambe c…as”pode ir á solta que ninguém diz nada!