PM10: DGS aconselha população vulnerável a ficar em casa

11 Comentários

Este não é o primeiro alerta do tipo lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo a informação, uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista por estes dias. A DGS aconselha população vulnerável a ficar em casa.


A culpa é das partículas inaláveis – PM10

Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo e Algarve e o interior da Região Centro.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:

  • a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
  • os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização pode ser consultada a página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente ou a App QualAr.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 0º0
    0º0

    #vaisficartudobem

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    #fiqueemcasa
    #vaificartudobem

    Esta DGS…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Já cá faltava a malta dos chapéus de alumínio.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Calma amigo não te preocupes vai ficar tudo bem.
      Desliga a TV isso faz-te mal. 🙂

    2. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      já tomaste as doses todas?

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A malta das lavagens auto já esfrega as mãos…

  5. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Tira o filtro da imagem. Não passa nada!!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ainda não chegou nada. Apenas um cheirete que vai fazer a música “cheira bem, cheira a Lisboa” perder o sentido.

    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Já se vê qualquer coisa no ar, não sei bem o quê mas quando abro e fecho a mão perto de Lisboa fico com a palma da mão com um pó que parece enxofre.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Só se for de alguma fábrica de baterias para elektros.
        Sempre chegaram estas poeiras e nc se sentiu tamanho pivete.

        Continuo sem indícios de poeiras. E um dos meus carros até tem dormido na rua. Com a quantidade de orvalhada que tem caído durante a noite já devia estar intragável no entanto permanece limpo e brilhante.