PJ: Hacker português de 19 anos ameaçou divulgar dados do Governo brasileiro

5 Comentários

O mundo do Hacking em Portugal não é apenas o Rui Pinto! Recentemente,  um hacker português de 19 anos ameaçou mesmo expor dados do Governo brasileiro.

A Polícia Judiciária, em inquérito titulado e dirigido pelo Departamento Central e Investigação e Ação Penal (DCIAP) e em sintonia com a Polícia Federal Brasileira, efetuou uma operação policial internacional com o objetivo de causar disrupção em grupos organizados que operavam no ciberespaço.

PJ: Hacker português de 19 anos ameaçou divulgar dados do Governo brasileiro


Hacker português foi ontem preso na Ericeira…

Dessa operação resultou a identificação e detenção de 1 cidadão português com 19 anos de idade, em território nacional, enquanto que em território Brasileiro, foram identificados e detidos 3 indivíduos, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, que se dedicavam à prática continuada de crimes de acesso indevido, dano informático e sabotagem informática, revelou a PJ em comunicado.

Os detidos faziam parte de diferentes redes criminosas, agora afetadas por esta operação policial, e atuavam concertada e transnacionalmente, atacando funções de Estado, infra-estruturas críticas e interesses económicos diversos.

O detido português vai ser presente às autoridades judiciais para efeitos de primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação.

PJ: Hacker português de 19 anos ameaçou divulgar dados do Governo brasileiro

Zambrius, nickname na internet, foi este sábado preso na sua casa na Ericeira. Horas antes de ser detido, Zambrius disse a um jornalista que poderia expor dados do Governo brasileiro. Na passada sexta-feira, o hacker portugues revelou ao “Estado de São Paulo” que tinha um plano de invasão ao principal tribunal de segunda instância do Brasil: “Dentro de algumas horas vamos realizar um ‘vazamento’ em massa de dados institucionais do governo do Brasil. Os nossos hackers ‘controlam’ a maioria dos sites do governo do Brasil”, escreveu. O e-mail saiu com o mesmo endereço pelo qual o hacker tinha trocado mensagens com o jornal.

Segundo o Expresso, Zambrius revelou ter sido o autor do ciberataque ao sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral, no último dia 15, durante a primeira volta das eleições municipais do Brasil. Em Portugal, suspeita-se que o grupo que lidera, o CyberTeam, tenha estado por detrás de diversos ataques cibernéticos, entre eles à Altice e à Direção-Geral do Orçamento, do Ministério das Finanças. No Brasil, o grupo também reivindica a autoria do ataque aos sistemas informáticos do Ministério da Saúde e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O CyberTeam assume que faz ‘hacktivismo’ contra governos, sem contrapartidas monetárias.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Teclassoltas
    Teclassoltas

    O título está errado, é script kiddie.
    De resto, o normal, instalam o Kali Linux como muito sugere o Pedro Pinto, vão ler como se usa o programa x ou o script y, e correm contra servidores. Depois como são “hackers”, são apanhados mais facilmente do que uma velhinha que rouba uma laranja numa mercearia de esquina.

  2. Avatar de António Guerreiro
    António Guerreiro

    Mais um que ” poderia ” se juntar á PJ no combate…

  3. Avatar de D.
    D.

    Engenheiro social?

  4. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Como lá fora os verdeiris garimpeiros, se devem de estar a rir à pala destes aprendizes que se deixam apanhar em 3 tempos.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já foi preso ?? Mainada.menos um.