PJ encontrou armas feitas com impressora 3D na detenção de seis neonazis

62 Comentários

A Polícia Judiciária (PJ) deteve seis pessoas por ligações ao grupo de extrema-direita e neonazi Movimento Armilar Lusitano. Descrito como algo inédito em Portugal, foram encontradas, entre outras coisas, armas desenhadas com recurso a impressoras 3D, com capacidade para disparar.

Armas impressas em 3D

Nesta terça-feira, dia 17 de junho, a PJ deteve seis pessoas por ligações ao grupo de extrema-direita e neonazi Movimento Armilar Lusitano, descrito como se fosse uma milícia armada, e suspeitos de atividades terroristas, discriminação, e incitamento ao ódio e à violência.

Conforme avançado pelo jornal Público, na operação da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da PJ foram apreendidos explosivos, armas brancas e armas de fogo.

Além disso, foram encontradas armas desenhadas em impressoras 3D, com capacidade para disparar, no que Manuela Santos, diretora da UNCT, descreveu como inédito, em Portugal, até agora.

 

Armas fabricadas com recurso a tecnologia 3D são algo inédito em Portugal

Segundo a PJ, entre os seis detidos, está um elemento da Polícia de Segurança Pública, que desempenha, atualmente, funções de chefia na Polícia Municipal de Lisboa.

Além deste, a PJ confirmou que há mais elementos das forças de segurança entre os membros, todos portugueses e sobretudo homens.

O jornal Público revelou que foram encontrados vários livros de Hitler, bem como autocolantes e bandeiras do grupo neonazi 1143, liderado por Mário Machado, e uma bandeira que parece ter ligações a grupos neonazis alemães. A PJ, no entanto, não detalhou ligações encontradas entre os grupos.

Armas impressas em 3D

De acordo com Manuela Santos, que ficou surpreendida com a quantidade, qualidade e diversidade do material apreendido, a PJ apercebeu-se de que o grupo se estava a armar, tendo já capacidade de organizar ataques de grande escala.

Aliás, conta o mesmo órgão de comunicação social que esta terá sido a primeira vez que as autoridades portuguesas apreenderam armas fabricadas com recurso a tecnologia 3D.

Os objetos estavam 100% funcionais, prontos a disparar. Segundo a PJ, estas são armas muito mais difíceis de detetar, por escaparem ao controlo metálico nos aeroportos e outros locais.

Por fim, apesar de não existirem provas que mostrem um plano concreto para ataques, sabe-se que os elementos desta milícia realizavam treinos com armas airsoft, havendo indícios que mostram grandes níveis de preparação.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paula Latejante
    Paula Latejante

    o termo Neonazi está muito na moda

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Acho que pra essa geração mais nova esse termo não parece ser muito pesado. Há 15 ou até 20 anos atrás, isso era ofensa que de não se desculpa.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Tudo o que é banalizado acaba por ter pouca importância e até ridicularizado.

      2. Avatar de Emanuel+Neves
        Emanuel+Neves

        Quando se usa o termo para tudo e mais alguma coisa o próprio deixa de ter significado “pesado”. Antigamente o termo “neonazi” tinha uma valor muito “pesado” pois não era banalizado. Agradeçam à CS de hoje em dia que de séria pouco tem.

        1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
          BurroFuiEuQueEstudei

          Termos como Nazi, Neonazi, Fascismo, genocídio….. tudo palavras da moda que infelizmente deixaram de ter peso o significado.

        2. Avatar de altafara
          altafara

          Deixaram de ter peso porque são MAL EMPREGUES.
          Se soubessem o que é o nazismo e o fascimo não diziam alarvidades nem apelidavam o CHEGA! dessa maneira. Mas o desespero dalguns é tanto que tentam receber votos através da tática da manipulação e rotulagem!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Se são de facto neonazis, como ficou comprovado, querias que lhes chamassem o quê?

    3. Avatar de MV
      MV

      Acho que sim, para quê o prefixo “neo”? Nazi chega.

      1. Avatar de cK
        cK

        Ou mesmo FDP também era mais simples, porque não?

        1. Avatar de MV
          MV

          de acordo, pode até dizer-se que são sinónimos

  2. Avatar de Maria
    Maria

    Facções criminosas no Brasil claramente tem um “viés” político, mas não são chamados de “extrema esquerda”.

    Não entendo esses termos.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Agora é tudo neonazi, só assim de um dia para o outro descobriram-se uns 500 grupos de neonazis de extrema direita.

    Das centenas de grupos e bandidos da extrema-esquerda que roubam, fazem arrastões, assaltam, esfaqueiam, incendeiam, traficam, etc…nos ultimas decadas (principalmente para os lados da linha de sintra) ninguém fala.

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Pára de inventar mentiras para te justificares. Nada do que descreves aconteceu de maneira organizada. Tem vergonha na cara

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não, os arrastões são coincidências, acontece todos assaltarem o pessoal ao mesmo tempo, é tipo hora Coca-Cola light

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Arrastões, assaltos e vandalização em grupo são coisas espontâneas, tipo vamos beber uma imperial que está calor!

        Ganha vergonha na cara e deixa de dizer disparates para lavares a cara dos teus vagabundozitos.

        1. Avatar de X
          X

          Um dia vais ficar rodeado de serpentes venenosas que agora apoias.

    2. Avatar de Nildo
      Nildo

      Me da direita ter alguma chance de ser maioria na política faz isso, só estão preparando as mesmas narrativas que no Brasil, aguarde, se prepare pras narrativas ridículas, da qui pra frente será tudo “ismo” e “ista”, nazismo, fascismo, extrememismo etc…

    3. Avatar de jAr
      jAr

      Se calhar não leste esta parte: “foram encontrados vários livros de Hitler, bem como autocolantes e bandeiras do grupo neonazi 1143, liderado por Mário Machado, e uma bandeira que parece ter ligações a grupos neonazis alemães.”
      Ou achas que o grupo 1143 não é neonazi? Se achas que não tens de os avisar porque os próprios gostam da denominação.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Foram 3673, os identificados, na manifestação, em Guimarães. Em Lisboa eram 900, até a polícia chegar, mandar embora e 5, ameaçarem, a vida, dos polícias. Curioso que esses, são quem mata e promove essas matanças, como sendo “boas”. Mas, você é dos que pagam 700000 euros, por mês, para estes bandos. Olhe foram 98 milhões de euros, que se foram, além de 40000000 crimes, que dariam publicidade, ao seu partido.

    5. Avatar de PTO
      PTO

      De um dia para o outro? Este grupo foi criado em 2018 e estava a ser seguido e investifgado pela PJ há vários anos.
      Mas há muitos mais e bem mais antigos.
      Devias informar-te melhor.

    6. Avatar de Zé

      Podemos chamar-lhes neonazis ou podemos chamar-lhes montes de bosta. Mas continuam a não valer um chavo. Agora, são muitas vezes os próprios a declamar o amor aos ideais e até a deixar panfletos, tais como aqueles que agrediram, sem qualquer justificação, o ator Adérito Lopes. Infelizmente há muita gente cabeça oca, seja da direita, da esquerda e do centro. Acho que podemos, dentro de certos limites da razoável convivência em sociedade, ter todos os pontos de vista e mais alguns. Agora violência nunca é justifica, muito menos gratuita, seja da direita, da esquerda ou do fundo do poço. Mas o problema é mesmo esse… cabeças ocas. Não sabem o que é um sociedade. Não sabem história, não sabem cuidar e valorizar a democracia.

    7. Avatar de eu
      eu

      os nazis, velhos ou novos, são sempre da extrema direita.

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Força, larga os joguinhos de consola e sai de casa para começares a esgamar os ditos.

  5. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Neonazi A comunicação social não tem medo de escrever. Mas quando é cigano, a conversa já muda.

  6. Avatar de Andrade
    Andrade

    Não é inédito, em 2018 a PJ em conjunto com jornalistas imprimiram e testaram uma em Portugal, até veio numa revista.

    1. Avatar de Badameus
      Badameus

      Há que saber interpretar um texto… Foi a primeira vez que apreenderam tal coisa a criminosos!

  7. Avatar de 666 999
    666 999

    Bem que precisamos de um grupo armado que faça alguma faxina em Portugal, pode ser que o meu argumento seja um pouco exagerado, mas só se consegue radicar os exageros de Portugal com exagerados.

    Se não fosse o exagerado do pai da Mortágua e companhia, hoje Portugal seria diferente.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      podias dizer isso tudo e identificares-te mas a covardia não te permite, típico de gajinhos de extremistas

  8. Avatar de X
    X

    Quantas pessoas terão que ser agredidas ou mortas ou viver em medo para o partido chega ser ilegalizado? meditem sobre isto, um sistema democrático que permite um partido com discurso de ódio é um sistema perigoso para o seu povo.

    1. Avatar de Y
      Y

      E viva a Democracia. Pelo menos até todos terem a mesma opinião que eu!

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        1518940 eleitores, votaram, num partido, que diz enfrentar, a corrupção… 28, dos 61, eleitos, já foram condenados, por crimes de corrupção, fraude e burla. Sabem do que falam. 17 ainda enfrentam processos, por crimes semelhantes.
        Pagar, à raposa, para guardar, o galinheiro, entregando todos os ovos, que recolha.

        1. Avatar de narcesudo
          narcesudo

          Falou o Manuel da Rocha, a grande autoridade dos números que nunca mas mesmo nunca batem certo com a realidade.

          1. Avatar de 2 dedos de testa
            2 dedos de testa

            claro que não batem porque claramente o senhor vive noutra realidade, e teóricamente existem realidades paralelas, por isso o senhor está cá de visita

      2. Avatar de X
        X

        O partido chega é anti-democrático, viver a democracia é tambem banir os fascistas.

        1. Avatar de andre
          andre

          O Maduro não poderia estar mais orgulhoso da tua argumentação.

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        discurso de ódio não é opinião, é crime. estuda em vez de escreveres na net

        1. Avatar de andre
          andre

          discurso de ódio tipo o que o BE tem contra os ricos e os patrões?

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            E até contra os remediados.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Realmente dá mesmo para comparar discursos sobre a luta de classes e ataques contra minorias.
            Então, em Portugal, nas notícias só se ouve falar em mortes ou ataques a ricos e patrões ser muito maior que ataques a minorias.
            O presidente da CIP está sempre nos telejornais a pedir escolta policial para proteger os empresários.

          3. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Ataques a minorias, Mr. Y? Tem havido mais ataques de minorias do que a minorias.
            Mas quanto a ataques a minorias, a sua ala política é fértil nesses ataques quando está constantemente a racializar, a apontar e discriminar (com “i”), tratando de modo infantil os seus elementos menorizando-os como se fossem coitadinhos a terem de ser levados ao colo para conseguirem alguma coisa na vida.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A conta, desse partido, perdeu 873000 seguidores, só hoje. Será coincidência? Ou foi a fuga para o Discord, que um líder anunciou? Porque lhes cortaram os 872000 euros, semanais, que ganhavam, com os vídeos?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Manuel da Rocha, ou será Manuel das tretas?

      2. Avatar de frogisdead
        frogisdead

        Acho que perderam 875677, ao menos acerta nos numeros manele…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E quantas foram agredidas, mortas, roubadas, e o PCP nunca foi ilegalizado e foi o partido que o promoveu e não de forma ideológica mas de forma deliberada

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não sei quando o PCP incentivou o que estás a dizer mas a ser verdade isso dá o direito a que se incentive o ódio e a violência?
        O Chega poderá estar a usar esse discurso só para captar votos mas achas isso um discurso democrático?

        1. Avatar de narcesudo
          narcesudo

          Esta gente quando se trata dos próprios nunca sabe de nada mas quando se trata dos outros, especialmente do Chega, estão sempre na linha da frente para acusar e vilipendiar independentemente de haver ou não fundamentos. O que interessa é negar tudo e acusar, faz parte da cassete.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          hello? PREC? quantos foram mortos por militantes do PCP a mando do PCP?
          ainda acreditas que a democracia veio no 25 de Abril?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não responderam à minha pergunta.
            O facto de ter havido excessos no passado isso é pretexto para se fazer propaganda baseada unicamente em discurso de ódio?

            Eu quero lá saber de que quadrante político vem esse discurso. Só não acho boa ideia voltar a esse tipo de propaganda.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Só uma curiosidade para não acharem que estou a ser parcial.
            O próprio Montenegro recusou fazer governo com o Chega. Porque será? Iria facilitar a vida dele porque teria sempre (provavelmente) maioria no parlamento.

  9. Avatar de JV
    JV

    Estou a ver que por cá também andam muitos apoiantes desta trupe “Neonazi”, sim é esse o termo correto quando se referem a pessoas cuja doutrina tem como “Adolfo” o seu Messias.

  10. Avatar de Zé Vaqueiro
    Zé Vaqueiro

    Engraçado como se faz política, agora é tudo neonazis. Enquanto a esquerda estava no poder andava-se a violar, assaltar, matar, etc, Portugal cada vez menos seguro e ninguém dizia um pio até diziam que a criminalidade baixou, agora é tudo neonazis! E até uma página de tecnologia e afins está vendida à esquerda

  11. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Eu só me riu a ver estes comentário, pessoas que se dizem democráticas e depois em vez de se discutir ideias e porque aparecerem estes grupos e não tem haver com um outro partido politico mas com as politicas que não resultado e estado degradado do pais.
    Mas pronto é mais fácil culpar dos outros por pensam de forma diferente de mim, então temos que ilegalizar.
    Acho que estas pessoas querem mais uma ditadura do que democracia livre.
    Democracia é Liberdade de pensar debater e obter um consenso e contrapor ideias e deixar de julgar so porque sim com justificativas de rotulagem.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      O Problema é que os sistemas Politicos na Europa, protegeram estes grupos por uma década, por exemplo na Ucrânia..

      E agora os Europeus, começam a ver que o nosso sistema os protege, e claro, também querem..
      É uma falha tremenda do estado.

      Depois o Português tem vindo a ser tratado como lixo, desde pelo menos 2005/2010 para cá, e isso só vai enfurecer ainda mais as pessoas..

      Onde é que já se viu o ordenado minimo a 820€, a comida 6 vezes mais cara, e as rendas da casa acima dos 900€??
      Quem permitiu o terrorismo imobiliario??

      Isto é tudo culpa do estado… se o estado é quem gere, se ha problemas gigantes no País, de quem é a culpa??Claro que é do estado.

    2. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Claro e estes grupos neonazis são todos democratas e armam-se para defender a democracia dos verdadeiros inimigos delas, os cganos. Aliás, há neonazis e neonazis, estes neonazis são os pikachus do bem.

      Eu enviava todos os apoiantes do Chega para o Japão que é para onde os americnaos enviam os pseudo-democratas com tendênncias fascistas para serem educados a andarem de pés descalços de vez em quando.

  12. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Estes gajos são doidos, fanáticos de m****. A idolatrar um doido que já morreu há mais de 80 anos. Vão-se lixar, ganhem mas é juízo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda por cima um burro egocêntrico, não fosse pela sua mania da grandeza hoje o mundo falava todo alemão, bastava não ter atacado a Rússia quando atacou

  13. Avatar de ºOº
    ºOº

    Deixem as impressoras 3D em paz.
    Não falta muito e está o estado a controlar aquilo que imprimo na minha impressora.
    Para além de controlar ainda me fazem pagar uma taxazinha por impressão.

  14. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    o pai da rita matias é neonazi, mas do bem 😉

  15. Avatar de PJA
    PJA

    Finalmente a PJ começou a controlar estes grupos, mas também tinha de ser depois de 3 ataques selvagens. Agora o que se tem de discutir na Assembleia da República é a ilegalização destes grupos NAZI.

  16. Avatar de AlbertoSilva
    AlbertoSilva

    Manuel da Rocha
    FALOU E FALOU BEM

  17. Avatar de X
    X

    Onde há ignorância a extrema direita prolifera.
    Comparações que não fazem sentido, meias verdades e inventam todo um mundo de mentiras.

  18. Avatar de Manel
    Manel

    Estes movimentos e grupelhos aparecem como cogumelos, não deve ser alheio o facto de os jogos mais interessantes, para quem perde tempo com isso, são os mais violentos, alem disso olha-se para os canais de cinema do cabo e 95% tem títulos com palavras “muito interessantes”, tipo, assassino, gangs, armado, solitário, vingança, etc. usam estes termos como chamariz aos idiotas uteis.