PJ detém homem por crimes informáticos associados ao phishing

27 Comentários

A Polícia Judiciária, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou e deteve um homem, de 44 anos de idade, o qual se vinha dedicando á prática continuada de crimes de burla informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais.

O detido faz parte de um grupo que, de forma organizada, vem colaborando entre si, para ilicitamente se apoderar de quantias monetárias de terceiros, através da utilização ilícita da “banca online”, uma atuação que, no meio, é conhecida como “phishing”.

PJ


O que é o Phishing?

O “Phishing” é uma vigarice que utiliza SPAM ou mensagens de pop-up para ludibriar pessoas no sentido de revelarem números de cartões de crédito, informação de contas bancárias, números de segurança social, passwords e outro tipo de informação confidencial ou sensível.

Basicamente o utilizador recebe um e-mail, supostamente de uma entidade credível, mas que na verdade o reencaminha (através de um URL/link ou) para um site com um design igual mas que na verdade é apenas uma cópia do original, levando o utilizador a colocar dados pessoais e a ser enganado.

O utilizador recebe normalmente uma informação a referir que os dados estão errados, mas na verdade o dados já estão do lado do atacante. Técnicas como DNS Poisoning (manipulação de entradas no DNS) são também bastante usadas neste tipo de ataques.

phishing_00
Com esta acção policial, foi possível identificar e determinar o papel dos “angariadores” e das chamadas “money mules”, que faziam parte do esquema fraudulento.

Os elementos até agora apurados permitem atribuir a este grupo a responsabilidade por um dano global de cerca de 50.000 euros, valor que tenderá a crescer com a identificação de novos casos que lhe são imputáveis.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito à medida de coação processual de apresentação periódica às autoridades.

De acordo com o comunicado, a Polícia Judiciária prossegue a investigação, no sentido de identificar, localizar e deter os restantes membros do grupo, bem como apurar a extensão e conexões da sua atividade delituosa.

Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fulld
    fulld

    A internet começa a merecer algum control para o bem da comunidade humana.
    Tudo muito bonito, liberdade a cima de tudo, mas estas coisas requer algum control.
    Devia ser Morto a facada esse gajo!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      LOL

      Bem, chega de internet por hoje

    2. Avatar de Quack
      Quack

      O controlo que tu referes é matar as pessoas à facada?

      1. Avatar de fulld
        fulld

        Se te roubasse a tua conta bancaria e teus cartoes de credito, de certo que nao irias gostar LOOL Quem faz isso nao merece outra coisa!

        1. Avatar de Quack
          Quack

          Obviamente que não ia gostar. Mas o que é que isso tem a ver com o facto de a internet precisar de controlo e do facto de quereres aplicar facadas às pessoas? Qual a relação entre isso e tu roubares-me o que quer que seja?

          1. Avatar de fulld
            fulld

            Foi uma forma de dizer!!! Tas com dificuldades em entender… Ou então também es um desses…

          2. Avatar de Quack
            Quack

            Sim, estou com dificuldades em entender, pois o teu argumento – ou a falta deste – deixa este diálogo muito aquém. Basicamente, a tua lógica é: a internet precisa de controlo -> desejar a morte de pessoas à facada -> se alguém questionar, insinuar que essa pessoa também é uma desses.

            Eu diria que mais rapidamente ensinava matemática a um zombie do que tiro qualquer conclusão lógica deste teu “argumento”. Estamos conversados, continuação.

          3. Avatar de KURT
            KURT

            Mais parolo do que o comentário dele é quem ainda dá conversa… Stop feeding the troll !

    3. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      De facto a Internet devia merecer algum controlo. Comentários como o seu revelam bastante sobre a natureza comportamental do ser humano.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      @fulld
      Essas coisas não se dizem nem a brincar!

      1. Avatar de fulld
        fulld

        Reconheço que foi um termo exagerado, mas lá que mereciam uma lição, lá isso mereciam…
        So lixo na internet…

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          Passando por ti…

    5. Avatar de YaBa
      YaBa

      Espero que estejas a brincar e não acredites no que escreveste. Ninguém no seu perfeito juízo diria uma barbaridade dessas. É preciso é educar os utilizadores e não abrirem tudo o que lhes chega ao e-mail. Se foste vítima, lamento, serve de lição, mas por uns não têm que pagar os outros.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto sim é um trabalho que é preciso que a PJ faça, não é andar atras do download dos filmes e das músicas…

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      Ora aí está

  3. Avatar de Dário Sousa
    Dário Sousa

    Há pessoas que também se põem a jeito…
    Não usam antivírus,abrem todos os emails que lhes aparece à frente,fazem compras na net com os seus cartões(hoje em dia há uma coisa chamada:Mbnet).Depois há outras pessoas que se expõem em demasia: é fotos dos filhos,fotos dos locais por onde passam,enfim metem a vida toda na net.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Há toda uma geração de utilizadores que vai perdurar ao longo dos tempos a continuar a garantir a subsistência dos criadores dessas ameaças. Eles não vivem dos teus conhecimentos nem dos outros que sabem como se protegerem. Se for construído um sistema que venha a prevenir que tais atos possam ser possíveis, o trabalho de educar torna-se manifestamente inferior. O projeto P2T está a trabalhar nesse sentido.

      1. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        Pena que que não sai da cepa torta ….

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Deves ser o maior sabichão do teu bairro pá! E como é que sabes isso?

          1. Avatar de Rui C.
            Rui C.

            Se te contar o que sei desse projecto provavelmente , irias ficar envergonhado ou triste.
            Mas pensa assim, é preciso é ter esperança. Pode ser que apareça alguém disposto a trabalhar nisso em base de promessas e não de um bom salário que não podes sequer pagar, porque é um projecto e como projecto que é ao longo de tantos anos não passa de algo vazio em que o conteúdo do mesmo se encontra pela net fora.
            “Uma ideia sem acção não vale de nada” – e o que se passa é exactamente isso.
            Mas como não precisas de ajuda, gosto sempre de observar o esforço mês após mês. 🙂

          2. Avatar de Redin
            Redin

            Desafio-te a dizer o que pensas. Tens coragem?

          3. Avatar de Rui C.
            Rui C.

            Só aceito desafios de pessoas com capacidades e que metem mãos à obra e fazem as coisas ou se mexem para as conseguir fazer, não de iludidos que andam a semear esperança mas que continuam de braços cruzados há espera do milagre.
            Não que seja direccionado a ti, mas a quem servir a carapuça.
            Mais um ano, mais uma voltinha… 😀

            Agora a dica que precisas: Business Angel ( se conseguires apresentar alguma coisa consistente claro .. ) Talvez aí encontres a ajuda financeira que precisas para começar a fazer e não o que tens até agora que na minha opinião é demasiado pouco para tantos anos… 🙂

          4. Avatar de Redin
            Redin

            Pois, bem me parecia.

  4. Avatar de Not known on earth
    Not known on earth

    Devem fazer um guia completo sobre como se defender de ataques phishing.

    Os problemas dos phishings são:
    1) O nome do remetente pode ser alterado para parecer legítimo
    Exemplo: Nome > Apoio técnico da Microsoft | Email:support@microsoft.com

    2) O link de navegação pode parecer confiável usando subdominios longos.

    Recomendações:
    Nenhum banco ou instituição acreditada para aceitar e gerir dinheiro (excepto o paypal) envia emails a pedir por qualquer código. Inclusive se não estou em erro nenhum dos bancos do top 100 da alexa para portugal envia newsletters para evitar este tipo de aldrabice.

    Eu digo sempre e não me farto de dizer instalem o K9 Web Protection porque esta protecção é mesmo boa.
    Até para navegar sem publicidade online…

    Por acaso não têm por aí trabalho?

  5. Avatar de censo
    censo

    O problema continua a ser a falta de formação dos utilizadores. Toda a gente acha que sabe mexer num dispositivo electrónico, mas a grande maioria nem sabe o que faz. Só cai no phishing quem quer por não saber nada do que faz.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estás quase lá, no entanto, ninguém sabe tudo e novas burlas surgirão. Muita gente cairá, outros não.
      A menos que dês formação especializada e continua a toda a população, essa “educação global” nunca existirá.