Piratas informáticos: Instituto de Defesa Nacional atacado

41 Comentários

Os ataques informáticos a organismos do Estado são frequentes e nem as notícias que revelam que a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) está a fazer o seu trabalho são dissuasoras.

Agora, o Ministério da Defesa confirma que computadores do Instituto da Defesa Nacional foram atacados por piratas informáticos no final do mês passado e início deste mês.


Segundo uma fonte governamental, em declarações à Lusa, no final de fevereiro e início de março, os computadores, pelo menos dois, do Instituto da Defesa Nacional foram atacados por piratas informáticos.

Aparentemente, o ataque foi resolvido sem que tenham existido quaisquer consequências ou perdas, sendo este considerado o primeiro ataque informático de 2017 ao Ministério da Defesa Nacional. Já há um ano, este organismo já havia sido atacado, também sem consequências a registar.

O Instituto da Defesa Nacional é tutelado pelo Ministério da Defesa Nacional, com sede em Lisboa, e tem como função a investigação, formação e divulgação das questões associadas à defesa nacional e segurança internacional.

Recorde-se que ontem foi detido o mais jovem hacker por participação em ataques informáticos a sites do Estado e de empresas de grandes dimensões, estado acusado dos crimes de sabotagem informática e acesso ilegítimo a dados, segundo a PJ. Especula-se ainda que o jovem tinha ligações ao grupo Anonymous.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Peço desculpa em corrigir .
    ” ontem foi detido o mais jovem hacker por participação em ataques informáticos ”
    No meu ver deveria ser assim:
    ontem foi detido o mais jovem pirata por participação em ataques informáticos .

    1. Avatar de viriato
      viriato

      Apoiado,
      Eu sou um hacker, sou curioso, gosto de perceber como as coisa funcionam mas não ando para aí a fazer pirataria.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Quem é realmente um hacker, nunca o admite, por isso não sei realmente o que tu sejas, mas hacker não és de certeza. Talvez um nerd.

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          As origens da palavra hacker , não esta comutada a invasão ou a ilegalidade , o significado é , explorar , encontrar , melhorar , criar , um dispositivo, um software ou outra coisa qualquer , eu ate podia fazer um hacking sem que esteja ligado ao mundo ao mundo da informática .

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Muito bem. Um verdadeiro hacker nunca se identifica.
          Nunca se gaba. Opera anonimamente.

          1. Avatar de int3
            int3

            depende 😉

        3. Avatar de viriato
          viriato

          Caríssimos, se interpretarem para a palavra hacker como os media a utilizam, então eu não sou hacker nenhum, nem sequer script kiddie.
          Se a interpretarem na sua gênese, grupo de estudantes do MIT curiosos que utilizavam software/hardware para funções para as quais não tinham sido originalmente desenhados, então sim sou hacker.
          Se preferirem digo que sou um nerd que gosta de brincar com equipamentos electrónicos, desenvolver software e descobrir como as coisas funcionam.
          Toda esta cena de ser um super hacker que faz defaces e invade a privacidade dos outros não me atrai, só acho que estão a denegrir a palavra hacker.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não deixa de ser um hacker.
            Os media diferenciam verbalmente agentes da autoridade de agentes da autoridade corruptos? Ou politicos de politicos corruptos?
            Em todos os ofícios, raças, culturas etc etc etc há alguém a denegrir as origens.
            O mais fácil seria reclamarem um novo título para os “Hackers do bem” lol. Sei lá, por exemplo “hécaralh*”. No diccionário apareceria algo do tipo: hécaralh*-Hacker que desempenha as suas funções apenas direccionado para o bem próprio e colectivo.” 😀

          2. Avatar de Anonymous
            Anonymous

            Hugo, esses termos já existem. São o White Hat (Ethical) Hacker, Grey Hat Hacker e Black Hat Hacker. Não desculpes a comunicação social, fazem sempre o pior trabalho possível a falar daquilo que desconhecem!

      2. Avatar de Alvega
        Alvega

        “mas não ando para aí a fazer pirataria.”, será que nao queres dizer, AINDA NAO ?

        Sem nada de pessoal, mas um assassino muitas vezes é “sem premeditação”, quer dizer que sao as circunstancias, ou um impulso, um desafio, que a isso levam.

        1. Avatar de int3
          int3

          que raio de comparação???
          qualquer um com uma faca mata uma pessoa. vamos prender toda a gente??
          uma pessoa de segurança, como eu, que sabe como fazer de trás para a frente será que devo ir preso só porque “AINDA NÃO”?
          que comentário estupido…

        2. Avatar de Ferro
          Ferro

          prof de quimica?

      3. Avatar de juq
        juq

        só a titulo de curiosidade, que actividades fazes para que te possas auto intitular “hacker” 😀

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      O uso indevido da palavra Hacker é triste. Eu sou um hacker, mas não sou um cracker. Cracker significa alguém que comete crimes informaticos. Entra sem autorização em servidores, para fazer coisas que não deve, como estragar, vandalizar, destruir, roubar. Hacker significa alguém autodidata , um curioso, programador que se diverte a corrigir programas defeituosos.

      1. Avatar de int3
        int3

        és? diz-me que esse nome não é o teu completo por favor…

        1. Avatar de Pedro Castelo
          Pedro Castelo

          Ahah so falta aparecer ai um a dizer que desviou milhoes do BES e que ninguem o apanha mas anda aqui a comentar com nome completo

      2. Avatar de int3
        int3

        só pelo teu nome sei que trabalhas na camera de Lisboa.

      3. Avatar de juq
        juq

        só a titulo de curiosidade, que actividades fazes para que te possas auto intitular “hacker” 😀

  2. Avatar de Friend
    Friend

    é verdade, um hacker não é criminoso, embora um criminoso possa ser hacker.
    melhor usar a expressão pirata, estou cansado do mal usa da palavra hacker.

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Sim vamos deixar de usar mal a palavra hacker. Sugestão: vamos usar mal a palavra pirata…Muito bom.

  3. Avatar de Um gajo
    Um gajo

    E o departamento de informática responsável pela solução não tem culpa?
    Vocês já viram bem a solução que está implementada no site web?
    É fácil chatear um puto com 16 anos, agora se for o governo chinês ou americano já piam fininho, deviam era agradecer aos miúdos o trabalho deles que ajudam a tornar os servidores mais seguros.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      PROVAVELMENTE (a culpa), mas o facto de uma pessoa ter a porta de casa somente no TRINCO (sem 2 voltas de chave), nao dá o direito de ninguém entrar em casa de outro sem permissão; se o fizer arrisca-se a “levar” com o dono.

  4. Avatar de Karthus
    Karthus

    Em mac ou iphone n ha estes problemas mas a malta insiste em androids e windows inseguros

    1. Avatar de Oscarwyze
      Oscarwyze

      Parabens pelo belo comentario muito inteligente…continua assim

    2. Avatar de dunno
      dunno

      can’t tell if serious or just troll

    3. Avatar de SH4DOW
      SH4DOW

      Nenhum sistema é seguro, se tu utilizares o metasploit, tu vais ver que existe muitas falhas no mac que ainda não foram corrigidas.

    4. Avatar de Valter
      Valter

      LOL …e acreditas no Pai Natal…

    5. Avatar de Cortano
      Cortano

      e o prémio para o comentário mais parvo vai para…
      Karthus.

      Parabéns.

    6. Avatar de Cortano
      Cortano

      Esse comentário saiu naturalmente ou estiveste a pensar nele!! É que está mesmo no ponto.

    7. Avatar de Hugo
      Hugo

      Parabéns…acabas de ganhar o estatuto ” A IGNORAR” lol

  5. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Incrível como o pplware uso também mal o termo pirataria. Pirataria é só e só para cópias ilegais.

    1. Avatar de int3
      int3

      pirataria é acesso indevido à informação.

  6. Avatar de Frank Marich
    Frank Marich

    Pimba na beiça

  7. Avatar de miguel
    miguel

    acredito sinceramente que foram os mesmos “HACKERS” que deixaram fuigir os 10 mil milhoes para os paraisos fiscais
    http://www.jn.pt/opiniao/rui-sa/interior/10-mil-milhoes-de-euros-5693292.html

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Desconheço os pormenores deste ataque, mas muito provavelmente é mais um causado por descuido de utilizadores. Digo eu…

  9. Avatar de navyseal
    navyseal

    Foi um pishing scam, todos nós somos alvo todos os dias, até alguém clicar e ficar infectado. Aqui o blog adora o termo hacker/criminoso.

  10. Avatar de fartodisto
    fartodisto

    pena que não ataquem os servidores da ANSR/Polícia para limpar contra-ordenações da passadas pela Polícia de Trânsito que mais não parecem um verdadeiro saque à carteira dos cidadãos. Aplicar coimas a quem circula a 59 kms dentro de uma localidade é apenas um entre vários exemplos de coimas desta natureza. Depois têm a distinta lata que se trata da Lei e de uma questão de segurança rodoviária. Como já pagamos pouco de impostos para o pouco ou nada que temos retorno, uns saqezitos desta natureza quase não se nota.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso é outro assunto que daria pano para mangas.
      Sem dúvida que eles se metem a jeito da caça, mas como diria o Bruno Aleixo:
      “59 não é mais que 50? Então cala-te…!!!”

  11. Avatar de Hacker dos bonbons
    Hacker dos bonbons

    O verdadeiro hacker é um ET. É o menino do anonimato, não se gaba, não admite, etc, etc, etc. O verdadeiro Hacker, é um hacker como todos os outros, melhor que uns e pior que outros. Ciente que ser um hacker é uma pessoa como todas as outras…venham a Las Vegas à DEF CON® e verao com os próprios olhos.

    Que mania de colocar um hacker num patamar de ET. Existem pessoas muito boas em computação como existem em culinária, mecanica, medicina, entre outros. Não são hackers todos aqueles que descobrem a cura para doenças ou as criam? Nunca ouviram falar de biohacking…Goggle it! Não são hacker aqueles que criam novos pratos e sabores? É simplesmente ser muito bom em usar com criatividade as ferramentas que se dispoem.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Os hackers da CIA e da NSA, também vão a Las Vegas à DEF CON? Todos os hackers russos, chineses, etc… que trabalham para os seus governos andam por aí a revelar os seus feitos para todos? Lê a história de Edward Snowden.
      Embora tenha que te dar razão em alguns pontos que citas, isso não é linear nem transversal a todos os hackers. Há muitos tipos de hackers.

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hacker

      Temos é de perceber em qual categoria se encaixa cada tipo de hacker.
      😉