Piloto de avião avista “luzes não identificadas” durante voo em Porto Alegre (vídeo)

17 Comentários

Os pilotos de avião relatam frequentemente avistamentos para que possam ser identificados e ser determinada a sua origem. Este caso aconteceu na noite do passado sábado, dia 5 de novembro, onde um piloto da companhia aérea LATAM Airlines Brasil reportou um evento com luzes bem por cima da cidade de Porto Alegre. O relato foi acompanhado também por outros testemunhos de outros pilotos e de imagens captadas em vídeo.

As câmaras captaram luzes com movimentos aleatórios sobrevoando a capital do estado de Rio Grande do Sul. Estes avistamentos podem ter origem na flexão de luz entre as nuvens que deu origem a luzes fortes, intermitentes que os pilotos viram.

Imagem das luzes OVNI vistas pelos pilotos brasileiros


Imagens estranhas, mas que podem ser “terráqueas”

Segundo o portal de informação G1, as luzes não identificadas vistas no céu de Porto Alegre na noite de sexta-feira para sábado despertaram curiosidade e levantaram algumas dúvidas. Conforme pode ser visto e ouvido no vídeo registado pela torre de controlo do Aeroporto Salgado Filho, o piloto do voo 3406, da LATAM, que descolou de Guarulhos (SP) com destino a Porto Alegre, pergunta, por volta das 23h de sábado, à controladora de tráfego:

Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na posição de 10 para 11 horas, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?

A controladora diz que não recebeu nenhum “reporte”, termo usado na avaliação para relatos de eventos de segurança operacional. Contudo, o piloto prossegue:

Tem umas luzes. Por vezes, elas apagam, acendem, às vezes são uma, às vezes são duas ou três.

No momento, após a controladora ter registado mais informações, o diálogo termina. No entanto, apesar de a controladora não ter qualquer notificação de outros pilotos, a verdade é que este “reporte” foi uma oportunidade e para outros relatarem que afinal também tinham visto tais luzes.

Ilagem captada pela Torre de Controlo de Porto Alegre
Imagem da Torre de Controlo do Aeroporto Salgado Filho — Foto: Canal Câmara Aeroporto Salgado Filho/Divulgação

Pilotos estavam com receio de notificar… para não serem chamados de loucos

Depois da informação começar a circular, outros pilotos contaram o que viram. Assim, no total, entre 22h50 e 23h10, quatro voos comunicaram à Torre de Tráfego terem percebido luzes estranhas no céu: o 4248, o 3140 e o 4407, além do 3406, das companhias Azul e LATAM. Em todos os casos, as luzes acendiam, moviam-se e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.

Mas serão OVNIs ou há uma explicação lógica para as luzes?

Segundo as informações recolhidas pelo G1 junto do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, cidade distante cerca de 80 quilómetros da Capital, foi revelado que de facto, na noite de sábado, houve algo estranho.

Encontrei algo na direção da Lagoa dos Patos, às 23h22min, não identificado mesmo.
Atribuo à reflexão difusa de luz entre nuvens em direção a Porto Alegre, que pode ser gerada por holofote de luz ou até algum objeto. Não é incomum.

Disse o responsável pelo espaço, Carlos Jung, que também é diretor da Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

As luzes de sexta foram vistas pela equipa do voo 4248, da Azul, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, por volta das 23h. Piloto e comissário teriam visto as luzes a movimentarem-se na direção à Lagoa dos Patos, mesmo local onde foram vistas as luzes de sábado.

Questionada sobre o assunto, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, respondeu que não registou nada a respeito. As companhias aéreas também não notificaram a Fraport sobre as luzes.

O caso continua a ser acompanhado, mas poderá ser de facto um evento de luzes que ultrapassa as nuvens e promove algo diferente, que visto da perspetiva dos pilotos pode ter relevância e não ser nada “tão normal assim”.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de o Abreu
    o Abreu

    Eles andam aí, a vidente babá disse nas suas profecias que em 2022 ia haver guerra na Europa e contacto com seres extraterrestres ! Na primeira acertou, acerca da segunda profesia…ainda não acabou o ano!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas toda gente sabe que os extraterrestres só visitam os EUA, isto foi no Brasil.

      1. Avatar de Anonimous
        Anonimous

        Os extraterrestres normalmente só visitam a América, desta vez enganaram-se e foram para a do Sul…

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 é interessante que os pilotos nesta conversa ficaram calados, com receio de virem dizer que “estão a ver coisas”.

          Mas os relatórios dão conta que os avistamentos acontecem um pouco por todo o mundo e normalmente são os pilotos são os que mais reportam estes casos. para

      2. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Pois, mas agora com a eleição do Lula tem-se visto um grande apoio a nível mundial e neste caso até a nível intergaláctico 🙂

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não disse nada que em 2022 ia haver uma guerra na Europa. Na profecia que falas ela não menciona qualquer data, ou sequer a Europa, ou até mesmo guerra. Mas claro que as profecias tem que ser extremamente vagas, porque se fossem precisas os videntes eram desmascarados por aquilo que realmente são, uns charlatões.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      A previsão de babá em relação a Europa era para 2017, e ficou associado ao Brexit, nada tem a ver com a guerra da Ucrânia

  2. Avatar de Sergio Dias
    Sergio Dias

    Satelite da starlink….

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Devia estar a dar o pisca, para virar….

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    A coisa mais estranha para mim é dizerem 340meia(6)

    1. Avatar de Cr
      Cr

      A forma como eles pronunciam 3 é muito parecido com 6( ler com sotaque brasileiro). Então é comum dizer meia ( de meia dúzia ) em vez de seis.

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Nunca tinha visto por essa perspectiva. Bem pensado.
        Estamos sempre a aprender.

  4. Avatar de Alentejo
    Alentejo

    O Alentejo tambem tem servido para testar este tipo de tecnologia que por enquanto é top secret.

  5. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Ainda há poucas semanas atrás, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, existiram 11 relatos de “luzes a movimentar-se na direcção do oceano, apagam e acendem muito rápido e movem-se de forma estranha”.
    No dia seguinte a PSP apreendeu um holofote que uma discoteca, de Gaia, tinha montado no topo do edifício, que usava para iluminar o céu, para alegria dos clientes. Naquela noite, o mau tempo provocou que a luz ficasse cortada pelas nuvens e pela chuva, daí a estranheza dos pilotos que descolavam.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      A ser verdade é hilariante e ao mesmo tempo uma lembrança do porquê de não se deve ter medo de reportar os avistamentos mas ao mesmo tempo usar o princípio da Navalha de Occam e tentar obter sempre a explicação mais simples (e natural)

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não será isto?

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/queda-de-foguetao-chines-descontrolada-na-rota-da-peninsula-iberica-com-voos-suspensos/

    Se caiu no Pacifico Sul, a norte das Fiji… não poderá ser os restos do foguetao a passar pelo Brasil?!?!?!?

    Não descuro a presença deles, porque é obvio que não estamos sozinhos mas…as datas, a maneira como as luzes aparecem, como se deslocam…