Phablets são responsáveis por 21% das vendas dos smartphones

20 Comentários

Por Daniel Pinto para o pplware.com

Se antigamente a luta era criar telefones mais pequenos, a tendência agora parece ser outra. A obsessão pelos ecrãs cada vez maiores parece que veio para ficar.

Segundo a última análise de mercado feita pela IDC (empresa líder mundial em estudo de mercado), 21% dos 261 milhões de smartphones existentes em todo o mundo durante o terceiro trimestre de 2013, têm ecrãs com 5 ou mais polegadas. Para termos uma noção, no período homologo do ano passado esta fatia era de apenas 3%.

imagem_phablets00_small


O Android obviamente domina este mercado devido à existência de diversos dispositivos com ecrãs grandes e a preços cada vez mais acessíveis (que caíram em cerca de 22,8% em relação ao ano passado). Esta queda pode ser explicada com lançamento de dispositivos como o Galaxy Gran Duos ou o Huawei Ascend Mate, entre outros dentro do segmento de média gama.

Preços dos dispositivos por sistema operativos

O relatório do IDC também mostra o cenário geral do mercado dos smartphones, porém, não existem muitas mudanças. O Android lidera a tabela com 81% do mercado mundial dos smartphones (contra os 74,9% do ano passado), enquanto o iOS possui apenas 12,9%.

O Windows Phone apresentou um crescimento de 1,6% (de 2% em 2012 para 3,6% este ano) e a BlackBerry apenas representa 1,7% do mundo dos smartphones.

Top 4 dos sistemas operativos com maior volume de vendas

Não nos podemos esquecer que a época natalícia aproxima-se e como é normal, a venda deste tipo de dispositivos aumenta. Com os novos lançamentos da Apple, Samsung, Sony, etc será normal que os dados se alterem, mas nós vamos estar atentos.

Será que os phablets serão a nova tendência de tamanho no segmento dos smartphones?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tavares
    Tavares

    Concordo que os Phablets serão a nova moda, pois é do que se trata de moda, pois maior parte quem tem tablets comprou por questão de moda e smartphones é por questão de moda.

    Sim eu sei que tem muitas utilidades ambos, mas realmente, são poucas as pessoas que usam 100% das potencialidades de qualquer equipamento.

    Vendo bem até tem lógica isto dos Phablets.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      100%, ninguém pode usar…

      Mas concordo contigo… A maior parte dos donos de smartphones, até de altas gamas, estavam melhor servidos com um telemóvel normal, já que nem net móvel têm…

  2. Avatar de ThatFace
    ThatFace

    Vejo que compras-te o novo Samsung Note 3!

    “Ya! Ya! Fantastico isto! Super rapido!”

    E como se comporta nas apps?

    “Smooth! Sem falhas nem nada!”

    Então o que usas nisso?

    “Facebook, Mail, umas musicas, nada de mais. Muito bom!”

    Então, se fazes só isso porque um bixo desses? um bq max dava-te perfeitamente!

    “Então, o Rodrigo tem um e ofereceram ao João tambem! Não queria ficar atraz!”

    ———————————————————-

    Nonesence… Se a moda for atirar-se a um poço, todaa gente copia…

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Pastilha Rennie!

      1. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        Depois são estes que quando leem pada palavra que escrevo, é inveja da minha parte que não existe…
        pastilha Rennie… Dear God…
        O que escrevo no meu comentario é que existem muita boa gente que compra só por comprar, ok? Não tenho inveja de nada .-.

    2. Avatar de Rochita
      Rochita

      Por acaso ele até têm razão… para quê gastar tanto dinheiro, venha quem vier seja android, wp ou ios por mais de 500€ porque é que andam putos de 12 anos com telemóveis desses? A meu ver são telémoveis profissonais e não para quem quer mostrar.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        A falar nos preços de tablets, acabei de comprar uma tablet aqui na suiça por 130 francos (105€) HP Slate 7 8gb + 32gb sd, ainda pouco usei mas pelo que tenho jogado e experimentado funciona ás mil maravilhas e sem lag. Para quê gastar mais se não for necessário?

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ao menos os putos sabem-os usar…

        É o game boy de hoje em dia…

        E não sei porquê “putos”, não vês graúdos também que os têm só para os ter?

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Exato, mas concordas comigo quando não existe necessecidade em adquirir o topo de gama para funções básicas, aliás seja android ou ios para jogar e multimédia não é necessário o mais recente e o mais caro.

  3. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Eu nao diria que o smartphones de 5″ sao uma tendencia. Eu diria mais que e por falta de opçao. Estou a precisar de comprar um android de media gama para substituir o meu de lg optimus black de 4″, e e dificil encontrar algum tele com boas spec e com um ecra pouco maior que 4″

    Abraço

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Simples, é mais fácil fazer em 5″ que em 4…

      4 só tens uma opção topo de gama…

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Android, nao tou a ver
        porque nem WP nem IOS me seduzem

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Então, tens de comprar um grande…

          Só dessa forma eles conseguem meter baterias massivas para durarem 1 dia ou menos, e por chips que geram muito calor em corpos de plástico…

    2. Avatar de Mr. Antunes
      Mr. Antunes

      acer liquid e2

  4. Avatar de Vitor Relvas
    Vitor Relvas

    Boas,

    Comprei um THL W300 6,5”…. podem achar que é exagero, mas para mim é realmente o que necessitava.
    Ecrã fantástico FullHD, 2GB RAM 32 ROM… Encostei o meu Tablet e assim ando com um excelente equipamento multifacetado por menos de metade do preço de um NOTE 3… Ainda por cima Dual SIM! :p

    Roam-se de inveja!!!! eheheheheheheheh

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Às vezes os produtos chineses parecem fantástico e até têm bom aspecto.. Mas depois começas a reparar nos pormenores e na qualidade dos componentes e percebes que é “chinês”.. Não tenho inveja de ti..

  5. Avatar de california
    california

    Tenho um Galaxy Note, e dou bastante uso, mesmo a nível profissional, e multimédia.
    O facto de ser uma questão de moda, é óbvio que sim, como o iphone foi uma questão de moda, mas não deixa de ser um bom telemóvel.

    Cada um dá o uso ao telemóvel, e será sempre uma boa escolha desde que a pessoa se sinta bem com ele. Esta é a minha opinião

  6. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Ainda me lembro dos “escandalosos” Dell Streak com 5″, era coisa do diabo e só passaram 2 ou 3 anos…

  7. Avatar de luislelis

    Eu gosto dos tais phablets.
    PQ primeiro porque ja fui contra achava q eram umas tvs de 42″.
    Depois experimentei um.
    Deixei entranhar depois de estranhar.
    Uso como tv portatil (os pintas dizem multimedia player).
    Uso como GPS
    Uso como nivel
    Uso como lanterna
    Uso como maquina de jogos
    Uso como maquina fotografica.
    uso como tradutor
    Uso para ler livros
    uso para pesquisar a net.
    Na realidade ate me esqueco q e um telefone.
    Como telefone? Quanto tempo? Na realidade a parte telefonica ocupa 5% do uso.
    Entao espliquem la melhor para que quero um ecran pequeno q mal se ve? Para pequeno ja basta a minha pilinha.
    Se serve para ver coisas, por que me ei de sacrificar no ecran, e alem disso ate posso tambem,posso, fazer tb, chamadas telefonicas.
    Diziam o que? Ecrans pequenos? Em q sao mais vantajosos?
    Porque parece bem?
    Aquele abraco

  8. Avatar de Sara
    Sara

    Bem eu tenho 28 anos e ao contrario dos miúdos de 12 anos tenho um telem k serve única e exclusivamente para enviar msg e fazer chamadas (tb tem calculadora, alarme e calendário), n tem internet e mt menos camara fotográfica, nem radio… O k que fascina nos smartphones ou nos phablets é mesmo o tamanho…. Pq realmente pra pekeno ja chega este k tenho…. Gostaria de saber a vossa opinião caso tivessem k escolher entre o Nokia 1520 e o Samsung Note 3 e pq! Obrigada pela ajuda 🙂