Petrolífera Exxon vai aumentar a produção de químicos pois o consumo de gasolina está a cair

20 Comentários

Perante o crescimento dos carros elétricos e a queda na procura de gasolina, a ExxonMobil, uma das maiores e mais antigas petrolíferas do mundo, vai aumentar a produção de produtos químicos.

Petrolífera ExxonMobil

Concorde-se ou não, os elétricos estão a ganhar estrada, numa tendência forçosamente crescente. Este crescimento está a ser reconhecido até pelas grandes petrolíferas que, em vez de o negarem, estão a adaptar-se.

Caso disso é a ExxonMobil, herdeira da Standard Oil de John D. Rockefeller e uma das maiores e mais antigas empresas do setor. A gigante do petróleo está empenhada em diversificar as suas áreas de atuação, considerando os desafios ambientais e o incentivo constante para a transição para fontes de energia mais limpas.

Petrolífera ExxonMobil

Por reconhecer que a procura pela gasolina e o gasóleo está a diminuir, pela reentrada dos carros elétricos, a empresa americana, que é uma ávida defensora dos combustíveis fósseis, está a trabalhar na adaptação ao mercado.

Estamos a planear transferir alguma dessa produção de gasolina para destilados e matérias-primas químicas. Temos projetos que sabemos que vamos realizar para dar esses passos.

Partilhou o vice-presidente da Exxon, durante uma reunião de acionistas.

Petrolífera ExxonMobil

Além de adaptar as suas fábricas para produzir produtos a partir do petróleo bruto, como lubrificantes e matérias-primas para plásticos, a petrolífera vai também apostar no biodiesel.

Na perspetiva da empresa, esta é uma alternativa particularmente atrativa, uma vez que reconfigurar as refinarias existentes custa, segundo o vice-presidente da empresa, “cerca de metade do que construir uma nova fábrica”.

Biodiesel

Aliás, juntando o útil ao agradável, prevê-se que a procura de biodiesel, que é produzido a partir de óleo vegetal ou de gordura reciclada, quadruplique para nove milhões de barris por dia até 2050.

A Exxon planeia manter a aposta no gasóleo, utilizado principalmente nos transportes pesados. Estes que, na ótica da petrolífera, não estarão tão expostos à eletrificação.

 

Leia também:

O petróleo é utilizado em coisas que nem nos passam pela cabeça… ora veja!

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Então mas afinal o que está a cair? A oferta ou a procura?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Supostamente as duas, quando baixa a procura a oferta também baixa junto, como reacção

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ya, uns dizem q bc se consumiu tantos combustíveis rodoviarios como agora. Outros dizen que estão árrasca e não vendem loolooloool

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Em Portugal está tão cara que parece que há falta de petróleo no mundo.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É o efeito saque.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou efeito cartel ?

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Normalmente a oferta ajusta-se à procura.
      Produzir mais do que se vende penso não fazer muito sentido.

      Mas os gestores e malta dos negócios sabem melhor.

    4. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      A qualidade do meio ambiente. Os carros elétricos vieram agravar a situação.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Acho muito bem que acabem com isso, os eletricos sao o futuro

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Só que não. A poluição está a aumentar devido aos carros elétricos.

  3. Avatar de JL
    JL

    Então mas…… andam por ai alguns a dizer que os eléctricos precisam de geradores ? fiquei confuso.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas esse é sempre o mesmo, e realmente fez bem o teatro.

        Já agora esse gerador cá na Europa não funciona, ou seja, não carrega o carro.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        2018 pediu o vídeo de volta…

      3. Avatar de PJA
        PJA

        É a Volvo é a Tesla, afinal o gerador a “gasoil” ainda faz falta.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    “Aliás, juntando o útil ao agradável, prevê-se que a procura de biodiesel, que é produzido a partir de óleo vegetal ou de gordura reciclada”
    Nada como substutuir area para produzir comida por area para produzir bio fuel…

    Dados 2022
    Aramco(90% Estado Saudita) : 535 B$ volume negócios , lucros antes de impostos 305 B$
    Exxon: 413B$ / 77 B$

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se há falta de procura e excedentes de gasolina, então mais uma razão para igualar já a meio o ISP da gasolina e do gasóleo, de maneira a que o litro de gasolina custe na bomba uns cêntimos valentes abaixo do litro do gasóleo.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Concordo.
      O gasóleo está sob pressão mas a gasolina não está, antes pelo contrário.
      Acabaram de ajustar a receita do IVA com a esmola de 1 cent oara a gasolina e 2 cents para o gasóleo. Se a gasolina está mais cara,devia beneficiar mais desconto. Pelo menos 3cents para as contas ficarem mais ou menos certas.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Vai-te habituando porque estes preços são o novo normal…

        Testaram o mercado o ano passado com preços a €2/L com a justificação da guerra na Ucrânia e continuaram a vender combustíveis como se fosse algo normal.

        A partir desse ponto, o preço apesar de ter descido devido ao alívio da pressão internacional, era expetável que o preço voltasse a subir para esses valores.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Nem sei como qualificar a noticia, vindo de uma empresa que está à anos a mamar dinheiros dos clientes se realmente for verdade acham mesmo que eles vinham para a praça publica dizer isto?
    É só mais uma desculpa para aumentar o preço e espremer mais um pouco, ainda esta semana a Inglaterra veio alargar o prazo para a venda de carros com motor a combustão.
    E assim vai continuar a acontecer, infelizmente o VE ainda não são para todos.
    Vamos ter atenção qual vai ser o impostos que os governos vão inventar para o VE para a substituição dos impostos que estão e vão perder com os VE, nomeadamente o ISV e o IUC.
    Se acham que simplesmente os governos seja qual for o país vai abdicar de impostos ou são muito ingénuos ou muito distraídos.
    Isto não é ser contra nada é apenas um alerta, venham lá os VE a preço decentes para um forreta como eu que acho que a compra de um carro é o pior negócio que se possa fazer. 🙂