Petróleo: Inventada esponja que poderá resolver as marés negras

11 Comentários

Certamente que se lembram de um dos maiores atentados à natureza que ocorreu perto da nossa costa com o petroleiro Prestige, com 77 mil toneladas de fuelóleo que naufragou em 2002 a 28 milhas da costa galega de Finisterra, Espanha, ameaçando provocar uma ‘maré negra’ na região, podendo mesmo chegar à nossa costa.

Pois bem, este foi o que de mais perto nos assustou, mas um dos piores do mundo foi o ocorrido no Golfo do México, em 2010 e onde, aproximadamente, cinco milhões de barris de petróleo foram derramados para o oceano… como se limpa isto do mundo?


Depois de dezenas e dezenas de acidentes destes terem castigado o planeta, vários organismos foram impelidos para desenvolver uma solução que pudesse ser aplicada de forma rápida e eficaz.

Exemplo da Esponja do Óleo a absorver o material

Os mais recentes avanços chegam pela mão dos cientistas do Departamento de Energia dos EUA (DOE). A Argonne National Laboratory inventou uma nova espuma, chamada Esponja de Óleo, que aborda este problema. O material não só absorve facilmente o óleo da água, mas também é reutilizável e pode puxar o óleo disperso de toda a coluna de água, não apenas à superfície.

A Esponja de Óleo oferece um conjunto de possibilidades que, até onde sabemos, são sem precedentes.

Referiu o co-inventor Seth Darling, cientista do Centro de Nanoscale Materials da Argonne e membro do Instituto de Engenharia Molecular da Universidade de Chicago.

A equipa de investigação tem já uma biblioteca de moléculas que podem agarrar o óleo, mas o problema para já é saber como colocar essa esponja numa estrutura útil e colocar as mesmas de forma permanente.

http://videos.sapo.pt/4WRpRrfMTCqloIRzbCoQ

Os cientistas começaram a utilizar inicialmente espuma de poliuretano comum, de utilização convencional, que se usa praticamente em tudo, no isolamento nas habitações, para servir de almofadas no mobiliário, etc. Esta espuma, mesmo tendo uma utilização barata, precisava depois de um novo químico na superfície para fixar firmemente as moléculas que atraem o óleo.

Anteriormente, Darling e o químico Argonne Jeff Elam desenvolveram uma técnica chamada síntese de infiltração sequencial, ou SIS, que pode ser usada para infundir átomos de óxido de metal duro dentro de nanoestruturas complicadas.

Após algumas tentativa e erro, os investigadores encontraram uma forma de adaptar a técnica para fazer crescer uma camada extremamente fina de óxido de metal “inicial” perto de superfícies interiores da espuma. Isso serve como cola perfeita para anexar as moléculas que atraem o óleo, estas são depois depositados numa segunda etapa.

O resultado é a Esponja de Óleo, um bloco de espuma que facilmente absorve o óleo da água. O material, que se parece como uma trivial almofada, pode ser torcida para ser reutilizada e o óleo em si recuperado.

Os investigadores estão a desenvolver mais esta técnica que pode ser utilizada nos portos para limpar os resíduos de combustível (além do petróleo) deixados pelos cargueiros, pode ser usada nas catástrofes em alto mar, as chamadas marés negras, e pode ter outro tipo de utilização dirigida a outras necessidades de limpeza.

Veja também:

Drone capta imagens tremendas de Cargueiro a derramar petróleo

Partilhar:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Afinal, ainda há esperança. O que naturalmente poderá indiciar que gentinha como Trumps e afins se venham a gabar que não valha a pena apostar na proteção do ambiente por estarem em curso este tipo de proteções.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Nao é preciso ir muito longe, o nosso Algarve está em risco por causa da exploração petrolífera que está prevista ser feita ao longo da nossa costa

      1. Avatar de Alvega
        Alvega

        Nao leves a mal, Toni, mas com esta esponja, qual é o risco ?
        Já nao há mais sitio para construir lá por baixo há beira mar, e os tipos do “guito” querem resorts noutras paragens, e quando vou para a praia é para olhar para os biquínis, nao me interessa outro tipo de paisagem, por isso as torres do petróleo nao me incomodam, NADA.

    2. Avatar de FFerreira
      FFerreira

      A verdadeira razão do desenvolvimento não é para salvar o meio ambiente mas sim para recuperar o óleo perdido. Infelizmente não querem saber da natureza apenas de mais lucro 🙁

      1. Avatar de DeeSeven
        DeeSeven

        Mesmo sendo essa a razão, a menos bonita, o que é certo é que é feito o mais importante que é retirar o “petróleo” derramado. Não sendo pelo motivo mais correto acabam por remediar um mal que aconteceu.

  2. Avatar de The Onee
    The Onee

    Que boa notícia! Realmente é terrível o que acontece ao ambiente quando estes acidentes acontecem. Que coloquem isto a funcionar em grande escala em breve.

    PS: Ainda continuam a usar videos no sapo? Demora uma eterninado a carregar o video no início. Parem de roubar videos e coloquem o link do youtube.

  3. Avatar de João Marques
    João Marques

    Isso ou deixamos de usar petroleo… Mas pronto, isso sou eu que nao percebo nada do assunto -.-

  4. Avatar de Luis Cunha
    Luis Cunha

    Simplesmente fantastico

  5. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Verifiquem, com mais atenção, a origem dos acidentes petrolíferos no mar. Se das plataformas ou rotura dos velhos cascos que o transporta ou lavagem dos tanques!

  6. Avatar de Alvega
    Alvega

    Os VERDES e ambientalistas, tem tanto PODER, de influencia, porque raio nao é assim no DESPORTO ?
    Estou-me a referir aos homens de Alvalade, certo.
    Eu, como todos, acho, sou um cidadão preocupado com o ambiente que o rodeia, e com o legado para as futuras gerações, mas sou CONTRA , FUNDAMENTALISMOS, EXTREMOS.
    As pessoas, que aqui e outros sítios, sao contra tudo e mais alguma coisa, porque nao experimentam, ir CHATEAR, os Espanhóis a Almaraz ?
    Que me interessa a mim “pormenores”, salvo seja, se depois levo com radiação em cima para um MILÉNIO ?

  7. Avatar de jorge