Pesquisa: 11% dos americanos pensam que HTML é uma doença

39 Comentários

Um recente estudo levado a cabo pela VoucherCloud, um site de cupões promocionais, teve como objectivo determinar o conhecimento dos utilizadores no que se refere a termos informáticos.

Os resultados foram bastante curiosos, e engraçados uma vez que, por exemplo, 11% dos americanos pensam que HTML é uma doença sexualmente transmissível, e 27% indica que Gigabyte é um insecto comum na América do Sul.

06-03-2014 22-28-24


Os resultados deste estudo foram bastante caricatos e engraçados. Ao todo foram 2,392 homens e mulheres com mais de 18 anos os inquiridos. Os participantes não foram informados que o objectivo era verificarem o seu conhecimento de termos informáticos, sendo que, ao longo do questionário surgiram termos tecnológicos e não tecnológicos onde as pessoas teriam que escolher uma resposta correcta, entre 3 possíveis.

Resultados
  • 11% pensa que HTML é uma doença sexualmente transmissível
  • 77% não soube indicar a definição de SEO (Search-Engine Optimization)

06-03-2014 22-59-10

  • 27% identificou “gigabyte” como um insecto comum da América do Sul
  • 42% acredita que “motherboard” foi um convés de um navio de cruzeiro

06-03-2014 23-00-03

  • 23% pensa que “MP3” foi um robot do Star Wars
  • 18% definiu “Bly-ray” como um animal marinho

03

  • 15% acredita que “software” significa roupa confortável
  • 12% indicou que “USB” é  acrónimo de um país europeu

06-03-2014 23-01-30

No entanto, 61% dos inquiridos responderam que é importante haver um bom conhecimento sobre tecnologia.

“Technology is a huge interest for our user base, and month after month we see thousands of people visiting our site to look for coupons and deals to use when purchasing their favorite tech products. It seems that quite a few of us need to brush up on our tech definitions.”, indicou um porta-voz da empresa.

No entanto, questionados acerca da veracidade deste estudo, a equipa que conduziu a pesquisa, 10 Yetis Public Relations, disponibilizou os resultados completos, indicando que o inquérito é 100% genuíno e válido. A empresa afirma ainda que o questionário foi realizado através de e-mail durante um período de 7 dias. [LATimes]

O que pensa destes resultados? Se fizéssemos este inquérito em Portugal, quais acha que seriam os resultados?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Dependendo das idades dos entrevistados e da sua formação, não me parecem resultados muito descabidos.
    Eu poderia fazer qualquer uma dessas perguntas à minha mãe que de certeza que ela poucas iria acertar.
    Se pensarmos que 30% ou 40% dos entrevistados poderão ter mais de 50 anos é fácil perceber que entramos no campo de pessoas com menos conhecimento tecnológico.
    Por muito óbvio que pareçam estes termos de tecnologia para nós, existe muita gente que mal sabe mexer num computador e os que sabem é aquilo e pronto.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      É exatamente o que eu disse mais a baixo, e até utilizaste a mesma idade limite que eu utilizei.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ora nem mais!

      Ainda por cima, a maioria da população, acertou em todas, excepto na SEO, que é completamente irrelevante para a maioria da população que não tem um site.

      Além disso, não tinham a opção “não sabe/não responde”, ou seja, foi feito de propósito para atingir maus resultados.

      Além disso, 21% da população não sabe o que é HTML? Aposto que mais de 21% dos portugueses, não sabem sequer utilizar um computador! Ri-se o nu do roto…

  2. Avatar de Tomás
    Tomás

    Uma percentagem ainda maior de britânicos, acredita que Sherlock Holmes existiu mesmo, no entanto foi uma personagem criada pelo escritor Artur Conan Doyle.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Ainda bem que o iron man existiu mesmo, pena é ter deixado tudo por causa da loira :\

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Pois olha que eu trabalho com turistas, maioritariamente britânicos, e na altura do desaparecimento da Maddie, muitos diziam-me que era uma pena que o Sherlock Holmes não pudesse ressuscitar para vir resolver o problema que a nossa PJ não era capaz de resolver, …eu perguntava-lhes se alguma vez na vida tinham lido Sir Artur Conan Doyle e eles ficavam às aranhas com a pergunta.
        Já quanto ao Iron Man, qualquer criança sabe que aquilo é ficção, …no entanto, parece que ainda há adultos que acreditam no Pai Natal, seja o da Coca-cola ou o Santa Claus.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Adultos que acreditam no Pai Natal 0.o

  3. Avatar de Nome (Obrigatório)
    Nome (Obrigatório)

    “11% pensa que HTML é uma doença sexualmente transmissível”

    Não acredito que só 11% é que acertaram na resposta correcta!

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Não esquecer que para o HTML ser transmitido tem de incubar primeiro num Gigabyte.
      Aliás, eu ando preocupado porque apareceu-me uma praga de Gigabytes lá em casa(são horríveis por causa daqueles olhos estrábicos… e aquelas antenas torcidas… até me dá arrepios). O que vale é que comprei umas latas de spray de MS-DOS e pulverizei a casa toda. Agora é vê-los tombar que nem Blackberreis.

      1. Avatar de Filipa
        Filipa

        Ahahahahahahahha!!!
        É pá, muito bom! 😀

      2. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        O melhor comentário de sempre. Sem palavras.

  4. Avatar de raimei
    raimei

    Do povo mais inculto e estupido não se pode esperar melhor, não é à toa que é o país com maior venda de Apple por pessoa…

    1. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      Parabéns Atingiu um novo patamar de estupidez.

      Sim muitos deles até têm uma formação cultural muito questionável não conhecem nada fora do país em que vivem mas daí a apontar uma das marcas mais valiosas do mundo ….

      1. Avatar de Raimei
        Raimei

        Nacionalize-se americano, já que gosta tanto deles. E não, não sou Apple hater. Sou hater de todas as marcas em geral, todas aquelas que são efectivamente más para os consumidores, todas as que abusam e não têm consideração pelos clientes, ramo no qual a Apple se destaca. Portanto, talvez devesse ter escrito mais alguma coisa, para ser mais claro no que queria dizer, mas felizmente a estupidez tem várias facetas, uma delas é a daqueles que lêem só a parte que lhes interessa para comentar. Não sei se são haters de alguma coisa mas parecem o Greenpeace da Apple…

        1. Avatar de Luís
          Luís

          O Raimei deve viver no meio do monte, só pode… penso que será difícil hoje comprar qualquer coisa que não tenha uma marca associada (exceto se fores à feira e comprar legumes e alguma roupa, mesmo assim…). E tudo que tem marca, tem uma estratégia de markting por trás… umas mais agressivas outras nem tanto… são estratégias, mas o cliente tem autonomia para comprar ou não.

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            IMHO, Acho que ele se estava apenas a referir a grandes marcas que esticam demasiado a corda 😉
            O seu comentário é que foi muito despropositado tendo em conta o país em que estamos.
            Há muita gente no “monte” sem acesso a essas grandes marcas e outra coisas essenciais…
            Mas olhe, que já vi mais imbecis em Lisboa que no “monte”….

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      A estupidez está desculpada por ser um Apple hater…

      É o país com maior venda de Apple por pessoa, e é o país de onde veio o seu Windows, o seu Google, Android, Internet, etc…

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Naquela do HTML não existia uma resposta 100% certa por exemplo.

    Desde quando HTML é uma linguagem de programação? Que eu saiba, foi e sempre será uma linguagem de marcação.

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Mais uma prova que a maioria desconhece o que é o HTML. Até os senhores que fizeram o inquérito. ehehhe

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Os inquiridos tinham mais de 18 anos…mas não se sabe a percentagem de inquiridos com mais 50anos, se grande parte eram idosos é normal que não saibam o que é isto e aquilo, só por aí perdi interesse nos resultados do inquérito.

    Eu também não sabia o que era “SEO”, should I feel bad? 😛 se fosse CEO ja sabia.

  7. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Desde que um soldado americano processou um estúdio de filmes para adultos quando regressou do Iraque, porque a mulher engravidou a ver um filme porno em 3D com uma amiga, perdi toda a fé naquele país.
    lolol

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Isso é inteiramente possível. Os actores do filme estavam infectados com HTML, uma doença altamente transmissível e complexa que faz acontecer coisas dessas!

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        lol
        É bem visto.
        Caramba, a tecnologia 3D é mesmo do catano. Onde é que isto vai parar?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sabes o que é um hoax?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Xiuuuu não estragues umas das coisas mais giras da internet.

        Eu gostava de ver era a percentagem de pessoas que partilha e assume que uma história é verdadeiras sem fazer um pequena pesquisa. Por vezes nas redes sociais partilhas coisas que bastam 3 segundos de Google para saber que são treta. No outro dia no café o homenzinho afirmava que toda a certeza que o Schumacher já tinha morrido…..

  8. Avatar de Quim Pistolas
    Quim Pistolas

    Há termos neste inquérito que não me parece que sejam relevantes para a pessoa comum. ‘SEO’ é um deles, duvido até que muitos especialistas de TI saibam o que é.

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    Felizmente não sofro de HTML, mas sofro de hematose pulmonar desde que nasci. Não sei o que será pior…

  10. Avatar de ammile
    ammile

    Alguém faça este tipo de inquérito por cá …e depois falamos. Considerando, claro está, uma amostra equilibrada por escalões etários. As tantas alguém se ia surpreender.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    O sr Jorge santos escreveu bem, é de facto uma das marcas mais valiosas do mundo, sim porque vender material ao dobro e triplo do que vale não é para qualquer um.

  12. Avatar de A. Pereira
    A. Pereira

    Tablet computer – A computer that reminds users about tablet medication and when to take it!

    Brutal! 🙂

  13. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Mas quem é que perde tempo com estas pesquisas da treta?!
    É perfeitamente normal que não conheçam, independentemente da idade, muita gente quer é que funcione e não quer saber se é PHP, Ajax, NodeJS ou outra tecnologia qualquer, desde que cliquem e abra a janelinha.
    BAH. E a todos os técnicos que comentaram por aqui, se houvesse uma pesquisa do género com acrónimos da área de medicina ou física quântica, será que não iriam estar também nesses 11% que diz burrada?!?! Pois… Cada macaco no seu galho.
    Albert Einstein supostamente disse:
    O nativo da selva é mais inteligente do que eu. Se um leão me atacar eu não me saberei defender. A inteligência depende do meio e circunstância em que nos encontramos.
    (algo deste género)
    A única coisa que é comum à maioria dos americanos é a inegável falta de conhecimentos de geografia, mas é perfeitamente normal vindo de um povo que só olha para o próprio umbigo. Para muitos Portugal é uma província de Espanha 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É importante…para se ter a noção de quanto a nossa sociedade está “absorvida” pela tecnologia.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Ok Pedro, mas há pessoal viciado em facebooks e tretas do género, e desconhecem por completo que tecnologia usa por trás.
        O mesmo nos telemóveis, pessoal que não larga o brinquedo, e sabe lá se o Android é feito em “C” ou em VB 😉 Aliás, “C” para eles é uma letra.
        Ao invés de perguntarem sobre acrónimos de tecnologias e termos específicos, podiam ter perguntado sobre nomes de aplicações por exemplo (se o objectivo era esse que dizes).
        Por exemplo, o Telegram, a maioria dos utilizadores frequentes de tecnologia sabe que é a nova moda para quem saiu do Whatsapp, mas se perguntar ao meu avô, é óbvio que me dirá que um telegrama era uma forma de comunicação curta e urgente.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          pois…é os hypes é os hypes 😀

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Concordo plenamente…

      Que é que interessa “HTML” para um utilizador normal? Há tanta coisa por detrás de uma página web (ou para o utilizador final, de um site), que o HTML é só mais uma coisa…

      Quanto á estupidez dos americanos, acho que há mais americanos que conhecem os 50 estados do país deles, aonde ficam, e as capitais do que europeus a saber o mesmo dos 28 estados membro da UE… Só para dar um exemplo…

  14. Avatar de Filipe N.
    Filipe N.

    No meu tempo dos modems a 56k, ou até menos, HTLM significava Hoje Tás Mais Lento… o HTTP era Hoje Também Tás Parado… e o WWW era World Wide Waiting…

  15. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Essa é muito boa, é a piada do dia heheheheh

    Isso só prova o quanto é rium o sistema de ensino dos EUA

    Sheldon Cooper(Serie Big Bang a teoria)

    E logo eles que têm a mania que são mais do que os outros
    hehehehehe
    Adorei essa

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      heheheh, e se lesses a notícia? A maioria sabe as perguntas certas.

      Em vez de ver a série que toda a gente vê, menos os “geeks” caricaturados nessa série…

  16. Avatar de José Simões
    José Simões

    Se a entrevista tivesse sido feita em Portugal não esperaria resultados melhores.

    O facto dos americanos saberem pouca geografia é uma maneira de ver a coisa.

    Conhecem melhor a América do Norte, que os europeus conhecem a Europa.