Pplware@Folding

62 Comentários

Esta é mais uma iniciativa do Pplware. Esta iniciativa esteve a aguardar a mudança de domínio do Pplware para ser divulgada. Provavelmente já muitos de vós ouviram falar no projecto Folding@home. Desde Janeiro de 2004 que Portugal participa activamente neste projecto através da equipa nº 35271 com o nome de Portugal@Folding. A ideia que tenho para vos propor é passarmos a contribuir para este projecto através de uma sub-equipa dentro da grande equipa que é o Portugal@Folding.

Assim propunha que fizessem o download da aplicação colocando no nome de utilizador (username) www.pplware.com e no número da equipa o número 35271. Podem ver como é feita a instalação do programa passo a passo aqui. Tenham muita atenção a colocar o username e o número da equipa. Se não colocarem correctamente não estarão acontribuir para a equipa do Pplware.

Username: www.pplware.com
Team Number: 35271

Existem vários clientes para correr o programa. Apresentamos acima o modo mais simples mas também o mais intuitivo. Nesta fase é a forma mais simples de podermos ajudar todos nas dúvidas que possam ter. Iremos oportunamente complementar a informação aqui hoje apresentada.



O Projecto Folding@home é um projecto não lucrativo de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas, que permite à comunidade científica entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. O Projecto é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Química da Universidade de Stanford.

O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento. Em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente). O cliente é executado em segundo plano, e faz uso do processador do computador quando este não está ocupado. Nos computadores pessoais mais modernos o processador raramente é usado na sua totalidade. O cliente Folding@home usa apenas a parte que não está a ser utilizada pelo processador para poder trabalhar, visto ter como predefinição de prioridade de processamento a mais baixa possível.

O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor para transferir uma “Work Unit” (unidade de trabalho), pacotes de dados sobre os quais executa os cálculos. Cada “workunit” completa é devolvida ao servidor e contribui para a pontuação da equipa, sendo que a cada “work unit” corresponde uma pontuação relativa ao seu tamanho. O tráfego gerado é mínimo e seguro. Não conheço qualquer problema de vírus ou spyware relacionado com o projecto ao longo de mais de 5 anos de existência do Folding@home.

A equipa Portugal@Folding ocupa actualmente o 27.º posto, a nível mundial no ranking por equipas como podem ver aqui.

Conto com a colaboração dos visitantes do Pplware para esta causa. Acredito que em breve estaremos numa posição de destaque mostrando assim a participação em causas válidas de utilizadores atentos e disponíveis. Este projecto partiu da iniciativa do visitante Kendimen aka k que muito tempo já disponibilizou para apresentar esta causa, também quero agradecer pelo apoio e total orientação do responsável nacional por este projecto o caríssimo Metro, a eles o meu agradecimento. Está em aberto o desenvolvimento do logótipo para o Pplware@Folding, participa enviando para vitor.martins’at’pplware.com a tua ideia em forma de arte.

 

Licença: Freeware

Download: Folding@home Software Cliente

Página oficial: Folding@home

Página ofical portuguesa: Portugal@Folding

Pplware@Folding parte II

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ppinto
    ppinto

    Excelente iniciativa !!

  2. Avatar de Evandro
    Evandro

    Boa iniciativa,

    Vou participar! Ainda hj baixo e instalo o programa!

  3. Avatar de k
    k

    Um grande bem haja! Muitas felicidades para o projecto!
    (Agora vou ter de descobrir como é que mudo o nome da equipa, pois tinha o outro nome)
    k de kendimen (com e’s, se puder corrigir, p.f.) 😀

  4. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    É neste tipo de iniciativas que devemos participar TODOS, podes contar com a minha participação!

    Have Fun

    BisMarques

  5. Avatar de Metro

    Parabéns ao Vitor por esta excelente iniciativa.
    Tentarei ajudar o máximo possível a explicar algumas dúvidas que possam surgir.

    Respondendo á questão do kendimen é muito simples. Não sei qual é o cliente que está a usar. Respondo para os dois:)

    A sugestão no artigo é para que se instale o modo consola pq é mais simples, e não tem qualquer conflito com nenhum programa. Existe o cliente gráfico que tem um problema que não está relacionado com ele mas sim com o windows. O cliente usa OpenGL para mostrar as proteinas em estudo, como o windows não consegue correr 2 programas ao mesmo tempo a usar Open GL quando alguém tenta jogar um jogo o Folding desliga-se.

    Mas passemos à explicação de como trocar o nome da equipa.

    Cliente gráfico:
    Clicar com o botão direito do rato na rodinha dentada que deve estar no system tray e fazer configure. Aparece uma janela onde está o Username e o numero da equipa. Alteram o username e já está:)

    Cliente consola:
    Param o cliente. Para isso clicam com o rato dentro da janela do programa e fazem Ctrl+C. A seguir vão á pasta onde têm o programa e procuram por um ficheiro que se chama client.cfg. Apagam esse ficheiro (lembrem-se que tem que ser com o cliente desligado).
    A seguir iniciam novamente o programa e o que acontece é que ele pede para configurarem novamente o mesmo. Assim sendo voltam a escrever tudo.

    Username: http://www.pplware.com
    Team number: 35271

    E por ai fora.

    Podem ver aqui um tutorial muito desenvolvido acerca do que quer dizer cada uma das opções:

    http://www.portugalfolding.org/page.php?7

    O programa na pasta onde está instalado quarda os logs de tudo o que faz. É um ficheiro .txt que se chama FAHlog. Qualquer dúvida colem aqui a aprte que vos faz confusão.
    Se o vosso PC não estiver está vel pode dar erro a correr o Folding. Mais uma vez esse não é um problema do Folding em si.

    Se por acaso instalaram o cliente gráfico e querem mudar para o modo consola podem seguir estes passos:
    http://www.portugalfolding.org/page.php?33

    Qualquer dúvida vão colocando. Dar muita informação de uma só vez só trás confusão.

    Keep folding.

  6. Avatar de CHAGAS

    Heheheeeeee!
    Já estava á espera! Um grande projecto espero que exista muitos a participar!

    Parabéns Vitor!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  7. Avatar de rui
    rui

    nao consegui ler com muita atençao a noticia…so uma pergunta, nos ajudamos em que??

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    Penso que com o aparecimento dos processadores “quad” este tipo de iniciativas terão uma aceleração consideravel.
    Estou interessado em comprar um quad onde posso encontrar informações sobre esses “bichinhos” ?

  9. Avatar de Metro

    Rui:

    O Folding@home é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas. A simulação exacta do enrolamento das proteínas e das suas deformações permite à comunidade cientifica a entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística.

    Numa frase é isto.
    O problema é que o que eu acabei de explicar numa frase necessita de imenso poder computacional. É ai que entramos todos.

    Paulo Ribeiro:
    Os Quad devem aparecer em Novembro deste ano. Temos que aguardar;)
    Imagino que venham carotes.

    O anúncio da equipa Peopleware está na frontpage do site da equipa Portugal@Folding.

  10. Avatar de Drakis
    Drakis

    Já estou a participar. Grande ideia Victor!

  11. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Épa, desculpem a minha “ignorância”, mas alguém me explica o que é isto como se eu tivesse 10 anos??? 🙂

  12. Avatar de AMarcos
    AMarcos

    Eu por exemplo posso colocar ai todas as redes que administro? Existe alguma configuração de proxy? Se eu contribuir com 100 maquinas, há alguma forma de distinguir, ou de eu saber que quantidade de processamento é que eu contribui, dentro desta (ou de qualquer outra) equipa?
    Já em tempos andei nestas andanças, e já me tinha (re)lembrado que deveria voltar à carga, e o momento é agora!
    Cumprimentos ao GRANDE Vitor Peopleware, ou PplWare para os amigos!

  13. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    É que mesmo com todas as explicações dadas, não chego lá…
    simulações de enrolamentos de proteínas???
    projecto de computação distribuída???
    Os Quad???

  14. Avatar de Fontemourisca

    @Ricardo Reis

    Perde um bocado de tempo e visita o site do projecto http://www.portugalfolding.org
    😉

    Parabens a esta iniciativa de se associarem a este projecto que já leva alguns anos e que conta comigo há 2. Benvindos todos quantos quiserem contribuir para esta nobre causa.

    Cumprimentos

  15. Avatar de Metro

    Ricardo eu vou tentar.

    Vamos por partes.

    Comecemos pelo fim.

    1- Quad…

    Os Quad são a abreviatura que se dá aos futuros processadores que a intel vai lançar que têm 4 cores. De uma forma muito simples um processador tinha atá á pouco tempo atrás penas um core. Depois passaram a existir com dois. Basicamente é o mesmo que tenhas 2 processadores no teu computador, com a diferença que em vez de teres 2 tens apenas um mas que lá dentro acaba por ser 2. Os quad são quatro. Tens 4 cores que funcionam ao mesmo tempo e que simplificadamente é o mesmo que tenhas 4 processadores ou se quiseres 4 computadores.
    Mais imples que isto não consigo explicar.

    2- Computação distribuida
    Computação distribuida é o nome genérico que se dá aos projectos que funcionam por partilha de computadores. Isso é feito á muitos anos com vários projectos. Se quiseres o Emule também se pode considerar computação distribuida. Distribuis por milhares de pcs a troca de ficheiros. Neste caso o que se faz não é trocar os ficheiros mas sim usar o computador para fazer cálculos científicos.

    3- Enrolamento das proteinas.
    No nosso organismo existem proteinas fundamentais para a realização das mais variadas funções. As proteinas são cadeias de aminoácidos. Mas não basta que estes aminoácidos se disponham correctamente para formar uma proteina. A proteina para desempenhar as suas funções precisam de adquirir uma forma especifica. A isto chama-se Folding ou enrolamento. É isto que o projecto estuda.
    Espero ter ajudado.

  16. Avatar de Malamen

    Muito boa iniciativa.

    A partir desta noite, podem contar comigo.

  17. Avatar de k
    k

    @Metro
    Obrigado pelo esclarecimento para a mudança de sub-equipa!
    E obrigado por todos os óptimos esclarecimentos que tem colocado aos colegas do pplware! 🙂 Continuaçao de bom trabalho!

    k de kendimen

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Vitor boa iniciativa, Metro boa explicação, logo há noite quando estiver com a minha máquina vou fazer o download e tentar alinhar.
    Bem Haja

  19. Avatar de Metro

    @k:

    Eu é que agradeço a todos 🙂
    Vão ver que logo que tenham o cliente instalado isto é muito simples.
    Qualquer dúvida tentarei responder aqui logo que me seja possível. Logo vou pedir a mais uns amigos que ajudem caso eu não esteja por aqui.

    Ainda não disse mas gostava de deixar aqui mais uma informação que acho muito pertinente e que fazem com que dê o meu contributo ao mesmo.

    1º O projecto não tem fins lucrativos. Os resultados não são vendidos, nunca foram e há o compromisso que não o serão no futuro. No dia em que forem obviamente serei o primeiro a deixar de participar.

    2º Os resultados são colocados á disposição da comunidade científica e são publicados em revistas da especialidade. Podem ver aqui a lista dos artigos já publicados:
    http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/papers.html

    3º Não existe nenhum outro projecto de computação distribuida que tenha mais resultados publicados e que pareça tão promissor. O lançamento ontem de um cliente do Folding@home para utilizar as placas gráficas da ATI e a existencia de outro para correr na PS3 demonstra bem a seriedade e o apoio que as marcas estão a colocar neste projecto.
    A brincadeira de nos unirmos e de levarmos o nome de Portugal mais além tem sido uma experiencia magnífica.
    Espalhem a palavra e contribuam na medida do possível.

  20. Avatar de Metro

    É terrivel não poder editar os comentários 🙂
    Depois de ler o meu post espero que interpretem bem qundo digo brincadeira. Podiamos contribuir anonimamente para o projecto no entanto a criação das equipas e podermos estar todos juntos nesta aventura é um catalizador e um incentivo para todos. Eu entendo assim. Não me preocupam os pontos. Eles refletem em certa medida a participação de cada um mas o que interessa é mesmo a ciência e a procura da cura para várias doenças que infelizmente fazem parte do nosso quotidiano.

  21. Avatar de Metro

    @AMarcos:

    off-topic: Ainda ando aqui ás aranhas com este sistema de cometários. Ia-me escapando o teu. Se isso acontecer a mais alguém pode contactarnos no mail da equipa ou por ir ao nosso forum: http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=95.

    Respondendo ao AMarcos:

    Sendo admin da rede é facil colocar a funcionar. A nossa maior sub-equipa tem cerca de 50 processadores a funcionar. No cliente consola tem uma opção para selecionar o proxy. Mas vai depender muito da firewall. Como quando termina a WU o cliente tem que enviar os resultados dependendo da firewall pode ser necessário alterar alguma coisa. Ai não estou muito á vontade. É uma questão de experiementar.

    O que não recomendo é correr o Folding sem o conhecimento do administrador da rede.
    O problema em PCs com coolers OEM é haver necessidade de colocar a percentagem de cpu a utilizar a 50% por exemplo de forma que dissipe menos calor.

    Quanto a conseguir identificar quem produz mais é assim. Se todas as máquinas usarem o mesmo username é quase impossível Há alguns programas que podem ajudar mas não sei até que ponto são faceis de usar e de administrar. Isso só vendo caso a caso.
    Já se usares usernames diferentes para as máquinas ou grupos de máquinas é mais simples.
    Não temos muita gente na nossa equipa que possa ajudar mas podemos sempre tentar.

    Eu posso procurar alguma info mais específica se for o caso. Pedia para experimentares com 2 ou 3 máquinas e para ir testando.

    Nem quero imaginar ter esses PCs todos a mastigar proteinas 🙂

  22. Avatar de andré henriques

    passo o tempo a receber mensagens de erro:

    attempting to get work packet
    connecting to assignment server
    successful: assigned to (171.64.122.133)
    Loaded queue successfully
    Error. atempt #1 to get work failed…

    🙁

  23. Avatar de Vítor M.

    @AMarcos
    Bem, não deixes cair essa oportunidade, quero esta equipa no top do Folding. Haveremos de ver estes visitantes do Pplware a brilhar… 😉

  24. Avatar de Metro

    @andre:

    Esse servidor está a funcionar.
    Pode-se ver aqui: http://fah-web.stanford.edu/serverstat.html

    Por vezes os servidores podem não estar a funcionar.
    Pode ser problema da tua firewall. Não sei o que estás a usar.

    Entretanto recomendava que desligasses o programa e voltasses a abrir a ver se funcionava. Senão dá uma vista de olhos pela tua firewall a ver se tens que abrir alguma coisa.

  25. Avatar de shello

    Boas!
    Vitor, deixa-me já dar-te um obrigado e os parabéns por ajudares na divulgação deste projecto que é o Folding@home.

    O grande Metro já disse muita coisa, e poucas ficam por esclarecer.
    Não te querendo tirar a freguesia daqui (muito pelo contrário, até pode ser que esta parceria traga mais gente a conhecer tanto o Pplware (que deixo já aqui a marca de que sou leitor assiduo ha uns meses, o que prova de algum modo que este é um optimo site de informação) como a nossa equipa e o projecto, por consequência), penso que será uma boa ideia aos utilizadores que tenham dúvidas e que queiram um esclarecimento mais “live” das dúvidas que tenham acerca deste projecto (e da equipa também, claro) participarem no nosso canal de IRC na PTNet: #Portugal@Folding – isto para quem usa IRC.

    Indo ao assunto propriamente dito, acho que é importante dizer (pois já foi falado mais atrás) que o cliente actual do Folding (para CPU, o cliente “normal”) não suporta SMP, isto significa que ao o executarem num processador Dual Core, por exemplo, ele apenas vai usar um dos cores – isto é valido para qualquer “Multi-Core”. Também acontece o mesmo nos processadores HyperThreading (HT) (Pentium4 da Intel), onde (se o HT estiver activado) apenas um dos CPUs Lógicos (note-se que o sistema reconhece dois processadores, mas estes não são fisicos como os cores, mas sim lógicos).
    Para os “Multi Core”, visto que apenas um core (ou “um processador”) no sistema está a ser aproveitado pelo cliente para fazer os cálculos, é possivel a configuração de outros cores visando aproveitá-los para ajudar no processamento. Isto já requer alguns conhecimentos mais “avançados” sobre o cliente. Esta técnica não se aplica ao HyperThreading, pois está “provado” (eu próprio testei no meu P4) que vários clientes normalmente reduzem o desempenho geral do processamento.
    Pensa-se (e se a memoria não em falha, têm-se já uma data mais ou menos definida lá pela Primavera de 2007, talvez) que no futuro as novas versõs do cliente irão aproveitar esta capacidade de multiprocessamento simultâneo (SMP).

    Outra novidade recente (que por acaso até tem (na altura que escrevo este comentário) ligeiramente menos de um dia) é o lançamento de um cliente que aproveita a capacidade de processamento das placas gráficas ATi série X1900 e x1950. Já foi também falado sobre ele num dos comentários acima. Este cliente é ainda versão Beta, e pelos vistos está ainda com alguns pequenos problemas (que são normais nas betas), pelo que Stanford (seguando as FAQs deles sobre este novo cliente) não aconselha a utilização deste cliente aos membros recentes do Folding.

    Acho que não me falta dizer mais nada, espero não ter cometido nenhuma incorrecção no que escrevi (pelo menos revi tudo o que escrevi uma vez :P).

    Obrigado a todos o que desde já estão a ajudar, e boa sorte para a nova sub-equipa, http://www.pplware.com 🙂

    KEEP FOLDING! 😀

  26. Avatar de Paulo Ribeiro

    obrigado pela explicaçao mas eu sei o que sao quads so quero saber datas de lançamento 🙂

  27. Avatar de Metro

    Paulo:
    Data de lançamento é Novembro. Quanto tempo demoram a chegar a Portugal não sei. Mas não deve demorar muito tempo depois do lançamento. pelo menos nas lojas especializadas.

  28. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    vamos tar no topo de certeza

  29. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Contem comigo, mais logo trato de me inscrever

  30. Avatar de Maluk3

    Quais sao os resequitos minimos de um pc?

    Pelos vistos a minha grafica nao dá.

    Fiquei uma beca 🙁

  31. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Muito obrigado “Metro” por toda a trabalheira a explicar, mas realmente valeu. Estou convosco. Espero mesmo que seja para estudos médicos. 🙂
    Só uma perguntinha: como faço agora para reduzir um pouco a velocidade do CPU? É que escrevi 100, e acho que pode ser um pouco puxado para o meu PC.

  32. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Já Percebi 🙂

    Cliente consola:
    Param o cliente. Para isso clicam com o rato dentro da janela do programa e fazem Ctrl+C. A seguir vão á pasta onde têm o programa e procuram por um ficheiro que se chama client.cfg. Apagam esse ficheiro (lembrem-se que tem que ser com o cliente desligado).
    A seguir iniciam novamente o programa e o que acontece é que ele pede para configurarem novamente o mesmo. Assim sendo voltam a escrever tudo.

  33. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Só mais uma coisinha:

    “StressCPU”
    Programa para testar a estabilidade do CPU.

    Não está correcto o link.

  34. Avatar de PortugaRS
    PortugaRS

    METRO, Gostaria de saber porque é que fazendo uma busca em: http://folding.extremeoverclocking.com/search.php, não consigo achar o usuário http://www.pplware.com???????

  35. Avatar de Metro

    @Maluk3:

    Qualquer P4 ou Athlon dá. Pentium II e Pentium III também dão mas como é obvio demoram muito tempo.
    Quanto á gráfica o cliente para gráficas é muito recente e está em fase beta. O suporte para gráficas vai aumentar de certeza. Mas primeiro concentremo-nos nos processadores. No fim de perceberem isto bem quem tiver gráficas que funcionem e depois de as coisas estabilizarem é muito simples.

    @Ricardo Reis

    1- Sim é para ajudar o estudo de doenças fica descansado.
    Traduzimos um artigo que está no site oficial. podem aceder aqui: http://www.portugalfolding.org/page.php?18

    Para alterar alguma coisa na consola é exactamente como fizeste. Como vez é muito simples.

    Uma coisa que não falei mas que muitos já devem ter visto é que a janela da consola fica sempre visivel. Se colocarem como serviço ela não fica visível mas depois é mais complicado para alterar alguma configuração. Para esconderem a janela é muito simples. Eu uso um programa que se chama TrayIT. Já falei nele ao Vitor. Experimentem. É muito leve e funciona muito bem.
    Link: http://www.teamcti.com/trayit/trayit.htm

    Não estou a ver onde temos o link para o StressCPU. Se puderes colocar aqui a página depois eu corrijo o link 🙂

    Se encontrarem mais algum bug digam. Aprendemos todos uns cons os outros. Além disso fica mais simples explicar à medida de surgem as duvidas do que escrever aqui grandes posts em que ninguem percebe nada.

    @PortugaRS:
    A resposta é simples. Porque ainda ninguém terminou nenhuma WU com o nick. Quando terminarem ele aparece. As WUs mais pequenas demoram umas horas por isso é natural ainda não aparecer. Esse site tb só é actualizado de 4 em 4 horas por isso pode demorar algum tempo. Aqui aparece antes mas mesmo assim ainda não está lá: http://vspx27.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=teampage&teamnum=35271

    Aqui podem ver que a nossa equipa tem 1371 processadores activos nos últimos 50 dias. Temos mais de 33 milhões de pontos. O ranking aqui conta com os anónimos e o pessoal do google (antes o google na sua barra para os browsers permitia correr o folding. Possivelmente muitos de vós já tinha contribuido para o Folding@home sem saber 😉

    A nossa posição por equipas é o 27º lugar. estamos ameaçados por várias equipas mas convosco vamos dar mais luta de certeza.

    Quando eu vir que entraram os primeiros pontos eu aviso. Também crio uma assinatura igual à minha: http://www.portugalfolding.org/fahsig/Metro.php

    Que podem usar nos foruns com o Vbuletin. Infelizmente em foruns feitos em php não funciona.

  36. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Metro, o link para o

    StressCPU
    Programa para testar a estabilidade do CPU.

    http://www.portugalfolding.org/page.php?21

  37. Avatar de Metro

    @ Ricardo Reis:
    Obrigado. Logo já vamos corrijir o link.
    Entretanto fica aqui o link correcto: http://files.aoaforums.com/F2377-stresscpu.exe

    Ainda ninguem terminou uma WU com o nick http://www.pplware.com.
    Terminaram com o nick Peopleware: http://vspx27.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=userpage&teamnum=35271&pname=GwvbEwWshw%40VvEBaDq
    Penso que terá sido o k e ele já alterou o username.
    Penso que dentro de umas horas alguém terminará a primeira. Como podem ver as WUs (workunits) demoram bastante tempo a serem processadas.

  38. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    já bomba…

  39. Avatar de Magnata
    Magnata

    Pode ser uma voa iniciativa visto que quando estamos num computador em media só gastamos 5% de processamento, mas será que e mesmo como eles dizem!!

    -Exemplo SETI@HOME projecto de procura de vida extraterrestre tem mais 150 Mil computadores só nas instalações deles + Banda largar na ordem dos Terabytes para poderem lidar com a informação recebida , será que EUA está disposto a pagar esta factura so para procurar vida extraterrestre (já lá vão 5 anos e nada) no mínimo acho estranho.

    -Quem me garante que estou a ajudar a descobrir enrolamentos de proteínas e não estou a ajudar a construir uma nova bomba nuclear ou outra coisa ainda pior.

    Na minha opinião deveriam ser projectos com clientes open source para eu poderem ter + credibilidade.

  40. Avatar de Maluk3

    @Metro

    Tenho um pentium III a 650 mhz
    grafica nvidia riva tnt2 64M

    Fiz tudo como dizia o tutorial mas quando chego há parte do abir ele so me abre uma vez e depois fecha se sozinho e nao me abre mais 🙁

  41. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Já agora, só por curiosidade.
    Qual a diferença de ser o user http://www.pplware.com, ou um nome escolhido por nós?
    Há vantagens para alguém?

  42. Avatar de Metro

    Uma boa noticia para abrir:
    http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/main.py?qtype=userpage&username=www.pplware.com&teamnum=35271
    A equipa do Pplware já mexe. Tenho duvidas que aquela WU tenha sido bem mastigada mas depois já lá vamos.
    Ainda não consigo criar a assinatura para usarem mas depois crio. Ainda falta actrualizar os dados nos outros sites.

    @Maluk3:

    O folding precisa de um PC que esteja completamente estável. Imagino que o teu não está. Um dos problemas podem ser as memórias que possam dar erros outro pode ser a temperatura do processador. Com o tempo o pó vai-se acumulando e torna o dissipador menos eficiente. Pode ser isso.
    Entretanto fica um trabalhinho para o Vitor. Não me lembro de ter visto referencia aqui no Pplware ao memtest. É um programa que vale a pena para testar memórias.

    @Magnata:

    As tuas dúvidas foram as minhas dúvidas quando comecei. E eu fui á procura dessas respostas e encontrei. Pelo menos encontrei dados que me sossegaram.

    Ora vejamos:
    Quanto à parte da bomba atómica…
    Essa é uma pergunta que todos já nos fizemos alguma vez. Em primeiro lugar o projecto é dirigido por uma Universidade. Não tem fins lucrativos. Os seus resultados são submetidos para publicação em revistas científicas que utilizam critérios rigorosos de publicação. O projecto tem 5 anos e tem apresentado cada vez mais resultados.

    Podes ver os artigos publicados aqui:
    http://folding.stanford.edu/papers.html

    Como sabes os artigos são submetidos e só são publicados se forem relevantes. Isso deixa-me descansado.

    Não vou falar de outros projectos porque não domino bem. Eu nunca participei no Seti@home.
    Posso falar apenas do que sei.

    Uma outra coisa que me deixa descansado é que este projecto não tem fins lucrativos.
    Podes ver aqui quem é dono dos resultados:
    http://folding.stanford.edu/faq.html#project.own

    Porque é que eles não usam codigo aberto?
    Essa também é simples. Quase tudo o que eles usam é código aberto. A parte que não é tens aqui a justificação:
    http://folding.stanford.edu/faq.html#project.source

    Para mim a explicação faz sentido.

    A credibilidade do projecto sinceramente não me preocupa.

    O Direector do projecto tem recebido inúmeras distinções e é em si uma referencia.

    De forma muito reduzida: http://folding.stanford.edu/people/VijayPande.html

  43. Avatar de Vítor M.

    @Ricardo
    Se meteres o user http://www.pplware.com o teu esforço será adicionado aos outros users http://www.pplware.com que é o nome desta equipa liderada pelo blog. Mas, caso queiras ajudar e não contribuir para projectar a equipa Pplware nos resultados, tudo bem, não és obrigado a participar em qualquer equipa. No entanto faz todo o sentido ter a tua ajuda nesta equipa Pplware, mas por seres uma pessoa interessada e participativa nesta comunidade 😉

  44. Avatar de Luisakamotor
    Luisakamotor

    Olá a todos! 🙂

    Antes de mais, queria agradecer ao Vitor pela grande iniciativa que tomou, ao criar uma sub-equipa.
    Esta irá…(não)…é a equipa que vai marcar um novo arranque (que desde há algum tempo era necessário) na Folding@Home e na Portugal@Folding.

    De certeza que esta “equipa” irá revolucionar muita coisa, não só pelo facto de pertencer a uma comunidade gigantesca…como é o caso da http://www.pplware.com.
    Espero que esta iniciativa possa incentivar os users deste GRANDE site, no qual moram muitos potencais “foldadores”, que nunca tiveram conhecimento desta GRANDE causa.

    Já há meio ano que contribuo para este grande projecto…até agora sinto-me mais útil neste pequeno mundo.
    Espero que também possam disfrutar deste sentimento, tendo a certeza que este pequeno gesto irá ajudar muita gente.

    Por fim…quero agradecer também ao Vitor(novamente), pelos conselhos que deu ao longo de muito tempo na Bits&Bytes(salvo erro), pois foram muito úteis para mim.

    Fiquem bem!
    Cumprimentos 🙂

  45. Avatar de k
    k

    Sim, confirmo o que disse o Metro. Fui um pouco um piloto de testes, infelizmente na pista errada!!! 😀
    Já confirmei com o Metro que não é possível “transferir” o trabalho para a nova “conta”…

    FORÇA, WARE-PPL, KEEP FOLDING (isto até dava um bom “grito de guerra”!!) 😉

    k de kendimen

  46. Avatar de Gyg@s
    Gyg@s

    Um Grande Bem-Haja pela tentativa de aglutinar todo o PPL, a um projecto de interesse tão vasto.
    Posso entretanto dizer, que também aderi em nome do site e estou neste momento a “foldar” o Project: 1808 .

    Um bom feriado a todos

  47. Avatar de Metro

    @k
    Agradecer-te porque parece que és o culpado de esta equipa ter nascido. Se não fosses tu o Vitor ainda não tinha visto a luz 🙂
    Não dá para transferir os dados depois de enviados por isso tenham atenção a introduzir o nome do utilizador e o numero da equipa.

    @ Gyg@s
    Essa WU dá 153 pontos.
    Podem ver aqui a lista completa dos projectos, os frames o core que utilizam e os pontos entre outros dados: http://fah-web.stanford.edu/psummaryC.html

    Mais uma info de uma dúvida recorrente. É natural que foldem várias vezes o mesmo projecto. Não estão a repetir o trabalho. Se repararem á fente do numero do projecto há mais três dados. O Run, Clone e o Gen. Isto muda sempre.

    Já aparecem aqui. Este site actualiza apenas de 4 em 4 horas:
    http://folding.extremeoverclocking.com/user_summary.php?s=&u=196841

    A sig do Peopleware:

    Código HTML:

    Código BB Code:

    [url=”http://www.portugalfolding.org/”]
    [img]http://www.portugalfolding.org/fahsig/www.pplware.com.php[/img]
    [/url]

    Utilizem a sig nos foruns que frequentam. Nos que usam o Vbulletin o código BB.

    A imagem: http://www.portugalfolding.org/fahsig/www.pplware.com.php

    Pedia para sempre que a colocarem que a coloquem a linkar para o nosso site para o pessoal perceber do que se trata.
    Ou entaõ logo que se crie um post mais elaborado aqui a linkar para lá:)

  48. Avatar de Deder
    Deder

    Parabéns Victor,
    mais uma vez demonstras-me quão “cyber-ignorante” eu sou. São projectos como este que dá prazer participar e como é obvio já estou a dar o meu contributo na equipe http://www.pplware.com. Afinal de contas se o PC fica ligado dias a fio para fazer downloads porque não participar num projecto que, quiçá, poderá salvar-nos a vida. Esperemos que tal não seja preciso, mas infelizmente há quem precise já.

    Um abraço 🙂
    Deder @Maia

  49. Avatar de Maluk3

    Finalmente consegui 🙂 mais um a ajudar a equipa pplware 😛

  50. Avatar de Metro

    Vamos fazer aqui um update:)

    Até agora há 6 membros com WUs terminadas. Já levam 1500 pontos.

    Estou a preparar um tutorial da instalação da consola. infelizmente não tenho tido tempo nenhum.

    O k falou comigo e sugeriu que o modo gráfico é muito mais simples. Em parte é verdade mas ele tem alguns problemas que não acontecem com o modo consola. Têm que ter uma placa grafica com Open GL e quando jogam e correm o folding em modo grafico ele desliga-se. É um problema do Windows e não do folding.

    Por outro lado se não jogam e se os drivers da placa grafica estiverem bem instalados tb não há grande stress e ele arranca sempre quando arrancam o PC.

    O que gostava e para não tornar este post muito longo era ter algum feedback e sugestões do que não perceberam, ideias que tenham.
    Não deixem de partilhar que juntos será mias facil.

    Eu tentarei ajudar o melhor que puder e souber.

    Espero que em breve tenham uma produção diária para aparecerem no TOP 20 da equipa. provavelmente varrem-me a mim de lá mas será por uma boa causa;) Eu aumentarei a minha produção quando cá chegar a PS3:)

  51. Avatar de Metro

    Ora vejam quem está no TOP 20 da produção diária 🙂

    Hoje fizeram 524 pontos, foram os 16ºs mais produtivos da equipa. Os meus parabéns 🙂

    Infelizmente ainda não consegui fazer os tutoriais que queria mas para a semana vamos ver se consigo dar alguma coisa ao Vitor para ele poder publicar aqui.
    Entretanto pedia para verem os tutoriais que estão no site se assim o desejarem.

    Mais uma vez os meus parabéns à equipa do Pplware.

  52. Avatar de k
    k

    …e no 18º lugar na produção média diária (no momento em que escrevo), o que me parece ainda mais interessante!!
    Continuem a “foldar” 😉

    k de kendimen

  53. Avatar de Fábio P. Sousa
    Fábio P. Sousa

    Hum interessante não conhecia.

    Junto neste momento o meu contributo.

    Cumptos.

    Fábio

  54. Avatar de Manuela
    Manuela

    Finalmemte atrevi-me a instalar o modo consola
    No ambiente de trabalho depois de instalar apareceu um ícone client. Que faço com ele? Não utilizo o Microsoft Outlook Posso eliminá-lo?

  55. Avatar de Metro

    Respodi no outro tópico.
    Qualquer coisa avisa:)

  56. Avatar de Metro

    Só para avisar que somos a partir de hoje a 26ª maior equipa do mundo.

    Vamos começar a descer na classificação porque a concorrência é enorme mas para já vamos desfrutar do momento.
    Continuem a ajudar 🙂

  57. Avatar de k
    k

    Então muitos parabéns e continuação de bom trabalho!! 🙂

    k de kendimen

  58. Avatar de Fernando Pinheiro
    Fernando Pinheiro

    Acabei de instalar aqui e registrar para a equipe Pplware. É pena o projeto aqui no Brasil não estar muito difundido. =/

    Parabéns pela iniciativa.

  59. Avatar de Filipe
    Filipe

    Bem ja ca estou tambem a dar o meu apoio..=)

  60. Avatar de kendimen

    Agradecemos, Filipe.
    Bom “folding”:)

  61. Avatar de vf700
    vf700

    venho tarde mas ja ca estou tambem a foldar definitivamente pois visto que isto e usado quando os pcs n estao em uso deixo o pc do trabalho a bombar a 100% a noite e aos fins de semana;)

    força ppware;;)

  62. Avatar de kendimen

    Então obrigado, vf700