Pentágono quer a Starship da SpaceX para missões estratégicas

6 Comentários

O Pentágono quer colaborar com a SpaceX, de Elon Musk, para operar a sua Starship, controlando o foguete nos momentos em que considerar necessário.

Starship da SpaceX

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos reuniu-se, recentemente, com a SpaceX, com o objetivo de assumir o controlo da sua Starship em missões estratégicas.

Este foguete da empresa de Elon Musk é o maior e mais poderoso do mundo, tendo sido o primeiro a ser projetado para ser um sistema total e rapidamente reutilizável. Tanto a Starship quanto o seu booster, Super Heavy, foram projetados para pousar e voar novamente em poucas horas.

Estivemos em conversações e tudo se resumiu a missões específicas, onde às vezes há alto risco ou uso potencialmente perigoso. O Departamento de Defesa está a averiguar se precisa do foguete Starship como um ativo próprio e se a SpaceX poderia acomodar isso.

Explicou Gary Henry, ex-comandante da Força Aérea americana, que agora trabalha como consultor da SpaceX em questões de segurança nacional, confirmando que a empresa está em negociações com o Pentágono.

Pentágono

O Pentágono já havia materializado o seu interesse estratégico na SpaceX, quando contratou a missão Rocket Cargo, com a qual a empresa garante à Força Aérea a entrega de até 150 toneladas de carga de um ponto a outro da Terra numa questão de minutos.

Nesta nova negociação, o Departamento de Defesa propõe um cenário no qual poderia utilizar a Starship como se fosse um veículo de transporte militar da sua propriedade. Dependendo de como as negociações terminarem, poderá assumir, em alternativa, a forma de um veículo emprestado ao governo e devolvido no final da missão.

Se tivermos de comprar o serviço comercial, fá-lo-emos, mas pode haver alguns casos de uso em que seja necessário que o veículo pertença ao governo, seja operado pelo governo.

Disse o coronel da Força Aérea Eric Felt.

A utilização da Starship tem um grande valor estratégico para os Estados Unidos, pois, apesar de a China estar a desenvolver as suas próprias Starships, permanece vários anos atrás da SpaceX em tecnologia de lançadores reutilizáveis.

 

Leia também:

“Nós voamos, partimos coisas e voamos de novo”: Elon Musk confirmou a Starship Version 2

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Biden faz vida negra ao Musk, mas não o tem conseguido dobrar.
    Até ao momento só vi o Musk a recuar uma vez e foi com os Israelitas (não faço a mínima o porquê…)

    Vamos ver se este acordo for para a frente a administração Biden pega mais leve com o Musk.

    1. Avatar de Gooden
      Gooden

      Se existe uma coisa que consegue dobrar tudo e todos é o dinheiro…. Musk têm muito por isso que não pode ser dobrado =)

      1. Avatar de X
        X

        Com tanto dinheiro que o Musk tem é só dobrados à volta dele como se de um culto trata-se! O dinheiro tem esse poder dobra e distorce muita coisa!

      2. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Diria de outra forma, quem tem dinheiro tem poder e no caso dele muito quem tem poder e muito tem pontos fracos e negros ! E nos Estados Unidos não há problema de justiça, quanto ao poder !

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Provavelmente estão a equacionar a questão da rede logística.
    “Como os EUA se estão a preparar para uma invasão chinesa de Taiwan” (Reuters)
    https://www.reuters.com/world/china/logistics-war-how-washington-is-preparing-chinese-invasion-taiwan-2024-01-31/