Pela primeira vez em 20 anos, o euro está a valer o mesmo que o dólar

46 Comentários

Hoje, e depois de estar a desvalorizar há vários meses, a Europa acordou com o seu euro a valer o mesmo que o dólar. Para encontrar um cenário económico semelhante, é necessário recuar a 2002, altura em que a moeda do Velho Continente chegou a valer até menos que a divisa americana.

A guerra na Ucrânia está a afetar largamente a economia europeia.

Euro e Dólar

De acordo com a Bloomberg, à medida que a economia americana colapsava durante a crise financeira global de 2008, um euro valia cerca de 1,6 vezes o dólar americano. No entanto, com a exposição da Europa à guerra na Ucrânia, motivada pela Rússia, e o atraso do Banco Central Europeu (BCE) em aumentar as taxas de juro, esse cenário alterou-se significativamente.

Se há uns dias se falava na possibilidade de as duas moedas se encontrarem, com especialistas a garantir que aconteceria ainda este verão, hoje, o mundo acordou com a novidade. Ao momento da escrita deste artigo um euro equivale a um dólar americano, algo que não acontecia desde 2002.

Segundo o The Guardian, esta queda do euro está relacionada com o receio que os investidores têm da crise energética na Europa. O mesmo jornal informa que os analistas do banco japonês Mizuho disseram que a paridade está a acontecer, porque “a recessão na zona euro está a fixar os preços”.

O BCE está a brincar enquanto a moeda arde, causando pior inflação e mais miséria para a população. Está na hora de uma caminhada de reuniões de emergência para mostrar que são sérios – o mercado simplesmente já não acredita no BCE. Inflação acima dos 8 % e taxas de juro que continuam negativas… é uma loucura!

Com a inflação em alta e nenhum plano para a controlar, as moedas são alvos fáceis.

Partilhou Neil Wilson, o principal analista de mercado da plataforma de Markets.com, acrescentando que o BCE precisa de tomar medidas decisivas.

 

20 anos depois, 1 euro = 1 dólar

A Bloomberg explica que o euro está a “afundar-se” devido a uma série de fatores que se têm acumulado nos últimos meses, especialmente a guerra que a Rússia desencadeou na Ucrânia, que resultou numa crise energética que se prevê longa e danosa. Portanto, neste momento, o BCE está a tentar conter a inflação e a lidar com o abrandamento da economia.

Paralelamente, a Reserva Federal dos Estados Unidos da América (EUA) está a aumentar as taxas de juro mais rápido do que a zona euro e, por isso, os rendimentos das obrigações do Tesouro dos EUA são mais elevados do que os da dívida da Europa. Isto promove um afastamento dos investidores relativamente ao euro, e resulta numa aproximação dos mesmos ao dólar.

A inflação da zona euro fomenta o aumento dos preços e torna as importações mais caras. Aliás, em junho, os preços para os consumidores europeus aumentaram 8,&% em relação ao ano anterior e, de acordo com alguns decisores políticos, esta fraqueza do euro representa, a médio prazo, um risco para o objetivo do BCE de reduzir a inflação para 2%.

 

Leia também:

Rússia pode vir a fechar a torneira do gás, alerta agência de energia

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é péssimo e deve agravar ainda mais até ao final do ano.

    1. Avatar de Gajo que sabe
      Gajo que sabe

      depende 😀 eu recebo o ordenado em dollars 😀

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      O dólar valorizou-se com a subida das taxas de juro do FED, de forma a conter a inflação crescente nos EUA. É provável que a UE faça o mesmo.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    São fases , aproveitar o mercado quem tiver oportunidade.

    Seja boa ou má ideia, é o resultado da nossa posição de contenção em relação à Rússia.
    Ter uma postura mais agressiva se calhar traria resultados piores.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não há contenção nenhuma, a UE continua a municiar os ucras e a Rússia está a preparar o ajuste de contas.

  3. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    É a a guerra na Ucrânia ou serāo as sanções económicas que a europa tem para com a Rússia que estão a rebentar com as economias europeias? Diga-se em abono da verdade que estas sanções partem dos EUA e que a europa obedece. O resultado está à vista. O Titanic dirige-se para o iceberg. Toda a gente vê, mas todos assobiam para o lado.

    1. Avatar de José Alberto
    2. Avatar de Anhuca da Amadora
      Anhuca da Amadora

      Os amerdicanos nunca foram ao mato sem corda, isto já é muito velhinho e dado que somos governados na Europa por uma rapaziada dançarina e que se está ( ia para dizer GAGANDO para o povo, só não digo por uma questão de inducação), logo que estes atores se sintam bem com o nosso dinheirinho, lá vão palrando , se exibindo e passando a mão por cima do lombo da coboiada, que sempre andou a forn+++r o resto do planeta. DIGAM-ME ONDE ESTA UM GOVERNANTE, OU PRESIDENTE NESTA EUROPA, QUE MEREÇA RESPEITO ? Bem, cá o nosso rapaz sempre vai tirando umas selfies. RIR !!!!!!

    3. Avatar de camane
      camane

      Concordo em absoluto.

    4. Avatar de carlitos
      carlitos

      Em contrapartida o rublo está a valorizar-se.

      A Europa está a afundar-se, a inflação a galopar a 2 dígitos, sem energia, e a perda de relações com a Rússia penaliza muitas empresas e setores económicos. Em breve, a agitação social vai disparar nas ruas. A causa, não é só da política contra a Rússia, mas das anteriores políticas monetárias, orçamentais, e energéticas verdes da UE ignorando os princípios da ciência económica.
      Nos EUA, a situação económica e social, piora e muito. Inflação crescente, violência nas ruas. O problema será muito pior quando o dólar deixar de ser a moeda para transações comerciais internacionais.

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Por um lado, vai ser mau para importar coisas dos EUA, pois os preços vão aumentar com a conversão.
    Mas para as empresas Europeias será bom, pois vai reduzir o preço quando os seus produtos forem exportados para os EUA.

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      O problema não é só importações dos EUA . Muitas das transações a nivel global são feitas com base no dollar. As mais conhecidas são as da energia. O custo do petroleo, por exemplo, está a subir não apenas pelo preço do barril mas também pelo EUR estar a perder terreno face ao dollar. É por isso que não podemos apenas comprar o preço da gasolina hoje e há 10 anos e dizer “o preço na altura não era tao alto como hoje e o barril era mais caro” quando o EUR era mais alto que o dollar e isso ajuda nas “compras”.

      EUro a perder terreno face ao dollar é mau para nós e apenas nos vai ajudar a entrar mais facilmente em recessão :-\ . O governo não o diz mas é melhor a malta começar a proteger-se e evitar maluqueiras.

      1. Avatar de Anhuca da Amadora
        Anhuca da Amadora

        Ó J MARTNS, não venha para cá com essa história do preço do barril porque hoje REVENDEDORES, GALPE, ETC. E ESTADO, ESTÃO A ENCHER-SE À FARTASANA, CARAGO! Repare que as empresas de camionagem e outras, têm subsídios compensatórios nos combustíveis e o ZÉ TRABALHADOR se já ganha uma MER++ e se tem deslocar para o trabalho que fica a 10, 20 e mais quilómetros, sem transporte alternativo e se o tem, terá de sair de casa às quatro,5,6 horas de casa e voltar às 21, 22 horas e mais tarde. Pense que tudo isto não é pensado para que cada vez haja mais miséria.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os EUA não exportam nada que nos interesse a não ser fimes de hollywood. Aquilo nem futebol tem.

    3. Avatar de carlitos
      carlitos

      Isso poderia seria assim, não fosse a inflação galopante na Europa.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Guerrinhas e jogos de poder dos senhores do mundo que ja nos habituaram com a sua rotina. Ganham todos menos o mexilhao.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      ISTO!

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      És um profeta!

    3. Avatar de Anhuca da Amadora
      Anhuca da Amadora

      Tem toda a razão. Ainda há por aqui gente com massa encefálica.

  6. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Os objetivos dos americanos a serem atingidos, o proposito da guerra foi isso mesmo, desestabilizar a EUropa .

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Só por curiosidade qual seria a tua opção?
      Deixar a Rússia começar pela Ucrânia, depois a Polónia depois a Eslovénia e por ai fora, era assim que fazias?
      É que está mais que visto que o ditador Pot in não respeita nada nem o próprio povo, isto só está a acontecer na Europa, porque os lideres europeus têm contas a acertar com o eleitorado, um ditador não têm esse tipo de pressão como só presta contas a meia dúzia de acéfalos e que nas eleições os boletins de voto já estão preenchidos é completamente indiferente se o povo está com fome ou frio.

    2. Avatar de Vegeta
      Vegeta

      A russia neste momento e mais aliada dos americanos que dos europeus. Os americanos querem destabilizar a europa desde a primeira arabe. As crises migratorias dos refugiados foi financiada pelos americanos. Como isso não resultou, provocaram a guerra da crimeia ao qual a europa voltou a nao reagir, entao veio a ucrania. Finlandia e suecia entrarem na nato significa mais dinheiro para os americanos, o plano agora passa por conseguir a georgia e cazaquistao. O putin não teme a nato, ele esta feito com os americanos e sabe que jamais sera atacado, o objectivo dele sempre foi expansionismo. A russia tem na europa varios cavalos de troia e ate na nato, a turquia. Na europa tem a servia e a hungria. Abram os olhos! Querem acabar com a europa pois sabem que e o unico lugar do mundo onde há prosperidade. Nos estados unidos andam todos aos tiros, não ha sistema de saude, ensino e carissimo e vive de hipotecas.

      1. Avatar de Fait
        Fait

        Vocês gostam muito de malhar nos EUA, mas sem eles, a UE era uma comédia. Não temos capacidade de defesa quase nenhuma, e mesmo sem o investimento na defesa, não conseguimos ser prósperos em nada. Vivemos da tecnologia Americana e Chinesa.
        Agradeçam por termos os EUA como aliados, porque caso contrário, já tinhamos a Rússia e China a conquistar isto tudo.

        1. Avatar de naodigo
          naodigo

          estas completamente errado.
          Estas a confundir capacidade de defesa com a NATO
          So a Europa tem mais capacidade que a Russia, de capacidade monetaria a espanha tem mais que a russia.
          Agora so os EUA gastam mais em armamento que o resto do planeta.

      2. Avatar de IUR
        IUR

        Não metas mais tabaco nisso….. Essa porcaria que fumas bate forte!!!

      3. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        A tua análise geopolítica é digna de um enredo para um livro ou filme distópico.

      4. Avatar de Anhuca da Amadora
        Anhuca da Amadora

        Meu caro VEGETA: Que mais devo acrescentar ao seu comentário? ! dizer que esses “AMIGOS” nunca gostaram que se criasse esta U.E., que eu gostava que se chamasse ESTADOS UNIDOS DA EUROPA.

  7. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    ninguem se mete com a mae russa sem ser punido agora metam mais sancoes e vejam o titanic a afundar e os americanos a meter mais lenha para a fogueira e aplaudindo a europa tem de sair das garras dos americanos que ja vem colonizando este continente desda a segunda guerra mundial

    1. Avatar de R’s
      R’s

      Esquerdista detect

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      E ficamos nas garras de quem?

    3. Avatar de IUR
      IUR

      Vai para a linha da frente da guerra, pzp fã….

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 O nivel de corrupcao, incompetência e burrice no mundo ocidental e assustador!
      Sem duvidas + sancoes a Russia para #SriLank quanto mais depressa chegar ao mundo ocidental melhor!

    5. Avatar de Bruh
      Bruh

      Calma aí, ó Saramago. Nem vírgulas nem pontos finais.

    6. Avatar de Anhuca da Amadora
      Anhuca da Amadora

      G. Buffon: Eu estou CAGAN++ para os RUSSOS, AMERICANOS, ETC., mas lembro-me quando estive em preparação em Santa Margarida para ir para a guerra em África, ( DAQUI POR UNS MESITOS FAÇO OITENTA ANOS de idade ) chegavam-me vozes aos ouvidos e de meus “camaradas” tropas (!) – se não matas/ morres e ponto final ! Creio que os outros do lado contrário, tinham e têm o direito de fazer o mesmo, não é verdade ? Lembro-me de em criança, ainda em finais da 2ª. Guerra Mundial de ouvir os mais velhos dizer: EM TEMPO DE GUERRA, MENTIRA COMO TERRA, será verdade ? Mas olhe , o PLANETA já está com uma população de cerca de OITO BILHÕES e em 1950, era eu um rapazito, a população mundial, rondava os 2,5 BILHÕES e já o fundador do CLUB DE BILDERBERG (não sei se é assim que se escreve), já dizia que 1/3 da população tinha que morrer, AGORA PENSE BEM! Estes GAJOS que governam o mundo, HIPÓCRITAS, MENTIROSOS, ETC., pensa que eles estão preocupados consigo ou com o resto do povo? se pensa, é um IDIOTA.

  8. Avatar de LG
    LG

    …e pela primeira vez, o franco suíço vale mais que o €

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Continuem a aplaudir as sanções que só beneficiam os EUA.

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      Qual a alternativa? Financiar a maquina de guerra russia e a Ucrania que se lixe?

      1. Avatar de Anhuca da Amadora
        Anhuca da Amadora

        ALTERNATIVA, ALTERNATIVA!!!!!!! A população mundial, em todas as nações, revoltarem-se contra todos estes GAJOS que as governam e destruírem todas as fábricas de material de guerra e matarem os seus donos ! ISTO É SÓ PARA RIR, porque a RALÉ vende o pai por um copo de vinho e a mãe por um prato de papas!

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        O que é a Ucrânia? Poucos sabiam da existência dela até o jornalixo comecar a campanha de “vamos ajudar os ucranianos”. Nao vejo o mesmo interesse nem pela Siria nem pelo Yemen. Nestes países já morreram mais de um milhao de pessoas. Mas como não são branquinhos e estão mais longe, que se lixem. Hipócrisia, eis ao que tudo isto se resume. Mas como fica bem na fotografia…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Já sei da Ucrânia há muitos anos, quanto mais não seja pelo festival da EuroVisão, Euromaidan, seja pelos colegas de trabalho ucranianos.
          A razão da preferência/solidariedade inata dos europeus prende-se com a natureza dos próprios ucranianos.
          Compara o perfil geral dos refugiados da invasão da Ucrânia (mulheres e crianças principalmente) com os refugiados/migrantes económicos da zona Levante e arredores (Homens em idade de combater).

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Hehe, eu já disse aqui um monte de vezes que a Europa é neste momento governada pelos políticos mais incapazes, incompetentes e corruptos, desde a segunda guerra.
    Não há um único, um único governante, que tenha carisma, que seja um Estadista, que tenha visão de longo prazo para a Europa e os seus povos.
    Estes inúteis que temos agora só pensam em casas de banho para unissexo, lgbtdi e aulas de cidadania.
    Eu as casas de banho unisexo até vejo vantagens.
    Ora imaginem lá vcs a cena.. entram numa casa de banho, empurram a porta e está lá sentada uma donzela, ou um donzelo, mas vamos pensar que é uma donzela.
    Está ou não está na posição ideal para fazer ali algo mais?
    Deve ser isso que procuram, só pode…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nem dá para acreditar. 😐

    1. Avatar de Arrota riquinho!
      Arrota riquinho!

      Tb está a acabar, que este ano há eleições e o brasileiro, só se for mesmo burro é que vota nele.

      1. Avatar de J Martins
        J Martins

        O brasileiro também tem uma escolha fantastica — Bolsonaro ou Lula. Venha o diabo e escolha.

  12. Avatar de Profeta
    Profeta

    Os governantes da maioria dos paises sao uns autenticos satanicos e querem empurrar a populacao para o jogo deles. E como Michael Jackson diz na cancao “They dont care about us” Estao mais preocupados em criar guerras e crises financeiras no mundo e mais alguma coisa do que trabalharem para fomentar a paz mundial. O Porcodopujan e que tem razao. Politicos a maioria deles (e que pertencem as mesmas elites mundiais) sem coluna vertebral, o esquema ja esta criado, ninguem quer perder mercado nem comercio entao uma cabeca dita as regras e todos os politicos vao atras. Mundo satanico este. Estao mesmo a ficar sem criatividade a tentar destruir a vida das pessoas. Estao velhos, cansados e inteligencia nem falar.