Passe de transportes públicos gratuito para todos os menores de 23 anos

20 Comentários

O Governo anunciou uma autêntica revolução na mobilidade. Assim, o passe para os transportes públicos fica gratuito para todos os menores de 23 anos e surge o Passe Ferroviário Verde, que vai custar 20 euros, mas tem regras próprias. Saiba tudo sobre estas mudanças.


Transportes públicos gratuitos para menores de 23 anos

O Governo anunciou a extensão do passe de transportes gratuito a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de serem estudantes ou não (recorde-se que, antes, eram apenas gratuitos para quem estivesse a frequentar o ensino).

Esta decisão faz parte de um conjunto mais amplo de políticas que visam promover a acessibilidade dos transportes públicos, aliviar a pressão financeira sobre as famílias e incentivar o uso de transporte sustentável nas cidades.

A medida do executivo de Luís Montenegro deverá abranger, assim, mais 200 mil jovens do que a anteriormente implementada por António Costa.

O novo Circula.pt inclui, para além destes cidadãos, aqueles que têm um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, os desempregados de longa duração e o restante território de Portugal Continental.

Com esta nova medida, o benefício é alargado a todos os menores de 23 anos, independentemente da sua situação académica ou laboral, proporcionando um alívio financeiro significativo para estudantes universitários, estagiários e jovens trabalhadores.

O passe gratuito será válido em todos os meios de transporte público, incluindo autocarros, comboios, metros e elétricos, abrangendo as principais áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, assim como outras regiões do país. A implementação desta medida ocorrerá de forma faseada, com o objetivo de garantir que todos os jovens possam usufruir do benefício o mais rapidamente possível.

Aliviar orçamento das famílias

Um dos principais objetivos desta medida é aliviar a carga financeira sobre as famílias. Os custos de transporte podem ser um fardo significativo para muitos agregados familiares, especialmente aqueles com vários filhos em idade escolar ou universitária.

Outro objetivo essencial é promover o uso dos transportes públicos entre os jovens, um grupo demográfico essencial para o futuro da mobilidade sustentável. O aumento da utilização de transportes públicos também poderá ter um impacto positivo na redução de emissões de carbono, contribuindo para as metas climáticas do país.

Pressão no financiamento

Apesar dos benefícios evidentes, a medida não está isenta de desafios. Um dos principais pontos de debate é o financiamento da iniciativa. A implementação de um passe gratuito para todos os jovens até aos 23 anos envolve custos consideráveis para o Estado e as autarquias. No entanto, o governo argumenta que os ganhos a longo prazo, tanto em termos económicos como ambientais, compensarão o investimento inicial.

Outro desafio será garantir que os sistemas de transporte estejam preparados para lidar com o aumento da procura. O reforço da frota de autocarros, comboios e metros, especialmente nas horas de ponta, será essencial para assegurar que os jovens tenham acesso a um transporte público eficiente e confortável.

Passe Social+ em todo o país

O Governo decidiu também alargar o Passe Social + (que vai chamar-se Passe Circula.pt) a todo o território continental (até agora, existia apenas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto), a desempregados de longa duração e a cidadãos com incapacidade igual ou superior a 60%, devendo abranger mais 100 mil pessoas do que atualmente.

Passe ferroviário verde

Outra medida anunciada pelo executivo foi Passe Ferroviário Verde, um sistema através do qual será permitido, a partir de 21 de outubro, viajar em segunda classe nos comboios Intercidades, nos Regionais e Inter-Regionais, operados pela CP, pagando 20 euros por mês.

Para viajar neste modelo, é necessária a reserva obrigatória de lugar com uma antecedência máxima de 24 horas, nas bilheteiras da CP ou nas “novas Máquinas de Venda Automática instaladas nas estações da área Metropolitana de Lisboa”Segundo a CP, em breve, estará disponível a reserva de viagem para o Intercidades na bilheteira online e na App CP, sendo que é permitido reservar lugar, sem custos, no máximo para duas viagens por dia.

O passe pode ser carregado com 20 euros para 30 dias, com 40 euros para 60 dias ou com 60 euros para 90 dias, no Cartão CP, que tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).

Da medida ficam de fora os comboios Alfa Pendular e Internacional Celta, bem como a primeira classe dos Intercidades. Nos urbanos, a medida será aplicável a Coimbra, enquanto em Lisboa será apenas possível viajar no percurso fora da área metropolitana (percurso Carregado-Azambuja).

No Porto, aplica-se a mesma lógica, incluindo-se os percursos fora da área metropolitana, ou seja, Vila das Aves-Guimarães, Paredes-Marco de Canaveses, Paramos-Aveiro e Lousado-Braga.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Passe verde ferroviário num país onde as greves da CP imperam, e onde as viagens além de lentas, ainda apanhamos material circulante degradado, onde no pico do verão se apanham vagões sem climatização e sem possibilidade de abrir uma janela, uma autêntica sauna. Uma viagem de comboio Lisboa Algarve demora mais tempo do que de automóvel. Fizeram uma linha nova há uns anos, exatamente com as mesmas curvas e mesmas inclinações da anterior.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Lisboa-Algarve, no verão, no Alfa e Intercidades é difícil de marcar.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não há comparação em relação qualidade-preço com viagem de carro Lisboa Algarve a 50 euros mínimo de combustível + 25 de portagens, para não falar do para-arranca até à ponte e depois à chegada ao Algarve, que também conta para o cronómetro. Portanto, oh, traficantes de carrinhos guardem lá os vossos brinquedos.

      1. Avatar de GM
        GM

        Faço por menos em combustível, portagem 0,70€, e sem pára-arranca. Levo mais tempo, cerca de 1H30, que pelos caminhos “tradicionais” (AE2).

      2. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Já experimentaste fazer a viagem em horas diferentes ? É que o dia tem 24 horas.

    3. Avatar de Naodou
      Naodou

      Deviam é vender a CP!
      É inaceitável ser muito
      mais barato Lisboa Porto de autocarro quando o meio de transporte mais barato é o comboio!
      E ao passar a ser privado a ver se a CP não chega a horas em vez de ter constantes atrasos

    4. Avatar de Martinho
      Martinho

      Vagões?
      O que é que vai a fazer em vagões?

  2. Avatar de Budvar
    Budvar

    Para quando o passe cinema gratuito destinado aos adultos entre os 35-65 para se esquecerem durante umas horinhas que vão pagar todo o regabofe.

    1. Avatar de Filipe Ferreira
      Filipe Ferreira

      +1

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Só é desagradável que o trabalhador adulto que tem de pagar impostos não tenha estas benesses todas, já que desconta e não é pouco nos impostos, seja directa e/ ou indirectamente, para quando medidas para beneficiar esses?

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1

      Infelizmente neste país quem trabalha é quem tem menos direitos.

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Dá para Intercidades, Regional e InterRegional e Comboios Urbanos de Lisboa, do Porto e de Coimbra. Alfa … não dá.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se dá para intercidades nem se precisa do Alfa. A diferença de tempo de viagem é pouca.

  5. Avatar de analu12
    analu12

    Coimbra não tem comboios nem comboios urbanos.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      “Comboios Urbanos de Coimbra
      O âmbito de atuação incide sobre 8 estações e 12 apeadeiros, situados entre as cidades de Coimbra e da Figueira da Foz”.

  6. Avatar de João
    João

    Gratuito? Então mas o dinheiro do estado não é das contribuições dos impostos dos trabalhadores portugueses? Nasci numa altura que não havia almoços grátis, cresci rapidamente a pensar em ter de trabalhar, não sei se a subsídio dependência não existia.
    Vamos esperar para ver o que isto vai dar? Os reformados todos não deveriam também ter esta medida?

  7. Avatar de Oh
    Oh

    Lol os jovens em Viseu mandam cumprimentos

  8. Avatar de CF
    CF

    Talvez assim os jovens aos 18 anos pensem em montar um negócio em vez de comprar um carro.
    Pelo menos até aos 23 talvez haja menos acidentes na estrada e mais liquidez na carteira.