Passageiros denunciam câmaras a bordo em aviões de algumas companhias

16 Comentários

As câmaras de vigilância estão hoje em todo o lado, tornando-se tão banais e, ao mesmo tempo, tão incomodas. Dentro e fora da legalidade, existem câmaras em praticamente todo o lado. Contudo, nos aviões, mais concretamente, no sistema de entretenimento, fica ainda mais suspeito existirem estas câmaras.

Alguns passageiros de várias companhias aéreas publicaram imagens destes dispositivos inseridos no ecrã do assento, o que obrigou as empresas a dar explicações.

Aviões com câmaras mas não para vigilância


Aviões poderão ter vídeo-vigilância?

Vivemos numa época da total disparidade no que toca ao tema privacidade. Se por um lado se fazem regras, regulamentos e leis mais apertadas, por outro lado, há câmaras, microfones em tudo o que é espaço público e privado.

Assim, não é de estranhar que até nos aviões, onde as pessoas estão confinadas, existam estes componentes eletrónicos. O que é de estranhar é que estas câmaras sejam colocadas nos sistemas de entretenimento individual de cada passageiro.

Alguns passageiros de várias companhias aéreas suspeitaram destas câmaras e denunciaram online os locais onde estavam colocadas. As companhias aéreas sentiram-se pressionadas a explicar.

 

Câmaras colocadas, mas inativas

Conforme foi revelado, a Singapore Airlines e a American Airlines possuem câmaras no sistema de entretenimento a bordo de algumas das suas aeronaves. No entanto, as empresas dizem que nunca foram ligadas, não foram captadas imagens ou observados passageiros.

A Singapore Airlines adianta que a presença destes dispositivos tem a ver com o padrão de fabrico. Segundo a empresa, estes ecrãs trazem por predefinição uma câmara. Contudo, não é usada e nem está prevista a sua utilização no futuro.

No caso da American Airlines, como referiu um porta-voz, as câmaras não foram ativadas, mas há planos para as usar. Se existem dentro dos aviões é porque existem fabricantes que as incluem para uso futuro, quando for criada uma utilização. Por exemplo, estas câmaras poderão ser úteis para usar gestos nos controlos dos sistemas de entretenimento.

O problema com a presença das tecnologias de captação de imagem é que o simples facto de estarem lá significa que podem ser usadas sem que o utilizador saiba ou dê autorização. Depois, existe a captura de imagem e de som, os passageiros parecem não se sentirem confortáveis com isso. Os recentes acontecimentos, que envolveram, por exemplo a Google, no seu dispositivo Nest Secure (que incluiu um microfone e não foi referida a existência nas especificações) está a gerar controvérsia.

Confrontada, a Google admitiu que o dispositivo está equipado com tecnologia para o utilizador interagir usando os comandos de voz da Google Assistant.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Curioso Xpto
    Curioso Xpto

    Fita adesiva em cima como se faz às câmaras dos portáteis e siga caminho.

    1. Avatar de Ricardo Monteiro
      Ricardo Monteiro

      Ora ia dizer isso mesmo.

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          Pastilha elástica e já era.

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      alcatrão a ferver ou dois baldes de ácido sulfúrico por cima do banco

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Bem vindo ao novo mundo. Estão apenas amaciando a carne.

  3. Avatar de Anderson
    Anderson

    Sério que as pessoas não sabem que são tablets adaptados?

    1. Avatar de Vítor M.

      Poderia ser o caso, mas normalmente este tipo de equipamentos passa por um rigoroso caderno de encargos, o que não será só “adaptar” algo que não foi desenvolvido para este tipo de utilização.

      1. Avatar de Anderson
        Anderson

        Então utilizar iPad em hospital também está errado?

        A tecnologia ja existe e está bem estabelecida, estão apenas aplicando aos diversos usos que ela pode ter. Não somente assistir Netflix e joguinhos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não disse que era errado, digo que para a aeronáutica as medidas em termos de exigência são muito maiores e, quase sempre (para não dizer mesmo SEMPRE), dedicadas. Não costuma haver “adaptações”. Há fatores que num hospital não se colocam e nem se pode comparar uma coisa com a outra.

          1. Avatar de Anderson
            Anderson

            Desde que o equipamento tenha sido submetido as devidas analises e testes e sendo aprovado, assim não teria necessidade de um tablet OEM especifico para aviões.

  4. Avatar de joao silva
    joao silva

    senso de luminosidade??

    1. Avatar de Vítor M.

      Poderia ser sim, mas ao que indica são mesmo câmaras. Desligadas, ok, mas estão aptas.

  5. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Eu vou vender sanitas com câmaras! Vai ser um sucesso! 🙂

    1. Avatar de André
      André

      E vias muita gente a expulsar o “ demónio “

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda à pouco tempo foi aqui notícia uma app de 2 companhias aéreas que gravavam o que aparecia no ecrã do smartphone.

    Se já fazem isso, não acredito que estejam desligadas. É mais “data” para vender !