Partilhar password do Netflix ou Spotify poderá dar prisão nos EUA

29 Comentários

Uma das maneiras mais usadas para diminuir os custos de serviços como o Netflix ou o Spotify é a partilha da conta ou da password. Apesar de não ser totalmente legal, esta partilha nem sempre é mal vista por estes serviços, que a encaram como uma forma de publicidade.

Mas, segundo um juiz norte-americano, que está a julgar um caso de roubo de informação, a partilha de passwords pode em breve ser caso para uma pena de prisão, pelo menos no seu país.

Partilha Password

A decisão de um tribunal federal norte-americano, que condenou a troca de informações secretas, está a dividir os juízes que a tomaram. A justificação para condenar David Nosal assenta no Computer Fraud and Abuse Act (CFAA), que incide principalmente nas actividades de hacking. Mas um dos juízes tem uma visão diferente e aponta como provável a possibilidade de serem criados casos apenas pela partilha de passwords de serviços como o Netflix ou o Spotify.

O caso julgado remonta a 2004, quando David Nosal abandonou a empresa onde trabalhava e criou a sua. Para conseguir aceder à base de dados da empresa de onde saiu usou a password de um ex-colega, que concordou com a sua utilização, apesar deste acesso ser ilegal.

Um primeiro julgamento, que aconteceu em 2011 provou a culpa de Nosal, sentenciando-o a um ano e um dia de prisão pelo crime cometido. O pedido de reavaliação deste caso voltou a culpabilizar David Nosal, mas sem o voto de concordância de um dos três juízes.

Password prisão

Os argumentos para esta decisão

O juiz Stephen Reinhardt está convencido que este não é um caso de hacking e que a decisão agora tomada pode em breve ser usada para servir de base a novos processos e punir criminalmente qualquer utilizador que partilhe uma password.

[The ruling] loses sight of the anti-hacking purpose of the CFAA, and despite our warning, threatens to criminalize all sorts of innocuous conduct engaged in daily by ordinary citizens.

The majority does not provide, nor do I see, a workable line which separates the consensual password sharing in this case from the consensual password sharing of millions of legitimate account holders, which may also be contrary to the policies of system owners. There simply is no limiting principle in the majority’s world of lawful and unlawful password sharing

password

Os colegas de Stephen Reinhardt negam esta possibilidade e argumentam que a decisão tomada foi não pela partilha da password, mas sim pelo acesso aos dados de forma ilegal. Apesar de poder criar um precedente, esta decisão não está a ser pacífica.

A maioria dos serviços como o Netflix, Spotify e outros não encara com bons olhos esta partilha, mas encara como improvável que vá perseguir quem faça a partilha das suas contas. Para muitos esta é uma forma de publicidade indirecta e que irá atrair ainda mais utilizadores.

No entanto, a decisão tomada, e em particular os contornos deste caso, abrem a porta à possibilidade de serem tomadas medidas legais se os serviços de streaming da Internet assim o entenderem.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Soldier_2016
    Soldier_2016

    Esta noticia parece extraída do jornal de noticias!Até fui verificar a barra de endereços,para me certificar de que não tinha ido parar por engano ao site do JN. O titulo diz uma coisa,o corpo da noticia diz outra.Usar uma password para aceder a uma base de dados sem autorização é completamente diferente de partilhar com um amigo ou familiar os dados de acesso a uma conta do Spotify/Netflix ou qualquer outro serviço!Não é considerado acesso ilegal,e se algum dia alguém for preso por partilhar com a mãe a conta do Netflix,o que é vai acontecer a quem realmente comete crimes graves?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens, nos ESTADOS UNIDOS, uma decisão que segundo um dos juízes do processo pode levar a esse ponto. O acesso foi dado de forma voluntária por um colega, para que eles acedessem. Isto pode, segundo o juiz que se manifestou contra, ser o inicio de processos legais contra quem partilha os dados de acesso.

      Tens isso tudo no artigo, explicado. Pode ser o início de muito mais. Tudo aponta para que não seja, mas nos EUA nunca se sabe o que vai naquelas cabeças…

      1. Avatar de Soldier_2016
        Soldier_2016

        Vamos lá esclarecer a situação,a password foi dada por um colega,mas esse colega era o proprietário da base de dados?ou da empresa?Se fosse,não estaríamos a ler esta noticia,claramente que o acesso foi ilegal e deve ser punido por lei.Se eu divulgar os meus dados de acesso,a um amigo ou familiar,para ele usar um desses serviços de subscrição,seja Spotify/Netflix ou outro qualquer,estou a cometer algum crime?Se a conta é minha,e estou deliberadamente a fornecer os dados de acesso,não vejo mal nenhum,não se trata de um documento pessoal e intransmissível,é um email e uma password.Acho que os EUA gostam de inventar leis e regras que não fazem sentido nenhum.

        1. Avatar de Diogo Costa
          Diogo Costa

          Ainda que concorde contigo num sentido amplo, o que questiono é se no contrato estabelecido com essas empresas elas não tem clausulas que impeçam a transmissão da password a terceiros.
          Imagina o Pin do Multibanco – cartão de debito. Esse cartão da acesso à TUA conta. Logo ao TEU dinheiro. É sendo o TEU dinheiro podes fazer com ele o que muito bem entenderes, mas o banco não autoriza a cedência do teu cartão ou Pin a terceiros…
          Outro exemplo muito em voga por estes dias… Os Pass dos festivais de verão. Compras o pass para a totalidade dos dias e nao podes transmiti-lo a terceiros….

    2. Avatar de Paulo Neiva
      Paulo Neiva

      “Esta noticia parece extraída do jornal de noticias!”
      Realmente…….

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estes legisladores andam malucos…

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Claro, os outros que paguem, todo isto por causa do dinheiro que não entra e é suposto entrar!!! Corremos todos atrás do mesmo.

    1. Avatar de RDastr
      RDastr

      esta pago, se ofereces eles nao estão a perder nada.

      é mais outra tentativa de bloqueio do que podes fazer na net, enquanto que os outros podem instalar virus no teu pc, ver o teu tráfego, incriminar-te…mas se fores tu “ai jesus, és hacker, criminoso, pirata”

  4. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Eu partilho a minha rede meo 200megas com 2 vizinhos, cada um paga 15 por mes e temos todos net rapida, era so o que faltava virem me dizer o que fazer

    1. Avatar de P
      P

      Penso que isso seja ilegal, segundo o contrato que assintaste com a meo

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Acho que fazes bem , aliás até acho que devias de ir aos Srs da Meo dizer que partilhas a tua ligacao com os teus vizinhos e que cada um deles te paga 15Euros pelo acesso.

    3. Avatar de RDastr
      RDastr

      se toda a gente fizesse como tu a meo ja tinha baixado os preço, keep it up

      1. Avatar de maxim
        maxim

        se toda a gente fizesse como ele não tinha-mos net “rapida”

  5. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Vivemos num mundo de espertos por isso faco tudo para fugir ao fisco e feceber o maximo de subsidios, se puder desviar o maximo de dinheiro desvio, viva portugal

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Embora seja politicamente incorrecto mas… Ou roubamos ou somos roubados. É escolher!

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Podes roubar, mas não vais deixar de ser roubado. Esse “ou” que tu usaste era para ser inclusivo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sim. Isso 😛

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Boa mentalidade,

        Acabei de ser asaltado e roubaram a minha carteira, nao faz mal… entretanto já assalto eu outro.

    2. Avatar de Bruno Lopes
      Bruno Lopes

      Espero que não trabalha lhes no sector da banca lol

    3. Avatar de RDastr
      RDastr

      que edge funds/LLC usas? xD

  6. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Só mesmo nos EUA…. isto hoje em dia anda tudo estupido até à quinta casa….

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que palhaçada!

  8. Avatar de Marco Lima
    Marco Lima

    E por pessoas como o “João Carlos” que o mundo continua corrupto, se pensarmos mais no próximo, em o que pode ser um governo melhor, talvez teríamos um pais um pouco melhor. Tão mais fácil ser egoísta e mesquinho assim como muitos da nossa minoria rica.

  9. Avatar de leoni martini
    leoni martini

    Andar com metralhadora .50 nas ruas é normal, agora compartilhar a senha do netflix com o vizinho dá 10 anos de prisão.

    1. Avatar de PEDRO
      PEDRO

      Um completo absurdo

  10. Avatar de Cátia Loureiro
    Cátia Loureiro

    Tudo o que é estúpido, é americano.

    1. Avatar de maxim
      maxim

      Acho que nesta guerra ganha o japão…

  11. Avatar de Dedilene
    Dedilene

    Me prendam então compartilho com a família toda a minha conta do Netflix

    1. Avatar de RDastr
      RDastr

      seu criminoso, partilhas o que é teu, devias ir para alcatraz