Parques eólicos espanhóis em risco de fechar! Saiba porquê…

77 Comentários

Os países têm apostado forte na produção de “energia verde”, proveniente parques eólicos. O investimento tem sido enorme e o retorno não é propriamente algo imediato.

Em Espanha surgem agora notícias que os parques eólicos podem vir a fechar. A culpa é da nova taxa sobre produtores de eletricidade.


De acordo com a Wind Europe, a nova taxa sobre os produtores de eletricidade em Espanha pode levar ao encerramento de parques eólicos no nosso país vizinho. Além disso, a Wind Europe lança um alerta para o possível desinvestimento nesta área.

A nova taxa foi introduzida recentemente pelo Governo de Pedro Sanchéz e o objetivo é cortar a remuneração dos produtores de eletricidade que não emitem dióxido de carbono (CO2), em montante equivalente ao alegado benefício extra que esses produtores estão a ter por venderem a sua energia no mercado diário ao mesmo preço das centrais alimentadas a gás natural, revela o Expresso.

O Governo espanhol argumenta que os preços elevados do gás fizeram subir os preços da eletricidade. Assim, como os parques eólicos não têm de comprar gás, estão a auferir “lucros inesperados”.

A nova medida impõe encargos de 40-80 euros/ MWh. Um parque eólico com receitas fixas a longo prazo de 35€ / MWh perderá agora dinheiro por cada MWh que produzir. Resultado 1: muitos parques eólicos vão fechar entretanto.

E quem pensa em investir em novos parques eólicos na Espanha agora pensará duas vezes. Resultado 2: a medida prejudica as perspetivas de novos investimentos em energia eólica na Espanha.

Esses 2 impactos diretos minam diretamente o Acordo Verde da UE. Este último requer 30 GW (gigawatts) de novos parques eólicos a serem construídos todos os anos até 2030. A UE está atualmente a construir 15 GW por ano.

Segundo a Wind Europe…

o vento e outras energias renováveis são afetados mas as centrais fósseis não o são, o que incentiva a geração fóssil – ao contrário dos objetivos do “Green Deal” e do princípio do “poluidor-pagador”

O governo espanhol afirma que a medida não é incompatível com a legislação da UE. Eles dizem que isso não afetará os preços de mercado da eletricidade. No entanto, a Wind Europe considera que “uma intervenção estatal desta natureza vai contra o princípio da previsibilidade e o quadro jurídico informal que é central para os mercados energéticos da UE”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Darkny
    Darkny

    Socialismo 🙂

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Socialismo 🙂
      Chupar a quem produz para dar a quem desproduz

      1. Avatar de vitor
        vitor

        como matar uma economia, socialismo nunca desilude

      2. Avatar de Zorba
        Zorba

        Nem mais. Aumentar o valor kW/h fornecido à rede sem aumento de custos na produção, é puro aproveitamento. Afinal, tirando o investimento, o vento é de borla (vendo melhor, de borla… de borla…, não é, é só grátis…)

        1. Avatar de pardal
          pardal

          é de borla pensas tu. eu trabalho na área e todos os dias lido com grupos de centenas de pessoas e barcos que têm de fazer manutenção preventiva e corretiva. tudo isso tem custos e não dá para pagar com o preço de 35€/MWh. excluindo o custo de investigação para fazer as coisas mais baratas.

          1. Avatar de Jorge Pedro Miguel
            Jorge Pedro Miguel

            Pardal, onde foste buscar esses valores, foste à net não, mete aí a bibliografia onde te baseias para corroborar o que dizes. Os produtores têm lucros imensos com as rendas que cobram, e vens tu para aqui dizer que isso não dá, fonix.

      3. Avatar de Jose Augusto
        Jose Augusto

        É melhor chupar ao pobre ???cada qual paga o que lhe corresponde amigo !!!!! o resto é treta barata…

    2. Avatar de Jonny Test
      Jonny Test

      No entanto os portugueses votam na sua maioria nesse partido…

      Não existe nenhum partido que defende o verdadeiro interesse das pessoas

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        São “partidos”, porque é só para partes da sociedade.
        Os interesses dos políticos não deixam de ser interesses verdadeiros de pessoas… não necessariamente tais interesses beneficiam é a maioria da população.
        Deixa lá, o inferno está cheio de políticos, e os actuais na sua maioria também deve ir para lá.

  2. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Enquanto engordaram com lucros imenso ninguém deu por eles tirando os que receberam luvas de lobby… agora é tudo lagrimas de crocodilo se os povos e as pessoas passam por crises e se adaptam mesmo morrendo porque será que para a grandes empresas é tudo subsidiado nem que seja ao não pagarem impostos sobre os lucros???

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Outro comunista!

      Olhe, eu vou dizer-lhe o que um liberal acha de tudo isto, mas porque carga de água é que subsidiaram as eólicas no início? Porque davam prejuízo, certo? Depois inventaram os rendimentos garantidos para as renováveis e agora depois de muitos milhares de milhões investidos, os xuxalistas inventam uma taxa que é mais alta do que o preço de venda por MWH contratado, fantástico!!!!

      Imagine que era você que investia 10 milhões de euros a instalar 5 eólicas, tem salários e provavelmente tem um empréstimo bancário e agora chegava o governo ao pé de si e dizia, olhe lá, você tem um contrato que lhe garante um preço de 35€ por MWH a longo prazo……. vamos aqui cobrar-lhe 40 a 80€ por MWH (vai ter obviamente prejuízo) e como é que você fica? Vai pagar para produzir energia?

      Só doidos a governar esta gente!!!!!!!

      1. Avatar de Rui D
        Rui D

        Parece-me que o artigo é que não explica bem. O valor a longo prazo é de 35€/Mwh mas certamente que agora estão a faturar bem mais devido ao aumento do preço de mercado do produzido via gás.
        A verdade mts vezes é que quando não dá lucro suficiente exigem-se subsídios, mas quando dá mais lucro do que devia, já não se querem pagar taxas. Estas empresas são umas coitadinhas realmente.

        Mas atenção, em concreto n estou a dizer que concordo com a medida, pois o assunto é complexo e o artigo definitivamente não tem a info necessária

      2. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        Tem mas é uma imaginação muito estrumada Até podia ser comunista mas nem o Sá Carneiro concordaria em lucrar tanto com a electricidade alem das mentiras mas chega de gastar as pontas dos dedos com coisas como voce.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Es politicamente cego e fanatico. Quem deu dinheiro às electricas foi o Rajoy, mais de 500M. Não foram os comunistas. Agora o necessário é baixar o preço da electricidade e é o que toda a oposição está, e bem, a reclamar. O governo apresontou estas medidas que tu criticas mas sem dar uma solução. Qual seria a solução que propões? É que reclamar é facil, o dificl é fazer…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Típico comuna ressabiado.. ah e tal eles tem lucros! Imposto em cima.. e depois dizem “ah mas as empresas não investem em nada nem dão melhores condições”.. oudassss!! Então tiras o dinheiro em impostos da empresa e depois reclamas que não fazem nada?? Abutres é o que vocês são

      1. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        Podia ser Comunista sim senhor mas até não sou, mas enquanto mal formados como voce também forem cegos e concordarem com lucros desenfreados por um bem de utilidade primaria então não vamos a lado nenhum, não é por terem lucros é por querem sempre mais e mais e poluírem e mentirem há limites para tudo especialmente para os mentecaptos. Abutres é o que voce e eles são.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Foste só mais um que foi lavadinho da cabeça.. é como os combustíveis, o estado mama 60% mas a culpa é das refinarias, a mesma coisa para a energia, o estado meteu o IVA mais alto e mesmo assim a tua cabecinha oca julga que a culpa é das elétricas, sabes que o estado ainda mantém o imposto do carbono em energia verde?? Tapado!

      2. Avatar de Iris
        Iris

        O senhor até tem razão, de certa forma algumas empresas são afetadas pelo excesso de impostos, mas in Portugal também se vê (até em pequenas e média empresas) a sugestão ao cliente de preço sem IVA, tentar fugir de passar recibo e os salários em Portugal são uma miséria para os trabalhadores, a maior parte das vezes só se vê os patrões preocupados com obter lucros ainda maiores e se tiverem de pagar menos pagam, enquanto isso empresas enormes: offshore, paraíso fiscal, fuga a impostos.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Mas então continuar a aumentar a carga fiscal é que vai ajudar? É só olhar para o passado até agora, tem ajudado muito… a enterrar só se for.. a nossa economia tem crescido em média entre 0 e 2% durante estes 25 anos de socialismo, nem com a basuca a injetar milhares de milhões este país vai conseguir crescer e a solução é a mesma receita que tem nos levado ao fundo?

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Não tem nada a ver com comunismo ou fascismo ou seja o que for. Essa conversa é uma estupidez. O que é que tu propoes então para baixar o preço da luz?

  3. Avatar de Rui
    Rui

    A estupidez socialista não para de surpreender, sempre em busca de mais receitas!!!!
    Deram subsídios para construír os parques, garantiram preços fabulosos e agora inventam taxas mais altas do que o próprio preço por Mwh contratado, se percebi bem!?!?!?

    Fantástico!
    Já pagamos pelo CO2 que produzimos (comércio, indústria e agricultura, qualquer dia é o próprio ser humano a pagar a taxa de CO2!!!! A seguir vem a taxa de consumo de O2……

    Depois os socialistas vão ter mais euros para distribuír pelas pessoas que não produzem e quando acaba, voltamos ao início, mais impostos em cima!!!!!!

    Fantástico!

    Uma nota, estive este fim-de-semana a confirmar, uma coima à 10 anos atrás, por falharmos o prazo de entrega de uma declaração era 10 vezes mais baixa do que agora! A inflação deve ter disparado…… para o bolso das finanças (uma IES entregue fora do prazo custava 37,50€ agora custa 335€!!!!!!

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Ainda és um puto muito novo… e já pagas a taxa de CO2, quando pagas o IUC dos teu 10 automóveis, para além da taxa que pagas na factura do gás ou na garrafa de gás.
      E sim, as multas antigamente eram baixas demais… sabes porque é que o BPP demorou 11 anos a ser apanhado? É que todos os anos corrigia declarações anteriores… ao estilo dos teus amigos, sociais-democratas, que enfiaram as despesas extraordinárias todas de 2012 a 2015 no orçamento de 2011, com correcções atrás de correcções. Por isso é que setembro e outubro, de 2015, foram os 2 piores meses, a nível de deficit público, desde 1983.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sinto-me lisonjeado por achar que ainda sou jovem, quando desconfio que tem idade para ser meu filho….. provavelmente! Mesmo que tenha 30 anos!!!!

        Quanto às correcções, o senhor deve ter a memória curta, como a maioria dos tugas. Não sei se se lembra que a União Europeia é que corrigiu o déficite, não foi Portugal! Foi a UE que descobriu que o déficite de 2009 foi de 17 mil milhões e em 2010 de 20 mil milhões ou mais de 11% (sabe quem era o PM em 2009 e 2010?)

        Tem de se questionar como é que o brilhante Sócrates (que tinha como nr 2 o Costa, lembra-se), conseguiram duplicar a dívida pública em 6 anos de 100 para 200 mil milhões de euros!!! Pesquise na Pordata.

        Existir alguém que acha que corrige as contas do estado por que lhe apeteceu……. é ser muito ingénuo, nenhum governo corrige para pior porque lhe apeteceu, é porque foi obrigado a tal.

        E a ignoráncia é tal que ainda não descobriu que os piores déficites da história estão presentes nos anos de 2009 e 2010. São 17 e 20 mil milhões negativos, pesquise lá!!!

        https://www.pordata.pt/Portugal/Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+d%c3%a9fice+excedente+por+n%c3%advel+de+administra%c3%a7%c3%a3o+(base+2016)-2785

        Em 2015 o ano que refere, o déficite foi de 8 mil milhões, duas vezes e meia a menos do que no tempo de Sòcrates. Conhece?

        Aquele senhor que aumentou a função pública em 3% em 2009, ganhou as eleições e logo em 2010 cortou os salários em 5%. Lembra-se?
        https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/socrates-concedeu-o-maior-aumento-dos-salarios-da-funcao-publica-nas-ultimas-decadas-e-iniciou-congelamento-da-carreira-dos-professores

        https://sol.sapo.pt/artigo/1130/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23-

        Estude antes de demonstrar tanta ignorãncia!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          E o Sócrates é que aumentou o IVA para 23% Sabia?

          Acha que o Passos é o culpado de tudo, não é? Deixe lá, há muito ingénuo neste país igual a si!!!!!

          1. Avatar de Vítor M.

            Estou em crer que Passos Coelho foi um dos melhores governantes que este país teve.

          2. Avatar de André Silva
            André Silva

            O mal que o Costa fez foi ter tirado os cortes á função pública… devia ter continuado.

          3. Avatar de FreakOnALeash
            FreakOnALeash

            Foi de tal maneira tão bom que conseguiu reerguer o país. Por outro lado teria tido melhor que não tivesse ganho as eleições em 2011. Podia ser que ficássemos de vez vacinados contra o sócio-comunismo!

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Estou de acordo Vítor.
            Tomou algumas medidas que eu não faria, mas é preciso recordar os tempos de crise que vivíamos nessa altura e aguentou tudo, incluindo à demissão do Paulo Portas, o célebre irrevogável, só porque o Passos não queria gastar mais dinheiro para preparar a próxima eleição de 2015.

            Foi ele que recusou emprestar dinheiro ao Salgado e com isso o BES…….

            Muita gente culpa-o dos cortes, mas ninguém se lembra que os cortes foram feitos por causa das extravagâncias do Sócrates. E além disso os tugas nem se lembram que os cortes começaram com o Sócrates!!!!!

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Embrulha Manel! Foge com o Merdina para a Rússia.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Deves ter te esquisito quem nos pôs na pre banca rota e depois teve de pedir ajudar externa tal era o buraco financeiro…enfim…

    2. Avatar de GM
      GM

      E não se lembraram eles de um imposto sobre a flatulência…..

  4. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Eletricidade a ficar + cara em portugal em 3..2..1..

    1. Avatar de GM
      GM

      Resultado do Mibel, essa invenção extraordinária.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Taxas, taxinhas, é normal nos países com socialistas no poder.

    Quero ver quando o gás subir 300% como já subiu em UK!

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Curioso… o PP (basicamente o PSD e CDS portugueses) liderou em Espanha onde aumentou os impostos em 37%.
      E é MENTIRA que o preço do gás triplicou na Inglaterra. A subida do preço em grosso é muito diferente do preço de mercado para o consumidor. Neste momento o aumento, quase todo desde 16 de Agosto, é de 105%.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      O que propoes tu para baixar o preço da luz? O que achas que devia o governo espanhol fazer?

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    A verdade sobre as energias verdes e carros verdes. Vale a pena ver o 10 min
    https://youtu.be/ZIpJczF1mWU

    1. Avatar de lk
      lk

      vê lá se isso não é uma teoria da conspiração!!!
      anda por aí muita desinformação e até o governo já avisou; por isso…!!!

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Vê lá se passa de teoria a realidade :/

        1. Avatar de lk
          lk

          Desculpa, sou do tempo em que não era preciso usar /s

  7. Avatar de Zé Lagoia
    Zé Lagoia

    Em Portugal isso resolve-se de outra maneira: Aplica-se o custo à fatura do consumidor.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Ali também… se as eólicas abandonarem (apesar que aqueles valores são falsos, é que o preço é de 57 por MWh. Os 35 é o preço para fotovoltaicos. Mesmo que cortem os 40, as turbinas ainda darão 17 de lucro… duvido que encerrem. Sim não vão dar 30000 milhões de euros de lucro, dão 3000 milhões.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Todos os impostos são imputados ao consumidor, qualquer que seja o país. As empresas não pagam impostos.

  8. Avatar de CM
    CM

    Ui a preocupação com o ambiente!

    1. Avatar de Zé Lagoia
      Zé Lagoia

      A preocupação em sacar euros.

  9. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Porra! Mais uma para aumentar o preço no mercado Ibérico… Obrigado Espanha, já não bastava o nosso governo…

  10. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Onde os socialistas metem as mãos, tudo seca.
    Eles são uns mãos largas com o dinheiro dos outros.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E quando acaba o dinheiro dos outros… Acaba o socialismo!

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        E os liberais quando precisam de dinheiro (regra geral é sempre menos estado) vão pedir aos socialistas… Basta ver a gestão a bel prazer dos bancos dos liberais… Basta ver BCP, Novo Banco, etc, etc.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não acordes, não. Novo Banco, BPN, BPP, quem era o regulador?? Ah, pois, era o Dr. Vitor Constâncio, claro. Qual é a área política? Pois.

  11. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Onde os socialistas metem as mãos, tudo seca.
    Eles são uns mãos largas com o dinheiro dos outros.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      E os liberais? São só um bocadinho piores… Quando seca, vão pedir ao Estado, esse que defendem acerrimamente que não deve existir, apenas para suprir os seus devaneios enquanto liberais.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Talvez, mas tens ponto de comparação? Não. Portugal é socialista desde 1974, em graus diferentes mas sempre socialismo, dado que PSD=Partido Social Democrata. Portanto acho que está mais que na altura de experimentarmos um governo mais liberal. Acusar os outros de serem m@rda sem esses nunca terem alcançado o poder é desonesto! É por isso que odeio a CS vendida à esquerda!

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          Então para isso também tens que experimentar um governo do PCP pela mesma ordem de ideias… mas foi o PSD que deixou a saúde de tanga e entregou tudo de mão beijada aos privados.

          1. Avatar de FreakOnALeash
            FreakOnALeash

            Não te enxergas mesmo! O tipo de governo que o PCP propõe já foi amplamente testado e continua em exibição. Que modelo preferes? O Norte Coreano, o venezuelano, o cubano, etc… O que se se vê nessas paragens é miséria sistémica à excepção dos gordos no topo do regime. Portanto não, não quero esse filme cá, já vi o que dá, não preciso experimentar. Diz-me aí um liberal com miséria sistémica equivalente.

          2. Avatar de Marco Ferreira
            Marco Ferreira

            Isso é que era. Pelo menos o ordenado mínimo iria aumentar logo e os impostos descer com a criação de 18 escalões com a criação da taxa de 75%. Concordo!!!

          3. Avatar de Rui
            Rui

            André?
            Sabe quem encaminhou o país para 3 bancarrotas depois do 25 de Abril?
            E a geringonça de esquerda toca a nacional mortos-vivos como a TAP que ficamos melhor!!!!!!

            Quem é que manda o governo salvar bancos falidos? Todos os dias há empresas que abrem as portas e outras que fecham as portas. Alguém vai a correr salvá-los?

            Só são salvas se empregarem muita gente e mesmo assim…….

            Mas já lhe perguntaram, veja que países da esquerda e da extrema esquerda vivem melhor do que na Europa.

  12. Avatar de de mal a pior
    de mal a pior

    Por cá não tardará o governo copiar a ideia do seu camarada espanhol, e já agora, quanto a carros elétricos bem podemos perder as ilusões em economizar, primeiro, são demasiado caros, segundo, o governo inventará taxas e taxinhas para recuperar os impostos que aplica sobre os combustíveis fósseis, não haja ilusões!

  13. Avatar de Sempre na boa
    Sempre na boa

    https://m.youtube.com/watch?v=jxY1F9A-AzY

    “Bato” em todos eles mas talvez muito tuga ande um pouco distraído ou talvez seja até ou esteja com alguma partidarite aguda ocular se não for mesmo acéfala …

    Nem vou falar dos boys da EDP como Mexias e outros … A lista até esta também no YouTube graças a uma revista que foi até apresentada uma das muitas comissões…

    Nada como uma mente intelectualmente honesta e imparcial.

    Mas conforme é dito o tuga pagou para dar energia a Espanha e ainda ficou de pagar mais 175 milhões por isso depois … É ver o vídeo e deixar de mandar areia para os olhos dos outros …

    Tomem o comprimido !

    O vídeo ou entrevista de Jose Gomes Ferreira, a Ex-secretário do Estado da Energia Engº Henrique Gomes.

    Saúdinha !

  14. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    https://m.youtube.com/watch?v=jxY1F9A-AzY

    “Bato” em todos eles mas talvez muito tuga ande um pouco distraído ou talvez seja até ou esteja com alguma partidarite aguda ocular se não for mesmo acéfala …

    Nem vou falar dos boys da EDP como Mexias e outros … A lista até esta também no YouTube graças a uma revista que foi até apresentada numa das muitas comissões…

    Nada como uma mente intelectualmente honesta e imparcial.

    Mas conforme é dito o tuga pagou para dar energia a Espanha e ainda ficou de pagar mais 175 milhões por isso depois … É ver o vídeo e deixar de mandar areia para os olhos dos outros …

    Tomem o comprimido !

    O vídeo ou entrevista de Jose Gomes Ferreira, a Ex-secretário do Estado da Energia Engº Henrique Gomes.

    Saúdinha !

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bom bom e o estado injectar dinheiro no Novo Banco, isso e que e de valor. Queria ver o estado pegar em parte desse dinheiro e ajudar as familias carenciadas que sofreram e estao a sofrer com o covid. Cobardolas e o que sao.

    1. Avatar de Alexx
      Alexx

      E ninguém fala da TAP???

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        O que falar mais da TAP!? Enquanto o Estado for socialista-comunista a TAP é nossa…yay! /s

  16. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Máquinas estatais brutais, ineficientes, com demasiados tachos. Em cima disso, as máquinas não pagam impostos. É uma equação difícil de resolver para as instituições de poder. Vão empurrando com a barriga até a corda rebentar. Não há impostos que valham para tanto parasita viver sem produzir algo palpável.
    Onde poderíamos estar a nível de desenvolvimento se os políticos saíssem do caminho. São as novas cortes reais e Clero. É só ignorantes com poder.

  17. Avatar de Jon
    Jon

    Não me admira nada já era previsível
    Enfim continuem a apostar nos carrinhos de mão a pilhas ainda vão pagar a eletricidade a 2 vezes o preço de ouro

  18. Avatar de Calma
    Calma

    As caixas de comentário do pplware parecem agora uma caixa de ressonância do Chega! “Comunistas!!!” “Xuxalistas”, “Venezuela”, “Coreia do Norte”!!! Deus me livre… todos comidos da cabeça.

    Têm argumentos, não precisam de recorrer a isto, muito menos num site de tecnologia…

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Ola Calma assim que dão por ela que existe alguém que mete o dedo na ferida parecem cães raivosos mas ainda muitos de nos não usam tampões no cérebro como eles.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Tens razão…
      Viva la Revolución bolivariana!

      Na Coreia do Norte o excelso querido líder acrescentou mais 4 cortes de cabelo para as mulheres e 3 para o homens (géneros são proibidos lá) como recompensa ao proletariado que caminha confiante ao cantar dos novos amanhãs que vencerão imperialismo americano rumo ao progresso!

      Abajo los gringos! Fidel siempre!

      Tá mais de acordo com os seus gostos?

      1. Avatar de Calma
        Calma

        Não, de todo, mas deste o exemplo mais perfeito possível do que escrevi em cima. Obrigado!

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Este comentario não tem sentido nenhum.É só estupido..Estou curioso por saber que medidas propoes para descer o preço da luz. Deixa-me adivinhar..”abaixo o comunismo” é a tua proposta, certo?

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          O comentário do Calma é que foi estúpido, só respondi à letra. Baixar o preço da luz…deixar/facilitar/permitir o capital construir centrais nucleares!

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Estou completamente a favor da energia nuclear mas a opiniao publica nao. O que achas que deveria fazer o executivo español?

          2. Avatar de Calma
            Calma

            Esse ódio todo… tens de consumir menos memes, fugir das câmaras de eco… ou, se for algo pior, tem solução também:

            SNS 24 – 808 24 24 24. Depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico).

  19. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Enfim, esta ideologia de que as empresas não podem ter lucro, e que os lucros são o bicho papão …. Ja começa a cansar. Socialismo é isto, e cada vez mais extremado à esquerda. Em Portugal vamos pelo caminho.
    Não vou abrir uma empresa para dar de mamar aos outros, ou vou ? Ahh Nao espera…. Já faço isso. Em Portugal é assim. Os lucros da empresa no final do ano, são 50% para o estado se eu não fizer nada com eles. Pois a minha empresa deveria ter lucros pequenos ou prejuízo para não pagar tanto ao estado. Enfim.
    Já agora …. Mudar as regras a meio do jogo é um tiro no pé para qualquer empresário. Por isso muitos fecham a porta. Se hoje é X e amanhã Y como é que se pode abrir uma empresa ? Não dá. Bye bye. Eles que venham berrar depois.
    Já agora uma nota final: aquele que dizem “empresas milionárias, que só querem lucros abismais e bla bla bla “ , isto é o tipo infeliz que trabalha por conta doutrem, com salário que não o satisfaz (mas quando satisfará? Nunca) e pouca inteligência. A vossa falta de visão é abismal. Abram uma empresa se estão descontentes. Acho que só assim irão perceber o que é não dormir descansado diariamente para se pagar salários, nem que seja a 2-3 trabalhadores ou ao próprio gerente.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Sabes que foi o governo do PP quem mais € subsidios deu às companhias electricas? O que propoes tu para baixar preço da luz? É que dizer que está mal é facil..

  20. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Engraçado, aumenta o preço do gás e pune a energia eólica? Ou seja, não querem a energia eólica! Pq em tese, se ela está lucrando com o aumento da energia, seria bom, por ser mais lucrativo investir numa energia limpa. Bem incoerente , né