Paris votou para triplicar as taxas de estacionamento para SUV

89 Comentários

No final do ano passado, Paris anunciou que os cidadãos seriam questionados sobre “um aumento muito significativo nas taxas de estacionamento não residencial para SUV e 4×4” no dia 4 de fevereiro deste ano. Ora, os residentes foram às urnas e o referendo foi aprovado com cerca de 55% dos votos a favor.

Paris SUV

Em setembro do ano passado, Paris despediu-se, oficialmente, das trotinetas elétricas, após um referendo a partir do qual conheceu a opinião dos cidadãos. Depois, levantou-se a questão dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.

Indo ao encontro do que foi anunciado por Anne Hidalgo, prefeita da cidade francesa, em novembro, Paris foi ontem, dia 4 de fevereiro, levado a votar sobre esta matéria.

SUVs Paris

Os cidadãos de Paris votaram para triplicar as taxas de estacionamento para os veículos maiores, mais pesados e mais poluentes. O referendo foi aprovado com 42.415 votos a favor (54,55%), 35.340 contra, e 366 em branco ou inválidos. De ressalvar, porém, que dos 1.374.532 de cidadãos inscritos nas listas, apenas 78.121 participaram.

Após ouvir os seus cidadãos, Paris poderá ser a segunda cidade francesa (depois de Lyon) e a primeira capital europeia a implementar tal política.

A votação de hoje é uma mensagem importante dos parisienses de que os monstruosos SUV são simplesmente incompatíveis com a vida urbana. Paris já saltou para uma cidade onde as pessoas podem facilmente caminhar, andar de bicicleta e desfrutar de bairros habitáveis.

A votação de hoje aproxima Paris ainda mais da visão de uma cidade verdadeiramente centrada nas pessoas. Esperamos que as cidades de toda a Europa sejam inspiradas a seguir o exemplo da capital francesa.

Disse Jens Mueller, diretor-adjunto da Clean Cities.

Paris SUV

Esta iniciativa, promovida pela presidente da Câmara Anne Hidalgo, visa especificamente os cada vez mais populares veículos utilitários desportivos (em inglês, SUV).

O resultado da votação é uma vitória para a qualidade de vida dos parisienses. Ao obrigar os SUV a pagar os custos e os inconvenientes que causam, Paris está a enviar um sinal de que estes monstros sobre rodas não são bem-vindos nas nossas ruas.

É também uma ótima notícia para a qualidade do ar, a segurança rodoviária e o reequilíbrio do espaço público nas cidades.

Partilhou Tony Renucci, diretor do grupo francês Respire.

De acordo com um estudo publicado pela Transport & Environment, a largura média dos novos veículos de passageiros, na Europa, aumentou de 177,8 cm em 2018 para 180,3 cm no primeiro semestre de 2023, principalmente devido ao aumento dos SUV. Consequentemente, metade dos automóveis vendidos são demasiado grandes para os lugares de estacionamento na rua.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de toder
    toder

    55% demasiado pouco, decerteza que muitos nem foram votar. Mas é o que se espera vindo deste pais…

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      +1
      94.3% não foram votar !!!

  2. Avatar de Fred
    Fred

    É preciso acabar com a moda dos monstros na rua que, na maioria dos casos, são só utilizados para mostrar que o meu é maior do que o teu.
    Raros são os SUV usados para a sua verdadeira finalidade: desporto off-road e utilitário. Ficam-se pelo uso nas “grandes” viagens das férias e atravancamento da circulação citadina.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Embora não tenha nada contra SUVs, concordo com isto. Além do mais muita gente nem está preparada para conduzir carros destas dimensões e por muitas vezes provocam danos à propriedade alheia e do munícipio.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        São muito poucos os SUV de hoje em dia que são pensados para todo o terreno, as pessoas usam SUV por vários motivos, um deles é a facilidade de entrar e sir de de dentro de um, ou acham que estamos a caminhar para mais novos?

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Não digo que não sejam práticos atenção, acho que devíamos era repensar a maneira como se tira a carta e se renova, se calhar novas formações devem ser necessárias para novas dimensões dos carros.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sais habilitado a guiar furgões com 6 metros de comprimento que pode ir ate 3500 kgs. Qual é a dificuldade de guiar um SUV? Não estou a perceber essa.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        As pessoas também não estão preparadas para tirar carta e pegar num carro de 300hp de tração traseira e no entanto fazem-no. Não é ilegal.
        Quanto à escolha em si penso que o Barão tenha toda a razão. Existe uma fatia que compra por moda, outra por necessidade e quero acreditar que os que comprar para se sentirem mais seguros seja uma minoria mas..

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Sim, concordo, mas talvez exista uma necessidade de adaptar a maneira como ensinamos a conduzir

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      faço grandes viagens quase todos os fim-de-semanas com a família e muitas vezes durante a semana para o Porto ou Madrid, talvez não qualifique como verdadeira finalidade, mas só tenho SUV por conforto, segurança e espaço, e os parques onde o deixo nunca se queixaram..

      1. Avatar de Soberbo
        Soberbo

        Creio que apenas tem maior conforto a entrar e sair do carro. O resto fica a perder.

        1. Avatar de ACorreia
          ACorreia

          Depende , eu tenho uma espace 4 e trava e curva muito bem a pesar do peso . Existe um teste do alce com um Renault avantime com 250000kms que fez tão rápido como um golf 7 . A minha espace está com 350000kms e não tenho medo de entrar em curvas .

  3. Avatar de Mestre+Interespacial
    Mestre+Interespacial

    Ui, agora é que são elas. Mas olhem que isto vai ter retorno(se me faço entender), de quem se sente lesado. Ai vai, vai. Disso podem ter a certeza.

    1. Avatar de FM
      FM

      Aqui esta o mestre das obras feitas, minha nossa, na tua opinião é partir tudo para a violência.

    2. Avatar de O Barbaro
      O Barbaro

      Sim, o mal vai de começar, a seguir agravamento para os pequenos utilitário por andarem a circular e ocupar um espaço de estacionamento que poderia estar a ser ocupado por um SUV.

    3. Avatar de Contador
      Contador

      Era isto que eu tanto aguardava. Sendo assim já estou mais elucidado. O sandokan já avisou e já se fez entender. As certezas dele dão-me um vigor na vida e fazem-me estar mais preparado para o futuro.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…levantou-se a questão dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.”
    Boa!
    Agora só falta banirem os elektros com mais de 1700 kgs, também eles inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Naaaa, só os SUV

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Querem excluir o expoente máximo de testosterona que há na estrada. 🙂
        Acho graça, o pessoal dizer que os SUV só deviam ser utilizados para aquilo que foram pensados, off-road, então e os carros pensados para 5 passageiros só com um lá dentro?
        Estão a ser usados para aquilo que foram pensados?
        Não tenho nenhum SUV, mas já é demais esta coisa do que se pode ou não utilizar por causa do ambiente, os navios de cruzeiro esses não poluem nada certo, é velos encostados as margens de grandes cidades e esta tudo ok

        1. Avatar de Claro
          Claro

          Os cruzeiros não tiram lugares de estacionamento, não enchem as cidades, não provocam mais risco para os peões e bicicletas e não são maiores que os lugares onde estacionam além de existir algo equivalente que faz o mesmo sem estas desvantagens. Isso é comparar alhos com bugalhos…

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          precisam de ir para os USA, vão deixar de dar atenção aos SUV, até um Q7 parece um carro pequeno.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Os EUA não são exemplo para ninguém, onde a maioria da população é extremamente obesa e tem um QI baixo…
            A Europa funcionou sempre bem sem as modernices dos EUA… Quando apareceram as Pick-Ups e os SUV, começamos a ter mais problemas nas grandes cidades: são veículos que ocupam mais espaço onde o espaço já é limitado e criam mais acidentes (centro de gravidade diferente por causa da altura e condutores que não sabem conduzir um veículo com medidas grandes). Para além de que, por serem mais pesados, tem consumos e emissões de gases mais altos que veículos mais pequenos equivalentes a nível de número de lugares e conforto. E se querem fazer a transição para o eléctrico, tem de se acabar com os SUV’s, porque estes exigem baterias maiores e motores mais potentes para moverem o peso extra relativamente a veículos utilitários. Grande exemplo desta moda dos USA: alguma vez alguém ia imaginar marcas desportivas icónicas como a Porsche, Lamborghini, Maserati, Ferrari ou Jaguar a criar SUV’s?!?! Ou a Smart a passar de um veículo utilitário citadino para SUV?!?!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os anos que falo e ouço pessoas falar disto, não tenho nada contra os SUV, mas deixamos de ter alternativa e isso é mau

  5. Avatar de Zé+o+segundo
    Zé+o+segundo

    Ainda vou mais longe, carros nas grandes cidades todos há porta, dentro da mesma só transportes publicos, bicicletas e a pé, cada vez mais se torna um problema andar dentro de uma grande cidade, todos levam carro só para não dar 2 passos…

    1. Avatar de Luís Marques
      Luís Marques

      Concordo com a observação mas não sou tão radical na proibição total.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Quando os transportes públicos funcionarem como deve ser, sem greves dia sim / dia sim, então concordo. Caso contrário, não.

    3. Avatar de Luís+Rosa
      Luís+Rosa

      À porta? E os que os põem à porta e têm garagem?

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Então, deixa-me ver se entendi: os SUV, que poluem bastante, vão ser sobrecarregados com impostos exorbitantes, sendo que, tipicamente, são carros familiares. No entanto, supercarros como, por exemplo, um Bugatti, que devido à sua elevada cilindrada polui muito mais, não enfrentam o mesmo tratamento. Dá vontade de dizer: ‘Vive la France!

    1. Avatar de Joao Pires
      Joao Pires

      Suv sao a nova moda, toda a gente gosta de Suvs, so quem n tem o minimo dos minimos que é uma licenciatura n tem guito para um mas esses nem deviam contar para sociedade. So gente com curso superior devia poder votar.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Bait muito fraquinho, demasiados lugares comuns…mais esforço senão escuso de abrir as pipocas.

    2. Avatar de ifm
      ifm

      SUV, carro familiar??

      Pensava que isso eram carrinhas monovolumes, e isso é para familias numerosas.

      Um Clio serve bem para uma familia com 1 a 2 filhos.

      Acho que aqui o problema é a mania americana, grande é que é bom.
      Qualquer dia um minibus é um carro familiar.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Já andaste em algum SUV?
        Se andares e não te sentires muito mais seguro, procura ajuda médica, estás com algum problema cognitivo 🙂 🙂
        Não tenhas duvidas que estás muito mais protegido dentro de um SUV, são carros pensados para abusos achas que o peso vem de onde?

        1. Avatar de Cenas+e+coisas
          Cenas+e+coisas

          Que observacao pouco inteligente. Pensa desta maneira, eu tenho o meu cliozinho, mas como me sinto menos seguro por tu teres um camiao para transportar uma pessoa, entao vou comprar um SUV tambem. Logo a seguir vem o Alberto e faz o mesmo, e depois o Manel.

          Nao consegues encontrar o problema? Talvez tu realmente precises de ajuda medica.

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          Barão vermelho, esse teu comentário diz tudo a cerca de ti.

          Típica pessoa que compra carro grande para se sentir o Alfa do trânsito…
          Eu também já fui assim com os meus 20 anos quando andava a conduzir a carrinha grande e velha das obras, era sempre a andar… Quem queria que parasse.
          Ninguém se arriscava a meter a frente de um mono velho e grande como aquele.

          Mas depois cresci, e vi que era um completo atrasado na altura, fases tristes da vida ..

          Tu ainda estás nessa fase, e pela Idade que deves ter agora, não parece que vás melhorar.

          Já agora procura testes de segurança de SUVs, e vais ver que o centro de massa é muito alto, é falsa segurança.

          Nisso qualquer desportivo, como o nome diz… É mais seguro.
          A menos que estejas a espera de usar o teu SUV como carrinho de choque.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Ifm, fiquei curioso por saber o que sabes sobre mim.
            Ou nunca andas-te em um SUV, ou és totalmente ingénuo/ teimoso, só pelos simples facto de andares um pouco mais alto dá-te a sensação de segurança.
            Quando andavas na carrinha das obras, não te sentias mais seguro?
            Lembra-te o porque, talvez por ires u pouco mais alto.
            Não tenho nenhum SUV e o mais parecido que tive foi uma Mitsubishi Strakar que comprei nova em 1998, foi o último carro novo que comprei, atualmente tenho um vulgar carro de dois lugares, que serve perfeitamente para o fim que o comprei.
            A mim parece-me mais inveja “não me refiro a ti” do que preocupação com o meio ambiente e segurança dos peões e ciclistas.
            Se realmente fosse uma preocupação generalizada não iam apenas 7% da população votar, este número quer dizer alguma coisa.
            E como eu disse mais acima, há pessoal com mais idade compra porque é muito mais fácil sair e entrar dentro de um carro mais alto do que de um carro mais baixo
            PS, estamos a conversar, espero que não te sintas ofendido com o meu comentário, se por acaso te sentires ofendido de alguma forma, peço desde já as mais sinceras desculpas.

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Eu nem dado queria um SUV, o meu conceito de SUV talvez esteja errado, mas SUV é carro de família que é diferente de um jipe ou de um Hummer por exemplo.

        Mas seja como for, um Clio serve para 1 a 2 filhos?
        Vai lá tu de férias por exemplo para o Algarve com o Clio mais duas crianças pequenas que tens que por as malas e os carrinhos. (Sei porque tenho um, e mesmo assim só eu e a minha Maria e aquilo só com as nossas coisas enche).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Quando era pequeno eramos 3 e tinhamos um Nissan Micra K11 😀
          Chegamos a ter 2 cadeirinhas ao mesmo tempo, e bagagem.
          Eventualmente trocamos para o Toyota Corrola de 92, que hoje em dia é um mini carro e na altura sobrava espaço

        2. Avatar de ómD
          ómD

          Mas as roupas e ‘lancheiras’ aumentaram assim tanto de volume nos últimos 30/40 anos??
          Ou nos anos 70/80/90 as pessoas não iam de ferias com a família porque não tinham SUVs?
          Iam 4 ou 5 pessoas mais malas e nem ar condicionado havia!
          O pessoal está é mal habituado!!
          A começar pelas malas: levam roupa para 3 ou 4 dias como se fossem 1 mês para fora…. e depois dizem que o espaço não chega!

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Nem sequer falo das malas, mas sim dos carrinhos de bebe. Mas adiante fica com a bicicleta

        3. Avatar de Facilmente
          Facilmente

          Fiz 9000km num Opel Corsa durante 3 semanas pela Europa com a tralha toda para 3 semanas e uma filha bebé além de carrinho de bebé. Se queres levar a casa atrás ou se não sabes gerir o espaço que tens é problema teu mas dizer que um clio n serve para uma familia de 1 filho é só absurdo.

        4. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se objectivo é algo que sirva para as férias com a familia e todos os acessórios então a maioria dos SUVs não serve o seu proposito por serem demasiados pequenos.
          Vamos todos comprar SUV bem grande ou uma carrinhas monovolume de 7 lugares que assim também se dá uso para quando a familia vier visitar. Melhor antes comprar um 4X4 para se poder ir passar uns dias num local mais rural.

        5. Avatar de Ifm
          Ifm

          Sabes que eu já fui criança e agora sou adulto…
          E os meus pais como muitos outros o carro que tinham era corsas, AX, 106, etc.

          E íamos de férias para todo o lado, inclusive França, Alemanha, etc.

          No meu caso era um AX, carro do diabo, íamos a todo o lado com aquilo.
          Ainda levava tenda de campismo malas tudo, para passar 1 mês fora de Portugal.

          Claro que já nessa altura havia famílias que tinham carros grande e espaçoso, que iam todos os anos para o Algarve, a mostrar a viatura.

          Dou graças a Deus de ir de AX percorrer a Europa enquanto criança, que ir num carro espaçoso e cheio de estilo e ir apenas todos os anos para o mesmo sítio ( Algarve).

          São opções de vida de cada um….

          Agora como adulto e com o conhecimento que adquiri e os ensinamentos dos velhos, comprei uma casa, tenho um carro modesto e viajo todos os anos para fora.
          Aproveito os fds par pequenas escapadinhas em Portugal.

          E tenho colegas meus do trabalho que recebem quase metade do meu ordenado e que tem brutos carrões, com no máximo 6/8 anos, motos, motos de água etc.
          Pagam aluguer, saíram 2 vezes de Portugal, uma para ir a Espanha outra para ir a Tunísia.

          Opções de vida, não trocava a minha por a deles.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        só quem nunca esteve nos USA que acha que os nossos suvs são grandes..

    3. Avatar de João
      João

      lol uma lei para punir os 3 ou 5 Bugattis que entram na cidade por ano 😀 piadinha, claro, só pode ser lol

  7. Avatar de Vagueante
    Vagueante

    Apenas foram votar aprox 7% dos eleitores. Referendo sem peso nenhum, mas aparentemente é válido.

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Ninguém foi obrigado a não ir votar.
      Votar é um dever cívico, não uma obrigação.
      Só não votou quem não quis.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        mas quem é que tem tempo para ir votar em decisões locais?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          É assim tão complicado votar num domingo?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Serve para os abstencionistas cá do sítio se inteirarem: não votar é não defenderes os teus interesses económicos e os da tua classe social, e permitir que o inimigo defenda os dele.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Enquanto isso, motas pagam balurdios de imposto de circulação

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Essa é que é essa.
      E 150 kgs pagam o mesmo que 2500kgs nas portagens.

      1. Avatar de JL
        JL

        Depende, basta ter via verde para ter um desconto de 30%.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb é verdade.

  9. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    5,64% dos habitantes de Paris votaram, e 54% foi o resultado “claro” ..

    O Socialismo, como todas as formas de governação colectivistas, entra na fase do autoritarismo…

    https://www.bfmtv.com/paris/direct-votation-sur-le-stationnement-des-suv-a-paris-les-bureaux-de-vote-ont-ouvert_LN-202402040118.html

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quem cala consente.
      Se não foram votar é porque aceitam a decisão, se fossem contra certamente votariam nesse sentido.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        claro, quorum é uma coisa que a ti não assiste

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não votar também faz parte da decisão e da liberdade. Se fosse importante tinham ido. Se não foram é porque não quiseram.
          Pelo menos não podem reclamar que tomaram decisões sem perguntar a opinião.

          Ao existir um quorum iam-se queixar que andavam a coagir a população a votar.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Claro, então vinculam decisões com base em 5% dos votos, faz todo sentido, nem no condomínio de uma barraca na Amadora isso acontece

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não percebo. Mas alguém proibiu os anti-socialistas de votar?

  10. Avatar de Zé

    O meu “SUV” gasta à volta de 6l/100kms. Meu deus. Nem é assim tão grande, mas pronto. Curiosamente não proibiram os Ferraris, Porche e afins que gastam às dezenas. Mas eu não vivo numa cidade grande. Se vivesse, certamente não andaria de SUV às voltinhas. Eu nem sei o que é um SUV. O meu carro diz “ligeiro” e é categoria A, como tantos outros por aí.
    Mas proibir (ou neste caso “carregar” nas tarifas) os SUV é um total disparate. É a mesma treta que as nossas portagens.
    Se dissessem veículos mais largos que xxx, mais compridos que yyyy, que pesem mais de zzzz ou que consumam mais de wwww (ou tudo junto). Aí fazia sentido. No entanto, estaríamos também a discriminar (e mal) quanto à necessidade das pessoas. Se uma família tiver 3 ou 4 filhos, precisa de um carro grande (ou mesmo que não tenha pode precisar se tiver cães (já só lhes falta ter NIF e contar para o agregado), mas já seriam outras considerações. Ou quem, por exemplo, praticar surf, ciclismo ou outros desportos para os quais precise de um carro maior e mais versátil. Mas ainda há gente que acha de SUV é só os Hummer e Escalade dos magnatas. E esses não se vão importar nadinha com os aumentos.

    1. Avatar de Paulo+Sobral
      Paulo+Sobral

      nem vale a pena estar para aqui a dar os porquês de ter um SUV, a unica coisa que sei é que o meu SUV como eles dizem não vai por os “pés” em Paris.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não há SUVs a gastar 6l/100kms ou menos a pesar mais de 1.6 t. Haverá uns suvinhos, tipo captur ou 2008, a custar uma pasta e a dar despesa acima do clio ou do 208, e com o mesmo estatuto social, um bocado mais para o piroso. E 6l/100kms no actual estado da tecnologia já é um consumo miserável. Isso estava bem lá para os anos 70, há uns bons 50 anos.

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Não usam o critério “veículos mais largos que xxx, mais compridos que yyyy”, nem o consumo de combustível. Usam o critério, “pesem mais de zzzz”. São estes os automóveis ligeiros grandes abrangidos pelo aumento do preço do estacionamento de não residentes em Paris:
      – A gasolina ou gasóleo e híbridos de peso igual ou superior a 1,6 toneladas;
      – Veículos elétricos de peso igual ou superior a 2 toneladas;
      – Os SUV de residentes em Paris fora da sua zona de estacionamento residencial.

      1. Avatar de António
        António

        On arquiteto, vais à Paris?

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    França tem milhões de parasitas para sustentar e tem que arranjar dinheiro para ter paz social ou arrisca-se a ter uma revolta nas ruas.
    Carga fiscal em França é das mais altas do mundo.
    Por algum motivo será…

    Aqui atrasado o Hollande meteu um imposto louco de 70% sobre rendimentos acima de 1 milhão euros.
    Resultado? Os ricos começaram a abandonar a França às carradas e depois nem 70 nem nada…
    Desconheço se isso ainda se mantém em vigor mas na altura até o dono da Louis Vuitton bazou para a Bélgica e muitos foram para o UK…

    Isto é só mais um truque para ir buscar uns cobres, apenas e apenas isto.

  12. Avatar de Aves
    Aves

    São os automóveis ligeiros de grandes dimensões: os SUV, os 4×4 … e os elétricos de mais de mais de 2 toneladas, de não residentes em Paris (ou residentes mas estacionados fora da zona de residência).
    O preço por hora passa para 18€/hora no centro e 12€/hora fora do centro.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Deixa o carro nos subúrbios e vai de bicla que cabe perfeitamente no porta bagagens

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        claramente nunca foste a paris de frança

    2. Avatar de anadia ou abadia
      anadia ou abadia

      o melhor é nem pôr lá os pés.

    3. Avatar de SD
      SD

      Aqui esta, sem as suas correcções as noticias ou elucidações sobre as mesmas eu já nem durmo…….

    4. Avatar de António
      António

      Incrível arquiteto, o preço à hora! Matemática incrível! Dá 6€, não é?

  13. Avatar de anadia ou abadia
    anadia ou abadia

    Os franceses cada vez são mais uma anedota em todo o mundo…
    1) têm a mania da fraternidade e igualdade e são dos mais xenófobos do mundo
    2) continuam com a mania que o francês é uma “língua mundial” quando é apenas a 6a a nível mundial
    3) querem crucificar os SUV (carros familiares porque são mais altos e adequados a pessoas com pior mobilidade e famílias com filhos pequenos, assim não têm que se baixar para colocar as crianças nas cadeiras) mas no entanto deixam os carros diesel antigos deles a poluir por aí, além dos “bólides” V8, V10, etc que são tratados como veículos ligeiros normais…
    4) bloqueiam (ou tentam) projetos europeus de especial interesse para Portugal e Espanha, porque interferem com os seus interesses; mas o contrário está tudo bem…, ou seja, a França apela a “Liberdade, igualdade, fraternidade” mas no fundo “é a maior” e “a que manda”.

    Nos carros é o mesmo, são “os maiores” mas fartam-se de ter problemas elétricos…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      é o socialismo onde assentaram os pilares da nossa democracia.. também conhecido por comunismo B

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Anadia, os franceses nem são uma anedota, são uma miséria.
      Explico…
      São xenófobos só contra quem é pacífico.
      Fazem piadas sobre portugueses mas piadas sobre árabes nem uma.
      Sabe porquê?
      No dia a seguir o cómico anda à procura da cabeça.

      A língua francesa mete nojo.
      É só ui por todo lado.
      Quando ouço franceses a falar lembro logo dos LGBT…
      Aliás, um linguista francês falou sobre o demasiado feminino a que soa a língua francesa.
      No final, e para rematar, são tão espertos que boa parte dos franceses jovens já não se reconhece na França, aquele já não é o país deles.
      Querem sair de lá…
      Não por motivos de trabalho, mas por outros bem conhecidos…

      Em 30 anos ou menos a França vai colapsar.
      Quando metade da população for árabe, é o fim.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Confirmo – Vivo cá, e um país que não respeita a sua própria cultura, as fronteiras, e efeminiza as crianças (anúncios a promover todo o tipo de anormalidades pagos pelo estado francês). Não são precisos 30 anos, se o Zemour não ganhar, isto em 5/6 anos vai abaixo.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Curioso para saber o que é que efeminiza as crianças

  14. Avatar de João
    João

    Muito bom !! Onde posso assinar isso para a moda passar para cá !? No entanto há um “pequenino problema” : quase todos os carros elétricos que saem são SUV ou têm dimensões SUV…

  15. Avatar de Grunho
    Grunho

    Agora que o estacionamento deles vai para 18 € à hora é que a burguesia exploradora que tem SUV vai ficar feliz: “mais exclusividade, mais fetiche, o charme discreto da burguesia”.

  16. Avatar de nope
    nope

    78.121 não representam sequer 10% da população… “Democracia” á la fascist.
    Isto ainda vai fazer correr muita tinta e de certeza correr com este tipo de “espertos” da politica.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      As pessoas foram impedidas de votar?

  17. Avatar de PJA
    PJA

    Medida completamente absurda. Os SUV não me dizem nada e concordo que são tipos veículos desnecessários, mas são veículos que estão homologados para circular, por isso as instituições não têm o direito de prejudicar as pessoas que os compraram.
    Sobre o referendo, como é possível com uma taxa de participação tão baixa validar os resultados.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Por cá os referendos só são vinculativos se houver uma participação acima dos 50% excepto em certas excepções como foi o caso da interrupção voluntária sobre a gravidez.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A ver se isso passa a vincular as legislativas também. Gostava de ver.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Mr. Y, explique lá essa do “excepto em certas excepções”.
        Acho que nunca li ou ouvi nada igual…
        Vou lhe explicar como funcionam os referendos cá.
        Então por cá é assim, a ralé é muito burra para fazer estas escolhas e então nós, políticos e elites pensadores, escolhemos por eles.
        Segundo, mesmo que haja referendo, e se o resultado não for o desejado pelas elites bem pensantes e geniais que temos, tem que se fazer outro, até dar o resultado que os iluminados pretendem.
        Get it?
        É assim ou não é assim?

        CouchonDuPunjab….

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não tendo atingido o quorum, a responsabilidade passa para a Assembleia da República. Essa é a excepção.
          Só no caso de ter havido mais de 50% de participação é que se torna vinculativo.

  18. Avatar de andre
    andre

    eu preferia gastar o meu dinheiro num civic type R, mas infelizmente se por necessidade famíliar e saúde tenho de optar por um C5 aircross sou prejudicado em cima disso.

  19. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Informação complementar para o artigo:

    (texto traduzido automaticamente):

    Os proprietários de veículos pesados que visitam Paris são o principal grupo-alvo.

    Que automóveis são afectados?

    É de salientar que esta medida não se aplica apenas aos SUV, mas a todos os automóveis pesados, volumosos e poluentes. Incluem-se aqui as grandes berlinas. A Câmara Municipal estabeleceu critérios muito precisos para a aplicação da sobretaxa. São afectados todos os veículos de combustão com mais de 1,6 toneladas e os veículos eléctricos com mais de 2 toneladas e com mais de 1,80 metros de largura.

    Quem está isento?

    Os residentes da capital estarão isentos do aumento da taxa, tal como os proprietários de veículos ligeiros.

    As famílias numerosas, os comerciantes e os profissionais liberais que utilizem carrinhas com mais de 3,5 toneladas serão igualmente isentos, desde que estejam registadas como veículos de empresa. Serão igualmente concedidas isenções aos taxistas, aos profissionais dos serviços de saúde e de emergência, às pessoas com deficiência que apresentem um comprovativo de deficiência e às pessoas que pretendam estacionar durante a noite ou aos domingos em Paris, mantendo-se o estacionamento gratuito para todos os veículos.