Parabéns Windows, fazes 25 anos!

17 Comentários

Neste dia, há 25 anos atrás, Bill Gates e Paul Allen davam a conhecer ao mundo a primeira versão do Windows. Esta versão, com o número 1.0, chamada anteriormente gestor de interface foi o início do que hoje em dia é o sistema operativo mais popular e utilizado no mundo.

Esta interface gráfica nasceu para tornar o DOS mais amigável e de fácil utilização. Diferentes versões foram surgindo até chegarmos à actual versão 7. Certamente que os desenvolvimentos continuarão e já se fala inclusive da maturidade do Windows 8.


Foram precisos mais cinco anos de desenvolvimento para que fosse lançada a versão 3.0, essa sim deu início à massificação deste sistema operativo nos computadores pessoais.

O desenvolvimento do Windows tem sofrido altos e baixo mas tem seguido uma linha orientadora que privilegia a simplicidade de utilização e a satisfação dos utilizadores.

Casos de menos sucesso, como o Windows ME e o Vista, foram facilmente ultrapassados pelos Windows XP e Windows 7.

O Pplware tem acompanhado este desenvolvimento e tem dado a conhecer a todos os seus leitores as novidades das versões que vão saindo, mas não ficámos pelo presente ou pelos rumores do futuro, fomos à génese e apresentamos um compêndio do que foi o Windows desde o berço. Além disso, demos a conhecer vários projectos “secretos” ou misteriosos que a Microsoft usou como trampolim para versões que vieram a público.

Damos então os parabéns ao Windows e à Microsoft e esperamos que estes 25 anos se convertam em muitos mais!

Artigos relacionados:

Homepage: Windows

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunofos
  2. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    O meu primeiro Windows foi a versão 3.1 e ainda tenho as disquetes originais deste. Naquele tempo, ainda não tinha Internet e conseguir programas não era fácil. A partir daí, experimentei todos os Windows até ao 7.
    Só lamento que os sistemas Windows sejam tão caros. É claro, há sempre quem diga que existem razões plausíveis para que seja caro, mas os sistemas Linux são igualmente bons, mas gratuitos. Não espero que o Windows seja gratuito, mas o preço devia ser mais em conta…
    Anyway, parabéns Windows!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      A principal fonte de rendimento da MS é o seu software vendido às, julgo eu. O da canonical é software vendido a empresas.

      ACho que é mais ou menos isso. O Problema e que as massas não têm dinheiro para comprar Windowzes àqules preços xD

  3. Avatar de jpng81

    Olhaaaaa, não é o windows 8??? é que é muito parecido ao 7 e ao vista 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

  4. Avatar de Marisa Pinto

    Parabéns aos Windows.
    Tem 25 anos como eu 😀

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      X2! 🙂

  5. Avatar de gustajes

    Fiquei com nostalgia do som das disquetes nas longas instalações…

      1. Avatar de gustajes

        😉 bem pensado… curti!

  6. Avatar de Lisandro
    Lisandro

    Parabens aos Windows e sim espero muitos anos de vitórias XD

    1. Avatar de jpng81

      Esta de parabens, mas o pessooal ja anda farto de tanta m….

  7. Avatar de jpng81

    Esta de parabens, mas o pessooal ja anda farto de tanta m……

  8. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Ainda me lembro do 3.1……

  9. Avatar de Emannxx

    À 25 anos a abrir janelas ao mundo, é de facto muito tempo.

    Happy Bday Mr. Windows =D