Para quando o fim do Wi-Fi?

79 Comentários

As redes Wi-Fi estão disponíveis um pouco por todo o lado e, sempre que possível, os utilizadores desligam o acesso à Internet via 3G/4G e ligam-se através deste tipo de redes. Mas porque razão estão sempre a pedir a palavra-passe da rede Wi-Fi?

A culpa disso é do plano de dados da nossa operadora que é limitado!

Agora imagine que tem um plano de dados ilimitado, será que continuaria a fazer sentido ligar-se às redes Wi-Fi?


Entrou num café e a primeira coisa que fez foi verificar se existe alguma rede Wi-Fi disponível. Este procedimento é muito frequente entre os utilizadores pois, conseguindo ligar-se a uma rede Wi-Fi acaba por poupar o plano de dados que tem associado ao seu smartphone.

E se tivesse um plano de dados ilimitado?

De acordo com um estudo levado a cabo pelo site Bloomberg, as redes Wi-Fi poderão tornar-se mesmo obsoletas se a tendência de preços dos pacotes de dados dos operadores continuar a baixar (e a quantidade de plafond de dados aumentar ou mesmo ser ilimitado).

A usar a net sem WiFi

Se olharmos para o panorama das operadoras nacionais, facilmente nos apercebemos que os preços dos planos de dados eram bem mais caros há uns anos atrás e o plafond associado era bem menor, comparativamente aos planos de dados que hoje as operadoras disponibilizam. Apesar de não ser um plano de dados ilimitado, há atualmente operadoras a oferecer 30 GB a preços bastante interessantes.

 

Poderá acabar o Wi-Fi?

Depois não esquecer também que estamos perto da chegada das subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020 altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio. Tendo em conta as características, a velocidade das redes 5G poderá ser em muitos casos superior à garantida por uma rede Wi-Fi.

Redes 5G devem garantir:

  • Taxa de download: 20 Gbps por célula (em 4G a taxa de download mínima é 1Gbps), garantindo assim uma taxa de download mínima de 100 Mbps por cliente.
  • Taxa de upload: 10 Gbps por célula, garantindo assim uma taxa de upload de 50 Mbps por cliente.
  • Suporte para 1 milhão de dispositivos ligados num raio de 1 Km^2 (requisito fundamental para o mundo da Internet das coisas)
  • Suporte para comunicações em movimento, até 500 Km/h
  • Latência máxima de 4 ms (em 4G/LTE o valor 20 ms). No caso de comunicações URLLC (Ultra-reliable Low Latency Communications) a latência deverá ser inferior a 1 ms

 

Obviamente que as redes Wi-Fi não vão desaparecer (pelo menos nos próximos anos) mas poderão ser, em muitos casos, uma segunda opção para quem tiver um plano ilimitado de dados (ou se no local a cobertura da rede do operador for fraca).

Qual o vosso plano de dados? Quanto pagam mensalmente? Se o vosso plano de dados fosse ilimitado usariam as redes Wi-Fi? 

 

Leia ainda:

Ainda se usam as redes wifi abertas sem qualquer precaução

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de macHACKos
    macHACKos

    Porque ha muitos tablets e IoT devices que não utilizam cartões de operadores para se ligarem a net

    1. Avatar de André
      André

      Partilhas a tua ligação do telemóvel com o tablet (por Wi-Fi, sim).

      1. Avatar de Luis
        Luis

        O artigo fala no fim do wifi e tu dás uma solução com wifi.

        1. Avatar de Jose Baptista
          Jose Baptista

          Pois!!!!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Eh eh eh, é bem visto! 😉
            Mas a ideia não é propriamente o fim do Wi-Fi mas sim olhar para o Wi-Fi como uma segunda tecnologia

          2. Avatar de André
            André

            Alguém que percebeu o que eu queria dizer!

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Mas depois tens a questão da bateria…..acabas por ter 2 aparelhos para utilizar “apenas” um!

  2. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu tenho 10GB para todas as variadíssimas apps, 5GB para YouTube / Twitch e 5GB para a restante Internet. No total 20GB por mês e pago 15.96€ por mês na Rede Vodafone. Respondendo à segunda questão, sim, se tivesse um plano de dados ilimitado só usaria a rede Wi-Fi se a cobertura de rede móvel 3G/4G fosse fraca, o que é raro acontecer na Vodafone. Contudo, com o plano de dados que tenho atualmente nunca peço a senha da rede Wi-Fi.

    1. Avatar de José Braz
      José Braz

      13.99 euros por mês ilimitado Meo, e 11.90 ilimitado Nos, estes são os dois serviços que tenho sendo q ue o Nos já tenho há uns 5/6 anos assim e o Meo há uns 3/4 anos e o Meo ainda tenho a vantagem de ligar por um mês mandar desligar e quando quero volto a mandar ligar, por isso parea mim wi fi é para esquecer mesmo

    2. Avatar de qwertyuiopus
      qwertyuiopus

      Correcção: isso é apenas para os putos que têm Yorn.

      1. Avatar de Script
        Script

        Ou para aqueles que têm putos em casa, que não usam telemóveis ainda e usamos nós.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Cada vez que entro num restaurante na Baixa Pombalina fico sem rede. Há muitos casos onde o Wi-Fi é a única solução.

  4. Avatar de David
    David

    Eu já nao uso. Tenho 20 gb de tráfego no telefone..

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Ha operadores a oferecer 30G a precos bastante interessantes”

    Que precos? Podem nao swr nada interessantes!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Preços interessantes para ricos…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Preço interessante para ricos 🙂

    3. Avatar de Cruz
      Cruz

      cá em Portugal tem 1 GB por 15 euros, n sei qual o interessante nisto.

      1. Avatar de VC
        VC

        Por 15€ consegues no minimo 20GB

        1. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          até podes arranjar 20Gb por 15€ mas não é o mínimo. Há vários tarifários que por cerca de 15€ dão bem menos do que 20GB

  6. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Que misturada! O 5G poder ser mais rápido que o WiFi está longe de implicar o fim do WiFi, tal como o WiFi ser mais rápido que o bluetooth não implicou o fim do bluetooth. Cada coisa tem as suas vantagens e funcionalidades, sendo que a disponibilidade de rede 5G rápida no interior de edifícios vai ser muitas vezes um problema, ainda mais com as frequências que têm sido faladas.

  7. Avatar de Fábio Pereirinha
    Fábio Pereirinha

    Numa era onde os operadores estão cada vez mais a trabalhar em Wifi-Offload para dados e voz inclusivé – VoWIFI – (seja ele através de APs Trusted – TWAG/TWAP ou untrusted via ePDG) para poder fazer face à congestão na rede móvel, a resposta parece ser óbvia: não tão cedo. A questão é que estes offloads tendem a ser cada vez mais transparentes para o utilizador devido a autenticação integrada através do próprio SIM. Isso irá facilitar bastante o “pedir a password”.

    A capacidade das portadoras é limitada devido à tecnologia e frequência aplicada no interface ar, o que faz com que a congestão seja muito maior que nas redes Wifi, onde serve um número inferior de pessoas (regra geral) e tem por norma uma rede estruturada de alta velocidade a suportar a mesma.

    1. Avatar de k
      k

      É isto mesmo.

      “Taxa de download: 20 Gbps por célula (em 4G a taxa de download mínima é 1Gbps), garantindo assim uma taxa de download mínima de 100 Mbps por cliente.
      Taxa de upload: 10 Gbps por célula, garantindo assim uma taxa de upload de 50 Mbps por cliente.
      Suporte para 1 milhão de dispositivos ligados num raio de 1 Km^2 (requisito fundamental para o mundo da Internet das coisas)
      Suporte para comunicações em movimento, até 500 Km/h
      Latência máxima de 4 ms (em 4G/LTE o valor 20 ms). No caso de comunicações URLLC (Ultra-reliable Low Latency Communications) a latência deverá ser inferior a 1 ms”

      Estão aqui muitas promessa que, depois da tanga que foi/é o 4G com antenas saturadas, velocidades ridículas, latências horríveis, PUA/PUR’s, etc, só acredito quando vir. Até lá, não, nem de perto vão substituir o wireless de uma rede muito mais folgada.
      Eu andei a penar 2 anos com a NOS e a “internet fixa 4G” deles que muitas vezes nem sequer para abrir o google dava (principalmente à noite e na altura de emigrantes).

      O artigo compara alhos com bugalhos. Mais concretamente pergunta se podemos substituir alhos por bugalhos. Só porque ambos providenciam acesso à internet não quer dizer que um possa substituir o outro. O wifi faz muito mais do que só fornecer acesso à internet. A grande maioria dos aparelhos que usa wifi não tem sitio para cartão sim para dados. Não é garantido que exista boa rede de dados em todo o lado. Na mesma onda, quanto pior for a rede mais energia é consumida no aparelho – se tiver bateria, acaba rápido. Comunicação entre aparelhos ligados na mesma rede, etc.

      Nah, o wifi está cá para ficar durante muito tempo. Pelo menos em “comparação” com os dados móveis.

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Wifi consome menos bateria, vou sempre preferir Wifi se disponível

      1. Avatar de nuno
        nuno

        sim, concordo! 4g rebenta a bateria rápido!

        1. Avatar de Contribuinte
          Contribuinte

          Vinha mesmo só para comentar isso! 🙂
          Wi-fi ainda terá lugar em muitas situações.
          As baterias não fazem milagres.

    1. Avatar de Marco Rocha
      Marco Rocha

      Aí está o meu ponto de vista.

  9. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Muito dificilmente irá acabar.
    Existem muitas zonas em que nao há rede ou entao a rede é limitada fraca ou lenta. Mesmo nos centros das cidades dentro de casa a coisa já começa a funcionar mal

  10. Avatar de Lp032
    Lp032

    Consumo de bateria continua a ser um factor. Gasta se menos em Wi-Fi.

  11. Avatar de kekes
    kekes

    Eu tenho Nos 4G como net em casa. Posso dizer que funciona 5* quando a antena não está saturada, bem melhor que o ADSL que tinha antes que estava sempre a cair a a velocidade era muito má. O problema é que durante o dia flutua muito, pelo que é necessario maior investimento neste tipo de redes. Mas sim, serão o futuro quando se investir mais dinheiro nas redes.

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      Eu tenho nos fibra em casa e sim gosto bastante mas a nível de rede fora de cidades e grandes vilas é sofrível de tal forma que me faz arrepender ter saído da Vodafone para a NOS a nível de telemóvel.

      1. Avatar de gio
        gio

        basicamente, trocou um ferrari por um fiat em termos de cobertura de rede

        1. Avatar de Celso Costa
        2. Avatar de J Madeira
          J Madeira

          Não propriamente! O que se passa é que a MEO tem a maior cobertura nacional (dentro e foras dos grandes centros) mas na Banda 20 (800MHz). Alguns telemóveis não suportam a Banda 20 e logo tens problemas com o 4G. Assim como os outros operadores, como não usam a Banda 20, dão problemas no 4G fora dos grandes centros.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    E a bateria que se gasta com dados móveis e não se gasta com wifi?

  13. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    Hot spots! A Nos (p/explo) permite ligar qq cliente a um hot spot. Claro que no “fim do mundo” teremos que recorrer à ligação 4G (se o operador tiver cobertura). Ou seja, em cidades penso que os Hot spots (WiFi) são solução. Nas restantes zonas…. 4G. Se as operadoras “abrirem os cordões à bolsa” (o que não me parece fácil) talvez tenhamos 4G (5G em 2020) “all over the world”. Ver para crer……….

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho 250Mb por 3.14€ . Wi-fi só em casa.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      O que fazes com 250Mb por mês? LOLLL

      1. Avatar de Gangplank
        Gangplank

        Provavelmente manda mais mensagens que tu tens cabelos na careca

      2. Avatar de EuTenhoCem
        EuTenhoCem

        Eu tenho 100MB xD

  15. Avatar de Oscar
    Oscar

    Porque vou muitas vezes ao futebol, e a largura de banda nessas situações é péssima, a não ser que se use o wifi do estádio onde vou…
    Basicamente onde existir um grande ajuntamento de pessoas, os dados não funcionam bem.

  16. Avatar de Metro
    Metro

    1GB , 12€ por mês e sim, continuaria, em casa obviamente. Em casa tenho 120/120 e continuaria a ser melhor que usar os dados

  17. Avatar de Rui
    Rui

    No nosso caso com uma rede Europeia sem Roaming, talvez, mas teria de ser garantido com rede 5G em todo o lado. Tendo em conta que ainda hoje em dia ha regioes em Portugal que nem 3G em condicoes tem porque “o nivel de utilizacao na area nao justifica a expansao”, nao vejo isso acontecer nunca. E nem estou a falar em regioes remotas, estou a falar em localidades com 5000 habitantes.

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    Isso é tudo teorias, porque na prática as velocidades serão sempre muito mais baixas.
    Eu, nem que tivesse 100gb para gastar, recusava uma ligação Wi-Fi. Isto porque a ligação seja por fibra ou por ADSL é sempre muito mais estável do que usar redes móveis.
    Uso redes móveis apenas quando não tenho Wi-Fi por perto e tenho a necessidade de aceder à internet.

    Já nem vou falar do preço do plafon que as operadores fazem, simplesmente ridículo, pagar 3 ou 4 € por 200megas… Mas isso é outro assunto 😉

    1. Avatar de Filipe José de Matos Serra
      Filipe José de Matos Serra

      Acho que a questão é mesmo só o preço. Em casa tive durante uns tempos (antes de chegar a fibra) um router Vodafone 4G, pagava salvo erro 15,99€ por mês, tinha trafego ilimitado e a net era super estável e rápida (50Mbits). E isto com o modemzito Huawei que vem com o plano. Imagino que com um router 4G a sério a coisa seria ainda melhor.

      Mas sim, os preços normais para rede realmente móvel, são um absurdo, pq este 4G que tive era restrito ao domicílio.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sabes se esse tarifario 4G ainda existe? é que por acaso dava-me jeito ter 4G mesmo que fosse restrito a casa

  19. Avatar de Andy
    Andy

    Uma rede Wi-fi é muito mais do que aceder a internet. Se num ambiente empresarial isso é uma realidade quase inquestionável, nas nossas casas também precisamos do Wi-Fi para controlar as nossas smartTVs, fazer casting, aceder à nossa biblioteca multimédia, etc. e isso não é muito viável ser feito por ligação de rede móvel.
    Portanto o as redes 4G/5G não pode ser um substituto do Wi-Fi

  20. Avatar de Filipe José de Matos Serra
    Filipe José de Matos Serra

    Em 2012 vivi durante meio ano na Estónia. Lá, por 15€ mensais, tinha chamdas ilimitadas para a rede e GB ilimitados de dados. Não me venham com histórias.. Portugal é uma treta.

    1. Avatar de ze ninguem
      ze ninguem

      aonde mesmo?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Isso de generalizar um país em função do plano de pacotes….acho de muito mau gosto.

      De certeza que estás melhor cá do que lá, caso contrário dirias que viveste meia dúzia de anos em Portugal e que agora vivias como um lorde na Estónia.

      Só cá faz falta quem cá está.

    3. Avatar de Gangplank
      Gangplank

      na estonia recebes 200euros de salario

    4. Avatar de Paulo Brito
      Paulo Brito

      O que é certo é que alguns países cujo ordenado mínimo é superior ao PT existem operadoras a praticar pacotes mais completos e a preços mais baixos do que em PT. Veja-se o caso da operadora SFR que faz parte do grupo ALTICE, tal como a PT/MEO e os preços não têm nada de semelhante!

  21. Avatar de pintor
    pintor

    Não me ligo rede alguma que não seja gerida por mim.
    Tenho 30GB que me chega e sobra para a utilização que faço.
    Sendo ilimitado abria outras formas de usar.

    1. Avatar de Gangplank
      Gangplank

      Eu tenho 50Gb na NOS poe apenas 9.90euros mes mais chamadas ilimitadas

  22. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Nunca me liguei ou pedi uma senha de uma rede wireless pública na vida.
    Actualmente tenho 15 GB de plafond, se não tiver rede simples, não uso telemóvel.

  23. Avatar de Zéi
    Zéi

    Off topic:
    As conspiracoes contra a nossa amada Apple continua. Depois daconpiracao acerca dos e-books, agora isto 🙁
    http://www.wired.co.uk/article/apple-price-fixing-russia-guilty

  24. Avatar de nuno
    nuno

    25€/mes com dados ilimitados

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas com velocidade limitada acima de 30G né?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Qual o tarifário?

  25. Avatar de Luis Oliveira
    Luis Oliveira

    Não acredito de todo, o número de dispositivos móveis irá continuar a subir exponencialmente, se todos os dispositivos só usassem redes móveis de dados certamente as mesmas teriam graves problemas de capacidade (mesmo em 5G) se maior é o débito maior o consumo sempre foi assim e será. O Wi-Fi tem um papel importantíssimo e terá em fazer o backhaul das redes móveis, de maneira a aliviar a carga das mesmas.

  26. Avatar de Joaquim Fialho
    Joaquim Fialho

    Nunca.

    Dado que o Wi-fi é um receptor e emissor de sinal, sua utilidade em: caves, subterrâneos e outras construções no sub-solo, que não sejam públicas, necessitam de um Wi-fi para espalhar o sinal de fibra. Pois o sinal de uma antena, não penetra a mais de 10 metros do solo, sendo sempre necessário antenas no local (como túneis).

  27. Avatar de xokopt
    xokopt

    Não se esqueçam nas redes privadas/profissionais, onde queremos um ambiente mais controlado, mas com mobilidade. Para estes e devido a necessidade de acessos a recursos locais (servidores, apps, etc… que podemos nao querer expor na NET), acredito que o wifi continue por muitos anos…

  28. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Em Angola “Luanda” tenho 4G a uma velocidade média de 20Mbs download e 10Mbs Upload, num plano de 5Gb por apenas 70€… de rir mas é verdade….

    Agora sobre o assunto…
    Penso que o Wifi nunca será uma segunda opção, devido à facilidade de se ligar vários dispositivos em rede e claro um consumo de bateria muito mais baixo… Se estivermos a falar de hotspots, esses sim, poderão vir a ser obsoletos….

  29. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Redes locais. Eu quero controlar equipamentos da casa/escritório sem ter de os expor à internet.

  30. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    a questao nao esta no plano de dados ilimitado,mas tambem na velocidade que as operadoras oferecem,quando temos redes de wifi que oferecem 200megas/segundo ou mais,vs redes que oferecem 4mb/segundo,para nao falar quando estamos numa zona muito povoada,como um evento publico basta estarem mais de 40mil pessoas que as redes começam logo a patinar… noutros paises ja existem internet ilimitada nos operadores por 20euros por mes,coisa que aqui em portugal decerteza que irá ser mais caro.

  31. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Com os operadores nos EUA a acabar com os planos ilimitados e a colocar tudo limitado, não sei bem onde foram buscar esta ideia de que o 4G/ 5G irá “acabar” com o wi-fi… além de que como disseram o wi-fi consome menos bateria que o 4G pelo menos.

  32. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Que misturada. Está se a discutir coisas diferentes.
    A não ser que queira discutir o fim das redes locais, é isso ?
    O wifi é para redes locais (LAN).
    Querem os PCs de casa ou de uma empresa sempre ligados a uma rede de uma operadora ?
    O wifi tem velocidades maiores, com a norma ac 867 Mbps.
    Querem aceder a um servidor local através da operadora ? Se for tudo para a cloud talvez faça sentido, mas existem problemas em que isso não é possivel.

  33. Avatar de Né Silva
    Né Silva

    100Gb por apenas 5€!!! Melhor é impossivel 🙂

  34. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Eu só de olhar para a 3ª fotografia deste artigo do Pedro Pinto,a das tipas a andar na rua com os olhos colados nos smartphones até fico tolo !! Mas que vida !! Passam mais tempo no “tecla-para-aqui-tecla-para-ali” que até enojam !! Mas falo tanto das mulheres como dos homens.Há homens viciados nisto.Era só o que faltava perder tempo da minha vida a olhar constantemente para um monitor pequenito e o mundo(e o tempo),a andar e eu a perder tempo da minha vida nisso.Ora,ora !!

  35. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boas… No futuro não muito distante os chips SIM vão deixar de existir ( já não fazem sentido) o nosso número (se é que vai existir) será virtual, podes ter vários, e as baterias vão sofrer muito menos é durar muito mais.

  36. Avatar de Bruno Braga
    Bruno Braga

    Vivo no Reino Unido, e por 16£ tenho Dados ilimitados, tenho Wi-Fi em casa, mas grande parte das vezes ate me esqueco de conectar a Rede de Casa. ja cheguei a usar 62GB num mes.

    (desculpem, nao usar “acentos” mas sao limitacoes do Teclado Britanico)

  37. Avatar de powerverde
    powerverde

    Eu trabalho por toda a zona centro, e uso a net constantemente. Se não fosse o café da aldeia ou da vila ter um wi-fi, mesmo que manhoso, não era com o 4g/3g/gprs que me safava. Nas cidades a cobertura é excelente, na A1 também. No resto do país? LOL.
    Agora respondendo à pergunta utópica: Se o 4G fosse excelente em todo o lado, e tendo dados ilimitados, iria pedir a senha do wifi ao sr Manuel ou à Dª Maria, tendo muitas vezes de consumir qualquer coisa para poder estar na esplanada a mandar um e-mail?
    Resposta utópica: Claro que não!

  38. Avatar de Pescador
    Pescador

    não percebo qual é a cena, eu deixei de usar Wi-Fi há 7 anos, tenho 300 GB de net/mês por € 3,50, e ligo todos os devices lá (por Wi-Fi).

  39. Avatar de José Araújo
    José Araújo

    Quem vive numa aldeia sabe bem o quanto isso é difícil… Até Wi-Fi em casa é de pouca velocidade e rede Mobil fraca

  40. Avatar de Gonçalo Mendes
    Gonçalo Mendes

    Por questões de segurança nunca me ligo a redes Wi-Fi a não ser as minhas por isso uso sempre fora de casa a rede móvel