Para estar seguro no seu Android, tire-lhe a bateria

119 Comentários

O processo pode parecer saído de um filme de Hollywood mas, na verdade, é mais um caso grave de falta de segurança no sistema operativo Android.

Segundo especialistas de segurança da AVG, existe um malware que interfere no processo de desligar o dispositivo, levando o utilizador a pensar que, de facto, o equipamento está desligado. Na verdade, o equipamento continua ligado e até ligado ao serviço dos hackers.

imagem_avg_malware00


A maioria de nós já viu os filmes de Hollywood, onde hackers espiam, rastreiam e têm acesso a dispositivos móveis conseguindo proezas que facilmente pensamos serem impossíveis na “vida real”. Pois bem, há coisas que a ficção mostrou e que, na realidade, já existem entre nós, como por exemplo, atacar um smartphone quando este, hipoteticamente, está desligado.

imagem_avg_malware04

Investigadores da AVG descobriram recentemente um malware que “sequestra” o processo de encerrar o sistema operativo móvel, o mesmo que desligar o smartphone, dando a ideia que tudo está parado mas que na realidade apenas foi encenado um truque que ilude o utilizador.

Quando o utilizador activa a função desligar no ecrã ou quando carrega no botão físico para desligar o seu smartphone, o malware corre a animação que dá a entender que o processo está em curso e depois mostra o ecrã totalmente desligado. Contudo, o telefone mantém-se está ligado!

Enquanto o telefone está neste estado, o malware pode efectuar chamadas, tirar fotos e realizar muitas outras tarefas sem que o utilizador se aperceba.

Mas como isso é possível?

Em primeiro lugar, temos que analisar em detalhe o processo de encerramento.

Em dispositivos Android, quando o botão de desligar é pressionado o sistema invoca a função interceptKeyBeforeQueueing função da classe
interceptKeyBeforeQueueing.

Assim, a função interceptKeyBeforeQueueing irá verificar se o botão de desligar é pressionado e ao ser activa um determinado processo. Esse processo é o encerramento do smartphone, assim, quando o utilizador activar o desligar no botão, o smartphone não desliga de todo.

imagem_avg_malware01
Processo para o malware ter o controlo do equipamento

Quando o botão de energia é largado, o malware chama a função intereceptPowerKeyUp, esta função vai accionar um executável para a máquina continuar ligada.

Depois, há vários outros processo que são solicitados, para completar a acção, como o interruptor LONG_PRESS_POWER_GLOBAL_ACTIONS, que irá permitir executar algumas acções após o botão de desligar ser largado pelo dedo do utilizador.

A seguir, bom, a seguir começa toda a acção propriamente dita. Ao solicitar a função showGlobalActionsDialog o malware permite que seja aberta uma janela que permite seleccionar funcionalidades do equipamento, tais como colocar o smartphone em mute, activar o modo avião… entre outras.

Com estas acções já controladas, o malware aplica a si mesmo permissões de root. De seguida, injecta o processo system_server para ligar o objecto mWindowManagerFuncs.

Tudo depois será facilitado, são uns processo a seguir a outros já com o utilizador iludido, a pensar que tem o smartphone Android desligado e este poderá estar a fazer chamadas, a enviar as suas SMS ao cibercriminoso ou ainda a tirar fotografias do ambiente em redor. Tudo porque o malware conseguiu acesso root à máquina.

Quer ter a certeza, pelo menos por agora, que está a salvo do malware no seu Android? Tire a bateria!

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Fiquei agora na duvida, “Com estas acções já controladas, o malware aplica a si mesmo permissões de root. “, é possivel funcionar em telemoveis rootados e não rootados?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Näo há duvida é que as empresas de venda de anti virus e afins injectam uns codigos para criar duvida e vender software como bolinhos quentes

      1. Avatar de A. B. Braga

        Duvido que as empresas de anti-vírus pague, ou tenham equipes para desenvolver tais, se há milhares a fazê-lo com outras intenções e dando-lhe lucros sem nada lhe pagar!

      2. Avatar de Artur Oliveira
        Artur Oliveira

        os segurança da AVG, dizem uma coisa, da Kaspersky dizem outra, do Avast idem, e por aí fora; isso cheira a publicidade barata para convencerem os utilizadores a comprarem os seus pacotes. Compra quem quer, mas no meu smartphone uso um antivírus open source e ainda não tive nenhum problema de segurança. Mas é óbvio que cada um faz as suas opções. Na parte que me toca, raras vezes sigo as opiniões dos especialistas

  2. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Foogoooo, já nem sei que pensar… Se calhar o melhor é deixar de usar todo e qualquer dispositivo ou então deixar de ler…! 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Se até nos ferros de engomar, nos cigarros electrónicos e nos frigoríficos já apareceu malware… agora pensa 😀

    2. Avatar de knom
      knom

      voltar atrás no tempo usar “dumbphones”
      porque os “smartphones” estão cheios de bloatware e malware

      1. Avatar de Luis
        Luis

        ou usar windows phone, que está imune a essa treta toda!

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Como utilizador muito orgulhoso de WindowsPhone (e os anteriores PocketPC e Windows Mobile), aconselho-te a ter calma!
          Quando o WindowsPhone for considerado de massas vais vê-los a aparecer 🙁
          Aconteceu o mesmo com a Apple e o MacOS!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Não me parece pois o WP é completamente fechado, não permite roots nem acesso indevido ao SO ou ao espaço das outras apps.
            O curioso é que os SOs associados ao Unix/Linux é que tinham essa fama e agora é mais o contrário. Pode-se dizer que a MS aprendeu alguma coisa… (a Google ainda não)

          2. Avatar de int3
            int3

            @luis
            chama-se a isso microkernel. Tens SO’s unix-like que sejam microkernel….
            Mas pensa bem, o WP deve ter serviços que corram como administrador certo? por isso deve haver maneiras de correr software como admin, mesmo que seja fechado.

          3. Avatar de Luis
            Luis

            @int3
            Sim, mas esses serviços são do SO exclusivamente e a MS protege-o por hardware (com Hash ou algo parecido) desde o momento em que ele começa a iniciar. Até agora os poucos que conseguiram fazer algo parecido foi com um Samsung (e ela nunca se preocupou minimamente em proibir isso).

        2. Avatar de Antonio Costa
          Antonio Costa

          nao sejas fanatico, nao ha nenhum SO isento de malware, queres um telemovel limpo e seguro? compra o NOKIA 3310—-

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Não se trata de ser fanático mas sim de compreender como um SO pode ser desenvolvido. A MS testa as apps ANTES delas ficarem disponíveis na loja, ao contrário da Google. Claro que mesmo assim pode passar alguma, mas há-de ser só essa e nunca irá estragar/interagir com as outras ou o SO de forma maligna. Até as modern apps no windows em pc são assim. Investiga.

          2. Avatar de Fernando
            Fernando

            Ai está a resposta adequada!cmps.

  3. Avatar de mzzr
    mzzr

    “Com estas acções já controladas, o malware aplica a si mesmo permissões de root. De seguida, injecta o processo system_server para ligar o objecto mWindowManagerFuncs.”

    só quem tem root, né? quem não tem root não precisa tirar bateria

    1. Avatar de Gato Preto X
      Gato Preto X

      Basta uma app bem feita, para teres acesso root…

      Por exemplo, towelroot…

      1. Avatar de Vítor M.

        Entre outros, mas é por aí claro!

        1. Avatar de mzzr
          mzzr

          towelroot não funciona no android 5. só versões anteriores

          1. Avatar de Gato Preto X
            Gato Preto X

            Também não interessa…

            Só 1.6% é que tem Android 5…

          2. Avatar de Miguel Clara
            Miguel Clara

            Também não funciona em ROMs que estejam atentas a isso…

            Ex. um OnePlus One atualizado (não sei precisar se o mesmo se verifica para outras ROMs CM11 based)
            não é vuneravel ao towelroot.

            Além disso tinhamos primeiro de instalar a app… depois o malware… há sempre ingenuidade do user pelo meio, tal como em nos PCs.. onde a mairia usa contas com acesso admin (Windows) e clica em tudo que vê.

            Mas já agora uma questão quanto ao malware em si…. supostamente ele “da root a si proprio”… mas tendo o SuperSU instalado o mesmo permite fazer o “su” como seria em qq linux, mas avisa do facto… qq app que tente elevar a acesso com o “su” teria de ser permitida 1º.
            Neste caso não?

          3. Avatar de Miguel Clara
            Miguel Clara

            P.S. E eu antes do “malware” tinha receio também do próprio AVG e outros do género… é só ver as permissões que pedem.

            Localização… SMS e Chamadas, contactos…. lol

            As pessoas preocupam-se com o acesso root tanto mas dar toda a info do telem de graça e assinando por baixo que concorda a terceiros já é “seguro” 😐

  4. Avatar de DoContra
    DoContra

    A chatice é que há telemóveis que não conseguimos retirar a bateria. Pelo menos sem “rebentar” com o bicho! 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Começo a perceber porque testam alguns smartphones “à bala” 😀

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Refiro-me mesmo aos equipamentos selados, em que não se tem possibilidade de se aceder à bateria (tipo Alcatel qualquer-coisa, vendido pela Optimus como San Remo Mini).

        1. Avatar de chicosoft
          chicosoft

          Tenho um moto G a bat nao sai 🙁

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Nem a bateria nem o raio do update 5.0 ou 5.02 para a versão de 2013 🙁

          2. Avatar de brigadinhos
            brigadinhos

            Eu tenho um moto G (2014) e já tenho a versao 5.0.2 e acreditem que não fiquei contente com o updare, enquanto que há coisas novas que são excelentes, tiraram muitas funcionalidades que eu usava diariamente. Prefiro voltar ao 4.4.2 pelo menos por agora

  5. Avatar de Xtr3m3
    Xtr3m3

    Cada vez mais ando inclinado a comprar um iPhone 6.

    É com estas noticias que leva-me a pensar que o Android com o passar dos anos está cada vez mais perigoso comprar um smartfone com o sistema Android.

    É a realidade.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Android só em tablet’s e é para BRINCAR , para assuntos sérios, existem outras alternativas.
      iOs claro!

      1. Avatar de TheosKratos
        TheosKratos

        Ora pois claro, ios nem sequer tem jogos e outras coisas de tao serio que e… a maior parte das apps para iphone e ipad sao todas produtivas e td! Grow up! Tanto android como ios servem para brincar como para coisas serias, dependendo do que lhes metes la dentro, mas ja sei que isso e dificil de entender para um fanboy tao obvio como tu que nao ve mais nada a frente que uma maça ja com uma dentada la 😉

        Cumps

        1. Avatar de knom
          knom

          tu não percebeste lol…..

          1. Avatar de TheosKratos
            TheosKratos

            Hmm… N percebi o que? Podes me elucidar?

          2. Avatar de Rui C
            Rui C

            Não perceberam. Não adianta LOL

    2. Avatar de Vítor M.

      Com o passar dos anos o Android está muito melhor, isso é uma certeza, agora está também a ficar mais fechado, mais controlável, isso também é sinal que estão a aprender alguma coisa.

      Mas de facto há mercados, pela sua falta de regras no controlo das apps, porque não existe a Google Play e porque não há lei que lhes olha mão em cima… fazem de tudo para roubar.

      1. Avatar de int3
        int3

        É graças a artigos aqui no pplware que levam muita gente a pensar no contrário Sr Vítor M….

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          Os artigos aqui do PPLWARE só elucidam que apesar do android apresentar ao longo dos anos algumas melhorias, ainda não chega aos calcanhares do iOs. E isso tem que ser referido, visto que andam aqui muitos iludidos.

          1. Avatar de Vítor M.

            Depende do ponto de vista. Ao nível da segurança nas versões modernas as coisas já não estarão atras de qualquer outro sistema operativo, o mal são as outras versões, o grande mercado do Android. Agora, o Lollipop por exemplo, é só por si um grande avanço.

          2. Avatar de int3
            int3

            Rui C.
            Eu tenho um iPhone 5S e um macbook pro retina 11,1. E declaro que o ANDROID a nível do utilizador é muito melhor que o iOS de LONGE. Eu já tive um android e a minha namorada tem um wiko com kitkat. A única coisa que me levou a comprar iPhone foi por facto de ser iOS e eu quero simplesmente explorar o sistema ao maximo, programar etc… o OS X para mim foi como um Linux premium. muito software que usava no Linux (openSUSE na minha workstation) dei port para aqui. Simplesmente tu Rui és mesmo tapado para só ver a maçã á frente. Existe muito mais. alarga os horizontes. Exprimenta tudo.
            Queres que diga o que é mau no iOS? Queres que diga o que é mau no OS X? Estamos a falar do software ou do hardware? existe diferenças.

            iOS: – não podes alterar alguma coisa na UI. Tive que dar jailbreak , que agora nem o tenho para jogar ingress, para alterar um pouco o interface. Isto para mim é muito mau.
            – Ligar os dados para receber MMS’s ….
            – Não posso ler MP3…
            – Não posso aceder aos ficheiros do sistema…
            – Não suporta dual SIM…
            – Não suporta SD externo…
            E outras coisas que vou encontrando pelo dia a dia .
            O meu macbook podia ter umas specs muito melhores. não sei porque não querem por… mas para isso tenho a minha workstation.

    3. Avatar de TheosKratos
      TheosKratos

      Se vais com esse pensamento, deixa que te diga que vais mal entao. Tipo, ios e relativamente mais seguro que android, verdade. Mas nao e imune. Portanto e tudo uma questao do que queres e gosto pessoal, pq se vais fugir do android para ios so por causa disso, tambem tens muito malware para ios por ai. Choose wisely my friend 😉

      Cumps

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Diz ai o malware do iOS..?
        Já no android até na store o distribuem, e não existe qualquer controlo, é tudo à grande.

    4. Avatar de Oliveira
      Oliveira

      Não tenhas ilusões, a diferença é que a Apple fornece as informações directamente à NSA. Num mundo tão digital, a privacidade é algo no mínimo….relativo

      1. Avatar de TheosKratos
        TheosKratos

        ^^^ This

      2. Avatar de knom
        knom

        lol outro que ao percebeu

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Eh eh, estamos sujeitos a isto tudo em todos os sistema que ligam à Internet e quanto ao IOS, dado a descontracção dos utilizadores e o pensamento de que a mim não vai acontecer, quando acontecer, vai ser bem pior

    6. Avatar de traveller
      traveller

      Depois quero ver como tiras a bateria do iPhone 6 🙂

  6. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Vitor M …. e que tal fontes da noticia ?

    Nenhum dos principais canais internacionais de noticias falam do assunto

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        tks mas já tinha achado

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora bem, está no texto, logo na primeira palavra AVG.

      PS: Os principais canais de notícias somos nós, portanto 😉

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        Vitor, uma noticia destas estaria por todo o lado… e não está!

        Desculpa, mas acho que esta situação é gato escondido com rabo de fora, tipo os casos que estão na PJ relativos aos telefonemas dos “técnicos” da Microsoft a pedir acesso ao teu computador para fazer actualizações de segurança.

        É óbvio que algo não bate certo nisto!

        Não confio nem mais nem menos na AVG, apenas acho que isto a ser verdade iria colocar tudo em polvorosa, e não estou a ver isso em lado nenhum !

  7. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    http://now.avg.com/malware-is-still-spying-on-you-after-your-mobile-is-off/

    Estranho … apenas a AVG fala do assunto com print screens em chinês… hummmmmmmmmm

    Acho isto no mínimo duvidoso!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O que é duvidoso? Ser a AVG a noticiar ou estar em chinês os prints?

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        ambos

    2. Avatar de Vítor M.

      Duvidoso? Eles são uma das marcas mais fortes no capitulo da segurança, mas podes duvidar… alias, qualquer pessoa pode duvidar de tudo. Agora que está no site deles e explicado, quase, todo o processo… isso está.

      Se não fosse tal como referem, achas que se iam expor ao ridículo? Está uma marca comercial em causa 😉

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      No que respeita a detectar problemas segurança em dispositivos com Android são os que provavelmente estão melhores preparados para isso:

      http://finance.yahoo.com/news/avg-retains-position-1-downloaded-080000488.html

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Muitas das coisas que aparecem nos filmes, são possíveis de transpor para a realidade… As vezes a malta é que pensa que aquilo é 100% ficção.

  9. Avatar de J T
    J T

    A fonte é a própria AVG, mas encontrei vários sites que mencionam a noticia:www.bgr.in/news/new-android-malware-spies-on-you-even-when-phone-is-switched-off/

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, o malware, segundo consta, trata desses pontos todos. Alias, está cada vez mais “inteligente”,A fonte está no site, foi mesmo a AVG que propagou.

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    é tudo muito giro, mas para o malware já lá estar tem de haver alguem que tenha o root e dê permissoes de root a alguma app que contenha esse malware.

    O café não entorna se o copo estiver vazio 😛

  11. Avatar de J T
    J T

    E no ano passado a CNN já tinha lançado uma noticia a propósito da NSA conseguir fazer o mesmo com qualquer smartphone:money.cnn.com/2014/06/06/technology/security/nsa-turn-on-phone/

    1. Avatar de Vítor M.

      Eles conhecem-se todos, ou achas que não? O mundo ali gira com outra velocidade e os peões neste tabuleiro são os incautos…

  12. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Isto está muito mal explicado… Mesmo muito mal…
    E o malware só consegue fazer isto com root!
    Ora com root, nem é preciso isto tudo. Com root qualquer coisa é possivel!
    Basta pensar no Xposed que mete “hooks” no codigo do android. É basicamente o que o malware faz.

    1. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      nem + !

    2. Avatar de Vítor M.

      Ricardo, tens aqui o endereço do responsável pela equipa de investigação: stephanie.kane@avg.com

      Dessa forma poderás dissipar o que achas estar mal explicado.

      1. Avatar de Bicla Man
        Bicla Man

        Vitor sobre o teu artigo explica lá porque que eu tenho que tirar a bateria, se a solução está no anti-vírus?

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu explico? Pede essa explicação aos investigadores 😉 eu nisso e tirar baterias não me quero meter 😉

  13. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Creio que para se estar seguro num Android devemos apenas nao o usar! Simples…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como tenho android e iPhone posso dizer, para se estar seguro o melhor é não ter 🙂

      1. Avatar de int3
        int3

        eu tenho tudo. exepto tudo que seja da microsoft. E digo que nada é seguro mas isto é fazer uma tempestade num copo de água. e eu como estou no ramo da segurança informática (escalando para ter o mestrado disso) acho que as empresas de “segurança AV” fazem de preposito. Assim como a industria farmaceutica iria ganhar muito dinheiro se saísse aí um víruszito…

  14. Avatar de Rui C
    Rui C

    Android’s só para fazer de pisa papeis mesmo.

  15. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Imaginem que mesmo que tiremos a bateria ainda existe uma bateria interna para fazer mais “Cenas maradas”.

    O risco de ter tecnologia e paranóia das pessoas está intimamente ligada.

    O melhor mesmo é não ter nada. ou um Nophone.

  16. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    De certeza que os “especialistas da AVG” já enviaram um fix para os seus clientes pagantes…

  17. Avatar de e que tal
    e que tal

    optar por um Blackberry???
    hein?!?

  18. Avatar de Abílio
    Abílio

    O blog de onde vem a notícia:
    http://now.avg.com/malware-is-still-spying-on-you-after-your-mobile-is-off/
    E terminam com:
    “Luckily, this malware has been detected by AVG. And next time if you want to make sure your mobile is really off, take the battery out.”
    Mais valia dizer para instalar o AVG, e este o detecta para quê sugerir tirar a bateria?
    No battery, No AVG Lol

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Lol!
      Simples! O AVG a única coisa que consegue fazer é detectar o malware! Não consegue desativá-lo! A única maneira é mesmo tirar a bateria…!

  19. Avatar de Rui Moreira
    Rui Moreira

    Vendo aquilo que li no artigo o Malware nao aplica a si proprio as permissoes de root coisa nenhuma , passo a citar o artigo da AVG “First, it applies for the root permission.” ou seja pede ao utilizador permissões de root, e claro que se o telefone estiver “rooted” isto pode não acontecer , e a app pode obter as tais permissões maléficas. Por outro lado isto parece me um bocado a historia do “comprem os nossos produtos senão coisas mas podem acontecer!!!”

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois eles também não são parvos 😉 é o core business da AVG. Detectar e lançar contra-medidas com o seu software é o ganha pão deles 😉

      1. Avatar de Bicla Man
        Bicla Man

        Então se a solução está no Anti-vírus porque que eu tenho que tirar a bateria?

        Isso é o mesmo que dizer: Para estar seguro no seu Computador, não o ligue.

        WTF

  20. Avatar de Ricafdo
    Ricafdo

    Nem sei porque ainda nem dou ao trabalho de ler os comentários…

    Parece que há users que são pagos para falar mal do Android em toda e qualquer circunstância.

    1. Avatar de LP
      LP

      Não há muito tempo, eram os artigos da Apple que ficavam inundados com Apple-haters (e meia dúzia de acérrimos defensores), neste momento as coisas inverteram-se e são os de Android a ficar cheios de comentários mais ou menos troll, de puros haters; isto pode ser interpretado de várias maneiras, mas uma coisa é certa, o Android tem vindo a ganhar importância, afinal de contas, “falem bem ou falem mal, o que importa é que falem”.

    2. Avatar de int3
      int3

      +10000! é pura estupidez.

  21. Avatar de alex
    alex

    ficar a carregar no power força o encerramento por hardware! ou estou errado?

    1. Avatar de Vítor M.

      Pelo que diz no relatório da AVG o processo é sempre “digital”, vai deslustra sempre um processo, seja ele qual for, pelo que está descrito, há sempre forma de atacarem e subverterem o processo. Seja pelo método do botão fisico seja pelo botão no ecrã… vai dar ao mesmo.

    2. Avatar de Mr.Antunes
      Mr.Antunes

      Estás certo! Senão a quantidade de pisa-papeis que andava por aí era enorme, era só fazer uma pequena asneira e era brick certo…

  22. Avatar de Arménio Teixeira
    Arménio Teixeira

    A mais simples solução passa pelos fabricantes passarem a incorporar um interruptor mecânico para o microfone e tampas deslizantes para as câmeras como existiu no passado como por ex. o Sonyericcson 750i.

  23. Avatar de Ricardo Richman
    Ricardo Richman

    cada vez mais orgulhoso por ter um iphone 6 plus, ja usei 2 androids e pelos varios problemas de lags, insegurancas e bugs que apresentavam (e nunca lancarem updates para conserta-los) levaram me a trocar o SO da google pelo da apple. Em 3 meses posso dizer que nunca me senti tao bem com o meu tlm como agr pois faz tudo o que preciso, rapido e sem lags.

    1. Avatar de Isso mesmo!
      Isso mesmo!

      Ricardo, só tenho 2 ou 3 coisas a apontar ao teu raciocinio.
      1 – Lentidão? Comparar um telemóvel de 900€ com um telemóvel de 90€ é uma coisa espectacular, concordo contigo quando dizes que tinhas lags no android de 90€ e não no iOS de 900€, mas um custa 10x que o outro.
      2 – Updates? Compra um Nexus que estes modelos sim, são feitos especialmente para o android, e recebem tantas actualizações como os teus iPhones.
      3 – Segurança? Procura no pplware quantos posts com inseguranças existem no iOS
      4 – Pelos vistos não querias fazer muito com o teu smartphone 😉
      5 – Realmente porque alguém iria querer fazer root e instalar uma aplicação “manhosa” de origem duvidosa, se pode logo fornecer esses dados todos directamente à NSA, como a Apple faz?

      Só me resta dizer uma coisa FacePalm!

      Não sou fanboy de nenhum sistema, acho que cada sistema operativo tem as suas vantagens e desvantagens, agora andar com palas nos olhos é que não!

  24. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    E os investigadores de outras marcas o que dizem? Só de uma marca é insuficiente para tirar conclusões concretas

  25. Avatar de Luis
    Luis

    Mais um passo para regressar a comunicação sinais de fumo v1.0

  26. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Pelo que percebi da notícia:
    O dito malware instala-se no telemóvel. Consegue permissões de root e cria uma sequência que permite ao telemóvel continuar online (ou ligado) mas que o utilizador vê as imagens como se o telemóvel se estivesse a desligar. Só que, o telemóvel só apaga o ecrân.

    Ora em qualquer telemóvel ou tablet, se o utilizador der um toque no botão de power levemente, o ecran acende-se. Sendo que basta alguém desligar o telemóvel e dar um toque no botão ao arrumá-lo que o ecran volta a acender-se.
    Na verdade, ao ler a notícia no site da AVG fiquei com a ideia que isto funciona é para o acesso local ou se o telemóvel tiver acesso automático via wifi ou 3/4 G. Como a maioria dos telemóveis Android não tem essas ligações ativadas por defeito, é necessário um acesso local.
    Sendo que os maiores utilizadores deste malware possam ser espiões empresariais que possam ter acesso a telemóveis de outras pessoas quando, por exemplo, os participantes vão para uma reunião onde é proibido entrar com o telemóvel (coisa que está a acontecer, cada vez mais, no mundo dos negócios). Ao entrarem, desligam os telemóveis e entregam a alguém que está fora da sala. Se os telemóveis tiverem este malware, a pessoa pode aceder ao telemóvel e obter toda a informação lá contida, remover o malware e desligar o telemóvel. Sendo que o dono, ao recolher o telemóvel não nota nada de estranho.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    cada vez mais orgulhoso por ter um iphone 6 plus, ja usei 2 androids e pelos varios problemas de lags, insegurancas e bugs que apresentavam (e nunca lancarem updates para conserta-los) levaram me a trocar o SO da google pelo da apple. Em 3 meses posso dizer que nunca me senti tao bem com o meu tlm como agr pois faz tudo o que preciso, rapido e sem lags.

    1. Avatar de andre
      andre

      “Tudo” 😉

    2. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      Depende do que compras. A apple tem um “leque” de equipamentos restrito. Android vem em todas as cores e feitios, com mais ou menos alterações no SO, há que saber o que escolher. Por exemplo, há quem use dual-sim. Que eu saiba a maçã não se lembrou desse mercado.
      Tudo isto para dizer, cada utilizador usa o que se adapta melhor. Acredita que já vi muitos equipamentos android superiores a qqualquer equipamento apple por aí em termos de funcionalidades e preço (especialmente no último ponto)

  28. Avatar de Mário
    Mário

    Sou um granda nabo, mas vejo cada coisa que me faz pensar, que LOL.
    Então quando baixam uma app da playstore ou outro e passam à dita instalação, não lêem condições/permissões da app????
    Qualquer app por mais inútil que seja, estão a dar permissão a que essa app controle chamadas/sms/ficheiros/audio/camera/etc/etc/e tal…
    Ficam espantados com noticias destas?
    Têm confiança nos sistemas…LOLs

  29. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    Agora metam ai o código fonte do event no iOS semelhante a este… oh wait.

    1. Avatar de LP
      LP

      “O que os olhos não vêm o coração não sente”.

  30. Avatar de Roger
    Roger

    NOKIA 3310 FTW!!!

  31. Avatar de Manuel
    Manuel

    tire a bateria e não a introduza mais , e pronto livre de malware no android para sempre…

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ao ler o título, pensei que era essa mesmo a sugestão.

  32. Avatar de Garcia
    Garcia

    Nokia + Windows Phone <3

  33. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para quando um sistema NÃO AMERICANO?

    Todos sabemos que nesse Contitente são todos uns sacanas.

    Venha os SO Europeus como o antigo Symbian por favor!

  34. Avatar de Luis
    Luis

    O Windows Phone está cada vez melhor e continua o mais seguro, imune a essas tretas todas!

  35. Avatar de andre
    andre

    Um artigo digno do peopleware.a Jeniffer deve ter lido isto e comprou um iPhone
    ..resultado, bens pessoais todos expostos.

  36. Avatar de Joaninha
    Joaninha

    No dia em que aparecer malware no papel higienico tá tudo lixado ha ha ha

  37. Avatar de Paulo P.
    Paulo P.

    Quando adquiro um equipamento… verifico se há a opção de a bateria ser removivel. Porque às vezes os equipamentos bloqueiam que nem o botão power on/off actuam. Depois, irrita-me ler notícias sobre as vulnerabilidades do Android! Afinal, mas de quem é a culpa? Da Google!!! É permitido que se faça Apps gratuitas, que ficam disponíveis na Google Play, e sabendo que essas Apps violam permissões de acesso a dados pessoais? Uso de cãmaras, de microfones, de contactos, quando por exemplo instalamos um jogo, ou uma app sobre o tempo? Mas estas apps querem os contactos e as mensagens e etc, para quê? Se há um culpado é a Google que ainda não teve um visado à altura de meter um processo em tribunal e que seja reconhecido uma violação grave de confidencialidade!! Na minha opinião, se o que é gratuito obriga a violação de privacidade… então que se acabe com isso e só há Apps pagas que só tem de cumprir a função delas! Se é um jogo… só tem acesso ao hardware, para processar o jogo e se é para jogar online ao Wi-fi ou 3G, mas nada de contactos, cãmara, localização, etc. percebem? acho que não há dúvidas! Se não, volto ao meu Nokia 5110, que ainda trabalha!

    1. Avatar de Isso mesmo!
      Isso mesmo!

      O problema não está inteiramente nas aplicações o problema quase sempre é o utilizador! Claro que a Google deveria de criar um maior controlo, no entanto é ímpossível verificar tudo e mais alguma coisa.

      Uma analogia rápida é: Se um vendedor qualquer chegar ao pé de ti e dizer “Olha dá-me a chave de casa, para poderes usufruir deste carro” tu dizes “Epá aqui há gato!!!” no entanto se for uma aplicação a pedir o mesmo muita gente dá de bom grado, seja paga ou não! Porque não é por ser paga que justifica pedirem privilégios extras!

      1. Avatar de Paulo P.
        Paulo P.

        Naturalmente, o utilizador é o primeiro a decidir se instala ou não determinada aplicação. Mas a Google, não pode fechar os olhos às aplicações que a troco do “gratuito” violam o acesso a informação privada que nada tem a ver com o que pretendem oferecer. Para mim, só instalo o mínimo dos mínimos. Mas como diz um amigo meu: O que é preocupante não é só as permissões declaradas, mas sim as que estão ocultas.

  38. Avatar de Luís
    Luís

    É por estas e por outras que uso Windows Phone

  39. Avatar de Diogo Mendes
    Diogo Mendes

    Tirar a bateria como, se o meu telemóvel não e possível retirar a bateria. Como poderei fazer?

  40. Avatar de A verdade
    A verdade

    Só para terem uma amostra do que é a AVG:

    “n December 2010, AVG released a mandatory-install update to the 2011 version of its antivirus software which caused thousands of 64 bit Windows Vista and Windows 7 computers to become completely inoperable. AVG has since released a fix which attempts to repair computers bricked after installing the update.”

    “As of 2014, there are numerous reports dating back to 2012 that the AVG SafeGuard Toolbar installs itself without the consent of the user, as a side effect of installing other applications. The toolbar program appears to cause significant RAM issues. Once installed, the toolbar is virtually impossible to remove: Its uninstaller does not function, and it re-installs if manually removed. There are many discussions and blog posts that describe complex procedures for removal of the AVG toolbar, with very mixed results.”

    Agora, escreveram um malware novo para poderem dizer: “olhem, olhem, somos mesmo necessários”

    Resultado:
    “In February 2014, AVG retains position of #1 downloaded Security App on Google Play™ store”

    O meu conselho é este: só se mete com a AVG quem quer… e só deixa instalar malware no seu aparelho quem não tem cuidado nenhum com as “permissões” do Google Play.

    Já agora é bom falar da Google, igualmente pouco inocente, que obriga os utilizadores a fornecerem permissões intromissivas e desnecessárias para determinadas aplicações, quando antes da versão 5 do Android se podia manualmente desligar essas permissões.

    Se estão impedidos de o fazer, é simples, por exemplo se um jogo pede para aceder à lista telefónica, alguma coisa está errada. Se uma aplicação esquisita pede acesso a fotos, se calhar é boa ideia esquecer essa aplicação, etc

  41. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    Bem, tenho a bateria do meu BQ aquaris embutida, pelo que não é opção retirá-la xD

    e manter o botão desligar premido indeterminadamente até o equipamento ir a baixo? ou deixar descarregar completamente? Ou simplesmente o vírus modifica totalmente as definições do botão desligar?

  42. Avatar de Marco T.
    Marco T.

    Isto é só malta com informações classificadas nos telemóveis ; ). Não há panaceias no que concerne a segurançs. Num ecossistema com biliões de utilizadores, num altura em que as apps são desenvolvidas em cima de frameworks que já têm n vulnerabilidades descobertas e por descobrir….. Não parecem fantasiosas aquelas notícias que falam que os serviços secretos russos estão a usar máquinas de escrever e correio convencional para determinados assuntos. Se até as pen USB andam maradas….