Para acelerar a independência energética, Europa terá um cabo de 1000 km até ao Egipto

23 Comentários

A Europa quer ser independente, energeticamente, assegurando que não é surpreendida pelos seus fornecedores, como, ainda recentemente, aconteceu. Para acelerar este processo, já acordou unir-se ao Egito, por via de um cabo de 1000 km.

Fleeming Jenkin da belga Jan De Nul para instalar o cabo elétrico que ligará a Europa ao Egito

O Egipto ambiciona ser um centro de exportação de energias renováveis ou de hidrogénio verde. De facto, as condições e localização fazem dele o centro de muitos projetos, inclusive um que será assinado também pela Europa.

A empresa belga Jan De Nul confirmou, esta semana, ter assinado um “acordo histórico” com o Egipto para iniciar um estudo para a construção de cabo , que transportará mais de 2 GW de energia solar e eólica do Egito para a Europa, numa distância de mais de 1000 km. Segundo a empresa, o Norte de África tem o maior potencial de energia solar do mundo.

 

Europa liga-se ao Egito rumo à independência energética

O cabo foi descrito pela Comissão Europeia como um “projeto emblemático”, uma vez que ajudará a Europa nos seus esforços para se desligar do gás russo, bem como para cumprir os objetivos de redução das emissões.

A Comissão Europeia inclui este projeto numa lista de “Projetos de Interesse”, que beneficiam de procedimentos de autorização e financiamento mais rápidos. Apesar disto, ainda tem de receber o aval do Parlamento e do Conselho Europeu.

Fleeming Jenkin da belga Jan De Nul para instalar o cabo elétrico que ligará a Europa ao Egito

Este cabo de 1000 km não será o único projeto de ligação entre as energias renováveis produzidas no Norte de África e a Europa. Afinal, já existem ligações por cabo entre Marrocos e Espanha, estando previstas outras entre a Tunísia e Itália, e Marrocos e o Reino Unido.

A Europa e o Egito serão ligados por via de um cabo, numa missão que não será facilitada, considerando a profundidade de até três quilómetros e os desafios que construir um navio lança-cabos competente (com o dobro do tamanho dos comuns) trará.

O início da execução do projeto está previsto para 2027.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Naiçe! So falta encher o deserto de painéis solares.

    1. Avatar de RuiRuelas
      RuiRuelas

      E a limpeza vais lá tu fazer depois das tempestades de areia.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Há muita gente do lado de lá com bom cabedal para trabalhar, e assim são menos a vir para a europa

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se ao menos a Rússia tivesse submarinos e capacidade de fazer explodir cabos, e ainda estar protegido de contra-ataques porque têm um dos maiores stocks de armas nucleares do planeta, e não tivessem preocupados com sanções porque é coisa que já acontece.

    1. Avatar de Micael
      Micael

      Os russos podem esconder as armas nucleares num sítio que obrigue cada um deles a andar mais esticadinho.

  3. Avatar de Fred
    Fred

    Como é se consegue assegurar independência energética indo comprar energia fora?
    Terei falhado alguma coisa na escola?

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Se pedires crédito junto dos bancos também te tornas financeiramente independente
      Tens é de nunca falhar pagamentos porque o guito não é teu!

    2. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      pensei o mesmo

    3. Avatar de GM
      GM

      Tenta um prisma diferente, igual ao dos decisores não eleitos da UE.

    4. Avatar de Zé

      Não te falhou nada, é simples e pura estupidez com tamanho de 1000 km.

    5. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não falhaste nada na escola.
      A propaganda é que falha em sequer ser inteligente.

    6. Avatar de Francisco Fernandes
      Francisco Fernandes

      Ahah realmente não faz sentido, so vejo redundância de dependência nada mais. Eu ando a investir em fotovoltaicos na minha casa, faço o que posso não vou ficar a espera de terceiros.

    7. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Independência das fósseis, do gás e petróleo da Rússia…

  4. Avatar de dude
    dude

    Quase que jurava que o Egipto não fazia parte da Europa.

  5. Avatar de Aí aí ai
    Aí aí ai

    Independente da Rússia e depender da África lol….. onde está a independência quando a energi vem de outro continente?

  6. Avatar de Victor
    Victor

    Os incompetentes da Comissão Europeia nunca falham em ser totalmente incompetentes…

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “energias renováveis ou de hidrogénio verde”
    Já não bastavam os links de Marrocos, agora vai vir tb do Egipto.
    África on fire lool
    Não, não são renováveis. São a carvão do mais puro que existe. Só são verdes pq não vão pagar taxas se carbono.
    Grandes trafulhas.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sinceramente só não percebem porque não querem.

    Independência da Russia.
    Diversificação de fontes.
    Redução de risco.

    Não falhaste na escola, mas ainda tens de melhorar a interpretação das entrelinhas.

    1. Avatar de GM
      GM

      Independência significa ser autónomo. Não é trocar uma dependência por outra. Vê o nosso caso particular no ano passado. Quando o preço do GN disparou, a Nigéria rasgou o contrato e mandou-nos dar uma curva.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Até ao dia que o Egipto (que até é muito amigo do Putin) não armar-se nos bicos dos pés e bater a porta a UE.

      Eu acho que tu faltaste muito a escola

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sinceramente só não percebem porque não querem.

    Independência da Russia.
    Diversificação de fontes.
    Redução de risco.

    Não falhaste na escola, mas ainda tens de melhorar a interpretação das entrelinhas.

  10. Avatar de Carlos pires
    Carlos pires

    Em 2016 ou 2019 a alemanha queria meter paineis no deserto do sara e passar cabos pelo mediterraneo mas isso morreu na praia por caisa das perdas dos cabos e do valor
    Isto é so estupido vamos comprar electricidade ao egipto como se eles nem têm para eles. La vao os nossos impostos pagar centrais hidroeletricas no egipto…..

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu já nem discuto o projecto em si, de tão estúpido que é.
    Apenas saliento que confiar num país arabe, que a qualquer momento pode ser tomado por radicais e onde as infraestruturas de suporte ao projecto serão um belo alvo para sabotagens, é do mais parvinho que já vi até hoje.
    Deve ter sido um tuga a ter esta ideia.

    E a Europa perdeu o gás russo porque quis, não foram os russos que fecharam a torneira.
    A Alemanha principalmente é que está a pagar bem caro por isso.
    Andou décadas a sustentar a indústria com gas russo barato e de repente deixam de o querer comprar para irem buscar mais caro.
    Jogada genial.
    Agora estão numa crise tremenda e com os chineses a apertarem lhes os calos com encomendas automóveis canceladas por punição por serem lacaios dos EUA nas sanções à Huawei.

    Até incham…