Papa em Portugal: Amnistia pode “salvar” o hacker Rui Pinto

53 Comentários

O Papa Francisco vai aterrar em Lisboa em agosto para estar presente na Jornada Mundial da Juventude 2023. Com a vinda do Papa a Portugal, o Parlamento aprovou uma proposta do Governo para um “perdão de penas e amnistia de infrações praticadas por jovens”. Nesse sentido, o hacker Rui Pinto poderá ser ilibado dos 90 crimes no âmbito do processo Football Leaks.

Papa em Portugal: Amnistia pode "salvar" o hacker Rui Pinto


Rui Pinto está acusado de 90 crimes

Segundo revela o CM, o Tribunal adiou a leitura da sentença do hacker, Rui Pinto, que estava marcada para esta quinta-feira, por ser previsível que parte dos crimes pelo qual está a ser julgado sejam amnistiados, devido à vinda do Papa. “É entendimento do tribunal coletivo que mostrar-se-ia inútil e contrário à estabilidade inerente às decisões judiciais, a prolação de um acórdão que de seguida, dias depois, pudesse ter que vir a ser alterado”.

De referi que Rui Pinto está acusado de 90 crimes no âmbito do processo Football Leaks:

  • 68 crimes de acesso indevido
  • 14 crimes de violação de correspondência
  • 6 crimes de acesso ilegítimo
  • 1 crime de sabotagem informática
  • 1 crime de tentativa de extorsão.

Papa em Portugal: Amnistia pode "salvar" o hacker Rui Pinto

De acordo com a Lei, Rui Pinto pode usufruir do regime de perdão “de penas e de amnistia de infrações praticadas por jovens até às 00h00 de dia 19 de junho de 2023, por pessoas que tenham entre 16 e 30 anos de idade à data da prática dos factos, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”.

Segundo o comunicado do tribunal coletivo “Sopesando o exposto, constata-se, assim, que se encontra iminente a entrada em vigor de uma Lei que irá colidir com a apreciação que cumpre fazer da responsabilidade criminal do arguido Rui Pinto relativamente a alguns dos crimes pelos quais se encontra pronunciado nos presentes autos, nomeadamente o crime de violação de correspondência e o crime de acesso indevido que, nas suas formas simples, são punidos precisamente com uma pena de prisão até um ano ou com pena de multa”.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jobbe.almeida
    jobbe.almeida

    Acho um plano espetacular da PJ para safar o Rui Pinto e ficar a trabalhar para o estado. É um culpado que vai trazer mais dinheiro para os cofre do Estado.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Já estou a ver o Rui Pinto, doido para ganhar 1000€ por mês.
      Mal estaria este país se um criminoso fosse contratado para trabalhar para o estado.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        países civilizados fazem precisamente isso em areas chave, não que acho que devam fazer neste caso só porque o conhecimento que se acha que ele tem não corresponde à realidade

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Muito bem estaria o estado se tivesse capacidade para contratar bons piratas informáticos para trabalhar na função pública. Porque na realidade paga miseravelmente e nenhum está interessado.

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mas só se é considerado criminoso se for condenado com transito em julgado pelo tribunal, até lá é apenas uma pessoa a ser alvo de processo de descobrimento da verdade… que demasiadas vezes não dá em nada porque prazos prescrevem, leis são alteradas, a pessoa é mesmo inocente das acusações, etc.

        Por isso, teoricamente, se não tiver sido condenado por outras coisas antes, até poderá conseguir trabalhar para o Estado… se o vão querer lá? Provavelmente não, mas nunca se sabe.

    2. Avatar de Luís Rosa
      Luís Rosa

      🙂 🙂 🙂

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Vou assaltar um banco, vou alegar que sou um ativista ambiental, e esperar pela amnistia do Papa, não vejo como pode correr mal

    1. Avatar de jobbe.almeida
      jobbe.almeida

      Nem eu ….;) Jurisprudência

    2. Avatar de GM
      GM

      Se tiveres menos de 30 anos, boa sorte….

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Qual a ligação com o caso? No teu assalto ao banco qual é a parte que beneficia a sociedade sem sem os teu interesses?

      No caso do RP, apesar de ele ter extorquido ou tentado extorquir pessoas (que acho que efetivamente foi a única coisa de mal que o rapaz fez), tudo o resto que ele descobriu foi vantajoso para a população no geral, nem que seja para termos noção do que se passa atrás das nossas costas.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @ Fusion, não leste que era em protesto ambiental 🙂
        Não estou a ver nada que tenha mudado antes do Rui Pinto nem depois, os trafulhas vão é ter de arranjar um novo esquema, vai continuar tudo igual.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Só te faltou mesmo explicar como é que assaltar um banco ajuda o ambiente.. Fora isso, teve piada.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Assim como esvaziar os pneus dos SUV, nada, mas como alegas que em prol do ambiente é desculpável e aceite e pior apoiado 🙂

      2. Avatar de jobbe.almeida
        jobbe.almeida

        de acordo

      3. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Ele apenas parou, porque foi apanhado e tenho muitas duvidas das suas boas ações.

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      mesmo que tenhas menos de 30 anos esqueceste-te de ler a parte “até às 00h00 de dia 19 de junho de 2023″…

    5. Avatar de Guachimen
      Guachimen

      benfiquista resabiado a vista

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Guachimen, Vê lá o teu corretor ortográfico voltou-te a enganar, o que querias escrever era Benfiquista campeão 🙂

  3. Avatar de JS
    JS

    Tenho uma multa por estacionamento espero que seja perdoada

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se for com a EMEL, bloqueiam o carro e ainda levas porrada

  4. Avatar de Berto
    Berto

    Portugal é tão TOP

  5. Avatar de King Banido
    King Banido

    Espero conseguir vender o stock que tenho de estupefacientes nazais, esse mês é que é só render!!
    Obrigado Portugal por proporcionarem a oportunidade gigante de ter o meu GTR, aleluia, graças ao papa!!

  6. Avatar de PN
    PN

    Eu no lugar dele punha-me a andar daqui para fora deste antro de corrupção chamado Portugal, e desde que escolha um país sem acordo de extradição para cá, que continue a denunciar a corrupção.

    Se os bandidos souberem que podem ser descobertos, pode ser que pensem duas vezes antes de fazerem o que fazem, ou pensando melhor não, façam o que querem fazer para serem apanhados e irem para a prisão e/ou ficarem com o nome manchado em praça pública, porque já está a fazer cá falta uma limpeza.

    1. Avatar de jobbe.almeida
      jobbe.almeida

      um limpeza bastante profunda

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O problema é que foi pago e só viu a corrupção de uma cor, ele próprio diz que sabia de corrupção do clube dele mas que um dia ia falar nisso, não achas estranho que o “informante” ter dualidade de critérios?
      Não se esqueçam que os crimes que realmente fazem mossa à nossa economia não é praticado pelo Zé das Iscas, é praticado sempre com a participação de advogados e bancos, é o dominador comum a todos os crimes económicos.

      1. Avatar de PN
        PN

        Sem dúvida, mas tem que se começar por algum lado, e esperemos que hajam muitos “Ruis Pintos” com afiliações diferentes a seguirem-lhe o exemplo, para a limpeza ser mais abrangente.

      2. Avatar de jobbe.almeida
        jobbe.almeida

        e ele estava a chegar muito perto deles…..dos advogados e bancos.

      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Choro quando penso nos fanáticos da bola e os seus clubes que andam pelas ruas de amargura!

    3. Avatar de mikado
      mikado

      E essa limpeza devia começar pelo Ministério da Defesa que é o que tem mais corrupção acumulada ao longo dos vários governos.

  7. Avatar de JR56
    JR56

    O Direito Penal Nacional está cada vez melhor 🙂
    Se bem que tenha sido feito com o objectivo de punir as vítimas, uma vez que tem mais angústias com os criminosos, seus direitos e garantias, só falta começar a destruir cadeias e tornar inconstitucional os tribunais e as prisões 🙂
    Esta “república” está cada vez mais uma república das bananas 🙂

  8. Avatar de Kush
    Kush

    Deus e grande, e o Rui não e um criminoso.

  9. Avatar de Driver
    Driver

    O menino tem um bom alfaiate. Fez-lhe um mesmo há medida do que necessitava.
    Não há almoços grátis…

  10. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    O único crime que espero que não amnistiêm é aquele corte de cabelo 🙂

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Este não escapa a uma pena no Linhó…. Com bastantes benfiquistas!!!

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Onde estão os criminosos que ele denunciou? Livres e ricos.

    1. Avatar de jobbe.almeida
      jobbe.almeida

      bom ponto….

  13. Avatar de Xuxas
    Xuxas

    E a correspondência privada que ele violou?? Gostavam que vos entrassem na vossa caixa do correio e abrissem as vossas cartas do banco, por ex?? Só neste país, 1 criminoso como este tem amnistias…

    1. Avatar de jobbe.almeida
      jobbe.almeida

      Diga antes assim só neste pais todos que são corruptos se safam…..se ele viesse á minha caixa de correio nao descobria nada apenas spam….mas existem caixas do correio diferentes…..

      1. Avatar de Xuxas
        Xuxas

        Sim, porque deve ser 1 pária da sociedade, sem comunicações do fisco, bancos, entes queridos…não brinque com coisas sérias

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Os fanáticos do merdabol comentam como se o rapaz tivesse andado a violentar as caixas de correio de voluntários da AMI ou coisa do género! É por isso que este país não se endireita dá penas pesadas para o mexilhão mas se o trafulha lá do alto for da minha cor é deixar andar que eu aplaudo, desde que trame os trafulhas de outra cor. Tristeza de povo!

      1. Avatar de jobbe.almeida
        jobbe.almeida

        De acordo quero la saber da cor de futebol ou da cor politica …..corruptos para tribunal , jornais , praça publica.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @freakonaleash, tu é que ainda não percebeste é quem faz estás trafulhices não é o Zé das Iscas, muitos deles foram e são os melhores na áreas deles, mais uma vez te digo, não és tu nem eu que a seguir ao jantar levantas a mesa e vais buscar as faturas para veres onde podes fugir, são escritórios de advogados e quanto mais alto é a fraude maior é o estatuto do mesmo, é assim tão difícil de intender.
        É como no desporto, escolhe um qualquer, quanto melhores praticantes tiver mais difícil é de vencer, o rapaz só se tornou “informante” depois de ser denunciado, se realmente as intenções dele fossem as de denunciar não ia entregar as coisas ao clube rival, mas sim às autoridades competentes.

  14. Avatar de Jota
    Jota

    Triste justiça que protege os criminosos! Tenho vergonha da justiça portuguesa!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Este individuo é um autêntico perigo para a sociedade! Dá toda a ideia de haver corrupção no MP e na PJ!

      1. Avatar de jobbe.almeida
        jobbe.almeida

        Jota …..nao podemos ser tão Ingênuos….lol

      2. Avatar de PN
        PN

        Hahaha pois pois, são todos uns santinhos, como ousamos sequer pensar o contrário…

      3. Avatar de Kush
        Kush

        Só padres e missas neste artigo!

  15. Avatar de Joao M
    Joao M

    “O estado é laico” dizem eles. Mas depois o lider de uma religião vem a Portugal e temos isto na casa da democracia. Se vir cá um lider de uma igreja Evangelica, também fazem o mesmo ou esse lider religiosos já é menos que o da Igreja católica?
    O Papa é um lider de um estado e deve ter honras de estado mas quando tivemos outros lideres de estado em Portugal não tivemos perdões.
    Ou seja, dito isto, porque é que um lider de uma religião especifica tem tratamento especial numa casa da democracia e para o Estado? Porque é que Portugal pagou milhões para a JMJ quando aqui ao lado, e noutros paises, grande parte do investimento foi realizado por doação, pela igreja e por mecenas ?

    Portugal no seu melhor — sempre na vanguarda do “Futebol, Fátima e Fado” . ^_^

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      na verdade isto acontece em todos os países que recebem a JMJ

    2. Avatar de mikado
      mikado

      Aconselho que não voltes a usar “Futebol, Fátima e Fado” pois foi usado pelo Estado Novo (ditadura).

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        Por ter sido usado pelo o Estado Novo deixa de ser verdade, Ou o Mikado é assim tão sensivel ? ^_^
        Se queremos aprender alguma coisa com a história então temos de deixar de ser tão “sensiveis” sobre ela. O Estado Novo usava essa máxima porque era verdade. Bastar dar ao povo Futebol, Religião e “música” para o povo ficar distraido das coisas que realmente importam para as suas vidas.
        Faz lembrar quando o sor Presidente da Republica e Primeiro Ministro vieram a meio da pandemia dizer que a grande prenda para os serviços de saúde era …. um jogo de futebol.

        1. Avatar de jobbe.almeida
          jobbe.almeida

          Completamente de acordo nao podemos ser “sensiveis”

  16. Avatar de poispois
    poispois

    “O diploma determina um perdão de UM ANO para todas as penas até oito anos de prisão, sendo adicionalmente fixado um regime de amnistia que compreende as contraordenações cujo limite máximo de coima aplicável não exceda 1.000 euros e as infrações penais cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou a 120 dias de pena de multa.
    A proposta de lei compreende exceções ao perdão (…) ”

    “Nesse sentido, o hacker Rui Pinto poderá ser ilibado dos 90 crimes no âmbito do processo Football Leaks.”
    Em situação alguma ele poderá ser ilibado dos 90 crimes.
    Não compreendo como, no meio de tanto comentário, ninguem referiu que o artigo mente por omissão.

    Mais um golo para o pplsensationalware