Pais acreditam que os filhos utilizam a Internet de forma segura

4 Comentários

Hoje em dia as crianças já nascem programadas para pegar num tablet ou num computador e, em muitos casos, dominam esta tecnologias melhor que os próprios pais.

Contudo, sendo a maioria dos pais mais leigos nestas matérias, estes parecem não estar muito preocupados com a forma como elas interagem com as tecnologias, sobre o que pesquisam na Internet ou com as redes sociais por onde interagem.

digital_generation


Estas afirmações surgem na sequência de um estudo divulgado no Mashable, desenvolvido pela Ebuyer, com o objectivo de perceber a relação que crianças e adolescentes têm com o mundo online.

Os resultados indicam que 83% dos pais acreditam que os filhos utilizam a Internet de forma segura, já que conversam com eles e os advertem para os perigos que correm. Consideram ainda, cerca de 70% deles, que a Internet traz mais benefícios do que propriamente riscos para os seus filhos.

Talvez por isto, são cada vez mais as crianças e adolescentes, dos 3 aos 15 anos, que têm acesso a equipamentos como tablets e smartphones. 27% das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos chega mesmo a ter acesso à Internet a partir do smartphone. Contudo, ainda é o envio de SMSs que se mantém no topo das actividades das crianças nestes equipamentos.

Dos resultados apresentados, parece ser preocupante que existam já crianças, entre os 3 e 4 anos de idade, com tablet próprio. Em 2012, apenas 5% das crianças tinham tablet próprio, para no ano seguinte este número subir para os 17%.

A utilização da Internet é generalizada e hoje em dia ela já faz parte da maioria das casas, não só pelas crianças, mas também pelos pais que reconhecem cada vez mais o seu valor. Porém as crianças perecem passar demasiadas horas a navegar. Por semana, as crianças dos 12 aos 15, por exemplo, estão cerca de 17 horas a ver filmes no Youtube, nas redes sociais, ou mesmo a ver conteúdos inapropriados como sites de suicídio, pornografia violenta ou crueldade a animais.

Veja com mais pormenor algumas particularidades desta geração digital no infográfico que se segue.

digital_generation_info_600

 

Considera que, na generalidade, as crianças e os adolescentes são responsáveis o suficiente para utilizarem a Internet sozinhos de forma segura?

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cris
    Cris

    Não. Simplesmente pelo simples facto de quem os educa nesse aspecto >tende< a ser leigo no assunto (sem ofensa) e como tal falha em pequenas (e grandes) coisas.

  2. Avatar de uiui
    uiui

    Claro que utilizam. not.

    Ainda há uns dias o meu filho dormiu em casa de um amigo (estou a falar de putos de 9 anos).
    No dia a seguir confessou-me que os filmes de sexo eram muito foleiros.
    Perguntei-lhe como sabia ao que ele me respondeu que tinha visto em casa do amigo, num iphone ou coisa que o valha.

    O meu não tem telemovel, nem ipads nem nada dessas tretas. Tem uma PSP sem net. E tem acesso à net restrito no magalhães dele. Só.

    Antes dele ir achei que isto podia acontecer mas a mãe dele achou que não ,que o amigo era um puto amoroso. lol
    Prova que o comentário do Cris é como as coisas se passam.

    Lição aprendida.
    Já só vai dormir fora de casa quando for com uma miúda gira da idade dele e para fazer filmes, não para vê-los.

  3. Avatar de abc
    abc

    Claro que utizam a net de forma segura.
    É seguro que vão direitinhos a sites pornográficos.
    Já para não falar na possibilidade de serem seduzidos por algum pedófilo a fazer-se passar por um/a miúdo/a da idade deles.

    O mais provável , mesmo que não sejam apanhados no radar de algum doente, é acabarem por ver contéudos inadequados com os quais ainda não estão preparados para lidar.

    Não tomem atenção e depois queixem-se.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Concordo plenamente.

      Pensar que o filho anda a navegar na internet de forma segura é uma ilusão tão grande como a do Passos Coelho nos estar a tirar da crise.