Pagaria a alguém para esperar numa fila por si? Conheça o conceito de line sitting

11 Comentários

Há negócios do “arco-da-velha”, mas que, lembrando a alguém, podem ser lucrativos. O empresário Robert Samuel, por exemplo, ganha dinheiro por meio de line sitting. Já ouviu falar desta forma de ganhar dinheiro com as filas intermináveis?

Fila à porta de loja da Apple

Geralmente, os negócios bem-sucedidos surgem do preenchimento de lacunas, falhas detetadas por alguém que decide investir numa solução.

Neste caso, Robert Samuel decidiu pegar num dos maiores tédios e transformá-lo no Same Ole Line Dudes. A ideia surgiu, em 2012, aquando do lançamento do iPhone 5, quando vendeu três horas do seu tempo para esperar na fila por outra pessoa.

Esteja sempre atento a tudo o que o rodeia. Quando as pessoas se queixam, ponha a sua cabeça a pensar e veja se tem uma solução para aquilo de que se estão a queixar.

Contou Robert Samuel, à Fortune.

Numa cidade como Nova Iorque, onde todas as semanas há uma nova loucura a ganhar forma, o empresário conseguiu desenvolver um negócio lucrativo.

Neste momento, por exemplo, estão a surgir pedidos para o julgamento de Sean “Diddy” Combs por parte de meios de comunicação como o The New York Times, o Washington Post e outros blogs de notícias. A taxa por hora de Samuel para o julgamento é de 32 dólares.

Por valores de horário entre os 20 e os 40 dólares, dependendo do pedido, os clientes podem telefonar e solicitar que alguém lhes reserve um lugar numa fila.

Com 45 line sitters, Robert Samuel pode guardar o lugar nas mais variadas filas, desde esperas para julgamentos criminais, lançamentos de sapatilhas, bilhetes para a Broadway, vendas de amostras ou restaurantes.

À imprensa, o empresário disse que tem sempre um fluxo constante de candidatos interessados, e que a dimensão da sua base de funcionários depende dos acontecimentos que tiverem lugar na cidade de Nova Iorque.

 

Valores para line sitting aumentam na época festiva

Atualmente, a Same Ole Line Dudes cobra um mínimo de duas horas de 50 dólares, com um extra de 25 dólares por hora a partir daí. O negócio tem, também, uma taxa de mau tempo de três dólares por hora em caso de chuva, neve ou temperaturas intensas.

Além disso, há um custo adicional de 15 dólares para line sitting entre a meia-noite e as 7h da manhã, bem como uma taxa de urgência de 20 dólares para feitos pedidos no próprio dia. Os valores são 1,5 vezes mais elevadas durante a época festiva.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    A estupidez humana não deixa de me surpreender recorrentemente!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isto em teoria é o equivalente em pagar para passar à frente.
      Vejo diariamente coisas bem mais estúpidas e inúteis 😀

  2. Avatar de Ifm
    Ifm

    O quanto legal é isto??

    O que impede eu ir para uma fila com 20 marmanjos e começar a vender os lugares?? No meio de tanta confusão com 20 pessoas quem já sabe se já vendi uns 39 lugares e ainda estão lá mais 5 ou 6 a vender.

    Ou que sabe aparecer lá uma família daquelas numerosas e metem lá 80 pessoas, e quem sabe ser filas falsas , entram na loja e saem da loja e vão para a mesma fila só a criar empate de espera para vender lugares??

    Ridículo só isso, são negóciosa gente sem nada na cabeça.
    Por isso é que existe este tipo de negócios como os scalpers, esses já é sabido que é ilegal mas ninguém faz nada.

    Mas mais ignorante é quem compra que está a alimentar este tipo de negócio, se ninguém comprasse acabava se com os cocos espertos.

    1. Avatar de JC
      JC

      Viva amigo, posso lhe dizer que uns anitos atrás, havia uma situação com o Centro de Saúde aqui à beira de casa que algumas pessoas idosas pagavam a outras para se porem na fila super cedo a fim de conseguirem uma vaga para marcação de consultas. Nós os Tugas estamos muito à frente. Aqui na minha zona, este tipo de prestação de serviços já tem barvas

    2. Avatar de Realista
      Realista

      No centro de saúde de Algueirão Mem-Martins, no conselho de Sintra, faria um bom negócio. Lá já é normal as pessoas irem para a fila às 2 da manhã para às 08:00 tentarem a sorte e ver se conseguem acesso à consulta do dia

  3. Avatar de Max
    Max

    “O que se passou na primeira semana do julgamento de Sean “Diddy” Combs
    Esta segunda-feira, o julgamento de Diddy arrancou oficialmente. Sempre com muito público à porta, gente a acampar e à espera para entrar no tribunal de Manhattan, Nova Iorque, onde o julgamento está a decorrer, de acordo com os testemunhos de repórteres da BBC, CNN, Sky News e NPR.” (Publico, 16/05/2025)
    Os meios de comunicação social querem dar notícias do que se passa no julgamento. Não têm pessoal para ficar na fila. Pagam a alguém que vá, duas ou três horas. Tempo é dinheiro.

    1. Avatar de FM
      FM

      HAHHAHAAH!?!?!?!!?
      Oh Aves…..

  4. Avatar de cK
    cK

    Na Índia estão muito mais à frente. Deixam o chinelo para marcar o lugar!

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em 2014 fiz isso no consulado de Angola no Porto. Era preciso estar lá às 2 da manhã para ser atendido. E havia arrumadores que por 20€ ocupavam o lugar.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Há já alguns anos sei que isso acontecia nas filas do IMT em Lisboa.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bem, antigamente até havia pessoas a serem pagas para chorarem nos funerais, talvez porque aquele que deveria chorar tinha pouca vontade para isso…

    Já nada me admira, portanto…