Outra vez? Sites do Governo, SNS, PSP e GNR enviam dados para a Google

72 Comentários

Neste mundo cada vez mais digital, está difícil ser garantida a privacidade dos utilizadores. Mesmo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em vigor desde 2018 no nosso país, os casos relacionados com partilha de dados têm acontecido sucessivamente.

De acordo com informações recentes, Sites do Governo, PSP e GNR enviam dados para a Google. Saiba o que está a acontecer.


O jornal Expresso revelou hoje que os sites do SNS enviam dados para a Google. Além dos serviços digitais associados à saúde, o site Autenticação.gov.pt, Ivaucher.pt, SIRP, PSP e Parlamento também fornecem dados de navegação para exploração de campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick., revela o jornal.

O Estado está a entregar de mão beijada a gigantes da internet dados sensíveis dos cidadãos

Eduardo Correia, professor na Universidade do Porto refere que “O Estado está a entregar de mão beijada a gigantes da internet dados sensíveis dos cidadãos. Este caso assume particular gravidade em sites relacionados com serviços essenciais do Estado, como o SNS, Finanças e justiça, que recorrem a serviços de tracking (rastreamento) externos para otimizarem a gestão desses sites”.

Em resposta ao jornal, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) referem que os dados servem apenas para tratamento estatístico e são anonimizados e que “não há partilha de dados pessoais com a Google ou com qualquer outra entidade externa”. No entanto, os serviços confirmam que procederam a alterações recentemente.

Na sequência das perguntas formuladas, decidimos suspender a utilização da ferramenta Google Analytics

Para a investigação, o jornal Expresso revela que usou algumas ferramentas de monitorização de tráfego que permitiram apurar que a recolha de dados também contempla áreas que o SNS.gov.pt disponibiliza para utentes, agendamento de vacinas COVID-19 e solicitação de medicamentos para o VIH.

O jornal refere ainda que “a anonimização dos dados impede que o nome do internauta seja revelado, mas não que as empresas de publicidade criem perfis do utilizador mediante localizações, temáticas preferidas, ‘sites’ visitados, compras efetuadas ou endereços IP armazenados pelo histórico de navegação na Internet”.

Leia também…

Censos 2021: Estarão os nossos dados seguros? INE diz que sim

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    UPS…, desculpem foi sem querer!!!

  2. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Podemos processar o estado, certo?

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Podes processar pois ele esta a violar o RGPD!!

      1. Avatar de Jorge Arada
        Jorge Arada

        Não podes porque o RGPD diz que não podem ser partilhados dados sensiveis dos utilizadores.
        A 1ª e a mais dificil questão é definir dados sensiveis. Dados como nome completo, nif, cartao de credito, email numero de telefone, ou data de nascimento podem ser classificados facilmente como dados sensiveis. Mas, se para alem do titulo lerem a noticia com atenção, podem ler que: “Em resposta ao jornal, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) referem que os dados servem apenas para tratamento estatístico e são anonimizados e que “não há partilha de dados pessoais com a Google ou com qualquer outra entidade externa””.

        Ou seja não está em causa qualquer incumprimento do RGPD.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Tenicamente podes. Mas.. boa sorte com isso.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Se houver um representante de toda a população a processar o estado, será melhor que ser cada pessoa em particular.
        “Povo, unido, jamais será vencido!”

        1. Avatar de FF
          FF

          Sim, vamos processar o estado para nos pagar aquilo que vamos ser nós a pagar depois..

        2. Avatar de Claudio
          Claudio

          E depois vamos perder pq o que eles mandam sao dados estatísticos anonimos, tal e qual como aqui o pplware e como 99% da internet. Nao tem nada de ilegal ja moralmente…

        3. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Já surgiram 67 advogados, numa rede social, que estão a aceitar processar o estado. Há o pedido de 6000 milhões de euros para dividir com todos os queixosos, sendo que cada um terá de pagar entre 20 a 5000 euros, dependendo da duração do processo, além de aceitar que o grupo de advogados irá ficar com 75% do valor obtido, sendo os 25% restantes para dividir pelos participantes na queixa.

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Já sempre alguém a ganhar com a desgraça dos outros…

          2. Avatar de Cfpinto
            Cfpinto

            Esses termos nem soam a tramóia nem nada lol

    3. Avatar de ChiNelo68
      ChiNelo68

      hahahaha ainda vais é ser processado por pensar nisto x)

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Se fosse no tempo do fascista Salazar, podes ter a certeza disso. Desaparecias e nunca mais ninguém te via.

        1. Avatar de ChiNelo68
          ChiNelo68

          <3 já faltou mais. Dou uns 10 anos nos max. e somos uma imitação da Venezuela!

          alguém que me envie um email nessa altura 🙂
          !remind me 10y
          /s

  3. Avatar de TóSousa
    TóSousa

    Os sites do estado assim como muitos outros usam o Google Analytics para estatísticas dos visitantes.

    Oops o pplware também usa, será que estão a violar a lei também?

    (function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
    (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
    m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
    })(window,document,’script’,’https://www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

    ga(‘create’, ‘UA-1739519-1’, ‘auto’);
    ga(‘create’, ‘UA-34456715-27’, ‘auto’, ‘AccSAPO’);

    ga(‘send’, ‘pageview’);
    ga(‘AccSAPO.send’, ‘pageview’);

    1. Avatar de Vítor M.

      Não não viola. O Pplware tem essa informação que o utilizador pode ou não concordar. Desde que o utilizador esteja informado de tudo e possa discordar ou concordar, a lei é cumprida. O problema é quando o utilizador não é informado. Se reparares temos muitos avisos e informações relacionadas com a atividade do site. Claro que recolhemos estatística para sabermos quantos milhões de utilizadores visitam o Pplware mensalmente, de onde chegam, quanto tempo estão na frontpage, que artigos mais visitam, que pesquisa fazem, se são novos utilizadores ou se são já visitantes frequentes, etc. Mas não sabemos quem é, se é o zé ou o tónio, se é casado ou solteiro se mora na rua 5 ou na rua 6. Isso não nos interessa. Não nos interessa se gosta de lojas de pesca, de botas de cano alto, ou de sopa de letras.

      Além disso, e isso com honestidade nem colocarias no mesmo patamar, o Pplware não é uma entidade pública com acesso privilegiado a dados privados dos utentes ou utilizadores 😉 logo, há diferenças.

      1. Avatar de Paulo Alexandre
        Paulo Alexandre

        Desculpa Vitor, não é uma entidade pública, certo, mas faz um belo serviço público!
        GANHEI!!!

        Agora a sério, comparar alhos com bugalhos, não faz sentido. Estado é estado e devia ter todo o cuidado em proteger os dados dos seus cidadãos, dados que exige para aceder a certas plataformas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas será que têm pessoas suficientes para isso? Pode faltar mão de obra no serviço público. 😉

      2. Avatar de Petrus
        Petrus

        Mas os dados que são coligidos nestas páginas podem não interessar ao Pplware mas interessar a outros, como Google, Facebook, etc. Penso que o mais grave, por ser contra a lei, é os sites governamentais acederem a dados dos visitantes sem pedirem autorização para isso. Aliás, sem sequer avisarem.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Desculpem. Isto já tinha sido dito pelo Vítor M.

        2. Avatar de Vítor M.

          Não sei se será por falta de meios no Estado. Não sei. Sei que na CM de Lisboa tem muita gente na informática. Esses devem estar com tudo ok. O resto não sei.

      3. Avatar de Petrus
        Petrus

        Fui confirmar no site do SNS24 e tem opção de escolha e aceitação de cookies. Engraçado que, em determinada altura chamam biscoitos. Achei muita piada! No fim, não entendo a notícia, pelo menos em relação a esse site. O da PSP, sim, diz que utiliza cookies mas não dá opção de aceitar ou não, nem de escolher os que aceitamos. Mas é a moina, o que é que estavam à espera? 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu sobre isso não sei nada, basta verem as empresas especialistas nisso que fazem contratos com o Estado. Esses é que sabem.

      4. Avatar de TóSousa
        TóSousa

        Caro Vitor

        Eu também tenho sites e uso o Analytics, e o aviso está na politica de privacidade.
        Sei bem as capacidades do mesmo, por isso sei que isto é uma completa palhaçada de dizer que enviam dados para a Google. Por mim podem enviar o que faço em cada site por sei que não vai nem o meu nome nem outra informação privada. Só vai o que faço no site, que páginas visito e pouco mais. Nem o GA sabe se o Vitor é casado ou solteiro, se gosta de pesca ou caça. Para isso há outras ferramentas como os cookies do FB, para quem o tem.
        É mais uma como a do INE e da Cloudfare….
        Quem não usa o GA que levante o dedo.

        Vitor
        com esta frase
        Além disso, e isso com honestidade nem colocarias no mesmo patamar, o Pplware não é uma entidade pública com acesso privilegiado a dados privados dos utentes ou utilizadores logo, há diferenças.

        Parece-me que não sabe bem que dados são recolhidos pelo GA.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Vítor M.

          A questão não está nos dados do GA, está em tudo o que tem envolvido a falta de privacidade dos dados do Estado e de outras entidades públicas. Sejamos honestos… onde temos visto bons exemplos?

          1. Avatar de TóSousa
            TóSousa

            Vitor

            Eu uso e abuso dos sites do estado, desde o SNS, Assinar documentos com chave digital, pedir certidões de tudo e mais alguma coisa e nunca vi os meus dados partilhados com ninguém.
            Não vamos assumir que por ser o Estado é o mau da fita, a presunção da inocência é valor final, até prova em contrario, também para o Estado.
            Esta cena apareceu hoje apenas por causa do G Analytics.

            Sim, tenho imensa preocupação com os meus dados, tanto que não tenho os espiões do costume como FB, Instas, Twiters e outros.

    2. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      E que dados teus é que na realidade pões aqui no Pplware ???

      1. Avatar de TóSousa
        TóSousa

        Eu nenhum
        Mas nos outros os dados que ponho nos sotes do estado não são usados pelo G Analytics.
        Vê as politicas de privacidade do G Analytics, que é uma coisa que muita gente se mete a inventar sem saber o que diz.

        https://marketingplatform.google.com/about/analytics/terms/us/

        1. Avatar de Há Cada Gajo
          Há Cada Gajo

          Por isso mesmo. Estas questões levantam-se devido à generalizada ignorância sobre o tema. Quando se fala em violação ou partilha de dados a questão transforma-se logo num big brother sem fundamento para tal.

  4. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Isto é grave demais para ser verdade! Que m*rda é está?O país está a saque,vale tudo?Quem tem de ser responsabilizado?Vergonha!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nas próximas eleições, vota nos do costume, depois queixa-te…

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Ou então faz como tem feito sempre, vai para a praia.

      2. Avatar de jimmypt
        jimmypt

        Em quem sugeres que vote?Já percebi,mas a m*erda é a mesma,só muda é a cor.

        1. Avatar de oiiiii
          oiiiii

          le os programas de todos os partidos e vota no qual te identificas mais

          1. Avatar de Petrus
            Petrus

            Poucos se dão ao trabalho de ler os programas. Eu leio partes. Aquelas que me interessam mais. Já quanto às promessas eleitorais, a maior parte não são para levar a sério. Enquanto não forem punidos por incumprimento das promessas eleitorais vão continuar a fazer esse truque nojento.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Escolher um partido com base no seu programa. É como escolher um restaurante baseado somente no Menu

          3. Avatar de GM
            GM

            Enquanto não tiveres a possibilidade de participar vírgula a vírgula, isto é, passar de “democracia” representativa para democracia participativa, não passa do mesmo. E mesmo assim….

          4. Avatar de Petrus
            Petrus

            Tens razão, Toni da Adega (https://pplware.sitedev.pt/informacao/outra-vez-sites-do-governo-sns-psp-e-gnr-enviam-dados-para-a-google/#comment-2805276) mas também sabes que muita gente escolhe o restaurante pela quantidade de clientes que tem. Vê-se bem na estrada. Se tem pouca gente não presta, é o que dizem. Com os partidos parece funcionar da mesma maneira, daí serem sempre os mesmos no governo.

      3. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Votem no Chega. Depois, se ganharem mais de 80000 euros anualmente, podem doar os 50000 euros para o partido e terem acesso a 150% do que tens agora. Se não ganhares os 50000 euros para pagar a quota, terás direito a 1% do que tens actualmente e se não assinares o contrato que pagas 90% do que recebes, podes ser condenado a ser executado, em directo, no jornal das 20h.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Sim, extremamente! Identidades governamentais com os nossos dados privados, em Portugal, seria até certo ponto “tolerável”… Partilhar dados com outros governos… em certos casos é um mal necessário. Mas vender dados a uma empresa privada como a Gulag, é fubar! Para a gulag, os dados de tutuguinhas até valem poucos tostões! E assim os 14 eyes passam a 15…
      Responsabilidades: N/A

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        O que são “identidades governamentais” ?

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Mas vergonha de quê ? Na realidade sabes que dados teus são partilhados ? Sejamos sérios pois já há tanta poeira no ar.

  5. Avatar de Njag
    Njag

    E ainda há quem apõe governos.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      “Apõe” é o quê exactamente?

      1. Avatar de GM
        GM

        Será apoie????

  6. Avatar de Gc
    Gc

    Mas será possível que desta almas iluminadas que de nenhum tenha escorrido da mente que isso era uma péssima ideia….
    Por este andar daqui a pouco é a google que me vai cobrar o IMI e na carta vai vir uma publicidade para a compra de um par de sapatilhas com desconto de 30% …..
    Inadmissível

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Já faltou mais.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Não deves ter visto que aqui o Pplware tem 673338 shares de informação, 653400 são cookies e os restantes tracers, alguns que tem validade de 3000 dias. Ou que ao fazeres login na tua app do facebook, recebes 770000 cookies sem data de remoção automática.

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Mas sabes que dados é que são partilhados ?

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O que fazer quando as mais altas autoridades nacionais vendem os dados da população a empresas estrangeiras?
    Ainda há semanas foi o INE a vender informação sobre dados pessoais da população portuguesa para uma empresa estrangeira pelos Censos 2021.

    1. Avatar de ---

      Bem o Estado pode meter os seus sites e apps Lepo S acima. Nem que me paguem … Nunca uso ou usarei . Vender as galinhas dos ovos de ouro não é sensato. Dar as mesmas será um acto de altruísmo. Elites de melda da nisto.

      1. Avatar de ---

        Errata – bem o Estado pode meter os seus sites e apps pelo S acima …

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Ao usarem os serviços de indexamento já estão a dar a informação de quem vai ao google procurar por irs, o google já recebe todos os dados que o utilizador dá. Ao aceder ao site do IRS.portaldasfinancas.pt só valida a visita que procurou. O que faz dentro do site está protegido dos cookies e tracers.

    3. Avatar de Algo
      Algo

      Huh?! E eles se atrevem a multar a quem recusar a responder. Que raiva!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ah ah, Clouds? Sai a porta pel perdigota :-))

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Desde que o RGPD entrou em vigor sabia-se que o estado não estava preparado pois tudo partilha dado com todos.
    Por isso até quando entrou em vigor deixou de fora multa ao Estado.

    Querem pior?
    E escolas públicas a publicar imagens/videos de crianças de 6 anos no facebook e youtube sem consentimento dos pais?

    Isto vai ser lindo vai, por outro lado a procura por encarregados de protecção de dados vai aumentar e com fartura, pois ainda só se levantou um pouco do que por ai vem…

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    É por estas e por outras que tenho Pi-Hole em casa
    Não bloqueia tudo, mas ajuda bastante

  11. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Serão fornecidos dados de navegação para exploração de campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick… Sinceramente, isto parece-me que o pessoal não tem muito que fazer e gosta de tempestades em copos de água… Ainda estou à espera da publicidade a mim dirigida.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Isto é como a informação sobre as manifestações… pela notificação recebem o número de telemóvel, nome completo e morada dos manifestantes. Nas redes sociais são colocadas 40000000 horas de vídeos, palavras de ordem e grafittis a serem pintados, ao mesmo tempo a pessoa tem muito mais informação disponível para o público, do que vai na notificação…

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Desculpa, as informações dos supostos manifestantes foram deliberadamente enviadas por mail. Os dados recolhidos pelos sites são impessoais. E sim, claro, depois os dados vazam todos pelos próprios nas redes sociais…mas isso já não interessa nada, como diria a outra.

  12. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Para saberem o que anda atrás de cada site já existem várias ferramentas é só procurar. Podem bem por o Estado em tribunal… Quando morrerem ele responde. Metam as apps no S .

  13. Avatar de Sinopt
    Sinopt

    Qual a necessidade e a lógica de sites do governo terem estes serviços da google?

    1. Avatar de xone
      xone

      A necessidade de ter dados e capacidade/instrumentos para analisar esses dados é obvia, e o facto de recorrerem ao serviços da google, tbm me parece simples de explicar, custos.
      O problema é sempre o mesmo, quem não tem capacidade instalada, tem de subcontratar ou usar serviços externos.
      No caso, podia ser a ferramenta da google como de outros, iria dar no mesmo.
      Qualquer um pode fazer um site, um blog, e usar estas ferramentas “de borla”, para poder ter dados sobre a relação do publico alvo com o site.
      O problema aqui é que, neste caso são dados privados dos portugueses que estão ali, e sem o consentimento.

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Mas que dados privados ? Não inventem.

  14. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    È PORTUGAL NO SEU MELHOR 🙁

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Para quem só conhece o que se passa aqui.

  15. Avatar de andre
    andre

    Já sabem que devem ter cuidado com os dados que dão as entidades estatais, mas no fim qual a preocupação com isso, se já deram os vossos dados à maior entidade opressora do cidadão libre que é o estado, para que ficam chateados se o estado partilhar os dados com o google?

    é a mesma coisa que darem os vossos dados para a máfia italiana e ficarem chateados porque os mafiosos partilharam os vossos dados com o pai natal.

  16. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Ainda há otarios a defender o sns

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      E otários a achar que pagando 10000 euros por um seguro de saúde, ficam bem com 5% da cobertura do SNS… por isso é que quem paga 4000 euros anuais pelo seguro de saúde, tem um problema mais grave, o hospital privado gasta o premium e despeja o doente à porta de um hospital público, com a notificação de um advogado que se se dirigir a qualquer um dos prestadores, pode ser processado em 60000000% de tudo o que ganhará na sua vida toda…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Bebeste alguma coisa fora do normal?

    2. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Porque não lucra com a minha saúde ou com a tua, ao contrário do seguro de saúde e do espertalhaço do hospital privado…