Outlook.com já tem suporte para IMAP!

48 Comentários

Desde que foi apresentado e disponibilizado, o Outlook.com tem-se mostrado cada vez mais como uma alternativa e uma referência nos serviços de email baseados na Web.

Foi a evolução natural do Hotmail, e tem sido constantemente melhorado no que toca a funcionalidades. Uma das que vinha sendo recorrentemente pedida pelos utilizadores acaba agora de ser anunciada. O Outlook.com já tem suporte para IMAP.

outlook_com

Para muitos pode parecer desnecessária a implementação deste protocolo neste serviço, mas todos os que lhe tentam aceder através de clientes sem suporte para os actuais métodos que a Microsoft disponibiliza, vão com certeza apreciar a chegada do IMAP ao Outlook.com

A forma actual de aceder ao email em clientes externos era apenas através de POP3 ou Exchange Active Sync, que como todos sabem, limitam de forma elevada a a experiência de utilização e obriga a consumos maiores de recursos na ligação e a clientes específicos de email.

Ao darem acesso ao email por IMAP conseguem alargar as plataformas em que os seus utilizadores conseguem aceder, dando uma maior liberdade de escolha.

A disponibilização do IMAP é apenas mais uma das muitas melhorias que a Microsoft tem feito no seu serviço de email, de forma a conseguir que os seus utilizadores consigam desfrutar de um excelente serviço.

O Outlook.com deixou de ser um simples serviço de email para ser um hub de contactos e de presença web.

Todos os que quiserem usar já o IMAP no Outlook.com apenas necessitam de configurar os seus clientes com os dados que apresentamos abaixo.

IMAP

Servidor de IMAP: imap-mail.outlook.com

Porto de IMAP: 993

Cifra: SSL

SMTP

Servidor de SMTP: smtp-mail.outlook.com

Porto de SMTP mail server port: 587

Cifra: TLS

Podem trocar de imediato o acesso por POP3 e desfrutar de uma experiência ainda mais completa no acesso ao email, sem que necessitem de estar a puxar constantemente as mensagens para os seus equipamentos.

Para além da disponibilização do IMAP, o Outlook.com passou a ter também disponível a versão 2 do OAuth, que irá permitir que outros serviços e aplicações possam ligar-se ao email e, com a permissão do utilizador, geri-lo ou aceder a informações que nele constem.

A evolução do Outlook.com tem sido exponencial e este serviço está já a lutar lado a lado pela preferência de muitos utilizadores. As razões deste sucesso prendem-se com o serviço que prestam, mas também pelas funcionalidades adicionais que tem presente.

Homepage: Outlook.com

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Finalmente conseguiu ultrapassar o gmail e principalmente tem a grande vantagem de não ter publicidade irritante e inútil…

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Ainda não consegui, ainda faltam as passwords especificas, que é uma das melhores funcionalidades de segurança que uma conta de e-mail pode ter.

      1. Avatar de djx
        djx

        Já existe, está nas definições de segurança.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Isso existe a anos, aventura-te nas opções, antes de falar.

  2. Avatar de pikax
    pikax

    Finalmente, o POP3 nao e’ la’ muito agradavel quando se tem alias no outlook

  3. Avatar de Brun8
    Brun8

    É por estas e outras notícias essenciais que acedo ao PPLWARE todos os dias.

    Parabéns pelo trabalho que nos prestam e pelas noticias importantes que nos fazem chegar.

  4. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    FINALMENTE

  5. Avatar de Brun8
    Brun8

    Alterado para IMAP e a funcionar perfeitamente no meu HTC. 😀

    Estava com POP mas quando apagava emails no HTC nao apagava no outlook web.

    É uma excelente noticia pois mesmo configurando o Outlook no Android na opção de contas do Hotmail nunca ficava a funcionar bem.

  6. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Aproveito para perguntar aqui uma coisa… como é que atribuo fotografias aos contactos do Outlook? Através do WP8 consigo, mas eu queria fazer isso directamente no site do Outlook. Estou farto de dar voltas e não consigo! 😐

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Alguém me ajuda por favor?

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Penso que no outlook.com não é possível.
        Eu uso o outlook 2013 ou o Nokia lumia.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Pois eu também me parece não ser possível, o que é um bocado absurdo…
          Vou ter de fazer tudo manualmente pelo Lumia!
          Obrigado pela resposta!

          1. Avatar de Paulo Felisberto
            Paulo Felisberto

            Confirmo. Deparei-me com a mesma situação.

          2. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            É realmente uma pena…

      2. Avatar de Luís Santos
        Luís Santos

        Basta configurar a conta por Exchange Active Sync e activar a sincronização de contactos.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    chegou tarde, mas chegou

  8. Avatar de PapiMigas

    Após 30 anos a dizer que o POP3 é melhor e tal… 😀
    Mais vale tarde do que nunca!!!

  9. Avatar de João Brito
    João Brito

    Ao alterar no meu Xperia Go obtenho um erro de SSL

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Penso que na Mail App do iPhone não dá para configurar pois assume todos os Hotmail/Outlook como POP3 (mesmo configurando manualmente).

    Alguém sabe como configurar/alterar no iPhone?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Deves ter um iPhone diferente de todos os outros porque os normais usam EAS para ligar ao Outlook.com.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Não tem necessidade, não sei qual a forma que o iPhone faz para conectar no Hotmail, mas funciona semelhante ao imap, sincroniza e não remove do servidor quando a mensagem é baixado no app.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E consegues ter todas as pastas criadas na INBOX sincronizadas com o Webmail (outlook.com) ?

    3. Avatar de TuRoK
      TuRoK

      Não vos é alterada a data de aniversario dos contactos qd inserem ou actualizam um contacto atraves do iphone? A data que aparece no iphone e no webmail não é a mesma. Li algueres que é um bug entre o iPhone e o EAS.Alguem lhe acontece o mesmo?

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já alguém testou no thunderbird?? não estou a conseguir.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Done 😀 Obrigado

  12. Avatar de Lucas
    Lucas

    Finalmente, eu mesmo estava em processo de migração do Outlook para Gmail para poder utilizar clientes de email.

    Os únicos que suportavam eram o Live Mail e o Office Outlook, mas nunca funcionaram direito.

    1. Avatar de Rafael Santi
      Rafael Santi

      Eu uso Exchange Activesync no Outlook 2013 e nunca tive nenhum problema. Tudo funciona e é bastante rapido.

  13. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    boa!!

  14. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Eu não diria “já tem suporte”, diria “finalmente tem suporte”.
    Não ter IMAP foi um dos motivos, talvez até o motivo principal, pelo qual mudei para o GMail. Infelizmente já migrei praticamente tudo para a Google, por isso esta alteração para mim já vem tarde.

  15. Avatar de fornost
    fornost

    quais as diferenças básicas entre o pop3 e imap? :T
    Sempre utilizei o hotmail pela própria web, portanto nunca busquei saber mais.

    1. Avatar de Rogerio Machado
      Rogerio Machado

      deu um modo simplificado (e bota simples nisso); no POP3 quando você acessa o serviço tem de baixar todas as correspondências de uma só vez, no IMAP é como no webmail, mas utilizando o seu programa instalado no computador, você só faz o download das mensagens se quiser, cria pastas, etc tudo no servidor

      1. Avatar de fornost
        fornost

        entendido!! gostei muito! eu não sabia dessas diferenças. Mas já me ocorreu de, no passado, perder todos meus emails quando tentei usar o hotmail juntamente com o thunderbird (como era meu email secundário não liguei, mas creio ter descoberto o motivo!!)

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      De forma simples, o IMAP permite-te manter tudo organizado em qualquer cliente de email que uses.

      Para perceber melhor:
      Vamos supor que usas o webmail do Outlook (outlook.com) e um cliente instalado no computador (Thunderbird, Postbox, Ms Office Outlook, etc. etc.) – em POP3, quando “puxas” os emails, vem tudo ao molho para a pasta a receber, tudo misturado sem a organização automática (remoção de Spam por exemplo) efetuada pelo outlook directamente no servidor.

      Com IMAP, quando configuras a conta no cliente de email instalado no computador, todas as pastas já existentes no webmail são criadas também no cliente do computador, e sempre que cria uma pasta nova, esta é também criada nos servidores do outlook e vice versa – todas as configurações de limpeza da conta que criares (por exemplo, emails do facebook irem para a pasta “Facebook”) são automaticamente replicadas tanto no cliente como no webmail (se um email do FB chega à tua conta, é movida para a pasta Facebook, no cliente de email, quando os emails são puxados, esse email é logo “inserido” na pasta Facebook.).

      Isto permite uma organização bastante superior e mais fácil – pois todas as acções que fazes no cliente de email são replicadas no webmail, enquanto que com o POP3 terias de ir lá (ao webmail) e re-ordenar tudo mais uma vez.

      Nota que, se fores usar o Outlook no MS Office Outlook 2013, é melhor usares o Exchange Activesync pois funciona “melhor” ainda 🙂

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Grande explicação! Obrigado!

      2. Avatar de fornost
        fornost

        obrigado a todos pelas explicações! Estou lendo agora mesmo!!! 🙂

        1. Avatar de fornost
          fornost

          terminei de ler, obrigado pela explicação e dicas! vou testar sim!
          Agora estou interessando em usar minha conta do hotmail no meu android (atualmente só tenho o gmail configurado nele)

  16. Avatar de Abílio
  17. Avatar de Eiras
    Eiras

    A cifra de de SMTP não é STARTTLS?

  18. Avatar de F.R
    F.R

    Alguém sabe como configurar para live.com.pt?

  19. Avatar de NP
    NP

    Mail.app Mac OSX 10.8 com IMAP a trabalhar em pleno. Endereço @msn.com

    1. Avatar de André
      André

      Boas.

      No meu Mac, para ter sincronização total do Apple Mail com o mail do iPhone e iPad usava a mBox Mail que me “convertia” POP3 do Mac em IMAP e assim tinha total compatibilidade entre devices.

      Pelo que leio, já não irei precisar deste programa de apoio!

      Vou conseguir total simconização!

      Tu que já experimentás-te, até as pastas criadas são sincronizadas?

      1. Avatar de NP
        NP

        Sim André. Apenas há um problema com JUNK e DELETED.

        1. Avatar de André
          André

          Hummmm!

          Problema com a pasta Junk e Deleted?

          Não me digas que se apagar um mail no iPhone ou iPad não sincroniza com o Mac?

          Desculpa a minha insistência, mas são duvidas que necessito de esclarecer para decidir se mantenho ou não a app mBox Mail, a qual estou satisfeito, mas é paga e está em versão trial ainda.

  20. Avatar de Careca
    Careca

    Esperemos que espicacem a Mozilla para evoluírem o Thunderbird.

  21. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Gostava era de conseguir configurar o Gmail (IMAP já activo) conseguir receber emails da hotmail e live que actualmente já estão convertidas para outlook tb este já com IMAP activo.
    Tenho configurado com o POP3 à alguns anos com dicas dadas em tempos aqui no pplware.

  22. Avatar de João Brito
    João Brito

    Alguém sabe como configurar a Mail App do Mac OS X Lion para utilizar o IMAP em emails hotmail.com ?

  23. Avatar de Fernando Garcia
    Fernando Garcia

    Boa tarde, tenho o gmazil configurado para receber os emails no outlook, mas a partir de sabado (28/09/2013) deixei de receber os emails no outlook, e recebi uma msg dizendo para configurar o IMAP, eu tenho o pop3 configurado, como posso configurar a conta com IMAP para aceder ao Gmail atraves do outlook? ja tentei imap.gmail.com mas não funcionou.
    Obrigado por qualquer ajuda
    Fernando Garcia