“Os meus dados”: Com o Simplex 20-21 vai saber quais são…

12 Comentários

Quantas vezes já se questionou sobre que dados têm os serviços públicos sobre você? Havendo hoje vários serviços online, é difícil gerirmos toda a informação que fornecemos.

No entanto, com o Simplex 20-21 tudo vai mudar! Saiba porquê.


“Os meus dados”: Gestão dos seus dados relativamente aos serviços públicos

A nova funcionalidade que faz parte do Simplex 20-21 já foi confirmada pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública. Através de uma ferramenta que estará disponível no ePortugal no próximo ano, os portugueses vão conseguir saber que dados têm os serviços públicos sobre si.

A utilização deste serviço irá permitir não só a validação e atualização frequente dos dados de forma automática e simples, mas garantirá também os necessários consentimentos, por parte dos titulares dos dados, que permitirão dispensar a apresentação de informação que a Administração Pública já detém em futuras interações

Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública

 

Na sessão de apresentação de todas as 158 medidas, António Costa reforçou que “Temos mesmo de fazer um esforço de cruzamento de dados”. O primeiro ministro referiu ainda que “o cidadão não fala com um ministério, fala com o Estado… daí o grande esforço na centralização da informação e de se garantir uma boa acessibilidade no digital a todos os serviços. É uma oportunidade histórica de se fazer esta mudança. Nada nos garante que não venhamos a viver algo pior do que no início de março. À cautela, devemos preparar-nos para o pior”.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro H
    Pedro H

    Isso vai incluir cadastro, casos em segredo de justiça e dados que o SIRP tem sobre o cidadão?

    1. Avatar de ze
      ze

      Telhados de vidro? :#

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        Não necessariamente. Se eu quiser consultar o meu cadastro criminal ou outra coisa qualquer que o Estado determine necessário esconder deveria deixar. Ou então um pai querer saber se o/a filho/a está ou já esteve com algum problema legal ou se está a decorrer qualquer coisa é bom saber.

        1. Avatar de ze
          ze

          A partir do momento que o filho tem mais de 16 anos não deverias ter acesso, até aí não incide no âmbio criminal.

      2. Avatar de BA
        BA

        portanto tu não tens problemas que qualquer pessoa tenha acesso a tua informação é isso?
        principalmente quando estamos a falar de centralização de dados num unico sitio, o que por si só é um risco de segurança em caso de ataque externo, e ainda mais se for interno. Toda a gente sabe que existem funcionários do estado a bisbilhotar dados confidenciais quando não existe razão para isso. Agora imagina essas mesmas pessoas terem acesso a dados de outros serviços tambem.

        1. Avatar de ze
          ze

          Voltamos à mesma lenga lenga de sempre, a centralização dos dados é uma coisa BOA. Ela permite focares os teus esforços de segurança num unico sitio.
          Ataques externos ou internos dizem unicamente respeito a falta de boas metedologias e sistemas de segurança, se tiveres tudo no mesmo sitio… E SE… tiveres uma politica de cibersegurança e investimento capazes não existe nenhum motivo para recear.
          Tudo o que aparece de ciberataques é tudo causado por má gestão, por falta de investimento ou por ambos, é verdade que tudo é passível de ser hackado, mas isso é só se deixarem que isso aconteça, quem diz o contrário não sabe nada de cibersegurança.

          1. Avatar de Eureka
            Eureka

            É um acto de fé acreditar na segurança de dados em Portugal.

        2. Avatar de Pedro H.
          Pedro H.

          Quem é que disse qualquer pessoa? Recordo que o SNS, tem um procolo instaurado em que explicitamente digo se um técnico de saúde ou médico pode ou não aceder às minhs informações clínicas.

    2. Avatar de JR
      JR

      Aí já tens de recorrer a um Rui Pinto

  2. Avatar de Nãovejomaisbenfica
    Nãovejomaisbenfica

    As finanças já tem muitos dados, juntando estes com os das conservatórias (cartão cidadão) já tem muita coisa.

  3. Avatar de A.
    A.

    Meus Senhores, pode-se tratar apenas de finalmente o estado português, querer dar o exemplo e fazer cumprir o RGPD, tanto falado, não sei se o é teria de ver… a noticiá esta pouco explicita em detalhes…

    chama-se artigo 15º do RGPD, em vigor para entidades públicas e privadas…

    Verifico que neste forum muito se fala no RGPD, (têm defeitos e qualidades, é o que é!) mas não se entende na sua concepção, e o real alcance do mesmo e o forum pplware deixa um pouco a desejar…

    Talvez já seja hora, da comunidade “pplware” poder fazer um pouco melhor…
    E sim todos os estados, têm muitos dados sobre os seus cidadãos, faz parte das suas atribuições e responsabilidades!

    1. Avatar de Nélio Rosad
      Nélio Rosad

      A peopleware faz um excelente trabalho. Se achas que o artigo está incompleto, não critiques, mas complementa o artigo com aquilo que achas estar a faltar.
      Contribui para a peopleware e estarás a contribuir para todos.