“Os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado”

134 Comentários

Esta descrença não é nova e é, mais uma vez, assinada pela Toyota. Para o presidente da empresa, “os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado”.

Elétricos

A Toyota nunca escondeu que não escreve o futuro com carros elétricos e, contrariamente à maioria das fabricantes, não está com pressa para a transição que dá destaque aos veículos movidos a bateria. A empresa está, de facto, a seguir o seu próprio ritmo.

Conforme já vimos, a Toyota está a preparar a chegada de uma gama de modelos 100% elétricos. Além disso, está a trabalhar em diferentes tecnologias de baterias, tanto de lítio quanto de estado sólido, para melhorar a autonomia dos seus carros, reduzindo os custos.

O objetivo passa por atingir 600.000 unidades de carros elétricos vendidos em 2025.

Akio Toyoda da Toyota

Apesar dos planos elétricos, a Toyota pretende continuar a desenvolver e apostar em tecnologias de propulsão, mantendo-se fiel aos híbridos, por exemplo.

Mais uma vez, Akio Toyoda, atual presidente da empresa, mostrou desagrado, relativamente à pressão exercida sobre as fabricantes para eletrificarem a sua frota.

O também ex-CEO não põe em causa a finalidade, que procura a neutralidade carbónica até 2050, mas antes os meios para a atingir.

Durante conferência sobre o sistema de produção da empresa, Toyoda deixou no ar uma previsão: os carros elétricos terão no máximo apenas 30% de quota de mercado, “por mais que avancem”. Para ele, o restante será ocupado por veículos híbridos, híbridos plug-in e a hidrogénio.

Acho que os carros com motores de combustão certamente permanecerão.

Disse o presidente da Toyota.

 

Leia também:

Toyota admite fracasso do hidrogénio e revela dificuldades

Comentários

134

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Nem podiam ter 100% porque não estamos preparados para isso.

    Neste momento com o grande crescimento que tivemos nos carros eléctricos já tem tem criado alguns desafios.
    O caminho está a ser feito, também acredito que o futuro não vai ser só eléctricos principalmente em camiões e barcos de grandes dimensões.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim também se dizia isso dos carros quando apareceram, “os carros nunca poderão dominar o mundo as carroças continuam a ser o futuro porque não estamos preparados para isso não temos uma rede de petróleo refinarias e bombas etc etc” advinha só a estrutura foi crescendo à medida que os carros foram aumentando, esse argumento parece que só existe uma tomada no mundo e todos os elétricos têm de carregar nela não se podem fazer mais tomadas neste caso até é bem mais facil a estrutura já está toda feita já cada canto do mundo tem eletricidade é só melhora-la, quando apareceram os carros nem bombas nem petroleiros nem extrações de petróleo nem refinarias não havia nada

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tens noção que carregar um carro à noite gasta tanto como o máximo que a tua casa toda tem de potência e durante horas, certo???
        Multiplica isso por 50% dos 7 milhões carros que circulam em portugal e depois explica-me o que é isso de “melhora-la” que escreves…

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu já multipliquei por todos os ligeiros que há em Portugal e dá um aumento de consumo de 15 a 18%.

          1. Avatar de VTPC213
            VTPC213

            Tens a calculadora avaria.

            A rede não está preparada para ter tanto EV.

        2. Avatar de João
          João

          Isso é errado, a não ser que tenhas uma wallbox instalada de 6.9 kW. O meu carrega no máximo a 3.7 kW e tenho disponível 4.6 kW de potência.

          E se consultares https://datahub.ren.pt consegues ver a quebra de consumo que existe durante a noite, ronda os 35% a 40%, por isso existem planos de consumo bi-horários em que o preço da electricidade é mais barato nestas alturas de menor consumo.

          Adivinha em que horário eu carrego o carro? E o carro não precisa de ser carregado todas as noites. Dependendo dos percursos e do tamanho da bateria pode ser carregado uma ou duas vezes por semana no máximo.

          Se formos a ver a quilometrágem média anual num carro que só tenha 300 km de autonomia nem é preciso carregar todas as semanas…

        3. Avatar de José
          José

          Claro como água

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É impossível, que ter toda a frota automóvel eletricos. Basta pensar que nas cidades existem muitos prédios que não tem garagens.

      Como iriam carregar o carro? Com extensão lá para baixo?

      1. Avatar de JL
        JL

        E onde os deixam quando não estão dentro deles ?

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          as vezes ficam a 200 metros de casa, se calhar temos que comecar a fazer puxadas dos postes de electricidade

          1. Avatar de JL
            JL

            E porque não instalar mais postos ?

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    No japão em 2023 venderam-se 422 carros a hidrogenio e 88,535 veiculos electricos (43,991 veiculos “tradicionais” e 44,544 “kei minicars “).
    Pode ser que investindo mais uns milhões consigam vender 500 carros a hidrogenio, a aposta está correcta.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Game, Set and Match…

    2. Avatar de Robson
      Robson

      Trabalho com desenvolvimento de software e em 2011 lembro-me perfeitamente de fazer um pitch para a administração da empresa para uma aplicação de controlo de consumos e mapeamento de postos de abastecimentos para carros elétricos. Um dos sócios virou-se na reunião e disse: “Sabes quantos elétricos foram vendidos em Portugal em 2010? 30. E 20 deles foram devolvidos. Caga nisso que o elétrico não é o futuro … “. Claro que perdemos o comboio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então ele mentiu-lhe, porque em 2010 foram vendidos 950 veículos.

        Quanto aos 20 devolvidos deve ser tão verdade quanto os 30 vendidos. Loool

        https://www.uve.pt/page/parque-ve-2023/

  4. Avatar de JL
    JL

    Então quer dizer que vai ser a maior parte, já que ele enumera mais 3. Loool

  5. Avatar de Driver
    Driver

    Dos poucos que são realistas e não querem a moda só porque sim.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      não sao realistas, querem é tentar manter o seu negocio de vender carros híbridos.
      A manterem-se assim, vão ficar para trás.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A Toyota fala que está a desenvolver uma bateria em estado sólido desde 2009… e que já a tinha para lançar em 2014, 2015, 2017, 2018, 2022, 2024, 2027, 2030.

          Por esta altura só acredita na Toyota quem quer.

          1. Avatar de João-Sousa
            João-Sousa

            Enquanto andam a vender Leafs com 170CV que não podem andar a mais de 100Kms/h a Toyota e muitas outras marcas estão a apostar no futuro e o futuro a curto prazo será misto, com carros a combustão e com carros elétricos com baterias decentes.
            Talvez daqui a uns 10 anos a realidade seja outra, mas para já a realidade não é 100% elétrica.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @João Sousa
            Ninguém está a dizer que é uma realidade para o ano que vem. Há bastantes obstáculos pelo caminho.
            Vai demorar décadas, mesmo. Só que parece que quem é contra os VE não entende isso e que vão ser tudo flores.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            O futuro são carros com autonomia para 150 ou 200km com baterias mais pequenas, mas com eletrificação das auto-estradas…

            A vantagem é que terás carros mais baratos a desvantagem é que o preço para usares as auto-estradas vai subir porque precisas de pagar pelos carregamento.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      A nokia também foi realista e não quis aderir aos smartphones olha no que deu a toyota já falhou redondamente no hidrogénio mas parece que ainda está com vontade de ficar mais para trás

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Entretanto vem a Apple e compra a Toyota.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Conhecendo o mercado da Toyota, não me admiro nada da descrença/ desejo deles, em cada 10 carros que vemos a circular na Ásia 7 são Toyota, não sei se é possível substituir este número por carros elétricos, e claro sem falar em Africa.
    Quantos VE vai vender a Toyota no Burkina Faço, ou na Gambia, Sudão do Sul.
    Quero ver como é que os grupos terroristas islâmicos se deslocam sem a sua bela Toyota Hailux 🙂
    Conheço bastante bem as principais cidades Asiáticas, e ainda há muitas quebras de energia, não estou convencido totalmente que o futuro passe só por VE, mas neste momento acho que é a melhor opção para circular dentro das cidades

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A melhor opção para circular dentro das cidades é a bici eléctrica. Fazer 100 kms de carro em ambiente urbano custa 10 a 15 euros, às vezes mais. De bici eléctrica os mesmos 100 kms custam 20 ou 30 cêntimos. De EV não é tão caro como a combustão, se for carregado em casa. Mas primeiro é preciso pagá-lo e ter onde o carregar.

  7. Avatar de dfs
    dfs

    a China e a Europa já venderam quase 30% de carros novos a bateria, com a descida dos preços que se prevê, este valor por certo irá aumentar, mesmo que não houvesse impusições legais. os 30% referidos na notícia poderão fazer sentido, depende se estamos perante algum orizonte temporal e depende de que país estamos a falar.
    temo é que a Toyota esteja a ficar para trás.
    Contudo a estratégia pode não ser estúpida de todo. Muitas marcas vão abandonar os veículos a combustão, e em muitos paises do mundo haverá veículos a combustão muitos mais anos, a assim mesmo que o mercado seja menor, se houver menos empresas, as vendas até podem aumentar.

  8. Avatar de Pedrolas
    Pedrolas

    A rede não é estática e evolui à medida que há aumento da demanda. Uma casa hoje chega a ter uma necessidade de energia maior do que um prédio inteiro tinha há uns anos e não é por isso que deixou de ser possível alimentar ou que houve quem ficasse sem luz.

    Não é difícil hoje termos potências contratadas 3 ou 4 vezes superiores ao que em tempos chegava e sobrava para uma só casa.

    Só que o conceito de evolução e crescimento da rede é dificil de entrar na cabeça da malta. Todos acham que a rede é igual ao que era há 20 anos atrás, vai ser igual nos próximos 20 anos e vai haver muitos carros elétricos a estragar as contas todas.

  9. Avatar de jota
    jota

    A Toyota com estes amuos e bate pés, arrisca-se a ir de nº 1, para o fim da tabela no ranking de maior construtor de automóveis!

    1. Avatar de SM
      SM

      Os arautos da desgraça vão, desta vez, bater com a cabeça na parede.

      Enquanto muitos acumulam stocks (de VEs) a Toyota vai agradecendo e vendendo: https://www.toyota.pt/mundo-toyota/noticias/toyota-motor-europe-regista-um-recorde-de-vendas-em-2023

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Exactamente se vendem muito hoje, também vão vender muito no futuro. E quem vende pouco hoje também vai vender pouco no futuro

        1. Avatar de SM
          SM

          Não, pá, só quer dizer que a estratégia actual é a mais acertada e a que revela um maior bom senso.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Pode ser boa estratégia ou não. As vendas futuras são mais importantes que as actuais.

          2. Avatar de JL
            JL

            A toyota está a apostar naquilo que mais vende:

            “Destaques vendas na Europa da TME janeiro-dezembro 2023:

            – Vendas totais: 1.173.419 (+9% em relação ao ano anterior)

            – Total de vendas eletrificadas: 819.444 (+14% em relação ao ano anterior)

            – Mix total de electrificados: Europa Ocidental: 75% – Europa de Leste*: 42% – TTL: 70%”

    2. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Sim , mas para já continua em primeiro e já vende muitos elétricos.

  10. Avatar de Driver
    Driver

    Certo é que muitas marcas estão com grandes quebras de vendas nos VE e outras a rever o seu belo plano rumo a VE 100%.
    VE são uma opção, não uma solução mágica para a mobilidade automóvel.

  11. Avatar de Anung
    Anung

    Só passei para ser abençoado pelo arcanjo JL, o santo padroeiro da mobilidade eléctrica. Amem!

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Toyota sabe que uma parte muito significativa dos seus principais e potenciais clientes não tem acesso a electricidade de forma regular.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Portanto, a Toyota vende para países subdesenvolvidos.

      Então a Toyota não tem que se preocupar… deixe-se estar assim.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      exatamente, os JL’s desta vida quando comentam, para além de irem buscar numeros de fábrica que raramente correspondem à verdade, esquecem-se que a Europa é apenas 2% do terreno mundial e contem 11% da população mundial.
      Dava jeito pelo menos uma vez na vida esta malta ir a algum país africano, uma jordania etc etc.. para perceberem que estas declarações não são tão descabidas como eles acham.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Exactamente Africa é o mercado Alvo, mercado esse que conta está a chegar aos 3% das vendas globais da Toyota.

        Um bom gestor acabava com o mercado europeu/americano e apostava tudo em Africa

        Dados de 2022 (2023 ainda nao estao disponiveis)

        Vendas USA – 2,108,460
        Vendas na Europa – 1,032,159
        Vendas em Africa – 20,249

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Lá isso é verdade, a toyota vende muito para países subdesenvolvidos mas a nokia também vendia, e em só para relembrar que as bombas de combustível trabalham a eletricidade

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        E vão continuar a ser. Aliás muitas serão convertidas em carregadores eléctricos…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Uma bomba de combustível não precisa de electricidade de rede para trabalhar. Pode funcionar perfeitamente com um gerador e não havendo gerador até resolve o problema à manivela eheh
        Mas , mais a sério. Até na UE há locais sem acesso a carregador eléctrico. Se repararem bem, o roteiro turístico de um tradicional condutor de Tesla, é visitar os carregadores da Tesla loooloooloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Na UE há países sem bombas de h2, e nenhuma de combustíveis sintéticos, curioso como você defende com unhas e dentes soluções que nem pode usar.

    4. Avatar de JL
      JL

      Se não têm electricidade como têm combustível ?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Schiu! Não sabes que além de atestarem o depósito levam o mesmo volume em jerry cans no banco de trás?

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        com uma mangueira e uma boca

  13. Avatar de Mascotes+electricas+nao+obrigado.
    Mascotes+electricas+nao+obrigado.

    O problema da toyota sempre foi ter carros com designs horriveis, de resto na minha familia existem Toyotas com mais de 20 anos que ainda hoje é so dar á chave e siga.
    Nunca ficaram apeados, apenas manutenção.

    Não tendo eu um Toyota , pela razao acima referida (continuam a ser horriveis) mas conhecendo a fiabilidade que ofereçe nao tenho razao ate hoje para desconfiar da estrategia e do rumo que seguem.

    Nem o CEO da Toyota nem o Elon Musk são os donos da verdade mas não vejo o electrico nem o carro totalmente a combustao serem o futuro.

    PS : JL continua a evangelização do pessoal, informa depois qual a zona que andas a bater porta a porta com panfletos da Tesla.

    1. Avatar de JL
      JL

      Continua a sua evangelização também, qual a diferença ?

      1. Avatar de Mascotes+electricas+nao+obrigado.
        Mascotes+electricas+nao+obrigado.

        Não preciso de evangelizar nada…voçê so deve estar presente em 99% das noticias sobre eléctricos…

        Consegue comprar guerras com todos ahahha.

        Bem haja companheiro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não precisa porque já o faz, olhe para o seu nick !!!

          E você está em quantas ?

          Eu adoro guerras. LOL

          1. Avatar de Zeca
            Zeca

            És trabalhador do circo

          2. Avatar de JL
            JL

            Também não..

  14. Avatar de Joao+Magalhaes
    Joao+Magalhaes

    Se estes preços elevados se manterem eu acredito nele. Péssimo investimento para quem não faz muitos Km, provavelmente a maioria das pessoas. Eu comprei carro novo há 4 anos, 20.000km neste momento, as minhas contas foram simples, 8 meses do ano praticamente só ando de mota e a maioria dos Km que fiz com o carro foram viagens grandes, onde incluem dias com 600km, ora tendo isto tudo em conta fui para o Yaris a gasolina, custou 12 mil €, econômico e fiável. Quanto seria o investimento para um carro elétrico com autonomia de 600km? Mais importante, qual o nível de stress que teria numa dessas viagens de férias sabendo que o elétrico diz 600km de autonomia mas depois faço umas ultrapassagens e a autonomia baixa para 500km ? Stress de saber onde o vou carregar e a disponibilidade de carregadores?

    1. Avatar de JL
      JL

      O Yaris gasolina há 4 anos custava 12 mil euros ? Estou curioso de saber onde ?

      O Yaris é igual, diz que faz 1000 e depois de algumas ultrapassagens já vai em 800.

      Sobre o stress imagine que não tem a oferta de bombas que tem agora.

      Curioso porque a muitos defendem soluções que nem sequer existem bombas.

  15. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    A hype do carro elétrico está a abrandar. Na verdade, ninguém quer carro elétrico.
    Os que se vendem são para as empresas que tem inúmeras vantagens fiscais.

  16. Avatar de Leonel+matos
    Leonel+matos

    Bom a Hertz vai vender 20000 carros elétricos e comprar a gasolina . Por algum motivo será e… Ainda falta saber quem vai querer comprar esses carros elétricos pois vender elétricos usados não é fácil. Ou talvez devesse dizer alguém comprar

    1. Avatar de joao silva joao silva
      joao silva joao silva

      A Hertz encomendou 100.000 veículos à Tesla em 2021, para satisfazer a procura de clientes que exigiam automóveis eléctricos. Agora, face aos custos de reparação elevados, está a vender 20.000 e falaram em desgaste de pneus , peso e aceleração !!!!

      1. Avatar de JL
        JL

        Venderam carros com mais de 150 mil KMS e alegam custos ? Looool

  17. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    podem ouvir o CEO da BMW que conhece bem o problema da transição em vez de relatarem pontos de vista individuais ,,, os EVs terão 30 % de quota do mercado e os chineses controlam uma parte importante … se virem o relatório do IMF e PwC para 2050 com esta conversa toda não haverá nenhum país da ” europa ” no G 7 entre aspas porque pode desmonorar-se .

    1. Avatar de JL
      JL

      Então onde ele diz isso ?

      Então se terão 30% já são a grande maioria de todas as tecnologias existentes.

      Pode deixar um link do relatório?

  18. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Caríssimo ,,, por exemplo https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/04/ceo-da-bmw-faz-alerta-contra-estrategia-de-eletrificacao-do-setor.html ,,, mas quem fixou nos 30 % foi a TOYOTA , escrevi aquelas linhas sem o referir e a grande questão é se todos os EVs estiverem ligados à rede que quantidade de produção elétrica terá de ter ???? nunca estarão todos ao mesmo tempo mas temos produção de energia para essa meta ???https://clickpetroleoegas.com.br/ceo-da-bmw-desafia-consenso-sobre-veiculos-eletricos-nao-e-o-futuro-que-todos-pensam/ . A fição zero é economicamente irrealista e neste momento a AUDI pretende fechar uma fábrica de EVs na Bélgica por quebra de vendas … tenho um full hybrid e não acredito em milagres nesta área .

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas temos de fazer o que o CEO da BMW diz ? Porquê?

      Ele defende aquilo que tem para vender, se for falar com o presidente da tesla, este deve dizer algo diferente.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        Eu não disse para fazer o que ele diz … analiso o que eles dizem e tiro as minhas conclusões … também com troca de opiniões como aqui … o futuro ninguém sabe . Eles diziam que não é possível eliminar os motores a combustão até 2040 e os alemães criaram combustíveis sintéticos , produzem atualmente no Chile e estão a pressionar a CE para rever a política de transição aceitando estes combustíveis … https: //www.razaoautomovel.com/noticias/fabrica-producao-combustiveis-sinteticos-porsche/ …. https://pt.euronews.com/my-europe/2023/03/28/ue-veiculos-a-combustao-vao-poder-usar-combustiveis-sinteticos-a-partir-de-2035 ,,,, eu tenho um full hybrid até 2025 e como nada sei aguardo … tudo elétrico ??? tenho dúvidas https ://www.autoindustria.com.br/2024/07/10/grupo-volkswagen-estuda-fechar-fabrica-de-eletricos-da-audi/ ,,,, o JL fará o que achar melhor !!!

        1. Avatar de JL
          JL

          E desde quando é para eliminar motores até 2040 ?

          Produzem uma pequena parte, que nem para 150 carros por ano chega e a preços absurdos, daí não falarem muito neles.

          O combustível sintético já é aceite, aliás, é o único aceite após 2035.

          Eu fiz o que achei de melhor, escolhi eléctrico, melhor que existe e não preciso da decisão dos outros, para mim serve na perfeição e já lá vão 16 anos deles.

          A Audi só tem de rever os preços deles, quem não acompanha o mercado fica para trás, o que não faltam são opções melhores que a audi e por isso vendem muito mais que eles.

  19. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    A TOYOTA diz outra coisa e é uma das maiores do mundo https://edition.cnn.com/2024/03/10/climate/hybrids-evs-toyota-climate-impact-int/index.html Dec 30, 2022 — Top 5 maiores fabricantes de carros do mundo · 1º Toyota · 2º Volkswagen · 3º Ford · 4º Hyundai · 5º Honda · Tesla ??? muito longe da primeira linha

    1. Avatar de JL
      JL

      A Toyota tenta vender aquilo que tem para vender, como qualquer fabricante no mundo. Curioso porque andaram anos a defender o hidrogénio à custa dos fundos que recebiam, mas como as vendas foram por aí abaixo, agora já nem falam neles.

      A Tesla não vende a combustão nem hibridos…

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        Ok … já deixou uma perspetiva totalmente EVs e eles estão aí em força agora BYD e SU7 este último venderam a produção anual e sai um carro da linha de 76 em 76 segundos https://insideevs.uol.com.br/news/718433/xiaomi-tecnologia-producao-carros-eletricos/ supercarro mas continuo a duvidar e não vou comprar . O meu tem um contrato promessa de compra no fim do contrato e em 2027 logo analisarei a opção mais forte … mas tenho uma visão diferente … as megacidades estão a crescer e o consumo de eletricidade é como a dívida americana US … um dia … nem o barraca abana salva aquilo e este só em 2016 atirou 26171 bombas a rir ,,, com bons dentes ,,, não acredito em milagres desta nova ordem … alguém vai pagar .

        1. Avatar de JL
          JL

          Então se está preocupado com o consumo de electricidade, porque indicou uma solução que consome 8 a 10 vezes mais ?

          Está meio confuso….

        2. Avatar de JL
          JL

          Ordem ? Que é isso ?

  20. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    JL eu não tenho soluções … só faço uma opção quando troco de carro e tenho trocado de 4 em 4 anos , já tive muitos de várias marcas … o consumo de eletricidade ??? é uma questão básica … tem de haver produção de eletricidade para um sistema económico global , ao incluir o transporte automóvel tudo ligado à tomada de eletricidade , tem de criar alternativas . Há quem não se importe mas estão a construir 55 centrais nucleares no mundo todas muito seguras dizem eles ??? falam muito da transição energética sem explicarem bem o que implica . E a nova ordem mundial vem do forum económico mundial em davos com uma série de iluminados a ” darem ” soluções para o futuro ,,, o problema é que eu não sigo lideres nem facebooks nem tiktoks !!! ahahahh era o que faltava . Obrigado pelas suas questões . Saúde !!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas se a electricidade é um problema, porque falou numa solução que gasta muito mais electricidade? Sendo assim já não é problema.

      Então nesse caso não defenda soluções que usam muito mais electricidade.

      Se todos os veículos forem elétricos, o consumo aumenta 15%.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        Jl estive no al gharb uns dias fora do sistema 🙂 … eu não defendo solução nenhuma e votei contra a eletrificação do prédio 🙂 estou atento para não perder dinheiro com brinquedos … caros !!! é claro que o XIAOMI SU7 faz 0 / 100 em 3 seg … eu também gosto mas … não estou disposto a atirar dinheiro pela janela … e já agora a INDÚSTRIA ALEMÃ que andou à boleia do 1.9 tdi 30 anos !!! acabou … agora nem a bmw escapa

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vale a pena ser contra, isto não é uma questão de quem quer ou não, quem tiver no mesmo prédio e queira instalar um carregador pode fazê-lo.

  21. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Jl pode instalar uma wallbox mas ele que pague … eu estou num complexo de 370 apartamentos construidos antes de 2010 e há quem julgue que uma eletrificação das garagens … orçamento de 110.000 euros é uma benfeitoria indispensável … não creio … nem metade dos condóminos vai carregar o carro a noite toda e já nem falo dos custos mensais . Toda a proposta EVs não vai passar de um brinquedo caro e para setores muito específicos , a generalidade não vai trocar de carro e mesmo com as ZER e sobretaxas sobre veículos polentes no estacionamento em ULEZ o registo não é positivo … 1,775 ULEZ cameras have been installed out of a total of a planned 2,750. para verificarem quem entra e não pode circular ??? só no reino da monarquia inglesa … e as vendas de EVs a cair …. essa visão é limitada … as empresas e o estado têm de sair do centro das megacidades e todas as medidas são ridículas … é a minha opinião apenas … portanto pode instalar mas TERÁ DE O PAGAR …

    1. Avatar de JL
      JL

      D quem disse que era para você pagar ?

      A visão limitada que vejo é a sua, qualquer dia vai precisar e depois arrepende-se.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        A sua visão não é correta … os prédios construidos antes de 2010 não têm a base elétrica para instalação de wallboxes … há pessoas que julgam que ligam os cabos á instalação do prédio sem infraestrutura e que está tudo ok mas enganam-se porque tem de ter um quadro ou vários que permitam aumentar e muito os carros ligados ao sistema … além disso o quadro da área urbana tem de ter capacidade para tal ,,, e o do país igualmente … se está ligar cabos com amperes diferentes pode provocar um incêndio e as companhias de seguros não vão pagar … a ignorância tem um custo !!! quanto ao ” qualquer dia vai precisar e depois arrepende-se ” saiba que a transição energética para 2035 vai permitir combustíveis sintéticos que já estão a ser produzidos e portanto não vou precisar … quanto à ” visão limitada ” pelo que escreve precisa de evoluir muito … não está informado , defende os EVs sem perceber as limitações e ainda atira argumentos inúteis . Os que querem EVs já é que terão de pagar a instalação do prédio e da wallbox , os outros não são obrigados a nada , nem sequer a defender a greta e associados que são ainda mais ignorantes que os ignorantes . LMAO

      2. Avatar de JL
        JL

        E eu disse o contrário ?

        Então mas esse prédio antes de ser construído, as pessoas viviam onde ?

        Portanto o mundo não pode evoluir porque custa dinheiro, depois a visam limitada é minha.

        Portanto também não podemos ter casas novas porque já existem.

        1. Avatar de joao silva joao silva
          joao silva joao silva

          aditamento … quando forem à praia ew a praia estiver interditada tal é a quantidade de porcaria que atiram para o mar … não estranhem … é o futuro … as baterias devem enterrá las como as hélices das eólicas …. um dia … rebenta .

          1. Avatar de JL
            JL

            Deviam enterrar porque ? Se forem ser recicladas ?

      3. Avatar de JL
        JL

        E eu disse que eram obrigados a pagar ? Onde ?

        Sim, existem muitas limitações, pelo menos na cabeça das pessoas, como se passar uns cabos e alterar uns quadros fosse coisa de outro planeta.

        Quando não tinha internet também metia essa questão ? Afinal foi preciso passar cabo e até mais caro.

  22. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Jl eu não uso essa expressão mas referi que há muita ignorância ,,, peço desculpa por isso … mas uma nova solução implica um investimento e quem tem pressa paga mais … eu aguardo porque sou um observador … virão mais ondas e para já não entro … pode ter casas novas e vão construir muitas mais … as MEGACIDADES em 2030 são uma realidade incontornável ,,, tudo a viver em ,…. nem digo …
    ‘Megacidades’: definição, exemplos e características

    Iberdrola
    https://www.iberdrola.com › megac…
    ·
    Em 2030, esse número chegará a 60%. Essa porcentagem indica que os núcleos urbanos acolherão cerca de 5 bilhões de pessoas, aproximadamente. …. tudo elétrico ???? não digo que não mas já estão a construir 55 centrais nucleares novas TODAS À PROVA DE ACIDENTE ???? Planos para novas usinas nucleares no mundo

    ABEN • Associação Brasileira de Energia Nuclear
    https://aben.org.br › planos-para-n…

    Mar 29, 2022 — Cerca de 55 usinas nucleares estão sendo construídas em 19 países, com destaque para China, Índia, Rússia e Emirados Árabes Unidos (EAU) ,,,, ok … nem adianta nada se acho ou não ,,, vamos todos nesse sentido … a questão para mim é que se sou obrigado a ir vou devagar … já aprendi essa … devagar se vai ao ….

    1. Avatar de JL
      JL

      Então não entendi qual o problema.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        o problema é que os EVs não passam de 30 % talvez 35 % em 2040

        1. Avatar de JL
          JL

          Também não entendi qual o problema, quanto menos formos melhor, menos impostos levamos.

        2. Avatar de JL
          JL

          Se forem a tecnologia com 30% de Share, então já são a tecnologia com maior aderência.

  23. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    e cuidado com o valor de retoma a HERTZ pôs 20.000 à venda e não se sabe se alguém os compra em 2A mão

    1. Avatar de JL
      JL

      A hertz fez um belo negócio, vender carros com 4 anos e mais de 150 mil kms pelo valor que os vendeu, foi um excelente negócio.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        ahahahh …
        Esta empresa está a vender 20.000 veículos elétricos para …

        CNN Portugal
        https //cnnportugal.iol.pt › hertz

        Jan 20, 2024 — A Hertz espera registar uma perda de cerca de 245 milhões de dólares [223 milhões de euros] devido à depreciação dos veículos eléctricos, uma … Não vale a pena !!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Está a vender carros usados, já alugou algum carro com 150 mil KMS ?

          Claro que perderam dinheiro, deixaram envelhecer os carros.

          Mas isso também contribue para o seu preconceito ?

          O que vem a seguir ? O ambiente ? Loool

  24. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Net Zero Emissions by 2050 … ??? esta é a projeção para o JL mas repare que esta gente toma muitos alucinogéneos … na realidade e desde que a guerra na UKR acabe já em 2050 não haverá nenhum país europeu no G7 … o cantar de galo tipo europah … está no fim … dúvidas ????
    https://www.pwc.com/jp/en/press-room/world-in-2050-170213.html e https://www.pwc.com/gx/en/world-2050/assets/world-in-2050-image1.png e os EVs também precisam de chips … portanto net zero na ” europa ” vamos ver e no resto do mundo ??? não brinquem com coisas sérias … e agradeçam a TRUMP / VANCE porque perceberam que não podemos ter 2 inimigos ao mesmo tempo … eles vão fazer frente à china , o verdadeiro perigo para nós …. tudo isto para lhe dizer ,,, aproveite antes que rebente a depressão deste lado ,,, dívidas soberanas de 35 triliões ???? e armados aos cucos a fazer a dança da guerra ???? acordem f…… estão todos com muito crack na cabeça .

    1. Avatar de JL
      JL

      E onde alguém disse que não precisam ?

      Mas se não os quer, não compre, agora respeite o direito dos outros.

  25. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    mas defendo o seu direito de escrever o que acha que é a verdade , uma delas pelo menos 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, e vou continuar a escrever e a dizer que os eléctricos são os melhores veículos que existem.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        cuidado no frio porque eletricidade e água ???? sai do carro e faz uma fogueira … senão vais ou já foste

        1. Avatar de JL
          JL

          Então que lhe aconteceu com o frio ?

          Para quê fazer fogueira ? é isso que faz no seu ?

          Então conte lá a sua experiência ?

        2. Avatar de JL
          JL

          E electricidade, água e combustivel ? dão-se muito bem ? parece que não.

  26. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    só falta um pormenor … Radiação demorará 300 mil anos para se dissipar perto de …

    g1 – O portal de notícias da Globo
    https: //g1.globo.com › Mundo › 0…

    Apr 26, 2007 — Moscou, 26 abr (EFE) – A contaminação radioativa nos territórios próximos à usina nuclear de Chernobil, na Ucrânia, demorará mais de 300 mil … acho que uma delas pode ter um acidente não previsto , foi um erro humano etc … 300.000 anos é pouco para a gente

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e depois ? rebentou com alguma bomba nuclear ?

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        se estão a construir dezenas de centrais para estes novos ricos andarem de evs ???? cuidado se rebenta alguma … ficam a andar de burro como há 100 anos .

        1. Avatar de JL
          JL

          Estão ? Onde ? Que tem as centrais a ver com os eléctricos ?

          Ficam ? Ou ficamos ?

          1. Avatar de joao silva joao silva
            joao silva joao silva

            as centrais vão ser indispensáveis para produzir energia elétrica suficiente para esta gente … eu já tenho uma solução … obrigado e adeus … encerro o meu caso !!!

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque vão ser ?

            Então qual é a solução que defende ? Até aposto que é uma que gasta muito mais.

  27. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    e já que estamos numa boa troca de argumentos … pense e medite … porque há quem diga que vamos ter frio de 2028 a 2042 https://www.youtube.com/watch?v=JyyuouPSNEA mas isto está a outro nível de inteligência muitos julgam que o biden manda no tempo … portanto se ela tem razão vais ter de fazer muitas fogueiras !!!! que aqui não são novidade porque na serra ligamos A LAREIRA !!! uma fogueira = a lareira … vem aí uma carga e estes zeros julgam que vamos ter calor sempre a aumentar … os EVs vão ficar parados acima do paralelo dos pirinéus … e os democratas vão fugir para sul … aprende que eu não duro sempre !!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então vão ficar parados porquê? Você vai lá mandar pará-los ?

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        simples ,,, num cenário de temperaturas negativas os seus queridos EVs ,,,
        EVs deram dor de cabeça para carregar no frio dos EUA. E …

        Um só Planeta
        https://umsoplaneta.globo.com › e…

        Feb 16, 2024 — Porém, donos de carros elétricos (EVs) nos Estados Unidos (EUA) viraram notícia em meio à frente fria que causou temperaturas negativas no meio …

        Como funciona o ar-condicionado e o aquecimento em um …

        Knauf Industries Automotive
        https://knaufautomotive.com › pt-br
        Jan 20, 2023 — A temperaturas entre 0 e 10°C, estima-se que a bomba de calor consuma cerca de 1 kW de energia, pelo que poupa 1-2 kW por cada hora de .. /// ficam na estrada eu não mando em nada mas você deve saber como pôr o elétrico a trabalhar cheio de gelo e neve ,,, faz a dança do calor ???

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e depois ? Os problemas não se revolvem ?

          Curioso porque os a combustão em temperaturas negativas, tem de estar ligados à tomada.

          Então e como trabalham os sistemas de aquecimento num veículo a combustão ? Trabalha sem combustivel?

          A dor de cotovelo é muita, você deve ter muito a perder com isto.

          Já agora, sabia que num grande nevão deve evitar ter o motor combustão a trabalhar ? Sabe quantos já morreram intoxicados ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Curioso porque é nos países mais frios da Europa que existe maior adesão a estes veículos, Noruega, Suécia e Dinamarca, será que eles não sabem viver no frio e você é que sabe ? Loooool

          1. Avatar de joao silva joao silva
            joao silva joao silva

            eles sabem viver no frio mas são ricos e nós pagamos mais do que devíamos realidade marroquina e impostos alemães — a adesão não tem nada a ver com a realidade — há muitos que acreditam no pai natal …
            Frio vira inimigo de proprietários de carros elétricos – Folha

            Folha de S.Paulo
            https://www1.folha.uol.com.br › f…
            ·
            Translate this page
            Jan 18, 2024 — Ao contrário dos carros com motores de combustão interna, um veículo elétrico possui duas baterias: uma de baixa voltagem e uma de alta voltagem .

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas o problema agora já não é frio ? Se forem ricos o frio já não afeta aos carros ? Com cada argumento….

            Já comprou uma 4L ? Tem ali 5 pelo menos e nem baratas.

  28. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    https://www.telegraph.co.uk/news/science/11733369/Earth-heading-for-mini-ice-age-within-15-years.html,18 ,,, se tiver frio … arranje mais lenha para o inverno e WD40 o que fazia milagres no sistema elétrico dos carros para pegarem há 50 anos !!!! se não pegar nem a empurrar ou pela rua abaixo ,,, os chips são assim … por tudo é preciso ter bastante cuidado antes de andar a fazer propaganda da treta ,,, olhe ,,, junte-se à GRETA sueca e façam programas de tv para néscios …

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem está a fazer propaganda da treta é você, e além disso a inventar falsos argumentos, os chips quando mais frio tiver melhor, e trabalham a um intervalo de temperaruras que o ser humano não suporta, desde de muitos graus C negativos a muitos positivos.

      Já agora, todos os veículos têm chips.

      Você é que tem de se juntar à greta, não veio para aqui tentar ser ambientalista ? Então junte-se a ela.

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        eu não sou ambientalista e o problema ao pôr um carro a trabalhar é se tem humidade nas ligações elétricas … ou precisamos de fazer um desenho para a 1º classe

        1. Avatar de JL
          JL

          Entende tanto de automóveis que nem sabe que as ligações eléctricas são feitas por fichas estanques, isto em todos, sejam eles a combustão ou não.

          Já agora, sabia que são os híbridos a gasolina e os gasolina e os diesel que trabalham com as maiores tensões ?

          Sabe que quando maior é a tensão, maior é a probabilidade de ter problemas por humidade.

          Então mas agora já não quer uma 4L ? Como se está não tivesse problemas com a humidade, principalmente no distribuidor e sistema de alta tensão das velas.

    2. Avatar de JL
      JL

      Olha afinal, os condutores de veículos a combustão ficaram frutados porque não conseguirem abastecer os seus veículos, as bombas congelaram:

      https://youtu.be/GQjsmRIlb2I?si=aTgVj5fTpPBLMAft

  29. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    e se mais não fosse temos a eletricidade sempre a subir …
    Fatura da eletricidade teve um aumento superior a 18% …

    Diário de Notícias
    https://www.dn.pt › fatura-da-eletr…

    preço eletricidade sempre a subir from http://www.dn.pt
    Mar 13, 2024 — Os números do INE mostram que os preços da eletricidade aumentaram 18,3% e o dos combustíveis 3,4%, comparativamente a fevereiro de 2023. Em … //// OS NOVOS RICOS NEM SABEM O QUE PAGAM .

    1. Avatar de JL
      JL

      Se é solução porque não tem uma ?

      Difícil de encontrar ? Se são bons não devia ser difícil.

      Tem aqui várias

      https://www.standvirtual.com/carros/renault/4

      1. Avatar de joao silva joao silva
        joao silva joao silva

        nope … a solução é vc que a tem … mas vai aprender e muito … encerrado o caso … agora nem merece um ….

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu disse que tenho ? Onde disse isso ?

          Não mereço porque perdeu o argumento ?

          Mas continua a disparar argumentos sem sentido e links que nem dão para abrir.

  30. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    portanto a verdade vem sempre ao de cima ,,, os EVs são uma solução , não são a única , têm argumentos para oferta com grande qualidade mas não vão ser para 100% do mercadonem a última solução … a quota de 30% do mercado global acho que só poderão chegar lá se houver muito mais incentivos e a SC já tem outras soluções … outra cena desta nova onda é andarem com os cabos em todo o lado a sacar eletricidade de tomadas de eletricidade com amperagem que desconhecem !!!

    1. Avatar de JL
      JL

      E quem disse que eram a única ? Quais são as outras ?

      Se forem 30% já são a maior parte por tecnologia, já que existem pelo menos 7.

      Sacam ? Então também é electricista ? Como se isso fosse possível. Loool

  31. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Ícone da Web global
    Euronews
    https://www.euronews.com/business/2024/07/10/vw-mulls-putting-…
    VW mulls closure of Brussels Audi plant due to low demand for EVs
    10 de jul. de 2024 · Europe’s top carmaker, Volkswagen, has announced the possible closure of its Audi factory in Brussels due to a significant drop in demand for luxury EVs.

    Ícone da Web global
    Fast Company
    https://www.fastcompany.com/91153689/volkswagen-audi-brussel…
    VW’s Audi factory in Brussels may close due to low demand for EVs
    10 de jul. de 2024 · Volkswagen on Tuesday warned it may close the Brussels site of its luxury brand Audi due to a sharp drop in demand for high-end electric cars that has hit Europe’s top …

    Etiquetas:Audi BrusselsElectric Cars

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e depois ? Só compra Audi ? E o Q6 e Q4 ?

      Parece que é anormal as fábricas fecharem quando a produção de modelos chega ao fim. Loooll

  32. Avatar de joao silva joao silva
    joao silva joao silva

    Audi due to a sharp drop in demand … tens de aprender a ler … devido a uma queda acentuada na procura

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, do Q8 etron, qual a novidade disso ? tem é de aprender a ler várias noticias.

      E já agora, não foi dito em lado nenhum que ia fechar, a Audi PONDERA fechar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Carros eléctricos são o futuro? Já todos sabíamos isso. Lol