Afinal, os carros elétricos também podem fazer viagens longas

113 Comentários

Claro que a possibilidade de usar um carro elétrico para viagens mais longas depende de uma série de fatores. No entanto, um Lucid Air foi, de facto, capaz de percorrer cerca de 830 km sem que o condutor precisasse de parar para recarregá-lo.

Lucid Air Grand Touring

Apesar do amadurecimento dos carros elétricos, um dos entraves à sua compra continua a ser a autonomia, especialmente, pela logística que exige fazer uma viagem de média ou longa duração com um veículo que, eventualmente, precisará de parar algum tempo para recarregar.

Embora seja verdade que, atualmente, a maioria dos modelos elétricos não consegue competir com os seus homólogos com motor de combustão interna, em matéria de alcance, também é verdade que já existem alternativas elétricas competentes.

Há vários veículos que já oferecem mais de 500 km de autonomia, conforme o WLTP, assim como há já um leque de modelos que assegura 600 km. Aliás, o Audi A6 e-tron e o Volkswagen ID.7 prometem exceder os 700 km, e o Mercedes-Benz EQS já anuncia 822 km.

ID.7 Volkswagen carro elétrico Europa

 

Lucid Air Grand Touring percorreu cerca de 830 km num teste de autoestrada

Um carro, também, promissor é o Lucid Air, que apresenta 792 km WLTP na sua versão Grand Touring – ainda que no mercado doméstico, nos Estados Unidos, este valor seja ligeiramente superior, de 824 km EPA.

A gama do Lucid Air divide-se em quatro variantes:

  • Pure – bateria de 84 kWh e autonomia de 676 km EPA;
  • Touring – bateria de 92 kWh e autonomia de 653 km EPA;
  • Grand Touring – bateria de 117 kWh e autonomia de 824 km EPA;
  • Sapphire – bateria de 118 kWh e autonomia de 687 km EPA.

Para comprovar a eficiência anunciada da variante Grand Touring do Lucid Air, o canal Out of Spec Reviews realizou um teste de autonomia a velocidade de autoestrada (cerca de 113 km/h, apesar de o Cruise Control estar ajustado para 116 km/h).

Num resultado melhor do que o anunciado pela marca, no total, o Lucid Air percorreu cerca de 829 km até ficar sem energia, tendo registado um consumo médio de combustível de 14,12 kWh/100 km, com uma carga de 100% e um controlo climático ajustado para 21 °C.

Graças à presença de descidas, que lhe permitiram recuperar alguma energia, o Lucid Air desligou-se após cerca 840 km.

Comentários

113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Possível é, tudo é possível depende é da paciência do condutor.
    Para mim os 500 km já é aceitável longe dos 1000km que consigo fazer com um “carregamento de diesel” 🙂 no meu modesto carro mas já dá para não andar sempre ligado a ficha.
    Eu não estou a ver o meu irmão a ser “obrigado” a parar para carregar o VE a meio de uma viagem, eu estou constantemente a brincar com ele, que têm sempre muita pressa de chegar a qual quer lado.
    Eu sou o tipo de condutor ideal para o VE, não faço ferias em Portugal, 99% dos meus Km é em volta da minha aria de residência e não tenho pressa de chegar, a única coisa é gosto de parar onde quero e não até onde o carro me leva, mas quando chegar a altura ganha-se novas rotinas, digo eu.

  2. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Até gosto do carro e tem boa autonomia, mas carrega uma tonelada de baterias (2450 kg).
    1300CV e custo de aquisição de 250k€

  3. Avatar de fait
    fait

    Não sei qual a intenção de fazer 800 km sem parar. Eu não faço isso no meu carro diesel. Por norma, para um pouco para descansar a cada 300 km.
    Tenho estado a pensar trocar por um eletrico, e desde que faça 500 km sem parar, para mim, já chega e sobra.
    O comum português não faz mais de 100 km num dia. Arrisco-me a dizer que a larga maioria não faz mais de 50 km. Uma ou duas vezes por ano lá fazem uma viagem mais longa para ir de férias, e acham que não podem ter um eletrico devido a isso. Enquanto isso, andam o ano todo a gastar mais dinheiro em combustível e manutenções.

    1. Avatar de Mloite
      Mloite

      A intenção não é fazer 800km seguidos, mas ir carregar menos vezes, não estar tão dependente de andar a ter sempre de carregar a bateria..

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Há quem até necessita de percorrer o dobro, 1500, 1600 KMS.

        Eu, para ir a Portugal, percorro 1500 e uns trocos.

        No dia a dia, por vezes um terço desses 1500.

        Há carros com autonomia de 200 KMS que para alguns é suficiente para uma semana ou mais, para outros nem dá para um dia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem almoça nem nada.

        2. Avatar de Pinky
          Pinky

          Eu, para ir a Portugal faço cerca de 2000 km, paro para dormir a meio caminho; na volta passei por Itália. Foram 6000km em 10 dias.
          Este ano fui de Kia Sorento 2,2 Diesel. Como o carro e o cartão de combustível são da empresa, parei a cada 300, 350 km por medo de ter de pagar do bolso por não encontrar posto de combustível compatível com o carro.
          Todas as estações que parei tinham carregadores disponíveis.
          A ver se o leasing deste chasso fumarento acaba pa vir um EV6.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Prefiro ir de avião, dá para sair do trabalho e ir dormir a casa no mesmo dia.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Existe vários estudos onde explica que a média anda entre os 30 a 45Km diário que o Português faz.
      Diria que 90% é isso que faz ou menos, eu faço 25km por dia e já a muito tempo que troquei para eléctrico e foi o melhor que fiz.

    3. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Vai dizer isso aos que vivem em Lisboa e trabalham no Porto

      1. Avatar de jpr
        jpr

        Se vivem em lisboa e trabalham no porto não devem de certeza de ir para o trabalho de carro 🙂 e qualquer tesla atual faz isso na boa.
        Fiz 8700kms pela europa estas ferias sem qualquer problema e sem esperar para carregar (claro que aproveitei para almoçar e jantar ao lado dos locais de carregamento). faço todos os dia 160kms sem qualquer problema e sem perder 1 minuto a carregar.

        1. Avatar de Pinky
          Pinky

          É lindo já não saber o que é parar para abastecer no dia a dia, não é?
          A minha mulher há 6 anos que não vai à bomba.

  4. Avatar de António
    António

    Estão completamente enganados. O problema dos carros eléctricos não é a autonomia. É o tempo de recarga.
    Não me importo de ir à bomba de 400 em 400 km. Só não quero ficar 3h à espera para carregar 85% da bateria.

    1. Avatar de Zé Stum
      Zé Stum

      Isso e a falta de “Bombas eletricas”. Sim porque mesmo a tesla tem muitos superchargers mas em algumas zonas do interior de paises europeus ou até mesmo em Portugal deixa um pouco a desejar.

    2. Avatar de lourenco
      lourenco

      Concordo. Não necessito de um carro com 700 ou 800km, não vamos fazer Lisboa – Madrid (600km) todos os dias/semanas/meses. E não quero andar com um carro carregado de tijolos (baterias) todos os dias para fazer 120km por dia (no maximo dos Portugueses). Em termos de carregamento a maioria dos carros electricos já não se fica 3h a carregar (em carga rapida, numa viagem. Em casa ficam mais.) Fazem 20% aos 80% em 30min, já começa a ser razoavel. É o tempo de esticar as pernas. Ainda não estou para trocar, o meu está ok mas azares podem acontecer e o proximo faz-me sentido que seja electrico.

    3. Avatar de Luis Zeferino
      Luis Zeferino

      É exactamente o que penso. Troquei de carro, mas preferi um hibrido plug-in.

    4. Avatar de jpr
      jpr

      O problema dos eletricos é quem não os tem e não sabe nada dos mesmos 3h para carregar 85%????? o meu carrega 80% em 30minutos e dá para mais 350 kms.

      1. Avatar de Pedro Lopes
        Pedro Lopes

        O meu dos 20% aos 80% carrega em 20m ou menos
        Ainda este Domingo parei na A2 em Aljustrel com 30%
        3 dos 6 carregadores rápidos disponiveis.
        Um Café e um pastel de nata, miudos foram ao WC, chegámos já o carro tinha parado o carregamento (definido para não passar dos 80% fora de casa.
        E seguimos viagem descansados da vida.
        Tempo perdido a carregar o carro zero! (Menos do que se fosse a combustivel!)

        1. Avatar de Veritas
          Veritas

          Menos do que se fosse a combustível? Demorou dois minutos a carregar? Qual a marca e o modelo? lol

          1. Avatar de Pinky
            Pinky

            Claro k menos que por combustível. Ligou a ficha e foi embora, quando voltou foi só tirar a ficha.
            Só quem já não tem de estar ao lado da mangueira é que entende isto.

        2. Avatar de PJA
          PJA

          E quanto é que pagou?

          1. Avatar de Pedro Lopes
            Pedro Lopes

            Em rápido fica o km fica +- ao mesmo preço de um diesel a consumir 6.5l/100km.
            (dependendo do posto, pois há zero regulamentação e cada um cobra o que quer) Alguns ficam ao dobro do preço do combustivel, mas para isso existem as apps que dizem com que valor contar!

            Eletrico compensa se carregar maioritamente em casa. E quem tem empresa, compensa ainda mais pois tenho um carro de 50k que ficou por +-30k, e por esse valor não comprava um tão confortável e com tanto equipamento como o meu Kia EV6

    5. Avatar de Out
      Out

      Eu diria que é o tempo de recarga e proncipalmente quem não tem possibilidade de carregar em casa.
      Não havendo hipótese de carregar em casa, a poupança para um a diesel não é assim tanta e não estou a ver muita gente a parar durante a correria que é a semana para carregar num posto público.
      Para não falar que quando carregas acima de 80% a potência baixa drasticamente até aos 100% e respetivamente o tempo de espera e num país onde se paga ao KW e ao também minuto, mais caro fica.
      Em postos públicos, carregar no máximo até aos 80% e um carro que faz 400km, perde 80Km de autonomia.
      VE sim, para quem tem hipótese de carregar em casa, caso contrário não vai ser fácil.

    6. Avatar de Jorge
      Jorge

      António, é hora de actualizar a cartilha. Só carros eléctricos com mais de 4/5 anos é que podem demorar 3 horas a carregar. Os mais modernos carregam dos 20% aos 80% em pouco mais de meia hora. Tenho 3 carros eléctricos (1 pessoal e dois na empresa) e pergunto sempre o mesmo a quem me pergunta se compensa – quantas vezes por semana faz viagens sem parar de 400 ou mais kms?

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Diariamente.

  5. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    250.000€!!!

  6. Avatar de Fred
    Fred

    O caminho era sempre a descer?

  7. Avatar de Mendes
    Mendes

    Já tive um elétrico e digo o seguinte. Bom automóvel, silencioso, confortável, mas vivia sempre com o medo da autonomia… Como faço muita autoestrada, voltei ao meu A5 2.0 TDI.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Mendes – esse “muita autoestrada” é que distância por dia e a que velocidade?

  8. Avatar de RD
    RD

    Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh, sem paragens e sem chegar no limite de carga. Se o troço incluir IPs com velocidade média mais baixa melhor ainda. Ex. Lisboa Viseu a 120kmh na A1 e entre 90kmh e 100kmh no IP3, saindo com 100% chega a Viseu com 35 a 37% (sentido inverso consumo é ligeiramente inferior)

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Depende muito.
      – O transito não é sempre o mesmo
      – Com 40 graus (por exemplo) o ar condicionado consome muito
      – Se estiver frio tem de levar o aquecimento ligado
      – De noite tem de levar luzes acesas
      – Pode levar o rádio lidado ou desligado
      Ou seja dá para fazer o que disse mas tambem pode ficar “à conta”, mas neste caso estamos a falar de um carro que custa 6 vezes mais do que um Model 3

      1. Avatar de JL
        JL

        Será que as luzes tirem 1 km de autonomia nessa viagem ? E o ac ?

        1. Avatar de RD
          RD

          Luzes é insignificante e radio igual, e não fará muito sentido comparar pois o rádio está integrado no sistema infoentretenimento que está sempre ligado, quanto mais não seja com infos da viagem.
          AC não posso dar dados precisos, porque as viagens que fiz mais que uma vez e aqui dei exemplo foram com AC ligado na maior parte do trajeto, apenas ao anoitecer em alguns casos o desliguei. Com isto não sei exatamente quanto acrescentou ao consumo, mas parece-me relativamente pouco.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, mas ainda há pessoas que pensam que nos a combustão essa energia vem do “além”.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          E o rádio?

          1. Avatar de RD
            RD

            Que tem o rádio? Na Tesla e em qualquer veículo vendido atualmente não há rádio.
            Está integrado no sistema de infoentrenimento que está sempre ligado durante a viagem.
            Mesmo que fosse à parte, manter um aparelinho ligado de 45w que seja, comparado com a energia para colocar o carro em movimento parece-me algo insignificante. O raciocínio é o mesmo para os cada vez mais vulgares carregadores de telemóvel integrados nos carros.
            Mais uma coisa. Os Teslas e a generalidade dos VEs continuam a ter a velha bateria de 12v, semelhante à que sempre conhecemos em todos os carros.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        O Lucid Air Sapphire concorre é com os Model S Plaid e outros carros de alta gama.

        Mas para se ter em perspetiva este Sapphire custa menos 100 vezes que um Bugatti Veyron e no entanto é mais rápido e ainda capaz de levar passageiros e bagagem.

        O publico alvo do Lucid Air Sapphire não é de todo o do Model 3.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Esse deve ser 600% mais eficaz que o Y.
      Fiz a viagem, com uma amiga, Almada – Guarda (A1 e A23). Quando estávamos a chegar à Covilhã, o carro estava com 11%. E com o limitador em 102kmh (segundo o manual é como gasta menos e recarrega mais, nas descidas). Ainda pior quando o mapa, da Tesla dizia existir super carregador logo na entrada da zona industrial, quando ficavam fora da própria cidade e estavam desligados. Lá nos safámos num antes de entrar na cidade que permitia usar o cartão da Mobi.e. 45 minutos a carregar, 55%. Na Guarda carregou até aos 99%. Ao voltar a Lisboa, no Carregado já ia a 8%, ela já conhece aquela zona, há lá 2 super chargers que carregou até 80% em pouco mais de meia hora.

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Ou seja, sempre com as calças nas mãos.

        Eléctricos só para condutores de fim de semana, e só na “aldeia”.

        1. Avatar de JL
          JL

          Elétricos é para gente séria, e não para quem inventa.

      2. Avatar de JL
        JL

        Os teslas não têm limitador de velocidade por autonomia, invente outra.

        E não, não podia dizer que existia carregador nessa zona porque não existe.

        No Carregador há 2 supercarregadores ?

        Engraçado as invenções que você tem, antes era com zeros, agora é com supercarregadores.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Lá está você a chamar mentiroso às pessoas outra vez. Leia o texto outra vez.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não chamei mentiroso, já corrigi o que disse de errado.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Tesla Model 3 2024 na versão base standard range faz perfeitamente Lisboa Porto a 120kmh”
      Não faz @RD
      https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg

      1. Avatar de RD
        RD

        Eu falo com base no carro que tenho e que já fiz essa viagem nos dois sentidos sem parar.
        Sim qualquer simulador online manda parar 1x, incluindo o da própria Tesla.
        No entanto, na realidade e já com o planeador do próprio carro, a viagem é feita sem sobressaltos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vale a pena, ele regula-se pelo consumo dos outros. Mas quando dizemos que um carro igual ao dele consome 9 litros, diz que não pode ser. Lol

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não foste a 120.
          Este a 110 num caso e a 115 num outro, nunca conseguiu tal marca. E estamos a falar do Highland. Portanto o modelo mais recente!
          Para conseguires esse alcance tens que rodar entre os 90 e os 100 kms/h

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A maioria dos carros que anunciam autonomias até aos 700km, não passam de 350km nas autoestradas, por isso, não venham com tretas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Diga um de exemplo ?

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Tesla model Y de 2021.
        Segundo o manual, usando o carro em “freeways” com o limitador a 102kmh devia dar para 560km – 610km.
        Aos 350lm já vai abaixo dos 10% e o limitador desce para os 60kmh.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          o Y de 2021 (LR portanto) anuncia WLTP de 533km e não 700 como refere. em AE a 130km/h faço cerca de 240km com 75% da bateria (ou seja aprox 320km com uma carga completa). Nunca me apercebi do carro ficar limitado a 60km/h quando baixa dos 10% d ebateria.

        2. Avatar de JL
          JL

          Os teslas não têm limitador de velocidade por autonomia.

          WLTP – 533 kmh
          Autonomia a 130 kmh (média geral de 120.7 kmh) = 381 kms.

          https://www.youtube.com/watch?v=zpPbs9Bls6U

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aqui já só fez 245 kms.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ?e=ZLt4ls
            Bastam 8º para faralharem por completo, com temperaturas negativas não deve fazer 150 kms lool

          2. Avatar de JL
            JL

            Diz lá 275 até zero para. E não, esse também não anuncia 700.kms.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ng anda até zero!

          4. Avatar de JL
            JL

            Porque não ?

        3. Avatar de JL
          JL

          E até pode ver aqui, mesmo com 3% ainda tem potência para ir a 110, na verdade ainda tem potência para chegar aos 200 kmh.

          Com 0% ainda tem cerca de 280 cv de potência disponível.

          https://youtu.be/y675YCgSnlc?t=227

  10. Avatar de Tafc
    Tafc

    Lucid > Tesla

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Lucid $ > Tesla $

  11. Avatar de Awake
    Awake

    Esperemos que após os 800km não tenha que voltar para tras no mesmo dia, pois o tempo que demorou a chegar ao destino vai ter de o gastar a carregar o carro novamente…isto se for carregamento rápido senão mais vale tirar umas férias no destino 😀

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 quem tiver com pressa de fazer 1600km por dia sem paragens não dá muito jeito

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        +1

        Nem me quero imaginar numa viagem de França até Portugal.

        1. Avatar de JL
          JL

          E vir no mesmo dia. Isso sim é complicado com um carro elétrico.

        2. Avatar de Pinky
          Pinky

          Faço da Bélgica que é mais longe.
          Não ha meio do leasing do Sorento acabar pa vir um EV6

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Avião. Mais rápido e mais barato

  12. Avatar de Jaime Menezes
    Jaime Menezes

    Fiz hoje 306 kms, Paço de Arcos a Tavira, em 2h30, no meu Hyundai kauei híbrido, gastando menos de meio depósito de gasolina simples e a bateria em pleno

  13. Avatar de João
    João

    Ótimas notícias : já só preciso gastar 100.000€ para ter a autonomia de um carro de 20.000€ lol – anedótico

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, realmente o seu argumento só pode ser uma anedota, e sem piada.

      1. Avatar de João
        João

        Bolas, afinal há carros elétricos de 20.000€ com 800kms de autonomia e eu não sabia …

  14. Avatar de PJA
    PJA

    Fácil ao que é anunciado WLTP dos BEV é retirar 100km, nos ICE é acrescentar mais 1l.

    1. Avatar de JL
      JL

      Esses não são a combustão, mas olhe que há umas semanas eram setecentos e tal mil a combustão. Esses não são bombas Ml?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Normal VW Audi e afins é só broncas
      https://www.cars.com/articles/261000-plus-vws-audis-recalled-over-fwd-fuel-leak-fire-risk-478580
      E nao esquecer também destes, provavelmente tambem sao elektros
      https://www.yahoo.com/news/mercedes-benz-recalls-341-000-114401694.html
      Coisas de carros alemaes

  15. Avatar de Raphael
    Raphael

    Já viagem duas vezes a cote d azur e uma para Alicante, desde Lisboa ,com meu Ev de 250km de autonomia. É super fácil, acresce sim paradas de meia hora, o que ajuda muito a chegar descansado. Mudou a dinâmica da viagem sim, mas não é melhor ou pior. É diferente! Afinal, pressa nas férias para quê?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      É o que eu penso, viajar em VE vai criar novas rotinas, para quem fuma ou bebe café provavelmente até já fazia algumas paragens para matar o vicio, eu como não faço nenhuma tenho de arranjar alguma coisa para fazer.
      Eu por norma paro para fazer uma refeição durante a viajem, e tenho a rotina de parar quase sempre nos mesmos restaurantes, hora com um VE isso pode ter de mudar, e ter de parar não onde quero mas sim até onde o carro me levou, lado positivo da coisa, conhecer novos restaurantes diriam uns, mas eu sou super conservador no que toca a comida, como bom Português que sou, adoro viajar e conhecer o mundo mas na comida não sou aventureiro 🙂 🙂 :).

      1. Avatar de Raphael
        Raphael

        lol
        Não tenho esses vícios, mas tenho uma filha que começou com 3 hoje tem 5. Essas paradas são uma BENÇÃO para todos! lol

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Yá o novo normal pretende ser passar as ferias na estrada. E o pessoal papa Eheheh

      1. Avatar de JL
        JL

        Quais ? Os que vão para as filas de abastecimento no Algarve ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Só se forem os Teslas, como já vimos.

          1. Avatar de JL
            JL

            No Algarve ? quais perderam mais tempo, os teslas ou os a combustão nas filas das bombas ?

  16. Avatar de Luis Sousa
    Luis Sousa

    Então não servem para fazer viagens longas??!!!
    Eu diria mais, não servem para outra coisa, qualquer viagem num carro eléctrico, especialmente na altura das férias, se torna muiiiito longa…há quem refira as paragens para almoço para carregar…..numa Lisboa-Berlim chega ao destino com 10kg de peso a mais

  17. Avatar de Mário
    Mário

    Malvados carros a diesel que demoram 3 minutos a carregar. Ainda ontem meti 1200km de autonomia numa passat em 3 minutos.
    E não tenho que andar a coçá-los nem a beber cafés nem a ir á casa de banho á espera que eles carreguem. PArece que vocês têm muito tempo…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se não tens tempo a perder, porque é que não vais de avião?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Para que perder 2/3h num avião se poder fazer isso em 2 dias de carro, Não faz sentido.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Avião para Almeria são 9horas com sorte…

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou menos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ou mais

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Depende do sítio de partida.

            Se vieres do Brasil até são mais horas mas se vier de Bruxelas são 3 horas…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estou na AML _PT

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            9h, então é o mesmo tempo que de carro. Para passar um FDS é complicado.
            Existem sitios bem mais perto e melhores.
            E para perder 9h em viagem mais vale ir para um pais tropical.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Carro é ~6 horas!
            Depois do trabalho e ainda dá para ir para jantar e ir para a disco!

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto, limitas as tuas férias pela distância que estás disposto a conduzir…

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1000x’s Almeria a comparar com Algarve já para não falar na qualidade vs preço e ultimamente bandidagem de meia noite que não existe para aqueles lados.
            https://tviplayer.iol.pt/programa/tvi-jornal/63ef5eb50cf2665294d5f87a/video/66d1c4230cf28c51602e0241

            Além de casos de violação, tiros quase todos os dias, facadas
            https://sicnoticias.pt/pais/2023-04-17-Casal-de-jovens-detido-por-matar-mulher-a-facada-junto-a-bar-0271b7f7 etc.
            Mais por menos, não. Obrigado!

          9. Avatar de JL
            JL

            Veja lá se não se arrepende:

            https ://www.noticiasaominuto.com/mundo/2602276/corpo-de-britanico-encontrado-com-sinais-de-violencia-em-almeria

            https ://pt.numbeo.com/criminalidade/cidade/Almeria

            https ://www.jn.pt/8532650855/mata-filhas-de-dois-e-quatro-anos-em-espanha/

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, o que o gmaps diz não se escreve.
            Avião 3:30H, só se for num jacto particular loolool

          11. Avatar de JL
            JL

            Ah, agora já não se escreve ? só quando tem a ver com eléctricos !!! LOL

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Agora vai buscar crimes passionais. Não arranjou nada melhor?
            Sabia que lá as Chicas andam sozinhas e despreocupadas a altas horas da madrugada? A princípio até fiquei naquela, mas depois percebi que era normal! É só a diferença!

            Desde quando eu disse que o Gmaps vale para os elektros? Humm? Nos elektros é ao contrário. Nunca conseguem acompanhar as estimativas do Gmaps, quanto mais vencê-las ahahah

          13. Avatar de JL
            JL

            O outro não é.

            Mas há crimes ou não ?

          14. Avatar de JL
            JL

            É diferente de cá em que aspecto ?

          15. Avatar de Realista
            Realista

            @JL A informação do google maps só conta para a N14…

        2. Avatar de Luis Sousa
          Luis Sousa

          Mas então é para poupar o meio ambiente ou não, é que uma viagem de avião emite, por passageiro e por km , muito co2…..decidam-se lá, poupamos ou não o meio ambiente

      2. Avatar de Mário2
        Mário2

        Ouvi dizer que há aeroporto em freixo de espada a cinta. Ou na Picha.
        A pagar 75 cêntimos por kWh na autoestrada, nem o elétrico me compensa.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Nunca fui a essas terras, nao sei quais os melhores acessos para ir para outros paises Europeus. Possivelmente compensa fazer 20h de carro.
          Como resido a 25 minutos de um aeroporto é algo que nao estou preocupado

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se fossem só os 25 minutos…
            Eu moro a 10 minutos e acho muito o tempo que se leva para entrar num avião e quase outro tanto para sair no aeroporto no destino, ainda por cima apeado e com as malas às costas!

    2. Avatar de JL
      JL

      E quantos realmente fez ?

      1. Avatar de Mário2
        Mário2

        A pessoa em causa, fez 2500km em dois dias. Pouca coisa.
        Eventos na zona centro, Lisboa, e Porto. Mais voltas.
        E sem stresses nem ansiedades de andar á procura de um carregador ás 3 da manhã e ainda ter que esperar que o carro carregue para fazer a viagem de volta.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então quer dizer que hoje já abasteceu outra vez.

          Se não serve porque perdem tempo com posts de coisas que não vos serve ?

          1. Avatar de Mário2
            Mário2

            Porque mais uma vez, os interesses querem impingir veículos elétricos dê por onde der… E esquecem se que é apenas mais uma opção.
            E a nível de eficiência dos ICEs os diesel devem ser dos mais eficientes. Por algum motivo geradores de grande porte usam gás natural ou diesel..
            Regime contínuo por horas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Querem impingir ? então qual é o seu ?

            Mas são uma opção, você tem algum ?

            Eficiência combustão sim, eficiência geral não.

            Por alguma razão tudo o que se consegue meter a trabalhar com motores elétricos, já os têm…