Os antivirus de 2011

205 Comentários

Por Navyseal para o PPLWARE.COM

Como é habitual o av-comparatives.org lança um relatório anual sobre a performance dos antivírus, de acordo com a última publicação os mais bem classificados podem ser vistos abaixo.


Embora as ameaças sejam um factor mais controlável, os programas de segurança ainda têm um papel preponderante nos computadores. Alguns sistemas operativos são mais estanques a vírus mas a engenharia social tem produzido bastante mais malware de ataque estratégico, dirigido ao perfil de cada um dos cibernautas principalmente.

É muito importante contar com um sistema inteligente e pró-activo e no ano de 2011 várias foram as marcas que se destacaram.

Produto do Ano
  • Kaspersky

Homepage: Kasperky
Versão: 2012
Download: Kasperky 2012

Melhor classificados
  • Avira

Homepage: Avira
Versão: 2012
Download: Avira 2012

  • Bitdefender

Homepage: Bitdefender
Versão: 2011
Download: Bitdefender 2011

  • ESET

Homepage: Eset
Versão: 5
Download: Eset 5

  • F-Secure

Homepage: F-Secure
Versão: 2012
Download: F-Secute 2012

 

E o teu antivírus de eleição qual é?

Partilhar:
Tags:

Comentários

205

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ms

    Microsoft security essentials, leve e eficaz.

    1. Avatar de joao
      joao

      Concordo plenamente 😉

          1. Avatar de Miguel Amador
            Miguel Amador

            x5, mas não dá dinheiro a render às empresas de antivirus 😛

          2. Avatar de arkan
            arkan

            x6 🙂

            em clientes avast ou avira com senha e tudo mais para nao permitirem instalarem arquivos detectados como virus e tal.

          3. Avatar de Anocas
            Anocas

            x7! adoro ^^

          4. Avatar de Ze Sousa
            Ze Sousa

            x8!

          5. Avatar de Rui "ALL" Sousa
            Rui “ALL” Sousa

            9x

          6. Avatar de Telmo
            Telmo

            x11
            De longe o melhor antivírus gratuito!

    2. Avatar de Emanuel Lopes
      Emanuel Lopes

      eset smart security v.5

      mas no windows so apanha virus quem quer.

      não vao para sites de keygens e serials

      1. Avatar de Márcio Lima
        Márcio Lima

        Concordo… até um certo ponto.

        Se tiveres um Windows XP já começas a pensar de forma diferente

        e então se for um Windows 2000 é q retiras mesmo essas palavras.

        Sistemas operativos recentes, com algum cuidado vive-se bem, mas é quase impossível escapar ao Malware e flashdrives alheias.

        OS ultrapassados ligados a net, garanto que sem AV, entra lixo de certeza

    3. Avatar de Pedro David
      Pedro David

      x9 – Leve para PCs com menores capacidades e eficaz.Aconselho

    4. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      x10
      Aliás em todos os PCs dos meus amigos é o único que instalo e recomendo.
      Muito leve e perfeitamente integrado no SO. Com as devidas exclusões configuradas fica perfeito.

      1. Avatar de asd
        asd

        C-C-C-C-COMBO BREAKER!!!! x11

        Ou tenho o MSE ou nao tenho nada.

        Quando desconfio que tenho algum problema instalho o HITMAN PRO, sem duvida o melhor

    5. Avatar de Miguel Ferreira

      Discordo na parte do leve, como passo muitos ficheiros pela rede noto-o muito pesado, noto tb que alaga muito a quando faço downloads, comparativamente com um outro que costumo usar (não vou fazer referencia ao nome) é muito pesado.
      como comparação tb poso usar a duração da minha bateria, nete momento sem AV 45 a 55 min, com AV 28 a 30…

    6. Avatar de Mim
      Mim

      Para mim o Microsoft Security Essentials fornece apenas uma protecção básica.

      Uso o Avira Premium Security.

      Para free acho o Panda Cloud melhor e mais eficaz… embora não aconselhe as versões tipo Panda Internet security 2012 que comprei, testei e não gostei… pois começa para ali a apagar ficheiros perfeitamente legítimos da impressora sem sequer perguntar nada… enfim.

      Kaspersky, cada vez que me lembro que isso é Russo e que eles adoram espiolhar o mundo inteiro, não me passa pela cabeça que isso não tenha algo para espiolhar. Ok, o mesmo se aplicará aos E.U.A. mas pronto.

      Mas passando à realidade mais objectiva, 99% dos computadores com vírus que tenho limpo tem os: navegadores de Internet, Oracle Java, Adobe Acobat reader, Flash Player e/ou o sistema operativo desactualizados… não tem antivirus ou tem o AVG, Avast ou mesmo o Microsoft Security Essentials (versões gratuitas pois claro).

      Que conclusão tirar? O mais importante: mantenham o sistema operativo e os programas que usam actualizados, e removam os que não precisam.

      Antivirus, mais vale os pacotes pagos que incluem já firewall. Por experiência, não me lembro de alguém a quem tenha instalado um pacote destes pagos (seja qual for a marca, sim mesmo (pasmem-se:) Panda), onde voltassem a ter problemas com vírus (pelo menos até à licença expirar)… claro que tenho de configurar as opções todas para proteger o pc da pessoa correctamente.

      Para todos os que estão felicíssimos com a sua solução paga/ grátis, podem sempre visitar este site: http://www.malwarehelp.org/anti-malware-bootable-rescue-cd-dvd-download.html sacar alguns cds/dvds de busca de virus a partir do cd/dvd e ver se estão mesmo tão limpinhos como acham que estão… alguns continuarão alegres outros um pouco mais descansados por saber que o que escapou foi finalmente eliminado.

    7. Avatar de Hugo
      Hugo

      isto bem que podia ter uma estatística pelo menos, ou uma votação no fim do artigo para percebermos como decorreu a votação e acharmos um vencedor.

      A minha experiência diz-me que não há melhor que o kaspersky. Mas para free acho bastante fiavel o da microsoft.

  2. Avatar de Tiago Duarte

    BitDefender

    Melhor Desempenho
    Melhor Protecção

    Já não mudo tão cedo 🙂

    1. Avatar de Logistic
      Logistic

      x2

      Estou a gostar muito do bitdefender.

      versão instalada:
      Bitdefender Antivirus Plus 2012

    2. Avatar de Tiago Duarte

      Credo, tanta coisa sem noção que se diz por aqui abaixo…
      Tenham mas é cuidado e troquem de antivirus de vez enquando!

      Minha Top List:

      – BitDefender (Só está à frente do Kaspersky pelo desempenho)

      – Kaspersky (Tão perfeito como o BitDefender, só o acho mais pesado)

      – Avira (Free, Rápido)

      – Microsoft Security Essencials (Simples, Free, Razoavelmente credível)

      NEVER LIST!

      AVG – Lixo
      Avast – Lixo
      Panda – Lixo

      1. Avatar de Paulo Carvalho
        Paulo Carvalho

        É a tua opinião. E eu respeito-a e acho que tu deves fazer o mesmo em relação à opinião dos outros.

        O primeiro antivirus que tive foi o panda (nunca mais). O Primeiro gratuito que tive foi o AVG ( na altura acheio fraquinho e vulneravel). À mais de 5 anos tenho o avast e continua a ser a minha eleição.

        Cumps,
        Paulo Carvalho

        1. Avatar de Jorge Bigodes
          Jorge Bigodes

          Já fui Avast friend ..mas mudei desde que surgio o M.S.Esencial. Simples e eficaz só não gosto dele quando deteta a versão .. do windons.

        2. Avatar de Tiago Duarte

          Pronto, mas o objectivo era pôr o pessoal a experimentar vários, porque se estão sempre com o mesmo nunca vão dizer outra coisa senão ‘este é perfeito, nunca mais mudo’.

          Se tu tens o Avast não és o único no planeta, nem é por causa disso que vais ter o pc cheio de vírus. Mas no que toca a eficácia dos free, Avira está um pouco a frente, na minha opinião.

          Mas o melhor antivirus continua a ser a nossa cabeça!
          Tenham cuidado e até podem andar sem antivirus 😉

          P.S. Não se aplica a sexo, usem sempre protecção! xD

  3. Avatar de luis
    luis

    Avast sem duvida!

          1. Avatar de Tiago Amaral
            Tiago Amaral

            x500
            Ja o uso ha 7/8 anos e nunca me deixou mal 😉

    1. Avatar de lolada
      lolada

      També uso o Avast e nunca me falhou.

    2. Avatar de Diogo Canais
      Diogo Canais

      estava a ver que era eu o unico a usar avast, lol

  4. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Há muito que é o Avira e pelos vistos continua a ser um dos melhores…recomendo

    1. Avatar de Gargoyle
      Gargoyle

      Avira, sem a menor duvida, uso o Free a cerca de 10 anos, e nunca me falhou, comprei uma licença de 3 anos da versão premium, e ainda fiquei mais contente…

      Apanha tudo, inclusive o que alguns pagos bem mais caros, deixam passar, não digo que seja prefeito ou imparável, mas até agora tem sido FENOMENAL.

    2. Avatar de kish
      kish

      É o avira porque é muito leve e só “chateia” quando encontra um vírus. Tem uma versão de borla. Continua a ser um dos melhores, senão o melhor nestas características.

    3. Avatar de Regis
      Regis

      Mais um Avira IS 2012

      1. Avatar de Álvaro Saraiva
        Álvaro Saraiva

        Avira Free, já o uso há 2 anos e nunca me deixou mal.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    ESET
    Já ha muitos anos que o uso nunca tive um unico problema

    1. Avatar de Emanuel Lopes
      Emanuel Lopes

      eu uso eset smart security ja a alguns anos e sem stress.

      só pagam este antivirus quem quer o que nao falta é serials

      1. Avatar de Anonfag
        Anonfag

        Pois, realmente só comete roubo quem quer sim senhor.

      2. Avatar de J Pedro
        J Pedro

        Só paga quem quer ? Só paga quem não quer roubar. E ainda o diz?!

  6. Avatar de bigjonas
    bigjonas

    Microsoft Security Essentials!!

    – 100% simples de usar
    – 90~100% eficaz
    – Muito leve
    – 100% Grátis!

    Para dizer a verdade nem parece um produto da Microsoft por ser tão bom e não ter falhas.

    Aconselhado por mim! 😉

    1. Avatar de iceCube
      iceCube

      Um amigo meu diz que o melhor é o Norton! Nunca o avisou de nada 😉

      1. Avatar de André
        André

        Não é sinal de que o anti virus é mau… Ele pode ter cuidado… Eu uso o Microsoft Security Essentials e só me lembro de o ter visto a detectar cr@cks… Enquanto que o mesmo anti-virus, no pc da minha irmã não para de a avisar… Mas faz um excelente trabalho, dado que o PC dela tem aguentado muito bem com o MSE, avisa-a e a acção recomendada (Quarentena) é geralmente a melhor…

        1. Avatar de Cum caraças...
          Cum caraças…

          Verdade… andava com o norton… mas ele é chato para o obrigar a não limpar ficheiros que ele pensa serem virus.
          Com o da microsoft é pacífico…dá sempre trabalho fazer exclusões ou meter em quarentena…
          Mas não é assim tão leve! ele tem um executávl antimalware que, no meu pc, “come” 40mb de ram. Existem AV com menor consum, ma n significa que sejam melhores!

  7. Avatar de André
    André

    Comodo Internet Security

    Solução muito eficaz!

    1. Avatar de Rui de Lima

      Sim o Comodo é muito bom, concordo. neste momento estou com o trial do eset 5 porque o comodo não dava para instalar no windows 8.

    2. Avatar de Sancho
      Sancho

      Utilizo à 1 ano e meio o CIS em simultâneo com o Microsoft Security Essentials. Tudo ok por aqui.

      1. Avatar de Felipe Ferreira
        Felipe Ferreira

        Ultilizo a quase um ano e quando bem configurado pega tudo! Não me deu dor de cabeça até agora. Usei avira free e eset, esse ultimo deixei de ultilizar devido a licença que é paga mas é um excelente anti-virus. CIS é muito bom e free.

    3. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Nos computadores pessoais dos meus colegas meto o AVira mas para mim só uso o CIS… é de longe o melhor pack.
      O Avira tem um antivirus muito bom, mas a firewall do Comodo é excelente…

  8. Avatar de André M.
    André M.

    Kaspersky é a minha escolha 🙂

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Uso em minha rede corporativa que tem em media 100 pcs, tenho poucos problemas com virus(faz tempo que não formato um pc por virus aqui). Sem contar que é barato e eficaz 😀

  9. Avatar de mykos
    mykos

    Avira internet security sempre com licenças obtidas com as promoçoes deles.

  10. Avatar de MrT
    MrT

    Se for para gastar dinheiro;
    > 1º Kaspersky
    > 2º ESET

    Já utilizie o Kaspersky e é excelente a varios niveis, ESET nunca utilizei já ouvi dizer que é muito bom.

    Se não for para gastar dinheiro;
    > 1º Microsoft Security Essentials
    > 2º Avast

    O Microsoft Security Essentials é extremamente, leve eficaz e não tem chatices nenhumas (fazer download, instalar, e já está). O Microsoft Security Essentials, é o que actualmente utilizo nos meus PC’s.
    O Avast também já utilizei, é porreiro, mas por vezes com algumas actualizações ficava meio marado.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Pois AVAST é para esquecer, muda-te para AVIRA, só aconselhes AVAST ao inimigos 🙂

      1. Avatar de MrT
        MrT

        Sorry, mas preferir o avira ao avast a meu ver é um erro. Quanto muito são equivalentes.
        De qualquer das formas, para mim os três melhores são o MSE o Kaspesky e o ESET.

  11. Avatar de Canelas
    Canelas

    KASPERSKY a BOMBAR!!!

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      E a versão de 2012 está mais leve que a de 2011. A equipa da Kaspersky está de parabéns.

  12. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    Os utilizadores de MSE nem sabem os vírus que estão a deixar entrar.

    Anyway, recomendo o Kaspersky ou o NOD32 SS. Prefiro o NOD32 porque não gasta tantos recursos e o nível de detecção é praticamente idêntico.

    1. Avatar de jc
      jc

      Como sabes? Tive o MSE instalado uns meses e fiz a experiência de o substituir pelo nod32. Scan feito e nem uma amostra de qualquer praga anterior.
      Sabes que mais? MSE é tão bom como os melhores. Não tenhas um comportamento seguro e fia-te na virgem de um antivirus que referiste, depois vê o resultado!

    2. Avatar de Anonfag
      Anonfag

      O ESET não gasta muitos recursos? Pois… só mais de 80Mb de RAM quando outros utilizam bastante menos (inferior a 20Mb). De leve o ESET não tem muito, lamento.

  13. Avatar de joao
    joao

    AVG – 4 EVER – FREE and NO PROBLEMS

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Pois provavelmente tens o PC cheio de virus, e achas que não tens nada.
      As piores “casa-cheia” de virus que apanhei em PC´s a maioria das vezes tinham AVG ou AVAST. Portanto se fosse a ti usava algo em condições. Porque podes ter keyloggers podes ter trojants a espiarem te os cartoes de credito no PC. E claro nunca te deu problemas, porque os virus hoje em dia não querem arranjar problemas, so querem roubar tudo o que vais pondo.
      Antigamente faziam era as coisas por carolice, e aí toda a gente via que estava infectado porque o PC dava o sistema operativo entrava em FALHAS.

      1. Avatar de Sancho
        Sancho

        Por experiência própria verifiquei que o AVG é um fraco anti-virus. E eis porquê:
        Durante 2 meses utilizei-o «sem qualquer problema» até que resolvi desinstalar e instalar o NOD32. E não é o meu espanto que durante o scan inicial foi tal detetar virus… ainda pensei que fossem falsos positivos mas após confirmação da verificação online confirmei que eram virus mesmo.
        PS: Ainda por cima aquando da desinstalação do AVG, este ainda deixou um serviço activo, que eu tive de manualmente eliminar.
        Conclusão: Não direi que nunca mais vou utilizar o AVG, mas durante uns bons tempos vou me manter afastado e é o que eu recomendo a todos. Pela minha experiência o avira é bem melhor.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Ainda bem que desinstalou essa praga. Grande parte da culpa de as pessoas usarem avg’s e avast’s é e foi das revistinhas que dão noticia a bloatware. Isto porque o bom software tem pouca informação por ser im nao precisa de marketizar o seu produto. Desconfiem e investiguem antes EE. Instalar o que lem nas revistas de pseudo-informática.
          Desaconselho os avs que disse acima tal como é exemplo a resposta que surgiu. Como esta tive muitos computadores com estes avs e carregaríamos de vírus. Claro que achavam sempre que era o melhor porque nunca chateava e achavam se livres por essa razão.

          1. Avatar de mornaistar
            mornaistar

            Eu uso avast e não tenho qualquer queixa até hoje!
            Para alem de que adoro a interface e o facto de ser leve.

  14. Avatar de Maxim

    avast! o melhor para mim. leve, e não tem tantos alertas falsos

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Não tem falsos nem verdadeiros. Se quiser ficar realmente seguro, leia o que escrevi no post acima para um outro usuario. Boa sorte

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Aqui anda o Avast.

  16. Avatar de Rui Cardoso
    Rui Cardoso

    Microsoft security essentials

  17. Avatar de guilherme santos
    guilherme santos

    Em que ficamos, afinal…?
    Quem desempata, senhores do “Pplware”?

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu uso o AVG Internet Security 2012 e não me arrependo. É silencioso, eficaz e bastante atento a tudo que seja spam, burla, sites maliciosos, etc. Como eu uso muito a Internet para ver as minhas contas nos bancos, este Antivirus é mesmo a minha cara! 🙂

    1. Avatar de Sérgio Cunha
      Sérgio Cunha

      Concordo plenamente, uso o AVG à vários anos e estou bastante satisfeito, mas também é verdade que hoje um Anti-virus é o melhor e amanhã pode não o ser. Da experiência que tenho acho que o AVG é dos melhor relação preço – qualidade. Tenho-o a trabalhar em vários clientes empresariais e que me recorde nunca tive assim nenhum problema grave. É bastante leve, não passa a vida a chatear, posso concluir que é bom.

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      LOL não sabia que AVG tem inteligencia para detectar burla, “burla” trata-se de um esquema malicioso o que inclui fraude em que se aproveita a ignorancia do cibernauta o que resulta em lucro …
      cumps

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O Antivírus reconhece ficheiros maliciosos como Cavalos de Tróia, etc. Isso pode levar os nossos dados a pessoas terceiras que podem utilizar esses dados para lucro próprio. Mas como vocês repararam, eu falei de uma forma para que toda a gente perceba as qualidades do AVG, porque se quiser entrar em especificidades técnicas do AVG é comigo.

  19. Avatar de mario lopes
    mario lopes

    Avira + Microsoft security essentials
    Coloquei o 2 a correr a mesma maquina para testar e ate agora não se chateiam um ao outro de vez em quando um deixa passar o outro agarra e ca vamos caminhando juntos.

    1. Avatar de -_-'
    2. Avatar de crv
      crv

      mário estás anula los =) ou teres dois ou nenhum é igual , isso só t gera conflitos =)

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Exacto, lol. Usa apenas 1, acredita que estas a meter argolada ao usar 2

  20. Avatar de Bruno Sousa
    Bruno Sousa

    ESET

    the best!

  21. Avatar de jose silva
    jose silva

    ja uso norton ha mts anos e nc me deixou infectar o pc. o melhor e mais completo anti virus de sempre

    1. Avatar de djnenofski
      djnenofski

      desculpa la mas o Norton nao presta!!! tive uma virose das boas que me comeu o explorer e ele nada!!!! desde ke tenho o Kaspersky nunca tive problemas e olha que eu vou aos sites que nao devo, saco por torrents e vem muitas vezes virus e nada eu com o Kaspersky eu abro os virus de propósito para ver a reacção e nada!!!pode ser um pouco chato com a cena de abrir das pen’s mas é preferível segurança a mais do que desleixo!!

    2. Avatar de Miguel Ferreira

      Isso sim é um AV em termos 🙂 pena que agora é cheio de paneleirices graficas bonitas como os outros, mas o motor continua a ser perfeito 🙂

  22. Avatar de Fábio Palma
    Fábio Palma

    Paid: ESET

    Free: AVAST

  23. Avatar de Carlos Castela
    Carlos Castela

    Comodo Internet security Premium

  24. Avatar de A. Gomes
    A. Gomes

    ZoneAlarm Extreme Security \o/ Até dá gosto… 😀

    1. Avatar de crv
      crv

      não sabia k isso existia =) mas utilizei a firewall da zone alarm durante anos a fios =) ainda o napster era free =)

    2. Avatar de Miguel Ferreira

      usei isso à uns anos… vale uma *****, a do windows xp é muito melhor, e se usares a que vem no windows vista/7, não há solução nenhuma melhor

  25. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Do que andei a pesquisar tb fiquei com a ideia de o Avira ser o melhor, pelo menos de entre os free. O da MSFT é tido como algo permissivo e muito mais demorado nos scans e na consequente detecção de intrusões.

    Pessoalmente sempre usei o AVG Free (em conjunto com o Windows Defender just in case) com um ou outro problema na altura dos updates de definições, mas desta vez resolvi instalar o Avira para ver no que dava.

    Cumprimentos!

  26. Avatar de tiago

    bom… na plataforma windows opção paga: kaspersky, embora seje o melhor por varios anos consecutivos já vi um virus penetrar numa rede corporativa e desistalar o kaspersky, sem contar que o malwarebytes pega muita coisa que o kaspersky não pega.

    opção gratuita: avira (melhor taxa de detecção) + malwarebytes

    mas se preferir não esquentar mais a cabeça simples:
    use LINUX.

  27. Avatar de berengas
    berengas

    Para mim a escolha vai para….

    Microsoft security essentials

  28. Avatar de K
    K

    Microsoft Security Essentials.

    Free, incluindo empresas até 10 postos. Nenhum outro “free” aceita ser usado em ambientes comerciais.

    1. Avatar de P
      P

      Comodo e Forticlient Lite

  29. Avatar de Paulo p.
    Paulo p.

    Eu não uso nenhum..

    1. Avatar de Ricardo Praça
      Ricardo Praça

      Eu também…é o melhor!!! Basta ter um pouco de cuidado. Já lá vão 7 anos e nada em 3 computadores.

      1. Avatar de Paulo p.
        Paulo p.

        pois mas eu uso linux..

        1. Avatar de Pedro Fernandes
          Pedro Fernandes

          Esse é o melhor anti-vírus de todos.

  30. Avatar de Orlando
    Orlando

    O meu é o Kasperky, atualmente tenho o Kasperky 2012.

  31. Avatar de PCBOYH@ME
    PCBOYH@ME

    Kaspersky sem dúvida, o melhor antivírus pago de sempre. Eu próprio tenho em todos os meus computadores. Também vendo este produto e os meus clientes estão 100% satizfeitos. Para os meus clientes que não dispendem dinheiro por antivírus pago, instalo sem dúvida o melhor gratuíto… o Microsoft Security Essentials.

  32. Avatar de PGR
    PGR

    Por aqui e nas “minhas” outras 180 máquinas… ESET Smart Security 5, claro.
    (passe a publicidade)

  33. Avatar de João M.
    João M.

    Depois de ter testado vários AV, há uns dois anos uso o COMODO INTERNET SECURITY que acho excelente. Devem experimentar.

  34. Avatar de Alexandru
    Alexandru

    Kaspersky Pure

  35. Avatar de Jordan Humberto de Souza

    EMSISOFT Anti-Malware + Online Armor são a melhor opção.

  36. Avatar de Emannxx

    Kaspersky Internet Security 2012, sem qualquer sombra de dúvida.

    Tenho-o desde Setembro, após um período de 2 anos a usar só Eset, e fiquei surpreendido com as mudanças na versão 2012 – mais leve, mais rápido, com ferramentas muito úteis, e com um sistema de desinfeção brutal.

  37. Avatar de rui
    rui

    Panda Cloud Free

    1. Avatar de Anonfag
      Anonfag

      Também uso esse. Dos mais leves que alguma vez usei e não precisa de updates.

  38. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Então e não metem link para os resultados?

  39. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Não tenho anti vírus. Escolha mais simples não pode haver.

  40. Avatar de Tiago Jobs
    Tiago Jobs

    Antivirus?
    AHAHAHAH
    Get a Mac!

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Mac? Ahahahah get a life.

      1. Avatar de Gonçalves
        1. Avatar de lool
          lool

          get a linux…

  41. Avatar de ToVentura
    ToVentura

    Tive o cuidado de ler todos os posts, e verifiquei que ninguém falou de um antivirus, que pelos vistos é bem conhecido em Portugal, e como ninguém falou dele, fiquei curioso para saber a vossa opinião.

    E o Panda?

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Panda?! É a maior porcaria que existe. Kaspersky AV ou Eset nod32.

      1. Avatar de pikax
        pikax

        x2

        Eu sou fã do kaspersky desde que o instalei pela a primeira vez à 4 anos, devido a ele consumir muitos recursos, optei pelo o ESET SS que é quase igualmente exelente.

        O Panda é melhor nem falar…

        Saca o Nod32 aka ESET e experimenta a trial, não queres outra coisa

        1. Avatar de Emanuel Lopes
          Emanuel Lopes

          depois sakas o minnodlogin fica 5*

    2. Avatar de Cyrus
      Cyrus

      ToVentura, estamos a falar de anti-vírus a sério e não tentativas. Na brincadeira 😉 Mas a realidade o Panda é muito mau, primeiro em termos de detecção, quantas vezes tive que usar o MalwareBytes para apanhar coisas que para o Panda era perfeitamente normal. E segundo, o apoio técnico é no mínimo mau. Se tens um problema que não é de fácil resolução, eles vão te enrolando e depois dizem que o melhor é fazer o upgrade para a nova versão que até te oferecem. E terceiro o programa não é testado pela empresa (espanhola) que atira esse serviço para Portugal que é o maior cliente deles. Ou seja os testes são feitos nos clientes.

      Falo por experiência própria 😉

    3. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Os pandas estão no jardim zoológico.
      Atualmente a panda tem a mesma reputação que os pandas reais:
      comem, comem e não fazem nada (não literalmente, mas perto).

  42. Avatar de Masahiro
    Masahiro

    Todos dizem que tem este e aquele antivirus mas quantos de vocês é que realmente os pagaram? lol na verdade não tem. cuidado com a SOPA

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Eu paguei. Porquê? Queria que pagasse o seu era?

    2. Avatar de kish
      kish

      Avira free aqui, mas pago até não é caro! Mas não vale a pena a versão pro para mim. Apenas aconselho este aos meus amigos e alguns compraram a versão pro, pois não é caro.

  43. Avatar de António Silva
    António Silva

    A todos os que usam antivírus gratuitos e alguns pagos, acho que fizeram boas escolhas. Na verdade, para os utilizadores domésticos o risco de ataque é menor e é condicionado pelos caminhos por onde andam. Assim,a maioria destes antivírus fornecem um conjunto de ferramentas suficientes para bloquear e evitar males maiores. Numa situação de uma proteção máxima e eficaz, em ambientes de risco e críticos será melhor optar sempre por uma solução mais robusta(mais completa ao nível das ferramentas de proteção): Mcafee, Symantec, Kaspersky, Trend Micro ou até Panda.

    1. Avatar de Joao Morgado
      Joao Morgado

      Óbviamente que isto é tudo soluções domésticas. A nível empresarial a Symantec (SEP) dá cartas e é de longe a melhor solução. Gestão Centralizada muito boa.

  44. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Microsoft Security Essentials! What Else?

  45. Avatar de nuno
    nuno

    Engracado quando leio comentarios de que usaram um anti-virus e.nunca apanharam nada em anos. Ou seja, não devem utilizar o computadot ou entao o antivirus deve ser uma bosta msm. Tou a ver que nao percebem mesmo nada de informatica. Cambada de cromos.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Claramente, é precisamente isso que acho e já escrevi.
      Usem Avasts e AVG’s e digam que estão limpos, o AV nem pia…pois não, é como cego que nem Vê 🙂

      Ninguém tem a obrigação em saber, mas ao menos pesquisem na NET por TOP Anti Virus, e verão um site que todos os meses publica uma lista deles. E acreditem que AVAST´s e AVG nunca estão perto do topo.
      O melhor grátis é AVIRA de longe.

      Faz-me lembrar uma quote famosa ” fumo à 15 anos e não estou viciado…” 🙂
      Eu só precisava que me enviassem 1 log de um scan com HijackThis , para ver a maioria infectada até ao tutano, alias devem lutar entre eles os vírus, quem fica com a info do cartão de credito, género gladiadores na arena.

    2. Avatar de pikax
      pikax

      Eu se quiser sem antivirus não apanho um virus, e a navegar pela internet.

      Os virus são apanhados quando tu executas um programa que esteja infectado ou tambem mas mais raro quando o sistema operativo tem alguma backdor para os virus entrar.

      Não digas que o pessoal não pesca nada de informatica, acredito que maior parte das pessoas que estão aqui e que comentaram ainda te podem dar umas aulinhas sobre a dita informatica.

      E para provar a tua ignorancia neste aspecto, digo-te que informática é um campo demasiado grande para um comentario tao vago como o teu:”Tou a ver que nao percebem mesmo nada de informatica.”, aqui estamos a falar de segurança.

      “entao o antivirus deve ser uma bosta msm” não sei se sabes mas maior parte dos Anti-virus vão buscar os novos virus aos mesmos sites, o que muda é o algoritmo deles fazerem o scan ao ficheiro.

      Antes de mandares bocas e insultar o pessoal, informa-te sff

      1. Avatar de Joao Morgado
        Joao Morgado

        Basta navegares num site com código malicioso que nem sabes que estás infectado… Não precisas de executar nada. Se os sistemas operativos fossem seguros não tinhas de andar com firewall, etc… Claramente que isso é tudo soluções domésticas. As verdadeiras soluções de antivirus são appliances dedicadas… O mal deste forum está na mistura do conceito doméstico com o conceito empresarial…

        1. Avatar de pikax
          pikax

          tens códigos maliciosos que são HTML injection, Javascript, flash, etc.

          Se eu navegar em sites de confiança(mas claro que limitaria muito a minha liberdade na net), não me tenho que preocupar com os programas maliciosos, só me preocupo com a possibilidade de alguém entrar no meu computador por alguma porta aberta.

          Os OS não são seguros, como as aplicações que se instala(mesmo que sejam de confiança), por exemplo eu tenho o skype e reparei que tenho um elevado numero de conexões de IP’s estrangeiros a usar o skype no meu PC, mesmo só tendo um contacto adicionado no skype… Por isso era bom se só fosse o OS a ter problemas, visto que já foi encontrado uma vulnerabilidade no IOS https://pplware.sitedev.pt/informacao/descoberta-vulnerabilidade-no-skype-para-ios/

        2. Avatar de João Reis
          João Reis

          Isso era antigamente, quando não tinhamos Chrome ou Windows7
          Agora está limitado. Eu posso dizer que no meu computador pessoal em que APENAS eu uso, não uso AV.
          Mas sei por onde ando, e de tempos em tempos faço um scan dos processos a correr (hijack this) por exemplo, e vejo tudo o que está agregado no arranque, nos browsers, onde os virus e malware se alojam.
          É por isso que aconselho deixarem de usar o XP, ganham anos de vida

    3. Avatar de Vítor M.

      nuno… controla-te aí sff.

    4. Avatar de Canelas
      Canelas

      Ó Nuno, existem antivirus bons que apanhas poucos ou nenhuns e outros maus, em que apanhas td como o Panda. Quem defende o AVG, que experimente fazer um scanner no site da ESET ou com o Kaspersky Virus Removal Tool. Depois digam qual foi o resultado.

    5. Avatar de kish
      kish

      Se tivesses por exemplo o Avira no computador, nem notavas diferença nenhuma em performance, era só mais um programa instalado. Sinceramente não usar antivírus no computador é de quem ainda está a dar os primeiros passos no computador. Há muitos antivírus que não prestam. Não instales coisas com cracks e programas desconhecidos, mas mesmo assim, ainda podes apanhar vírus. Um antivírus dá jeito nessas alturas.

      1. Avatar de pikax
        pikax

        Se não sacares nada pirata e só navegares por sites seguros, uma firewall chega-te perfeitamente e garanto-te que não apanhas “virus”.

        Sinceramente para dizer que não usar anti-virus é de quem está a dar os primeiros passos, parece que não não sabes o que são exactamente virus, se fosse a ti preocupava-me mais com keyloggers, spywares e trojans, do que “virus”, já que virus significa que o programa multiplica-se, e um trojan não necessariamente irá se multiplicar.

        volto a citar o que citei em cima:”Os virus são apanhados quando tu executas um programa que esteja infectado ou tambem mas mais raro quando o sistema operativo tem alguma backdor para os virus entrar.”

    6. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Tenho duas palavras para ti:
      – Linux
      – Cuidado

      Não preciso dizer mais nada.

  46. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Eset Smart Security obviamente, proteção mais leve do mercado. A nivel empresaria é excelente, excelente consola de gestão, faço gestão de mais de 1000 licenças empresarias….tudo sem um unico problema…configurável por ficheiro xml…excelente integração em AD.
    Antivirus da microsoft…antivirus e antispyware…e o resto?!

  47. Avatar de Daniel

    Pelo facto de trabalhar em ambiente WinServer2008R2, uso á varios anos o Symantec Corporate (Symantec Endpoint Protection).

  48. Avatar de João Reis
    João Reis

    Esqueçam AVAST’s e AVG’s não avisam nada, e se colocarem um AV a serio, mesmo que seja grátis AVIRA por exemplo, verão quantos virus é que já lá moram.
    Desaconselho totalmente, as maiores congregações de virus num só PC que já vi ate hoje. E já vi MUITOS, foi com PC’s a usarem AVAST e AVG.
    É quase como ter instalado um virus à procura dos amigos, vem todos lá parar para beber um copo e só vão embora tarde de mais 🙂

  49. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu utilizo o COMODO Internet Security Free.
    Leve e bastante bom.

  50. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aqui tenho o Avast, não sei se devo manter ou mudar para outro!!

  51. Avatar de fernando G
    fernando G

    Depois de ler todos os comentários fique bem esclarecido, o melhor será usar 1 de cada, o amarelo é bom o preto tambem mas o azul esse então é bestial, e já agora costumam consultar o AC comparative durante o Ano nas análises que faz? São muito elucidativas, mas a experiência de computação tambem manda, e quando tenho dúvidas faço análise no Virus Total é o tira teimas ás vezes

  52. Avatar de Viperz0r
    Viperz0r

    ESET SS =)

    Incrivelmente leve.

  53. Avatar de Freitas

    Avira Free, sem dúvidas.

  54. Avatar de Buganet
    Buganet

    comodo-internet-security-2012-free-1-year-serial-number-license-key

    http://www.mostiwant.com/blog/comodo-internet-security-2012-free-1-year-serial-number-license-key/

    É de aproveitar enquanto der.

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      You make my day.

      Até agora the perferct combo (FREE)

      Avira AV + Comodo Firewall + Malwarebytes + Superantispyware + ThreadFire

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        E consegues fazer mais alguma coisa sem ser controlar essas aplicações todas?

    2. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      És o maior!!! tens prá aí 5 metros….

  55. Avatar de NRodri

    Buganet será que vale a pena?

  56. Avatar de André Neves
    André Neves

    Kaspersky Pure. Sempre!

  57. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu utilizo o Gdata há muitos e tenho tido excelentes resultados.
    ACONSELHO!

  58. Avatar de Fakir
    Fakir

    Cautelarmente e como as opiniões são divergentes, vou instalar no meu sistema: COMODO Internet Security Free, Norton, ESET, Panda, AVAST, AVG, Avira, Microsoft Security Essentials, Kaspersky, Trend Micro, Nod32.
    Penso que assim não há “bicharada”, com capacidade para me atormentar.
    P.S: Se acham que deva instalar mais algum AV, avisem.Obrigado.

    1. Avatar de eu
      eu

      LOL como todos dizem que AVirus que usam é que é o melhor,ttambem estou como tu.

  59. Avatar de Re-Play
    Re-Play

    E G-Data ninguém tem???
    Só por curiosidade…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu tenho e estou super satisfeito. GDATA é um produto pouco conhecido em portugal mas muito bem cotado a nível mundial. E além disso tem suporte técnico em PT, e é mesmo uma empresa portuguesa a dar o suporte.
      Muito boa solução.

    2. Avatar de David
      David

      Eu tenho, sempre a rolar… e recomendo testem e não se deixem iludir só pela imagem ou outdoors do Kaspersky.
      Testem

  60. Avatar de JMC
    JMC

    Eu uso o Antivirus da microsoft. Mas estava a pensar mudar pq aquele não tem controlo parental, e como tenho 2 crianças em casa não consigo estar sempre a controlá-las.

    Alguma sugestão free e paga ?

    1. Avatar de eu
      eu

      fecha o PC/ou portatil no armario.

    2. Avatar de Canelas
      Canelas

      Kaspersky Internet Security ou Eset Smart Security.

  61. Avatar de rafael lopes
    rafael lopes

    O produto do ano… ja o uso à muitos anos e pra mim… será sempre o melhor…!

  62. Avatar de jogabue
    jogabue

    LINUX wins ;)!

  63. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Gratuito e bastante completo a nível de TUDO: Comodo Internet Security … Sem sombra de dúvida …

    A pagar, bem, é relativo, gosto bastante do BitDefender …

  64. Avatar de AML
    AML

    Aqui é MAC… sem antivirus 😛 lol mas para quem usa no windows percebo que os gostos são variados mas tudo se resume a uma utilização o mais responsavel possivel!! Assim sendo, a maioria dos antivirus funcionam perfeitamente sendo que a diferença está nos recursos que ocupam! Pelos testes que fiz um dos que menos recursos ocupa e trabalha muito bem é o Avira (versão gratuita) e o que tenho lido nas revistas e testes que tenho visto o Avira está sempre na lista dos melhores, mas lá está cada utilizador tem a sua preferencia. Tenham uma utilização o mais responsavel possivel dos conteudos, links e websites que visitam que não irão ter grandes problemas…

    1. Avatar de Masahiro
      Masahiro

      Ainda és daqueles que pensa que não há virus para mac? lol

      1. Avatar de AML
        AML

        Não sabes ler?? Eu disse que não tinha antivirus no mac não que não fosse preciso ou que não houvesse virus para mac… foi desnecessaria a tua pergunta.. devias era te ter concentrado no restante que foi escrito.. LOOOOOL 😛

    2. Avatar de Jorge Bigodes
      Jorge Bigodes

      Realmente se usa um MAC e vens falar de Ativirus para Windons!? SickNess ..realmente estes gajos Dão-me azia!!!

      E sim já existe vírus e trojans para Mac, é pena não encontrar o link da matéria.

      No japão se não me engano, foi descoberto um ficheiro de pdf (com informação muito usada..)que continua um trojan..

      ..Informa.te ..não sejas ignorante.

  65. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Eu uso o antivírus Linux (distro Ubuntu), que só afecta 2% da população (em pcs), pois assim deixo-vos para vocês todos os vírus e antivírus incluindo o (Ruim)windows.

  66. Avatar de Sky
    Sky

    Aqui é o ESET Smart Security v.5

  67. Avatar de brucetuga
    brucetuga

    A escolha de antivirus deve-se muitas vezes a experiências que se vão obtendo ao longo dos anos.
    Já tive instalado Norton e antigamente era uma praga ao nível de consumo de recursos. Troquei para Mcafee e acontecia o mesmo. Acabei por ficar com uma má experiência deste dois antivirus, o que não significa que sejam maus. Instalei o ESET: milagre! Tudo funciona, leve na deteção e extremamente configurável. Defeito: é pago mesmo em home edition.
    Neste momento uso avast e corro periodicamente o clamwin: para mim o melhor antivírus de todos mas infelizmente não faz realtime scanning de virus.
    O comodo ja o tive instalado em vários computadores à uns anos atrás e era uma verdadeira peneira: entrava quase tudo. Agora não sei ;). Deixei de o usar devido à má experiência :D. E aqui fica mais uma opinião!

  68. Avatar de RodWall
    RodWall

    Utilizo o Kaspersky Internet Security desde a versão 2009. Desde então nunca mais tive problemas de viroses e derivados. Bastante bom. O único senão é os recursos que consome, mas que na última versão, 2012, já está melhorada nesse aspecto.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Eles fizeram uma “lavagem” aos produtos. Também estou a notar isso no Kaspersky Antivirus.

  69. Avatar de Masahiro
    Masahiro

    Estou com o Norton Internet Security 2012 e está muito bom para já. Tanto a nivel de performance, que ocupa uns miseros 10 megas na memoria, como a nivel de scan e protecção diária na navegação da internet. A minha preocupaçao com os antivirus tem sido o melhor combo entre protecçao na internet e performance, e ao contrário de muitos aziados ai que dizem “eu se quiser nao apanho virus” ya como se eles soubessem os sites que entram. Qualquer um deles pode ter virus quando sacamos um ficheiro por mais seguro que pensemos que seja. O Norton tem feito um bom trabalho ao fazer um scan a cada ficheiro que saco. Rápido e eficaz. Recomendo.

  70. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas a todos,o melhor antivírus,é aquele que utiliza o pc.

    Vejo aqui,alguns Sibercondriacos…!!

    Cumps

  71. Avatar de Visitante
    Visitante

    McAfee 🙂

  72. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    E o GDATA?

    Na última análise dos AV ficou em 2º…

  73. Avatar de César Rosário

    Microsoft Security Essentials!

  74. Avatar de César Rosário

    O melhor na minha opinião Microsoft Security Essentials!

  75. Avatar de Regis
    Regis

    Vamos ver o resultado desta pool?

  76. Avatar de taviroquai
    taviroquai

    Não é possivel testar os vários anti-virus contra as mais variadas ameaças.
    Alguns ranks apresentados na net são biased…

    Pela experiencia que tenho em ambiente Win XP, o Microsoft Security Essentials não detectava algumas coisas que o Comodo Internet Security detectava; por sua vez, um Avira detectada algumas coisas que o Comodo não detectava.

    Em resumo, quando se pensa que se encontrou o AV certo, esse poderá deixar passar coisas que outros detectam…

    Por isso, uso linux. Não está 100% livre de malware mas tenho uma distro a vários anos e não noto alterações de performance, mesmo visitando sites “duvidosos” hehehe

  77. Avatar de Picasso
    Picasso

    Uso o Avira premium desde a versão 8 ou 9 e estou 100% satisfeito.

    Só usa Free quem quer. Um grande VIVA para os Givewaways 🙂

    fica a sugestão: O pplware criar um post diário com um giveaway. Se quiserem links de sites de giveaways é só enviarem-me um mail.

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Arranja-me um para o Avira Premium então, a minha licença está a expirar.

      1. Avatar de Picasso
        Picasso

        Sei lá quando sai o próximo, eu ainda tenho 9 meses com este.

        1. Avatar de Navyseal
          Navyseal

          Não entendi essa reacção, pois acima dizes “Se quiserem links de sites de giveaways é só enviarem-me um mail.” – e foi a isto que o meu comentário surgiu. 🙂
          Se não arranjas não há problema.

          1. Avatar de Picasso
            Picasso

            Coloca aqui o teu email que envio os links.

  78. Avatar de Lynx
    Lynx

    Boas,

    Acabei agora mesmo de desinstalar o AVG 2012 (versão free) que o tinha desde que saíu esta versão e instalei o Avira pela 1ª vez, versão free também, fiz um scan ao PC todo e para meu espanto, ao contrário do que alguns users comentam, não foi detectado nada!
    Também tenho a noção que sei navegar na internet, mas pensava que apanhasse algum ficheirozito perdido no meio de um PC que já não é formatado a mais de 1 ano…

    Já eparei que está a demorar um pouco mais a abrir as páginas na internet, talvez por várias razões que não me apetece agora estar a explicar.
    Vou me manter durante 1 ou 2 semanas com este e depois vou ver a que conclusão mais aprofundada chego.
    MCumpts.

    1. Avatar de Picasso
      Picasso

      Procura um tutorial de configuração para alterares as opções de forma a torna-la mais abrangente ao teu sistema.

      1. Avatar de Picasso
        Picasso

        Existe também em vídeo.

  79. Avatar de NUNES91

    Utilizei durante dois anos o Avira Free até apanhar um virus, depois mudei para o AVG achei muito pesado, mudei para o Avast, quando que saiu o MSE instalei-o e agora acho que é o melhor antivirus grátis .

    Pago – Kasperky 2012
    Grátis – Microsoft Security Essentials

  80. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não fosse o problema (bug?) ao carregar o basegui.ppl, o Kis2012 seria um bom produto. A assistência pareceu-me boa, infelizmente o problema parece ser mesmo do Kis e não da máquina do utilizador.
    Voltei ao ESET.

  81. Avatar de Billy Gatos
    Billy Gatos

    Para os que dizem que usam o AV X e “nunca tiveram nenhum problema” aconselho a usar, de vez em quando, versões de demonstração de outras marcas pois muitas vezes temos malware presente no PC e apenas não temos conhecimento (há muitas ameaças que não danificam componentes do PC ou o OS – não me digam que só quando detectam actividade estranha ou ficam sem disco é que pensam “epah, se calhar apanhei um virus…”) (é só preciso ter cuidado com eventuais falsos positivos)
    Eu uso o Avira Internet Security já há uns anos e antes usei o ESET e o Kaspersky. A razão para ter mudado de ambos foi o facto de ter começado a reparar que passava muito malware. primeiro no eset dps no kaspersky. mesmo assim ainda há uns meses tinha um virus q passou inicialmente pelo avira e quando fiz um scan manual com o kaspersky o virus não foi detectado e quando fiz um scan com o avira aí já foi detectado (uso definiçoes mais restritas quando faço o scan manual).
    Anyway, agora só quero ver se experimento o GDATA – tem sempre das melhores classificações no AV-Test.org e no AV-Comparatives e usa dois motores de detecção. O prob é que não tem uma versão só para experimentar “na hora”, só tem trial mas que vai interferir com o avira…

  82. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Tenho experimentado diverso software. Neste momento tenho instalado
    SuperAntispyware, Ad-Aware, Spybot, SpywareBlaster. Recomendo vivamente o software que mencionei. Num computador, tenho o AVG, mas é provável que venha a experimentar um outro. Num outro, tenho o da Symantec pura e simplesmente, faz com que eu não consiga fazer nada quando ele arranca com o scanner. É pesado até dizer, chega. Ocupa 100% do cpu e o disco parece uma ventoinha, gasta um dia inteiro nisto.

  83. Avatar de Alberto Ponte
    Alberto Ponte

    Eu uso a FIREWALL: COMODO e como AV: MSE e estou muito satisfeito com o resultado, se eventualmente eu pensar que tenho algum tipo de malware no computador uso algumas ferramentas muito boas que guardo a instalação e tento manter-las actualizadas, as que uso são:
    SPYBOT COMPLETO;
    AD-WARE;
    MALWAREBYTES ANTI-MALWARE.

    e acho que nenhum malware escapa.

    1. Avatar de Alberto Ponte
      Alberto Ponte

      E uso o site:
      http://www.virustotal.com
      que me ajuda a saber se tem algum malware no ficheiro que desconfio ou que acabei de fazer download.

      1. Avatar de Alberto Ponte
        Alberto Ponte

        Mais uma dica:
        Neste site encontram mais umas prevenções no separador “documentação” link:
        https://www.virustotal.com/documentation/

        Dêem uma vista de olhos.