Smartphones Android nunca conseguirão destruir os iPhones

116 Comentários

Há uma “guerra discutida” na Internet que coloca frente a frente os adeptos dos smartphones Android contra os adeptos dos iPhones, os chamados fandroids versus os fanboys. Cada um reclama para si o crédito de dar ao mercado o smartphone quando o mundo ainda usava apenas o telemóvel. Contudo, uns usam o argumento quantidade e os outros a qualidade. Mais recentemente a Apple perdeu algum mercado, após 13 anos de crescimento consecutivo, e isso deu azo a que muitos acreditassem que o Android pudesse acabar com o iOS.

Esse cenário nunca será possível e ainda bem que não, até para a saúde do próprio Android e passo a explicar as principais razões.

Smartphones Android nunca conseguirão destruir iPhones


A Apple apresentou no passado mês de Abril os seus resultados de vendas relativos ao segundo trimestre fiscal de 2016. Os números apresentados são, na sua globalidade, baixos e mostram que a empresa está a vender menos e consequentemente a ter menos lucros. Estes valores foram um sinal para o mercado, afinal depois de anos a fio com vendas e lucros elevados, a Apple apresentou pela primeira vez uma quebra geral, o que segundo alguns analistas não acontecia há 13 anos.

 

Mas a Apple perdeu dinheiro?

Nem pensar, apenas ganhou menos. Estamos a falar que a Apple num trimestre teve de receitas 50,6 mil milhões de dólares e a quebra face ao ano passado foi de 13% o que reflecte o abrandamento do mercado dos smartphones em geral.

Isto indica que quem compra agora um smartphone da marca, já não o troca pelo modelo mais recente com a mesma incidência que o fazia anteriormente e que os mercados que suportaram as subidas dos anos anteriores, como a China por exemplo, estão igualmente num alto ponto de saturação quer de smartphones em utilização, quer em fabricantes com ofertas igualmente de alta qualidade.

Smartphones Android nunca conseguirão destruir iPhones

 

Android cresce na preferência dos utilizadores

Vimos igualmente que, nestes primeiros meses de 2016, o sistema operativo da Google cresceu no mundo, em termos de preferência dos utilizadores. Mais um facto que fez soar os alarmes que a destruição do iOS estava em marcha. Não há qualquer fundamento mesmo sabendo que, de uma forma generalizada, quem domina o mundo é o Android.

Leia também: Lovemarks: O fenómeno de se ser “fanboy”

Os últimos dados dizem-nos que no último ano o sistema operativo Android, instalado quer em smartphones quer em tablets, teve a preferência de 57.81% do mercado, enquanto que o iOS obteve a quota de mercado de 34.53%, segundo os dados da Neetmarket Share, que não deve andar longe da realidade.

 

Smartphones Android vão destruir iPhones da Apple?

As pessoas começam a ficar cansadas desta guerra néscia e sem fundamento. Todos os anos os profetas da desgraça vaticinam uma realidade que nunca acontecerá e alimentam a sua alma com estas crenças que enfaixam o seu ego... só porque sim! Pese o facto da Apple ter perdido milhões com o decréscimo das vendas do iPhone, os restantes players deste segmento, como referem os mais recentes relatórios, também serão afectados, até porque é transversal a qualquer fabricante, é o mercado que está a atingir o seu ponto de saturação. Então, quer a Apple, quer a Sony, LG ou Samsung (entre outros fabricantes de smartphones Android), todos estão a vender menos e irão, nos tempos próximos, ainda vender menos. Smartphones Android nunca conseguirão destruir iPhones  

Mercado chinês culpado desta saturação?

Na verdade nos últimos 5 anos vimos aparecer marcas no mercado dos smartphones Android que nunca se ouviram, e a quantidade foi tal que perturbou claramente a venda das chamadas "grandes marcas". Por isso vimos a Samsung ter perdas de 60% nos seus lucros em 2014, vimos a Sony a ponderar abandonar o mercado dos smartphones, a LG que viu o seu segmento mobile arrastar de novo os lucros para o fundo em 2015, e as marcas chinesas que não desapareceram conseguiram fortalecer a sua oferta, mesmo com algum abrandamento nas expectativas. O que é certo é que o próprio mercado também está apreensivo face às suas políticas de preços. A oferta é muita e o preço é muito baixo e isso trará implicações a médio prazo. Smartphones Android nunca conseguirão destruir iPhones  

A Apple poderá retomar a liderança do mercado dos smartphones?

Dificilmente. A Apple tem agora a apresentação para o final do verão do iPhone 7 que poderá trazer algumas novidades, mas que não serão essas pretensas novidades que irão levar muitos utilizadores do segmento Android de entrada de gama a adquirir um smartphone de 800 euros, não serão os utilizadores dos Android do alto segmento, com máquinas bem equipadas, a trocar só por trocar, numa altura em que o sistema operativo da Google está muito mais maduro e com uma oferta ampla e generosa no que toca a aplicações e serviços. Contudo, a Apple terá sempre a capacidade de mobilizar os seus seguidores porque tem um ecossistema que nenhuma outra marca tem, desenha o seu software, o seu hardware, os serviços, as vendas, a distribuição e o pós venda. Nenhuma outra marca tem o poder da Apple e por isso nenhuma conseguirá fazer frente no que toca à receita. Lojas de aplicações ou de acessórios, são só por si fontes de lucro gigantes para a marca de Cupertino. Smartphones Android nunca conseguirão destruir iPhones  

Android será cada vez mais líder

Nesta perspectiva teremos o sistema operativo da Google com mais mercado, visto que os utilizadores estão a crescer, como podemos ver neste último relatório, e as pessoas já não têm a tendência de trocar a cada ano o seu smartphone. Mesmo que no mercado dos usados seja a Apple a marca mais forte, em quantidade há muitos mais usados com Android. O mercado dos usados também floresce e assim irão vender-se mais smartphones Android usados. A Apple sabe disso e desde Setembro passado implementou um programa que pretende aliciar os utilizadores a trocar o seu iPhone antigo por um novo, tentando com isso mostrar que o utilizador pode fazer um "upgrade" sem gastar muito dinheiro.  

Um mercado maior para a Apple conquistar?

O desafio de não ser líder é obviamente um desafio para a Apple não desleixar as suas ambições. Os utilizadores querem produtos inovadores, querem ter um ecossistema estável e os que usam o sistema procuram essa estabilidade, essa interoperabilidade e por isso a empresa de Cupertino terá de melhorar o que desde há vários anos perdeu, a capacidade de surpreender. Será que o poderá fazer com o iPhone 7?  

Em resumo...

É pura especulação dizer que um sistema acabará com outro quando ambos ocupam espaços muito próprios e que dificilmente, nos próximos anos, as tendências mudarão a sua forma de actuar. Isto porque o mercado está a desacelerar e irá prevalecer a regra implementada. Depois, cada consumidor tem vários factores onde se baseia a sua escolha. Estes são primordialmente o preço dos equipamentos, a finalidade da sua utilização, o tempo que pretende ter o equipamento operacional e a escolha segundo um estilo de vida. Isso nunca mudará.

Smartphones Android ou iPhone, o que pensa adquirir ainda este ano?

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    Eles andam nervosos com os números…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E o problema é que estão todos errados… os smartphones existam já antes dos Androids e dos iPhones. Até mesmo o Windows é anterior a esses dois sistemas.

    2. Avatar de MAC
      MAC

      Como achas que a Samsung ficou quando em 2014 teve uma quebra de 60% (sessenta) nos lucros?

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acredito que a Apple vá fazer algo para tentar inverter essa tendência. Não me parece que o problema seja o preço, porque a Samsung tem igualmente preços exorbitantes e farta-se de vender. Penso que seja mais a falta de grande inovação nos últimos modelos do iPhone. Talvez o iPhone 7 traga novas tecnologias.
    Como foi dito no artigo, nunca seria bom que o Android destruísse o iOS. Aliás, o Android foi iniciado pela Google exatamente para fazer frente ao iOS, havia o perigo de termos um mundo dominado pela Apple.
    Obviamente que em países mais pobres, o iPhone não tem grande hipótese, a não ser para os ricos. Vejamos o caso do Brasil, onde um iPhone custa uma verdadeira fortuna, está ao alcance de poucos brasileiros.

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      A palavra chave é inovação. Falta a Apple vir com uma solução nova vinda de sua arca mágica, dos tempos dourados guiados pelo finado guru Jobs… Ao que parece a equipe da maçã não tem o mesmo brilho sem ele.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Qual inovação? 1000€ por um telemóvel que faz muito menos que o meu Xperia Z2? Ter que pedir autorização à Apple para instalar o que quiser no meu telemóvel? Nem a porcaria de um slot para sd trás, queres mais memória paga e bem.

        1. Avatar de BenchmarkDOiPhone6s
          BenchmarkDOiPhone6s

          Pedir á Apple para instalar o que queres? Não sei se te estás a fazer de parvo ou és mesmo. E o pessoal continua a bater na tecla do sd slot, mas estamos a andar para trás?

        2. Avatar de MAC
          MAC

          Acordaste mal-disposto!

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Inovação?

        Desde o Steve, que é que foi a primeira com lentes de safira, leitor volumétrico touch, dual tome flash, processador 64 bit, secure enclave, pagamentos por NFC (com futuro, que já saíram dos US), etc.

        Como é que a Apple tem um telemóvel com 7.5mm e ecrã de 4″ que dura mais de bateria que os phablets da concorrência?

        Como é que o 6S plus com 7.1mm dura mais que qualquer outro phablet?

        E como é que o 6S dura tanta como os phablets de outras marcas?

        Isto numa guerra estupida de “Apple Vs O Resto do Mundo”, na realidade tens de escolher uma marca, e não há nenhuma que toque a Apple!

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          *biometrico e dual tone.

        2. Avatar de Limbus
          Limbus

          Que inovações revolucionárias! Podes juntá-las aos ecrãs curvos (do edge), p.ex.
          A eficiência do SO, que como sabes é a razão da autonomia (ainda que os testes reais indiquem que não é tão boa como queres fazer parecer), já vem dos tempos de Jobs, não é de agora! Não há nenhuma que toque na Apple em muitas coisas, como há muitas coisas em que a Apple está a anos luz, é o mercado.

        3. Avatar de Jorge
          Jorge

          A Apple tem perdido e vai continuar a perder porque o material que utiliza nao é fiavel e os preços sao muito elevados para a fraca qualidade do material, e as pessoas ja se deram de conta disso.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto é como o socrates dizer que com ele nunca entraremos na falencia. O android e uma copia rasca e roubada do ios logo nunca sera melhor mas ao contrario do iphone permite ter um pc de bolso. O iphone é limitado apesar de fluido, eu prefiro algo versatil a limitado e os updates nao me chateiam pois troco quando fica lento, nao porque fica sem updates

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      “O android é uma cópia rasca e roubada do iOS” HAHAHAH
      Amigo Pedro, vá confirmar o histórico de cada um dos updates dos sistemas operativos e depois venha corrigir esse comentário. Se não o quiser fazer, ao menos ficou com uma ideia da realidade.

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Porque é que só agora a Google está a introduzir split screen (iOS 9), night shift (iOS 9.3), prometeram no ano passado, ainda não têm permissões granulares a funcionar (iOS 3 ou 4), ainda não têm um backup integral a funcionar, etc?

        Basta ver este Android N, não meteram nada que o iOS já não tivesse!

        1. Avatar de filipe
          filipe

          Sim como a apple não incorporou video 4k, teclado com swipe e muitas outras funcionalidades do android no ios.
          O android é funcional antes de ser bonito e prático, e foi essa a estratégia que a google adoptou até ao lollipop, a partir daí começou a embelezar um sistema operativo bastante funcional.
          E para não falar que existe splitscreen e night shift e essas tretas todas no android desde a versão 4.2/4.4 simplesmente não as encontras na versão nativa do android, aquela que vêm nos nexus, mas se um utilizador quiser essas funções pode integra-las.
          Gostava de ver as pessoas a começar a investigar antes de falar. A google simplesmente vai adoptando as melhores caracteristicas de costum rom’s no seu sistema operativo ao longo do tempo

        2. Avatar de marco chapita
          marco chapita

          Caso nao saibas Split screen ja existe no android pela samsung a alguns anos. por isso a google so nao passou para o android Vanilla porque nao lhe apeteceu ou achou que nao seria necessario. es mto mal informado rapaz.

        3. Avatar de um tipo
          um tipo

          Que é que isso tem haver com o sistema?

    2. Avatar de José
      José

      Boa, então usas smartphones descartáveis?

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu não percebo os mensageiros da desgraca. Comparem o crescimento com a média ponderada a 3 anos. É óbvio que o crescimento relativo ao ano passado ia ser inferior porque o ano passado teve um pico de vendas devido à procura de smartphones iOS com ecrã maior.

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Independentemente da escolha Android ou iPhone, a realidade é extremamente simples de analisar. Dos comentários que sempre este assunto gera, resume-se a um puro e ridículo consumismo! Porque não me venham dizer que 95% das pessoas que compra um telemóvel acima dos 200 ou 300 €, compram de acordo com as suas necessidades, como os restantes 5% que realmente fazem uso do potencial da máquina e para uso profissional. O restante dos 95% compram telemóveis caríssimos, com que propósito? Será uma questão de estatuto social (que depois comem latas de atum ou salsichas durante o ano inteiro porque a alimentação está tudo muito caro)? Ou porque o telemóvel Android ou iPhone ou WindowsPhone de 700€ é muito giro, e abre o facebook ou instagram mais rápido em 50 milissegundos que um telemóvel que custa 3 ou 4 vezes menos?

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Pela tua lógica, não existiam carros que dessem mais de 120, aliás, 99% andava de transportes públicos, vivíamos num casebre apenas com o mínimo de condições, ninguém tinha TV cabo, comíamos apenas o suficiente para não morrer à fome e nada de elaborado, etc. ou seja, Coreia do Norte.

      Um telemóvel de topo de gama é muito mais que ser rápido. Sim, a maioria não precisa, mas a maioria também não compra.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Estamos a falar em questões de telemóveis, porque se fossemos a comparar com o consumismo global estaríamos aqui todo o dia. Em relação a sua resposta “Um telemóvel de topo de gama é muito mais que ser rápido….” é a típica resposta nem bem nem mal antes pelo contrário. Penso que é complicado argumentar assim.

    2. Avatar de BenchmarkDOiPhone6s
      BenchmarkDOiPhone6s

      Tenho um iPhone e não como atum o ano todo. Sempre os mesmos argumentos. Comprei porque posso, acho que não há mais nada a dizer, não foi estatuto, não é porque é giro, é porque gosto e posso ponto final.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        “….é porque gosto e posso ponto final.” é tal e qual como referi “..resume-se a um puro e ridículo consumismo..” acho que não é necessário ir mais longe, mas de todas as formas deve-se incluir nos 5% claramente que gasta 700€ por questões profissionais. Eu também tenho um iPhone, 3GS que custou 120€, e recuso-me a gastar valores astronómicos em telemóveis, como muita gente faz.

        1. Avatar de Benchmarkdoiphone6s
          Benchmarkdoiphone6s

          Uso o meu profissionalmente, certamente conseguiria usar um android possivelmente mais barato mas não gosto do sistema. Secalhar não gastas porque não podes, ou preferes direcionar o dinheiro para outras áreas de interesse, é o que toda a gente faz. O que é inútil para uns é útil para outros.

  6. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Este artigo deveria ser lido por grande parte dos que comentam por cá (e pela internet em geral).

    Parabéns pelo artigo.

    1. Avatar de Golden
      Golden

      Sem duvida alguma, excelente artigo mesmo, guerras e discussões estúpidas do meu é melhor que o teu para que!

  7. Avatar de Fit
    Fit

    Quem escreveu este articulo tem uma “costela” Apple…

    1. Avatar de Raúl Almeida
      Raúl Almeida

      Até pode ter a caixa torácica toda, mas disse exactamente a realidade.

      Mas sem tirar nem pôr.

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Mas até se conseguiu manter bastante imparcial.

  8. Avatar de onz
    onz

    estas guerras android vs ios já é enjoativo

    1. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
      Estou a usar o w10 porque fui obrigado

      ya, bora começar a do windows 8.1 vs windows 10

  9. Avatar de ADMILTON ALMEIDA
    ADMILTON ALMEIDA

    Android, é Android.

  10. Avatar de Shikai
    Shikai

    Veio-me logo um pensamento a cabeça, Symbian, e tinha valores de mercado bem melhores que estes
    No mundo da informática nada é certo!

    1. Avatar de txitxi
      txitxi

      Parece que os dumbphones estão para voltar…

  11. Avatar de Alapito
    Alapito

    Não é para destruír nem nunca o será. Preferencias. Quem gostar de Android que goste quem não que não goste. Tudo não passa de uma tal clubite aguda. Ora quando esse fenomeno existe razão, racionalidade, etc nunca existirá. No dia que desaparecer, antes do fim da tarde podemos fazer uma tertúlia sobre o assunto.

  12. Avatar de Admilton Almeida
    Admilton Almeida

    Android, é Android. O resto é ISTÓRIA.
    Bom ou ruim como dizem, encontro tudo que preciso nele. Dizem que é vulnerável, que isso aquilo, tudo ISTÓRIA.
    O só falta andar. Mas já fala.
    O Google são os inovadores dessa ERA.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O Android devia era ter corrector ortográfico.

      1. Avatar de Balmer
        Balmer

        E tem.
        Infelizmente não corrige fanatismo.

  13. Avatar de lytic
    lytic

    Android poderia ter a mínima fatia do mercado, que eu fazia parte dela. Este artigo está com cara de maça roída.

    1. Avatar de Raúl Almeida
      Raúl Almeida

      Acho que quando referiu os néscios era para ti que falava.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      O meu SO tem e eu estou nela,e sem inveja dos outros.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    A meu ver, as novidades nos smartphones naturalmente estagnou, ideias brilhantes, futuramente são difíceis, os fabricantes estão mais concentrados na melhoria das plataformas. Ou seja, foi chão que já deu uvas em termos de novidades, não querendo dizer que uma ou outra não possa surgir. Acho que o que já está feito, faz com que muitos users, comprem modelos em segunda mão pois satisfaz as básicas necessidades, querendo dizer com isto quem já não há aquela febre de comprar o último modelo. Acho que outros mercados devem ser explorados, outras áreas, é isso que espero sempre que vejo uma Keynote ou a I/O da Google. Algo novo….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dizes isso… até ao dia…

      Enquanto não houver algo suficientemente forte para pivotear a indústria, o telemóvel será o centro das atenções, e novidades apareceram para estes…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        É claro que novidades irão sempre aparecer, como já referi, mas não com a mesma frequência e intensidade de um produto quando é novidade, basta olhar para inúmeros produtos que quando saíram, cada modelo trazia algo que o anterior não tinha, com o tempo poucas novidades foram intruduzidas, ou a implementação delas foi mais lenta. Basta olhar para as TV’s , desde o preto e branco até a TV a cores, telecomando, leitor de multimédia, 3d, led, e agora as smartTV’s etc.., tudo isto demorou muitos anos. No caso dos telemóveis o boom foi maior no início, agora abrandou, normal, digamos que sairá de vez em quando uma novidade em que se possa dizer Wow.

  15. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    N penso que nenhum dos sistemas vá acabar .
    Ms Apple devia trazer novidades e os preços n são os melhores para um smartphone cujo custo de produção e mt – de metade do preço de venda.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Deve despedir os engenheiros, então?

  16. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    “Sempre” e “Nunca” são palavras mto fortes.

  17. Avatar de badsector
    badsector

    “a quebra face ao ano passado foi de 13% o que reflecte o abrandamento do mercado dos smartphones em geral”
    Isto não faz sentido, a ser assim se olharmos qua a samsung aumentou a sua quota quer dizer o quê?
    A quebra de vendas da Apple tem a ver com outros factores, se fosse pelo abrandamento do mercado todas as marcas teriam vendido menos.

    1. Avatar de José Pedro Miranda
      José Pedro Miranda

      Claro que faz!

      Provavelmente não segues o mercado e não deste conta que a Samsung esteve 7 trimestre consecutivos com perdas e somente no último trimestre de 2015 e primeiro trimestre de 2016 a empresa conseguiu uma recuperação ligeira do seu mercado de dispositivos móbile, cerca de 1.1% face ao período homologo.

      De lembrar que a Samsung cresceu sim mas no segmento dos semi-condutores…

    2. Avatar de Nathan
      Nathan

      Disseste bem, a Samsung aumentou a sua quota. Sabes o que isso significa? Não me aprece.

  18. Avatar de billidkid
    billidkid

    É uma batalha tão babaca,que não é de se admirar a banalidade em que vivemos.

  19. Avatar de Limbus
    Limbus

    De acordo com a maioria do artigo.
    ” Nenhuma outra marca tem o poder da Apple e por isso nenhuma conseguirá fazer frente no que toca à receita”
    Aqui já não estou tão certo disso como o Vitor. De qualquer das maneiras, a concorrência é sempre benéfica para o consumidor, é pena já não termos cá Steve Jobs para fazer mexer o mercado, o Tim não fede nem cheira e assim não consegue justificar os preços, não consegue marcar a diferença que compensava os campos em que o iOS perde para o Android (também referidos no artigo), o ecossistema não chega, sobretudo quando o da Google amadurece a passos largos.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      “Amadurece” para quem quer um telemóvel para Candy Crush e Facebook…

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        “Quem não sabe é como quem não vê.”

  20. Avatar de Renato
    Renato

    Eu não pago mais d 3,000 nun smartphone ios com as mesmas funcionalidades d um Android q custa a metade do preço,é um absurdo os preços dos produtos da Apple.sô muito mais Android.

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom artigo!

    Mas essas dos números de vendas dos Androids, é estúpida!

    Nenhuma grande empresa comunica o número de vendas de telemóveis Android, por exemplo, a Samsung, não diz quantos venderam, nem diz quanto facturou em telemóveis (junta tudo: tablets, portáteis, smartwatches, etc.). Nem essas empresas de estudos de mercado têm capacidade para algum dia saber quantos telemóveis se vendem, em dezenas de milhares de pontos de venda em todo o mundo! É ridículo sequer pensar nisso! Quem quer, é que come!

    E depois, essa história de “Android vs iPhone” não tem lógica nenhuma, o “Android” não é uma marca de telemóveis, é um sistema operativo gratuito. Quando se vende um iPhone, o “golo” é marcado a favor da Apple, quando se vende um Android, é de uma marca aleatória, ou seja, o bolo é grande, mas é a dividir por muitos!

    Seria problema era se algum dos Sistemas Operativos tivessem falta de aplicações, como o Windows Phone, claramente que não é problema para o iOS ou para o Android, aliás, até é uma dos casos em que demonstra a força da Apple, porque apesar do marketshare inferior, há mais developers a fazerem aplicações de qualidade para iOS, quando falo de qualidade, falo de software que pode ser usado profissionalmente, e que as pessoas pagam por ele, e não passa pela cabeça de nenhuma empresa virada para a net (como o Instagram), não fazer um cliente para iOS (até começou primeiro no iOS antes de ir para Android), isso não é problema para a Apple!

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      “Nem essas empresas de estudos de mercado têm capacidade para algum dia saber quantos telemóveis se vendem, em dezenas de milhares de pontos de venda em todo o mundo! É ridículo sequer pensar nisso! Quem quer, é que come!”
      Argumentum ad lapidem – LIXO.
      O Vitor misturou de forma menos correcta SO com marcas (HW), mas bom entendedor sabe que iOS e Apple são indissociáveis.
      Como o artigo é sobre SOs, quando se vende um Android, não há nada a dividir, é SO Android, ponto. O Android é gratuito mas as máquinas onde vêm, não, tal como na Apple, tanto quanto sei não pagas pelas versões de iOS que vão saindo.
      Os devs preferem fazer apps para iOS porque vendem melhor, mas é óbvio que quanto menor for o marketshare menores serão as vendas e assistimos ao efeito bola de neve.

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        E quando uma marca vende um Android, quem é que ganha? Vai o dinheiro para um cofre da Google? Muito pateta essa argumentação “Apple vs O Resto do Mundo”

        Isso do marketshare é irrelevante, a AppStore vende mais 90% que a da Google.

        As pessoas compram aplicações para o iPad e pirateiam jogos para o Android.

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Pateta é misturar lucros com marketshare, pateta é não perceber o interesse/lucro da Google no crescimento do Android, ou és ingénuo ao ponto de não entender isso? Pateta é achar o marketshare irrelevante, pateta é não entender que quanto menos clientes tiver, menos pessoas compram aplicações.

  22. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Artigo fútil.

    1. Avatar de Raúl Almeida
      Raúl Almeida

      Comentário inútil.

  23. Avatar de Darth
    Darth

    É que que 99% dos utilizadores que tem um smartphone, e que nao andam online a ler sites de informatica, nem sabiam da suposta guerra e morte entre fabricantes

    Ha 2 OS concorrentes, cada um analisa o que orecisa e pode gastar, e faz a escolha. Ninguem que eu coneco sequer tem nocao de uma suposta guerra ou morte de quem quer que seja.

    Acho que muita malta por aqui precisa de pora cabeca dentro de um balde com agua fria

  24. Avatar de Daniela
    Daniela

    Eu bem q queria um iPhone, mas a grana só dá pra um Android mesmo, pelo menos o Android é um sistema excelente e super completo

  25. Avatar de tiago
    tiago

    Dizer que foi o android ou a apple que “inventou” o smartphone quando ainda se usava o telemóvel a meu ver e totalmente errado. Acho sinceramente que a Nokia foi a pioneira no assunto com o symbiam. Apenas um ponto de vista…

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      O Android não foi de certeza, porque é só um sistema operativo, não um fabricante.

  26. Avatar de Lcb
    Lcb

    Escreve a palavra “néscia” e depois usa “destruir” no título? Eu escreveria “destronar”. De resto, concordo que medir pilinhas não faz sentido em coisas diferentes.

  27. Avatar de João Raposo
    João Raposo

    “Após 13 anos de liderança”??? O iPhone saiu em 2007… Passaram 9 anos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Piores resultados da Apple…não do iPhone

  28. Avatar de aleccx
    aleccx

    o iphone 5s vs galaxy s6 o samsung tem melhores caracteristicas e so por ter ios nao justifica comprar o iphone.
    tou a falar de telemoveis dentro do meu orcamento

  29. Avatar de Telmo F Ladislau
    Telmo F Ladislau

    Android = smartphones
    Windows = PC

    1. Avatar de Telmo F Ladislau
      Telmo F Ladislau

      Android e Windows são o domínio.

  30. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Daqui a um ano vamos avaliar esta vossa análise pplware…

  31. Avatar de Frederico Almeida
    Frederico Almeida

    A verdade ê que 98% das pessoas que compram um dispositivo movel o faz por simples imagem e sem qualquer nocao das suas potencialidades. Outros 1% para uso profisisonal e o restante por saber exactamente o que compra e porque precisa dele.

    1. Avatar de Alex M.
      Alex M.

      Não sei onde foste buscar essas percentagens mas não deverá andar muito longe disso.

  32. Avatar de Silpuff
    Silpuff

    Só não tenho um iPhone porque o custo dele é muito alto, para mim é o melhor!!

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    Esta “guerra” é ridícula. Ninguém tem que destronar ninguém. Há espaço para ambos. Cada um escolhe o que gosta mais e vai à sua vida.

  34. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu sou daqueles que não compreendo as guerras do meu è melhor que o teu, eu prefiro Andróide como costumamos dizer, este é o meu telefone pessoal, como tal quero que reflita a minha personalidade gosto de porsonalizar, e como acho que nada justifica eu gastar mais que 250€, por um tlf a. Escolha fica mais fácil de fazer, tenho um IPhone 4 que já não utilizo porque acho pequeno entre outros contras, mas admito que confio mais no SO da Apple, e dou de exemplo que tenho um IPad e mais dois tabletes Android um Samsung é um Asus, e sempre que viajo levo o IPad e o Asus, e como viajo de mochila às costas, a medida que vou avançando vou fazendo as reservas, e de preferência reservo os hotéis que não pedem os pagamentos primeiro, mas se tal não for possível sinto-me mais confiança a dar esses dados pelo IPad.

  35. Avatar de chr_27
    chr_27

    Não costumo concordar muito com as opiniões enviesadas do Vitor, mas neste caso gostei bastante da analise.
    É óbvio que o iOS nao vai morrer, asssim como os iPhones. E como foi dito, ainda bem até para o Android que busca constantemente inspiração na Apple.
    Ainda assim, parece-me que a Apple tem de fazer qualquer coisa para ganhar novo ímpeto. Simplesmente actualizar o hardware e implementar novidades básicas, não chega. Se ouvir a minha musica preferida vezes e vezes sem conta, vou acabar por enjoar. Nos smartphones é a mesma coisa.
    A nível de iOS acho que tem de ser aberto a um patamar superior de personalização. Quando o que podemos personalizar no OS é o wallpaper e a ordem dos ícones vemos o quanto pode ser aborrecido ao fim de alguns anos. Mesmo por muito fã que seja.

    Depois existem as funcionalidades tão aclamadas por toda a gente e que simplesmente são ignoradas no iOS. Um gestor de ficheiros por exemplo.
    Não se pode considerar um smartphone ligado ao mundo empresarial sem algo tão simples como guardar/gerir ficheiros localmente.
    O facto de grande parte das grandes novidades do iOS ser regional (serviços apenas com expressão nos USA), não ajuda muito a conquistar outros mercados com a mesma força.

    Na minha opinião considero que o Android vence simplesmente porque permite fazer mais coisas, abrange mais necessidades, e como tal mais pessoas.

  36. Avatar de Hugo Pereira
    Hugo Pereira

    Isso é uma falsa questão. É como perguntar se a Mercedes vai acabar com a BMW. Claro que não. São do mesmo segmento mas completamente diferentes e vai sempre haver mercado para as duas. E cada vez mais. E se perguntarem a alguém de cada uma das marcas, duvido que algum deles tenha como objectivo o total desaparecimento da outra. Agora, como qualquer marca, procuram maior fatia de mercado e lucro.

    1. Avatar de Paulo Alves
      Paulo Alves

      Falsa questão é comparar mercados idênticos. Só para que tenhas uma ideia, a Mercedes é a marca mais forte no segmento auto seguido da BMW. Ambas são concorrentes directas.

      No caso do iOS e Android não. O iPhone não tem concorrentes, só ele pode correr iOS, enquanto o Android abarca centenas de marcas capazes de correr Android.

      Percebeste a diferença?

  37. Avatar de James
    James

    Os iphones sempre vão se vender porque ah gente que se mudasse só o número 6 para o 7 este ano continuavam a comprar,basta ver o que se passa nos EUA em que muita gente lá não sabe distinguir os vários modelos de iphones,já vi pessoas com iphones 4 nas mãos a pensar que é o 6 ,mas uma grande fatia de compradores já se sentem fartos de sempre do mesmo e não actualizao, já vi muita gente a dizer que nem vão comprar o iPhone 7 e que vão esperar pelo 8 em 2017 porque aí vai ser o ano das “inovacoes” ecran oled mudança no design etc, este ano se os rumores se vierem a confirmar em relação ao iPhone 7 depois do SE vai ser mais um ano para encher chouricos

  38. Avatar de Nômade
    Nômade

    Há uns anos um primo meu disse me uma coisa que sempre fez sentido na minha cabeça, quando compras um produto Apple estás a fazer um investimento, é quase como comprar ouro, isto porque no mercado não desvaloriza muito. Portanto,já faz uns anos que adoptei um sistema de troca, todos os anos troco de iPhone, não porque está lento, não porque as novidades no novo são inovadoras, mas pelo simples facto da valorização. Sei que se vender o meu antigo logo quando sai um novo consigo recuperar uma boa parte do valor gasto e somente preciso por a diferença para ter um novo.
    Julgo que no caso dos android’s a desvalorização é superior e agarro me a experiência e observação de que tenho tido iPhones atrás de iPhones e nunca tive qualquer problema a nível de funcionamento e conheço muita gente que queixa se de algo errado no seu android. Não sei se é azar dos outros ou se tenho tido sorte, mas é o que tenho observado.

  39. Avatar de Frederico
    Frederico

    Apenas uma nota: a Apple não “desenha” todo o hardware dos seus iPhone. Desenham a arquitectura, sim, mas as peças em si são Sony, Samsung, entre outras marcas.
    Saudações!

    1. Avatar de Joka
      Joka

      Exatamente.

    2. Avatar de Paulo Alves
      Paulo Alves

      A Apple desenha os seus produtos e contrata fabricantes para executar. Até o SoC é desenhado pelos engenheiros da Apple é fabricado propositadamente.

      Esta qualidade, tal como nos Macs, permite ter um hardware e um software desenhado e fabricado estilo alfaiate, por isso são máquinas mais estáveis que outras do mercado. Inclusive, a Apple em conjunto com um departamento da Microsoft, desenha os drivers necessários para o Windows ser instalado no Boot Camp, por isso se diz e quem usa sabe que.. a melhor máquina para correr Windows é um Mac.

      Outros exemplos: o Safari no iPhone ou iPad, é de longe o mais rápido browser da internet; arquitectura do iOS permite um grau de segurança superior sem comprometer o desempenho…

  40. Avatar de O
    O

    Resumo do resumo: “(…)Profetas da desgraça(…)só porque sim. ”
    Como alguém disse e bem o telemóvel compra-se de acordo com as necessidades. E analisando a oferta que o mercado dá neste momento a minha próxima compra será um iphone. porque? simplesmente porque quero um telemóvel pequeno, que faça chamadas, que dê para alguma navegação básica e algumas fotos simples media qualidade. Portanto será um iphone, seja novo ou usado mais antigo desde que seja pequeno, não me interessa andar com um aparelho gigante no bolso.

  41. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Aqui também já se escreveu em tempos que o Desktop tinha morrido… E outras parvoíces acerca dos tablets. O tempo provou que não.
    A Nokia passou rapidamente do topo para o fundo. Se a Apple não inovar vai ver o que lhe acontece.

    Enviado do meu iPhone

    1. Avatar de Paulo Alves
      Paulo Alves

      Li, não sei se foi aqui, mas creio que sim, que os tablets iam matar os netbooks. Repara se não matou. É tão residual esse mercado (que esteve tão forte um dia, mas tão forte) que hoje as marcas grandes abandonaram completamente.

      Quem é que hoje quer um netbooks?

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Eu, Surface pro 4… e muito bem servido….

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Queres ou compras? É que a MS vende muito muito pouco.

    2. Avatar de Nathan
      Nathan

      O desktop não vai morrer, o desktop já morreu, desde 2010 (ano do iPad) que as vendas de PC têm descido todos os anos.

      A Apple não é comparável à Nokia, porque a Apple não se pode dizer que é uma empresa de telemoveis, tal como no tempo do iPod, não era uma empresa de MP3s. A Nokia, é.

      1. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Viva
        O Desktop não morreu. Está vivo e bem vivo 🙂 Dura é muito mais tempo que o mundo dos “móveis” e por isso vende menos. Mas é uma ilusão dizer que morreu.
        Eu falo da Nokia porque o artigo compara os smartphones. Um dia a Nokia era rainha inquestionável no tempo em que os telemóveis tinham teclas fisicas 🙂 Depressa perdeu o reinado. A Apple tem muito mais que telefones mas se não inovar (que é o que faz de melhor) vai acabar por perder esta guerra.
        Cumprimentos

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Só morreu na tua cabeça,ninguém troca de pc todos os anos.

  42. Avatar de MAC
    MAC

    Cito: “A Samsung teve perdas de 60% (sessenta) nos seus lucros em 2014”. Alguém disse que a Samsung ia acabar ou abandonar o Android?

    1. Avatar de Paulo Alves
      Paulo Alves

      Se os resultados continuassem nesse sentido, a empresa afirmou que iria apostar mais no seu produto principal, os semicondutores.

      Assim como a Sony, caso se confirmasse que os smartphones fosse quem derretia os lucros, a empresa teria de ou vender, reestruturar ou fechar mesmo.

      Para não pensares que é algo impossível, lembra-te que foi exactamente o que se passou com a Motorola, empresa que no passado foi tão grande ou maior que a Samsung no capítulo da telefonia, electrónica e dispositivos móveis.

  43. Avatar de Valselmat
    Valselmat

    Enquanto temos o IOS em uma única marca, o Android está em uma miscelânea de marcas e modelos. É um grade desafio para Apple superar essa concorrência.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      E precisa?

      Não parece.

  44. Avatar de Joka
    Joka

    Continuem firmes e com saúde os dois SO. Já não dispenso o meu Nexus 6P nem o meu iPhone 6, cada um tem características individual que gosto como bom apreciador de tecnologia. Pena ver o Windows Phone sem rumo certo.

  45. Avatar de David
    David

    Apenas procuramos evolução atrás de evolução, onde a tecnologia existente não nos permite criar a tal evolução que todos queremos ano após ano e o pouco que actualmente existe é demasiado caro para que as marcas implementem, pois teriam de baixar as margens de lucro para poderem colocar novas tecnologias…coisa que so daqui a 1, 2 ou 3 anos começará a compensar colocar no mercado…pois é já mais barata a sua produção em massa…

    Discutir Android vs iOS será sempre algo complicado, pois haverá sempre quem defenda o seu lado…Mas independentemente disso, a realidade é iOS so é possível comparar a equipamentos topo Android, pois não se podem comparar equipamentos de 200eur Android com 1000 iOS…não só pelo preço, mas por todo o envolvente que há entre os equipamentos de alta gama! A única coisa que no Android falha, é realmente as atualização não poderem ser tomadas por garantidas por parte da Google sendo que não é só e unicamente a Google a culpada, mas tem tb grande parte da culpa! Verdade é que Android é um pequenito pc de bolso, e o iOS é menos versátil que o Android, mas como disse, são dois clientes diferentes, dois propósitos diferentes…de que serve discutir?

    E a Microsoft tem capacidade para fazer o seu WP10 algo muito de muito bom, é um equipamento mais versátil que o iOS, mas ainda está longe da chegar à versatilidade do Android! Mas poderá causar mais estragos ao Android que ao iOS!

    E a única coisa que pode realmente denegrir o Android é só e unicamente o próprio Android…nao basta apenas lançar, lançar, e relançar equipamentos…nem sempre é a quantidade que indica que um é melhor que o outro…até pq iOS vs Android é Nexus vs Iphone… o resto é modificações do Android que ficam a cargo de cada marca…coisa que as marcas querem é lançar novos produtos…mas oferecer um serviço pós venda ao cliente de qualidade sai caro…e nisso a Apple leva vantagem…diria larga vantagem…

  46. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem deu smartphone ao mundo foi Microsoft com o windows CE…

  47. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Isto das marcas é como os clubes de futebol: se me dessem de comer, também pregava o fanatismo.
    Tive agora o meu primeiro smartphone (Android) e faço o mesmo que fazia antes no meu iPod Touch, mas com o acrescento de comunicações móveis.

    Desde que funcione, quero lá saber quem lucra mais. Quero é que o meu smartphone dure pelo menos 4-5 anos.

    Hoje em dia vai-se bem servido com qualquer um dos 3 ecossistemas. O resto é palha…

  48. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    O iphone e os smartphones ainda tem muito que evoluir, no futuro tem de ser o nosso cartao de credito, BI, chave de carro e casa, comando da tv e controlar as luzes da casa. Penso que será por ai o futuro dos smartphones..

  49. Avatar de Doc.No
    Doc.No

    Voces me fazem rire…. afinal o que fazem com os smartphones? Chamadas, mensagens, fotos, internet e alguns jogos. Voces são puros consumidores fanáticos e vem aqui para medir quem tem a p*** maior. Ainda bem que la concurrence existe, so faz que as marcas evoluam para melhor. Sem IOS, Android não existe, sem Android, IOS não existe também.
    Os dois fazem o mesmo. Um tem coisas melhores que o outro. Os dois são bons.

  50. Avatar de ADALBERTO ROSSES
    ADALBERTO ROSSES

    Que falta de opção!!!!

  51. Avatar de Remo Almeida
    Remo Almeida

    A verdade é que hoje em dia com 150€ já se consegue ter um Android minimamente decente capaz de satisfazer as necessidades da maior parte dos utilizadores. Sou utilizador Android mas isso não quer dizer que desgoste dos iPhones. Apenas penso que o Android nos oferece muito mais por muito menos dinheiro. 800€ por um telefone que custa menos de um terço disso a produzir é um roubo para qualquer carteira.

  52. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ao menos a apple tem o seu proprio OS
    Agora o android, muitas empresas estao a usa lo e nao conseguem ter criatividade para criar o seu proprio OS
    Ja tou farto de ver ios vs android vs windows phone
    o futuro vai ser so isto???

  53. Avatar de José Martins
    José Martins

    Eu concordo com o que liaqui, apple ta esquecendo que tem mauita gente com pouco poder aquisitivo, que estão comprando o que restou dos antigos iPhones em estoque, ou iPhones usados, então os novos dificilmente saem do mercado.

  54. Avatar de Clovis Costa
    Clovis Costa

    O artigo e bom só que minha opinião a Apple devia fazer um aparelho de entrada com preço mais acessível principalmente no Brasil . Já o Android tem várias opções de preços é configurações na verdade o iPhone é um aparelho de elite !!!

  55. Avatar de Claudio Freitas
    Claudio Freitas

    Acho que sem a aplle o android nunca teria inovado tanto, embora concorrentes precisam uma da outra, pq tem sempre aquela coisa de uma faz, outra faz melhor.
    Quanto a apple esta indo muito bem, mantem sempre a mesma linha, e esperemos que não mude, quanto a android, esta melhor, mas recorde-se que os android, estão cada vez mais baratos, marcas como xiomi, elephone, letv entre muitas outras chinesas, têm qualidade flagship a um preço bem acessivel.

  56. Avatar de Tony
    Tony

    Isto é guerra Pepsi Coca-cola, mas eu prefiro 7up

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Apoiado a 1000%

  57. Avatar de Uriel Gomes
    Uriel Gomes

    Acho que se a Apple baixasse em média 45% do preço de seus smartphones aqui no Brasil.. ajudaria a levantar a sua auto estima com os usuários desses aparelhos!!

  58. Avatar de José
    José

    Isto é muito fácil de explicar. Deve-se simplesmente ao facto das pessoas não comprarem smartphones todos os dias. É óbvio que que compra um iPhone 6 não vai logo mudar para o 6s só porque acabou de saír. Isto acontece principalmente (e exclusivamente) nos iphones já que se conseguem manter atuais durante vários anos e desvalorizam muito pouco. Para mim é assim que deve ser um telemóvel.